Primeira Temporada


Capítulo 1 - Emília ganha vida!


Tia Nastácia grita por Narizinho. A menina do nariz arrebitado come jabuticabas com sua boneca. Emília cai da jabuticabeira e um dos seus olhos desgrudam. Dona Benta lê mensagens na internet e recebe uma de sua filha Antonica, dizendo que o seu neto Pedrinho vem para o Sítio. Narizinho leva a sua boneca para Nastácia consertar. Na cidade, Pedrinho sonha com o Sítio. Narizinho vai a beira do ribeirão para dar comida para os peixes, ela adormece. Um peixe e um besouro aparecem em cima da menina e conversam sobre o fenômeno. Depois que o besouro vai embora, Narizinho se apresenta para o peixe. O Príncipe a convida para visitar o seu reino. Narizinho e Emília vão e ficam encantadas com o local. Saci pega o cachimbo do Tio Barnabé. Narizinho é bem recebida no reino. Ela até conheceu o Sapo Major. Tia Nastácia e Benta preparam quitutes para a chegada do menino. Dona Carochinha chega no reino a procura do Pequeno Polegar. Narizinho e a barata brigam. Emília ganha vida, pega o óculos de Carochinha e corre. Narizinho fica pasma.

Capítulo 2 - O sumiço das pílulas do Doutor Caramujo!

Emília corre com o óculos. Dona Carochinha vai atrás. Príncipe chama os guardas. Narizinho e Polegar tentam alcançar a boneca. Pedrinho sonha com o Sítio. Emília corre com o óculos. A barata vai atrás. Príncipe alcança Narizinho e a convida para conhecer o reino. Emília fica sem saída e Carochinha fica feliz. Dona Aranha e suas filhinhas vão até o palácio. O Príncipe Escamado pede para a costureira fazer um vestido para Narizinho. A Aranha termina. A Menina fica deslumbrante e o espelho quebra. Dona Aranha fica feliz, pois o seu encanto foi quebrado. Tio Barnabé faz um novo cachimbo e Saci observa. Dona Aranha resolve ficar como aranha, pois já está acostumada. Nastácia pensa me fazer um leitão assado para a chegada de Pedrinho. Rabicó observa e corre. Benta recebe e - mail dizendo que seu neto vem para o Sítio. No reino, Narizinho dança com o Príncipe. Carochinha bate na cabeça de Emília e ela cai. A Barata pega seus óculos e encontra o Polegar. Emília fica desmaiada.O Baile Real continua. O Bagre Mordormo aparece com Emília desmaiada. Narizinho se preocupa com sua boneca. Doutor Caramujo acorda a boneca com um beliscão. O Médico do Reino das Águas Claras avisa que eles poderão saber quem fez aquilo com a boneca. Narizinho avisa que ela é muda de nascença. Doutor Caramujo vai dar uma das suas pílulas e percebe que elas foram roubadas. Príncipe Escamado fica pasmo.

Capítulo 3 - Visconde ganha vida!

Tia Nastácia estende as roupas no varal. Saci apronta com a cozinheira. No Reino, o Major Agarra toma as pílulas do Doutor Caramujo pensando que fossem pedrinhas, por ordem do Príncipe. O Sapo desmaia ao tomar 99 pílulas. Nastácia conta a Dona Benta que o Saci está rondando o Sítio. A Avó não acredita. Príncipe Escamado manda seus guardas procurarem as pílulas. Narizinho tem a ideia de fazer novas pílulas. Doutor Caramujo explica que não dá. O Médico tem a ideia de pegar a falinha de um papagaio e colocar em Emília. Narizinho prefere que Emília fique muda. Major Agarra aparece e pede para ser operado. Saci queima o feijão de Tia Nastácia. Rabicó fala a Tio Barnabé que não viu Narizinho. O Porco foge ao ver Nastácia. A Cozinheira dá bolinhos para o Velho comer com Pedrinho. O Peixe Serra corta a Barriga do Major. Emília e Narizinho tapam os olhos. Doutor Caramujo encontra as pílulas na barriga do Sapo. Dona Benta e Tia Nastácia arrumam o quarto de Pedrinho. Narizinho explica que o Major tomou as pílulas pensando que fossem pedras. Caramujo avisa que agora eles podem curar Emília. Dona Benta e Tia Nastácia andam pelo capoeirão a procura de Narizinho. A Cozinheira se assusta, pois ali perto é a caverna da Cuca. A Bruxa canta em sua caverna. Emília engole a pílula falante. A Boneca começa a falar que não gostou da pílula, pois tem gosto de sapo. Emília tem a ideia de guardar várias coleções em um canastra. Doutor Caramujo explica a Narizinho que isto é fala recolhida. Emília fala, fala, fala, fala. Pedrinho chega ao Arraial dos Tucanos e encontra Tio Barnabé. O Velho mostra os bolinhos. Pedrinho sobe no Pangaré a caminho do Sítio do Picapau Amarelo. Emília conta a Narizinho que Dona Carochinha a fez desmaiar. Tia Nastácia e Dona Benta se preocupam com Narizinho. A Cozinheira chama a menina. No Reino, Narizinho e Emília ouvem o grito. As duas chegam ao Sítio. Dona Benta fica pasma ao ver Emília falando. A Avó fala que Pedrinho está chegando. Cuca observa tudo em seu Caldeirão. Narizinho penteia os cabelos de Emília. A Menina do Nariz Arrebitado dá a ideia de a boneca se casar com o Marquês de Rabicó. Dona Benta e Tia Nastácia arruma a mesa do almoço. Emília e Narizinho arrumam o Rabicó. Pedrinho chega ao sítio. Pedrinho tembém fica pasmo ao ver Emília falar. Pedrinho coloca sua botas e brinca com Narizinho. Os dois nadam no Ribeirão. Na hora da janta, Pedrinho dá uma boneca que fala para Narizinho. Emília não gosta. Um perfume para Dona Benta, um livro de receitas para Nastácia. Pedrinho e Narizinho vão brincar. Narizinho pede para Pedrinho fazer um boneco de sabugo de milho com um sinal de coroa na cabeça. A Menina explica seu plano de casar Emília com Rabicó. Pedrinho arruma o sabugo e Narizinho a roupa. Depois, o Visconde de Sabugosa fica pronto. Pedrinho fica com fome e sai. O Menino deixa o sabugo em cima de um livro na biblioteca e sai. O Visconde ganha vida.

Capítulo 4 - Turma chega no Reino das Águas Claras!

O Visconde de Sabugosa entra em um livro e começa a ler. Emília aparece e vê o livro se mexer. A Boneca deduz que é um rato. O Sabugo sai do livro e avisa que não é um animal. O Bagre Mordormo avisa ao Doutor Caramujo que o Príncipe só vive suspirando. O Médico avisa que ele deve se casar com Narizinho, pois sofre de narizite aguda. Emília e Visconde conversam. A Boneca sai e chama Pedrinho e Narizinho. A Menina avisa que o Visconde é o pai de Rabicó e que o porco é um príncipe. A Boneca se encanta, pois vai virar princesa. Dona Aranha dita como irá ser escrita a carta de pedido de casamento. Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Pedrinho e Narizinho conhecem o Visconde com vida. Depois, Narizinho explica o seu plano para casar Emília com Rabicó. Depois, a Menina avisa que no momento Emília é a Condessa de Três Estrelinhas. Visconde sai a procura de Rabicó. Tia Nastácia colhe algumas goiabas. A Cozinheira conversa com a Mocha. Narizinho passa maquiagem em Emília. Visconde faz o pedido de casamento em nome de Rabicó. Emília aceita e fala suas condições. Dona Benta e Tia Nastácia fazem quitutes e doces para o casamento. Narizinho leva Rabicó para o noivado. A Menina sai para buscar uma abóbora. Pedrinho fica feliz ao pescar mais peixes que o Tio Barnabé. O Velho encontra a carta dos peixes. O menino decide levar para Narizinho. Emília bate em Rabicó, pois o porco limpou as mãos no vestido. Visconde tem a ideia de uzar um vidro azul para representar Rabicó. Pedrinho aparece e entrega a carta. Depois, o Príncipe lê a carta de resposta e comemora, pois a menina disse sim. O Rei do Reino manda o Bagre Mordormo enfeitar a rosca que veio com a carta de diamantes para ser a nova coroa. Todos arrumam a mesa de doces para o casamento. Pedrinho será o padre. Todos os peixes fêmeas ficam com inveja de Narizinho. Emília e Rabicó sobem ao altar. Pedrinho pergunta se eles aceitam se casar. Emília aceita, apenas para virar princesa. Rabicó parte para a mesa de doces. Pedrinho acaba revelando toda a verdade a Emília. A Boneca desmaia. O Bagre Mordormo manda o Major Agarra cuidar da coroa. Narizinho fica triste, pois Emília não fala mais com ela. Dona Benta pede para eles não falarem mais em casamento. A Menina se lemra do seu casamento e sai. A Avó fica pasma com a pressa da menina. Um guarda anuncia que Visconde, Narizinho, Rabicó, Pedrinho e Emília estão chegando no Reino. O Príncipe fica radiante. A Turma chega no Reino.

Capítulo 5 - O casamento de Narizinho é um fracasso!

Nastácia cozinha. Barnabé leva uma encomenda de Benta para a cozinha. A Turma chega no Reino das Águas Claras. A recepção é maravilhosa. Narizinho e Emília vão ver o vestido com a Dona Aranha. Pedrinho, Rabicó e Visconde vão explorar o oceano. A encomenda de Benta é um microondas. Nastácia não gosta da nova tecnologia. A cozinheira coloca um copo de leite para esquentar, mas se atraplha toda e deixao leite queimar. Saci aparece e vai queimar o leite, mas percebe que o líquido já está queimado. Miss Sardine vai pegar o seu vestido com Dona Aranha, mas a costureira nem fez ainda. Emília fala "poucas e boas" para a sardinha. Pedrinho e Visconde encontram um navio naufragado e fica maranilhados. Rabicó vê um tentáculo de polvo e acredita que é uma mandioca. O polvo pega o porco. Pedrinho e o sabugo ouvem o grito de socorro do leitão e vêem os apuros do Marquês. Um guarda do reino vai para o palácio e pede ajuda. O príncipe manda o Major Agarra e não larga mais tomar providências. O Sapo chama um cardume de peixes elétricos, que salvam o porco. O Casamento de Narizinho começa. Pedrinho, Rabicó e Visconde chegam na hora. Nastácia fala para Benta que com o microondas a avó não precisa mais dela. A Cozinheira fica triste e sai. Benta vai atrás. Na hora da coroação no reino, aparece um peixe avisando que a coroa de rosquinha sumiu. Emília acredita que Rabicó comeu e a turma sai de dentro do ribeirão. Todos vão correndo para o Sítio, alegram Nastácia e dão muitas risadas.




Capítulo 1 - Pedrinho e Narizinho tentam pegar um saci!


O Pôr do Sol alegra a todos no Sítio. Nastácia fala sobre o Saci. Pedrinho se interessa pelo ser. Cuca quer fazer alguma maldade com Narizinho, a neta de Dona Benta. Barnabé dá milho para as galinhas. Visconde o observa, mas logo sai para não ser comido pelas galinhas. Anoitece. Na sala, Pedrinho joga vídeo game. Narizinho lê um livro. Nastácia costura a Emília, mas vai continuar no outro dia, pois está com sono. Pedrinho combina com Narizinho de eles irem na casa de Tio Barnabé no dia seguinte. Saci fala com uma coruja na mata. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Benta convida a turma para uma caminhada. Pedrinho avisa que vai ver o Pangaré. A avó nem imagina que o seu neto a enganou e foi falar com Barnabé. Cuca encontra uma flor azul na mata e diz que o feitiço vai dar certo. Visconde lê alguns livros na biblioteca. Emília pede para Nastácia contar uma história. A cozinheira conta a história da festa no céu. Barnabé conta tudo o que sabe sobre o Saci para o Pedrinho. Barnabé também conta como assustou o ser mágico. Pedrinho fica maravilhado com o Saci. Emília fala com Rabicó. O porco conta como Nastácia assou seus irmãos e como Narizinho o protege. A Boneca vai para a casa de Barnabé e conhece um pouco sobre os passarinhos que habitam o Sítio. Pedrinho e Narizinho pedem para Barnabé ensinar como se caça um Saci. O velho ensina. Cuca toma uma poção e começa a passar mal. Um redemoinho surge na frente de Pedrinho e Narizinho. O neto de Benta usa uma peneira e uma garrafa e entra no redemoinho. Pedrinho diz a Narizinho que conseguiu pegar um Saci. A menina fica alegre.


Capítulo 2 - Pedrinho e Saci são encurralados pela onça!


Pedrinho pula em cima do rodamoinho e prende o tal Saci dentro da garrafa, mas a garrafa continua vazia. Emília aparece e avisa que Saci não existe. A Boneca e Narizinho zoam com o menino. A neta de Dona Benta convida Emília para pescar. Rabicó pega comidas na cozinha. Tia Nastácia aparece e o expulsa a vassouradas. Narizinho avisa Emília que ela precisa achar minhocas e sai. Rabicó aparece e a boneca faz ele pegar as minhocas. O Porco dá algumas do lanche da tarde. Tio Barnabé explica a Pedrinho que o Saci é invisível dentro da garrafa, e, para vê-lo, é preciso cair na modorra. O Velho se preocupa, pois isto pode dar problemas. Emília e Narizinho pescam. Um peixe belisca o anzol de Emília e a boneca cai dentro do ribeirão. Tia Nastácia se assusta ao ver a garrafa, que logo começa um redemoinho dentro. Narizinho consegue tirar Emília do ribeirão. As duas voltam ao Sítio. Dona Benta estranha o comportamento de Pedrinho. O menino avisa que vai a casa de Barnabé, mas vai ao Capoeirão dos Tucanos. Pedrinho acaba adormecendo. Narizinho deixa Emília secando no varal. A Boneca fica furiosa. Pedrinho acorda com um assovio. O menino fica pasmo ao ver o Saci. Emília quer sair do varal. Saci avisa Pedrinho que ele corre perigo na mata e oferece um trato:soltá-lo para ser salvo. Narizinho come jabuticabas. Rabicó aparece e come as cascas. Tia Nastácia leva um café para Dona Benta. Pedrinho aceita o trato de Saci e o solta. O diabinho de uma perna só mostra alguns segredos da mata virgem para o neto de Dona Benta. Pedrinho fica pasmo ao ver algo. Rabicó vai comer abóboras. Narizinho vai comer amoras. A Menina vê uma velha. Emília pede que Rabicó a tire do varal. O Porco recusa, pois ela o enganou. Saci explica para Pedrinho que o que ele viu é uma sucuri que acabou de comer um boi. Emília não consegue convencer alguns passarinhos a soltá-la do varal. Narizinho fica pasma ao perceber que a velha está lendo seu pensamento. A Velha dá uma flor azul para a menina cheirar. Narizinho pensa, pois Dona Benta sempre avisa que não podemos aceitar coisas de estranhos, mas acaba aceitando. A Neta de Dona Benta cheira a flor e vira uma pedra. A Velha se destransforma:é a Cuca. Pedrinho e Saci andam pela mata. Os dois ouvem um rugido de uma onça e sobem em uma árvore. A onça aparece. Pedrinho se assusta.


Capítulo 3 - Pedrinho encontra a Mula - sem - Cabeça!


Tia Nastácia tira Emília do varal. A cozinheira a veste e a boneca conta o que aconteceu. Dona Benta se preocupa com seus netos. A Avó decide ir caminhar. Saci dá um pouco de pó. Pedrinho joga o pó no olho da onça, ela sai. É pó de mico. Emília bate em uma pedra e ela grita:"ai". É Narizinho. A Boneca percebe que pedra não fala e fica pasma. Dona Benta chega de sua caminhada. Tia Nastácia avisa sobre o acontecimento de Emília. A Boneca aparece e avisa sobre a pedra falante. Cuca observa pelo Caldeirão e fica feliz. Anoitece. Saci mostra o sacizeiro para Pedrinho. O ser folclórico explica. O Lobisomem uiva. Tia Nastácia ouve. Emília vê Rabicó e avisa Nastácia que Dona Benta quer comer leitão assado. Tia Nastácia vai colocar o lixo no lixeiro e vê Rabicó. O Porco foge. Emília fica feliz, pois está vingada. Pedrinho e Saci vêem o Lobisomem. O Neto de Dona Benta se esconde. O Homem Lobo sente o cheiro de gente. Saci explica como ele virou lobisomem. Emília não encontra Narizinho. A Boneca decide fazer várias coleções. Emília pega as pilhas da boneca eletrônica para começar as coleções. A Boneca vai pedir uma canastra para Nastácia. Rabicó sente dor de barriga ao comer muita espiga de milho. Pedrinho e Saci correm do Lobisomem. O Homem Lobo vai atrás. Pedrinho tropeça. Saci o ajuda a se levantar, O Lobisomem se aproxima. Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé se preocupam com o sumiço das crianças. Saci fuma o seu cachimbo. A Fumaça distrai o Lobisomem, que foge. Os dois comemoram. Dona Benta decide esperar seus netos para jantar. A Coruja vê a Pedra/Narizinho. Pedrinho começa a ficar com fome. O Menino vai procurar uma casca de tatu. Saci manda um besouro pegar os palmitos. O Menino fica maravilhado com o jantar. Depois, Saci ouve a Mula - sem - Cabeça relinchar e sai com medo. Pedrinho fica pasmo ao ver a mula.


Capítulo 4 - Cuca acorda furiosa com o pingo da água!


Pedrinho lembra uma história de Tia Nastácia. O Menino pega uma vareta e fura a Mula - sem - Cabeça. Ela se transforma em uma mulher. Emília pede a Tia Nastácia uma canastra. A Cozninheira acaba dizendo que vai dar uma canastrinha. Rabicó está com uma dor de barriga daquelas! A Antiga Mula agradece Pedrinho e fala a sua história. A Mulher vai embora. Pedrinho fica maravilhado. Saci aparece e o menino fica bravo com o ser folclórico. O Diabinho de Uma perna só convence Pedrinho a ver algo. Rabicó tem um pesadelo. O Porco acorda e avisa que nunca mais vai comer tanto. Rabicó vê uma espiga e começa a comer. Emília pede que Dona Benta conte uma história para ela. A Avó pega a história do Mundo. Saci percebe por uma flor que é meia - noite. Pedrinho vê a reunião dos sacis e fica maravilhado. Nastácia leva um café para Benta. Barnabé aparece e avisa que o Lobisomem está rondando o Sítio. Nastácia e Benta se assustam. A Avó vai telefonar para Teodorico. A Coruja avisa Saci que aconteceu uma tragédia no Sítio. Saci diz para Pedrinho que Cuca empedrou Narizinho. O Menino decide enfrentar Cuca. Pedrinho e Saci vão ao Sítio de rodamoinho para ver se a coruja falou a verdade. Os animais comentam na mata sobre o empedrecimento. Teodorico vai usar o telefone para chamar alguns homens para procurar as crianças. Dona Benta e Tia Nastácia estão muito preocupadas. Emília fica brava. Pedrinho e Saci ouvem a conversa de Benta e Teodorico. Os dois percebem que a coruja falou a verdade. Pedrinho vai pegar capacetes para ir de rodamoinho. Depois, Pedrinho e Saci observam Cuca dormindo, que acontece de 7 em 7 anos. O Menino fica pasmo ao ver como a Bruxa é feia. Saci faz Cuca dormir mais ainda. Os dois vão pegar cipós para amarrar Cuca. Nastácia, Benta e Teodorico acabam adormecendo. Emília vai acordar a avó para mostrar a pedra falante, mas o coronel acorda e a impede. A Boneca vai levar Visconde para mostrar. Saci e Pedrinho amarram Cuca. Saci faz um pingo d'água cair na sua testa. Cuca acorda furiosa.


Capítulo 5 - Narizinho volta ao normal!


Saci ameaça colocar mais pingos na testa de Cuca. Emília tem um plano para se vingar de Teodorico. Uma tempestade ameaça começar. Cuca mente que, para desencantar Narizinho é preciso um fio de cabelo da Iara. Pedrinho e Saci vão averiguar. Dona Benta está muitíssima preocupada com o sumiço das crianças. A Caminho do Ribeirão, Pedrinho e Saci vêem o Curupira. Emília coloca pimenta no suco que Nastácia vai servir a Teodorico. Curupira observa se as árvores estão fortes para a tempestade. Cuca está muito furiosa. Visconde avisa Emília que Dona Benta pode tomar o suco apimentado. A Boneca sai para impedir que isto aconteça. Saci e Pedrinho chegam no Ribeirão. O Menino fica pasmo ao ouvir o canto de Iara. Coronel Teodorico toma o suco apimentado. Emília fica feliz. Saci vai pegar o fio de cabelo. Pedrinho acaba olhando para Iara e fica paralisado. Iara foge ao ver Saci. Saci pega o fio de cabelo que está no pente. O Ser Folclórico pega uma erva e Pedrinho volta ao normal. A Vaca Mocha avisa Emília que os bichos estão comentando sobre o sumiço de Pedrinho e Narizinho. Visconde conta a história de Medusa para Emília. A Boneca lembra da Pedra Falante. Saci percebe que Cuca mentiu. Cuca conta que eles precisam encontrar a Flor Azul. Emília chuta a pedra. A Pedra geme. Visconde fica pasmo. Nastácia e Barnabé conversam sobre o sumiço das crianças. Amanhece. Dona Benta decide ir procurar Pedrinho e Narizinho. Coronel Teodorico decide ir junto. Pedrinho grita que achou a Flor. Os velhos vão até o quintal. Barnabé fica pasmo ao ver o Saci. Pedrinho joga as pétalas ao ar. Emília vai chutar a pedra novamente. Narizinho volta ao normal. Emília e Narizinho chegam ao quintal. Pedrinho percebe que o Saci já foi embora. Todos ficam felizes com a volta de Narizinho.




Capítulo 1 - Narizinho fica presa em uma armadilha!


Uma onça anda pela mata. A Turma brinca com bonecos de legumes. Rabicó aparece e come alguns bonecos. Emília vai atrás do porco. Tio Barnabé comenta com Nastácia que alguns animais sumiram do Sítio. O Velho deduz que haja caçadores no Capoeirão. Dona Benta aparece com algumas sacolas. Barnabé leva as sacolas com agasalhos para o carro. Rabicó consegue fugir. Emília cai e dois besouros aparecem. Narizinho dá mais alguns agasalhos. Dona Benta pega e o Visconde cai. A Avó vai para o Arraial. Emília conta sua história para os besouros. Rabicó vê uma armadilha na mata. O Porco desfaz a aramadilha e pega a carne. Pedrinho e Narizinho continuam brincando. Visconde comenta sobre a cadeia alimentar. Dona Benta encontra Tico Tico e Sabiá. A avó convida os cantores para irem ao Sítio. Rabicó anda pela mata desfazendo as armadilhas. O Porco vê o acampamento de dois caçadores. Os caçadores ouvem um barulho de Rabicó. Cuca decide denunciar Saci para a sacizada. Rabicó consegue se esconder dos caçadores. O Telefone toca. Os besouros revelam a Emília de que existe Caçadores no Capoeirão. A boneca fica pasma. O Chefe dos Caçadores dão uma bronca neles. Rabicó ouve tudo e foge. O Porco chega ao Sítio e revela sobre os caçadores. Emília aparece e também fala sobre os homens. Pedrinho ordena Emília descobrir mais algo. A Turma vai investigar. Emília descobre através dos besouros que os buchos fizeram uma assembléia. Um dos caçadores acaba ficando preso na própria armadilha. A Onça observa tudo. A Turma desfaz as armadilhas. Barnabe´convida Nastácia para ir a fazenda de Teodorico ver bezerros. Tico Tico e Sabiá aparecem. Barnabé acaba ficando com ciúmes de Nastácia. A Turma se separa para desfazer as armadilhas mais rápido. Narizinho acaba ficando presa em uma armadilha. Pedrinho, Emília, Visconde e Rabicó ouvem o grito de socorro.


Capítulo 2 - Os Caçadores encontram a Turma!


Pedrinho liberta Narizinho. A Turma decide ir ao Sítio preparar um plano. Cuca procura pela sacizada. Os Caçadores têm a ideia de colocar sonífero em uma carne. Os besouros ouvem e revelam a Emília. A Boneca avisa o resto da turma. Eles decidem já ir para a "guerra". Saci percebe que há algo de estranho na mata. Barnabé não gosta da visita de Tico Tico e Sabiá. Dona Benta chega ao Sítio e fala que todos os fazendeiros colaboraram para a Campanha do Agasalho. Tico Tico e Sabiá aceitam animar a festa que acontecerá à noite. Tio Barnabé fica bravo. A Turma chega no acampamento dos caçadores. Rabicó tenta sair, mas é impedido por Narizinho. Saci também vê os caçadores e quase cai em uma armadilha. Ele ouve o grito de Cuca. Pedrinho diz que é só trocar o sonífero por sal. Rabicó terá de ser a isca. Saci vê Cuca presa em uma armadilha e vai embora, pois ela acredita que ele fez a armadilha. Rabicó distrai os caçadores e Narizinho troca o sonífero por sal. O Porco se esconde e Emília e Pedrinho fazem os caçadores caírem. A Turma comemora. Saci salva Cuca. A Bruxa promete ajudá-lo a se livrar dos caçadores. Os Caçadores voltam ao acampamento e vão à caça. Um deles coloca a carne com o "sonífero" no chão. Os caçadores sobem em uma árvore para se esconder do animal. Emília traz Rabicó de volta ao esconderijo da turma. A Onça come a carne e não dorme. Ela vai embora. Os caçadores ficam pasmos. A Turma comemora. Os caçadores aparecem e querem que eles sejam a caça.


Capítulo 3 - Emília quer vender o Rinoceronte!


Os caçadores amarram a turma do Sítio. Cuca e Saci andam pela mata vendo as armadilhas. A Bruxa fica brava e quer se vingar dos caçadores. No Sítio, Benta, Barnabé e Nastácia arrumam a mesa da festa do agasalho. Tico - Tico e Sabiá tocam com o violão. Benta percebe o ciúme de Barnabé com Nastácia. Os caçadores colocam um caminho de carnes até a turma, que está amarrada. Eles querem que a onça comam Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho e Rabicó. A Festa do agasalho começa. Teodorico e várias pessoas do Arraial comparecem. A onça chega perto da turma. Emília consegue tirar uma granada de vespa do seu bolso e joga no animal. A onça foge. Os caçadores ficam bravos com a turma. Cuca aparece por trás. A bruxa os transforma em sapos, pois eles espalharam armadilhas pela mata. Saci desamarra todos e eles fogem. A Turma chega no Sítio e aproveita a festa do agasalho. Depois da festa, todos vêem na TV uma reportagem sobre um rinoceronte fujão. A Turminha quer encontrar o animal africano. Nastácia não gosta muito da notícia. Amanhece. Emília e Visconde olham através do binóculo na varanda de cima e procuram pelo rinoceronte. Pedrinho e Narizinho conversam sobre o animal africano. O dono do circo, mais a mulher barbada e o perna de pau andam pelo Capoeirão atrás do rinoceronte. Nastácia ouve no rádio sobre o bicho fujão e fica com medo. Barnabé tenta acalma - la, mas não consegue. Emília e Visconde gritam que encontraram o rinoceronte pelo Sítio.


Capítulo 4 - Tia Nastácia desmaia!


Emília mostra para Pedrinho e Narizinho onde viu o rinoceronte. Mas na verdade era o Rabicó escondido no meio de um arbusto. A Boneca não vai desistir. Nastácia mostra para Benta um jornal com a notícia sobre o rinoceronte. A avó lê e diz a Nastácia que uma dupla será responsabilizada pela caça do animal. Essa dupla já está pelas redondezas: XB1 E XB2 vão entrar em ação. Emília descobre pelos seus besouros que um animal muito grande apareceu pela estrada de Tucanos. A Boneca fica interessada. Emília vai à cozinha e encontra Narizinho e Pedrinho. A Boneca diz que tem um rinceronte para vender ao neto de Benta. Pedrinho fica bravo e sai, pois não acredita no que Emília falou. Benta vê na TV tudo sobre a caça do rinoceronte. Emília diz para a avó que um rinoceronte ia ficar bem bonito no jardim do Sítio. Benta não gosta da ideia. Emília quer encontrar o bicho. A Boneca e o Rabicó vão para o local onde os besouros viram o animal. O porco vê o rinoceronte e foge. Emília vai falar com o animal. O rinoceronte diz que fugiu do circo, pois era maltratado. Ele não aceita ir ao Sítio, pois quer ir para a África. Rabicó conta para Pedrinho, Narizinho e Visconde sobre o rinoceronte. Os primos e o sabugo saem para o quintal e encontram Emília. A Boneca diz que o bicho foi para a África. Rabicó come os brigadeiros que estão na sala. Nastácia chega e o expulsa. Benta assina na internet uma lista para o rinoceronte voltar para a África. O rinoceronte decide se esconder no Sítio do Picapau Amarelo, pois o Miguelito está por perto. Toda turma sai para procurar o animal que fugiu do circo. No caminho, eles encontram o dono do circo, a mulher barbada e o perna de pau, mas não gostam da conversa deles. Nastácia anda pela varanda do Sítio e Vê o rinoceronte. A cozinheira desmaia.


Capítulo 5 - Quindim, o novo morador do Sítio!


Tia Nastácia desmaia ao ver o rinoceronte. O Animal corre com medo até a porteira. A Turminha chega e o vê. Benta tenta acalmar Nastácia. Bx2 e Bx3 querem investigar. Emília conversa com o rinoceronte e apresenta o animal para Visconde, Pedrinho e Narizinho. O Rinoceronte procura a África em uma mapa. Os besouros aparecem e avisam que os artistas do circo estão indo para o Sítio. A Mulher Barbada vê umas pegadas do Rinoceronte. O Perna de Pau vê uma casa:é o Sítio. Bx2 e Bx3 chegam ao Sítio e perguntam sobre o animal. Nastácia avisa que viu o Rinoceronte. Bx3 percebe que o animal está indo para o sul. Pedrinho e Narizinho pedem para Barnabé cuidar de um bichinho. Emília traz o Rinoceronte. O Velho fica pasmo. A Turma do Sítio revela para Dona Benta e Tia Nastácia que o rinoceronte está na casa de Barnabé. Tio Barnabé conta histórias da África para o rinoceronte. Dona Benta chega com a Turminha. A Avó percebe que o animal não é feroz. Pedrinho pede para a sua avó para ele ficar no sítio. Benta não aceita. Miguelito aparece e avisa que ele vai voltar para o Circo. Emília manda ele provar que o rinoceronte é seu. Miguelito a convida para trabalhar no circo. A Marquesa não aceita. O Dono do Circo mostra a certidão de nascimento do animal. Bx2 e Bx3 estão a caminho do Sítio. No Sítio, todos se despedem do rinoceronte. Emília dá um nome para o animal:Quindim. Os Artistas estão indo embora. Quindim dá uma entrevista para a televisão. Miguelito interrompe e convida todos para um espetáculo. Dona Benta avisa para todo o Brasil que os donos dos circos não podem maltratar os animais. Bx2 e Bx3 aparecem. Bx3 vê o documento de Miguelito: é falso. Todos os moradores do Sítio comemoram. Miguelito fica furioso e vai embora. Emília diz apra ele levar Rabicó junto, o Porco foge. Nastácia dá uma roupa nova para Quindim. O Rinoceronte pede para Bx2 e Bx3 para ficar no Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta concorda. Todos comemoram.




Capítulo 1 - Dona Benta fica em dúvida!


Narizinho e Emília conversam na beira do ribeirão. As duas ouvem um miado e vão ver de onde vem. Nastácia está com uma crise de tosse. Barnabé chega e percebe. Pedrinho tenta ensinar Saci a andar de skate. Quindim ainda não está acostumado com tanta liberdade. Dona Benta e Visconde conversam sobre livros. Emília e Narizinho encontram um gato no capoeirão. Ele diz que conhece as duas e faz charadas. Ele avisa que conhece um tal de Príncipe Escamado e que está indo para o Sítio com todos do Reino das Águas Claras. A Boneca e a menina vão avisar Pedrinho. O Neto de Dona Benta não consegue andar no redemoinho do Saci. Quindim vai ao galinheiro e fica por lá. Emília e Narizinho avisam para o Pedrinho sobre a visita da comitiva do príncipe. Logo depois, todos vão almoçar. Nastácia vai até a cozinha e vê pela janela os peixes. A Cozinheira avisa para todos. A Turminha corre para a janela, todos observam. Benta e Nastácia ficam pasmas. Rabicó vê alguns caranguejos e corre de medo. Rabicó encontra Quindim no galinheiro e vai ensina - lo a viver com liberdade. A Turminha pede para a avó deixar os peixes entrarem. Benta fica pensativa.


Capítulo 2 - Pedrinho quer pegar o ovo do gavião!


Dona Benta pensa bem e vai falar com o Príncipe. A Avó convida todos para entrarem. Nastácia tem medo. Rabicó mostra a lata de lixo para Quindim. Dona Benta e Nastácia conhecem os visitantes. Rabicó leva Quindim para a cozinha. O Porco come várias coisas e manda o rinoceronte pegar uma panela. Nastácia chega e espanta o Rabicó. Dona Aranha e suas filhinhas costuram algumas meias. Emília chega para conversar com a dona aranha. Pedrinho e Major Agarra e não larga mais querem fazer uma competição para ver quem é mais corajoso. Miss Sardine conversa com Nastácia na cozinha. Dona Benta passeia com Doutor Caramujo perto do ribeirão. Emília continua a conversa com Dona Aranha. Visconde dá as cordenadas para a primeira prova. Pedrinho consegue montar no pangaré sem a cela. Major não consegue. Quindim vai ao pomar com o Rabicó. Dona Benta faz alongamentos com a ajuda de Doutor Caramujo. Pedrinho começa a segunda prova. O Menino sobe na árvore para pegar um ovo do gavião. A Mãe do gavião ronda a árvore.


Capítulo 3 - Nastácia acaba engolindo a pílula!


Miss Sardine conhece novas coisas na cozinha. Pedrinho consegue pegar o ovo de gavião. Major sente medo e Pedrinho devolve o ovo ao ninho. Emília conversa com uma estrela do mar. Doutor Caramujo conhece o computador. Barnabé chega e avisa o que houve com o pinto sura. Emília e Narizinho leva o Príncipe Escamado para conhecer a vaca mocha. O Príncipe Rei desmaia, mas logo acorda. A Boneca e a menina falam tudo sobre a Mocha. Emília quer trocar a vaca por uma baleia. Dona Benta não deixa. Pedrinho consegue atravessar o ribeirão em uma tora. Major inventa mais uma desculpa. O Menino vence a competição, mas corre quando vê vespas. Miss Sardine fica encantada com o óleo na frigideira. Dona Benta chama Nastácia e ela sai. Quindim e Rabicó andam pelo Sítio. Miss Sardine decide nadar na frigideira com óleo quente. Major conversa com o Pedrinho e se retira para dormir. Príncipe Escamado e Narizinho o flagram. Nastácia vai dar uma pílula para o pinto sura, mas ele assopra primeiro e Nastácia passa mal.


Capítulo 4 - Visconde encontra uma pista!


Nastácia começa a cacarejar. Visconde fica fascinado com a história do Sherloque Holmes. Narizinho e Príncipe Escamado comem jabuticabas. Benta resolve levar Nastácia para dentro de casa. Miss Sardine pula no óleo fervendo. Todos resolvem fazer uma partida de peteca. Nastácia vai para cozinha. A Partida começa. Nastácia grita por socorro. A Cozinheira mostra Miss Sardine a todos. Príncipe e sua corte vão embora do Sítio. As galinhas do Sítio estão assustadas. O Gato chega na casa de Dona Benta para contar histórias, todos ouvem. Tio Barnabé percebe sumiço de alguns pintinhos no galinheiro. O Velho conta para Nastácia. Todos ouvem as histórias do gato. Logo depois, todos vão dormir. Amanhece. Visconde e Pedrinho vão ao galinheiro procurar pistas do sumiço das galinhas. O Visconde encontra uma pista.


Capítulo 5 - O Gato é expulso do Sítio!


Visconde encontra uma pista no galinheiro. Emília e Narizinho tomam café com Dona Benta. A avó conta sobre o desaparecimento dos pintinhos. Visconde examina o pelo. Nastácia acredita que foi o Saci que roubou as galinhas. Narizinho e Pedrinho fazem um laboratório para o Visconde. O Sabugo fica feliz. Benta diz para Nastácia que Emília está pensativa com a história. Anoitece. A História começa todos gostam menos o gato. A Boneca vai para a varanda e o gato a provoca. Emília arranca um pelo do animal. Visconde pede pra examinar o pelo que Emília arrancou. O Sabugo fica pasmo e manda a boneca reunir todos na sala. Todos ficam pensativos com a história do Visconde. O boneco vai contando a história e diz que o gato é o ladrão de pintinhos. Nastácia corre atrás do bicho com a vassoura. O animal vai embora. Depois, Benta nomeia Visconde como mais um administrador do Sítio. A Turminha pede para avó contar mais uma história.




Capítulo 1 - Uma Sombra Misteriosa aparece pelo Sítio!


Narizinho e Emília comem jabuticabas na jabuticabeira. A Menina pega uma fruta com uma vespa em cima. Narizinho ganha uma ferroada na língua e grita. Benta e Nastácia ouvem os berros e saem correndo. A Cozinheira tira o ferrão da língua de Narizinho. Pedrinho pesca com Tio Barnabé. O menino reclama que as botas estão apertadas. Barnabé avisa que ele está crescendo. Cuca chama o Saci para mostrar que o Pedrinho está crescendo. A Bruxa manda o Saci sumir com algumas coisas do menino, se não ele não vai acreditar mais em sacis. Emília e Narizinho vêem a vespa morta e decidem fazer um enterro. Pedrinho chega ao Sítio com Barnabé. Teodorico chega e fala para o menino que ele está crescendo. Benta recebe seu compadre. Teodorico entrega o livro do Peter Pan. Pedrinho fica entusiasmado com a história do menino que não queria crescer. Narizinho chama o primo para o enterro da vespa. No enterro, Visconde faz um discurso. Pedrinho avisa sobre a história. Todos correm. A Turminha resolve adiantar o relógio para chegar a hora da história. Benta e Nastácia percebem. Anoitece. Benta conta a história de Peter Pan. Saci aparece no quarto de Pedrinho e procura algo para sumir. A avó decide continuar a história outro dia. Todos vão dormir. O Neto de Dona Benta chega em seu quarto e Saci desaparece. O Menino vai dormir. Uma sombra ronda o Sítio. Saci aparece novamente no quarto e decide sumir com um skate. A sombra aparece.


Capítulo 2 - Peninha apresenta o pó de pirlimpimpim!


Saci fica assustado com a sombra e some no redemoinho. Amanhece. Pedrinho conversa com Visconde na jabuticabeira. O sabugo sai para ler um livro. Pedrinho escuta uma voz e fica pasmo. Emília mostra para Quindim o livro do Tarzan, que se passa na África. A Boneca pede para o rinoceronte ler para ela. Um vizinho de Dona Benta liga para ela e fala que a cerca de sua casa foi derrubada. A avó percebe os problemas dos habitantes do Arraial. Nastácia comenta que a cerca pode ter sido derrubada pelo lobisomem. A cozinheira diz que as assombrações se unem. Benta tem uma ideia para ajudar as pessoas do Arraial. Pedrinho conhece um menino invisível. O ser convida toda turma do Sítio para conhecer o País das Fábulas e entrega um mapa para Pedrinho. O neto de Dona Benta vai avisar o resto. Emília, Narizinho e Visconde adoram. Benta conta para Teodorico que todos do Arraial precisam se unir para acabar com os problemas. Anoitece. Emília arruma a sua canastra. Narizinho e Pedrinho já estão dormindo. Nastácia e Benta, estranham as crianças não terem vindo ouvir a história. Benta chama os netos e todos vão continuar a ouvir a história de Peter Pan, mas estão ansiosos com a viagem. Cuca vai no Sítio pegar algumas jabuticabas para fazer uma maldade com Narizinho. Na madrugada, Emília, Narizinho, Visconde e Pedrinho já estão esperando no quintal a chegada do ser misterioso. O Menino invisível grita. Todos correm para a goiabeira. Emília dá uma pena para o ser e o apelida de Peninha. O Novo amigo da turminha joga o pó de pirlimpimpim e todos estão a caminho do País das Fábulas.


Capítulo 3 - Os Macacos capturam a Turminha!


A Turma do Sítio chega ao País das Fábulas. Peninha os apresenta a La Fontaine. Dona Benta convida todos do Arraial para uma reunião. La Fontaine escreve a história da Cigarra e da Formiga. A Turma observa. Emília interrompe a história. Rabicó vai pegar jabuticabas e percebe que elas sumiram. Emília dá uma folha para a Cigarra. A Boneca faz a Formiga ter a sua cara batida na porta. La Fontaine chega e avisa que a Formiga já aprendeu a lição. Rabicó avisa Quindim sobre o sumiço das jabuticabas. Emília pede para La Fontaine criar uma Fábula com ela. Narizinho a interrompe. O Fabulista fala onde mora Esopo. A Turma vai conhecer o Fabulista Grego. Quindim encontra pegadas. O Rinoceronte percebe que ao lado dos pés tem outra pegada de uma perna só. A Turma do Sítio conhece Laura, a Menina do Leite. Cuca e Saci vêem através do Caldeirão que Quindim está atrás das pistas deles. A Turma está chegando perto da caverna do Leão. Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde vêem a Fábulas Os Animais e a Peste. Dona Benta recebe os convidados da reunião no Sítio. Na Fábula, o Leão quer ser o sacrificado, mas a culpa vai parar em cima do Burro por ele não ter cometido nenhum crime. Saci faz novas pegadas. Quindim chega e fica atrapalhado, mas consegue descobrir a farsa. A Turma quer salvar o Burro Falante. Dona Benta organiza a reunião. O Tigre vai sacrificar o Burro Falante. Peninha o salva. O Leão fareja a turma e eles fogem. O Menino Invisível joga o pirlimpimpim no Burro Falante. Cuca disfarçada de velha entrega as jabuticabas enfeitiçadas a Rabicó para ele entregar a Narizinho. O Porco fica pensativo se come uma frutinha. A Turma consegue fugir do Leão. Mas Pedrinho, Emília, Narizinho e Visconde acabam sendo presos por macacos.


Capítulo 4 - Barão de Munchaüsen tenta salvar Visconde!


A turma é presa por macacos e levada até o rei. Emília e Narizinho conseguem enrolar o líder dos macacos e saem. Visconde avisa que está muito cansado e pede um tempo. Pedrinho se revolta e é amarrado. Peninha e o Burro falante vêem o neto de Dona Benta e conseguem salvar o menino. Todos voltam ao Sítio. Benta e Nastácia ficam felizes. Pedrinho percebe que o Peninha sumiu. A Turma conta a aventura para Benta, que decide ir ao País das Fábulas. O Rabicó come as jabuticabas que a Cuca transformada de velhinha levou ao Sítio e cai em um sono profundo, ninguém consegue acorda - lo. Benta e a turminha enganam Nastácia, tomam uma pitada de Pirlimpimpim e chegam a um lugar que não é o País das Fábulas. Visconde faz uma rede para descansar entre dois troncos. Na verdade, os troncos são as pernas do Pássaro Roca. A ave voa e o Visconde vai junto. Pedrinho usa pirlimpimpim e some. Logo depois, o menino aparece com o Barão de Munchaüsen, que atira no pássaro.


Capítulo 5 - Rabicó é salvo!


O Barão de Münchausen atira no pássaro Roca. Visconde perde o equilíbrio e cai no mar. Pedrinho e Barão entram na água para procurar o sabugo. Nastácia e Barnabé estranham o sumiço de Benta e ficam preocupados com o sono profundo do Rabicó. Saci aparece e conta a maldade que a Cuca fez com o porco. Pedrinho e Barão saem do mar sem nada. Narizinho anda pela praia e encontra o sabugo todo sem vida e embolorado com a canastra de Emília do lado. Todos ficam tristes com o estado do Visconde. No Sítio, Rabicó sonha que virou Príncipe e Emília está apaixonada por ele. Emília guarda o Visconde na canastra para Tia Nastácia consertar. Barão convida todos para visitarem o seu castelo. As pessoas da associação chegam no Sítio para conversar sobre os problemas do Arraial. Nastácia fala com Teodorico e não sabe o que fazer, pois a avó desapareceu. No mundo das maravilhas, todos ficam admirados com o castelo do Barão de Münchausen. O barão convida todos para um lanche. No lanche, barão conta uma de suas aventuras. Emília também inventa uma história e todos gostam. Barão é chamado para um trabalho em seu país. Ele sai e deixa todos a vontade. Benta não se sente a vontade e quer voltar ao Sítio. Pedrinho pega o pó de pirlimpimpim e percebe que quando entrou na água o pó ficou molhado. Emília pega um pouco do Pirlimpimpim que pegou de Pedrinho e todos partem para o Sítio. Chegando ao Sítio, Barnabé avisa Benta sobre a associação. O velho conta sobre o feitiço de Cuca para Narizinho e Emília. Benta se desculpa com todos pela demora e diz que tem várias ideias para melhorar o Arraial dos Tucanos. Pedrinho agradece Nastácia por ter consertado o Visconde. Narizinho convence Emília a dar um beijo no Rabicó. A boneca dá e o porco acorda. Visconde e Pedrinho chegam. Os primos vão para a mangueira. Rabicó vai atrás. Emília e Visconde saem para escreverem as aventuras que viveram. Cuca vê no seu caldeirão, todos felizes, e fica brava. A bruxa come algumas jabuticabas, esquecendo que estão enfeitiçadas, e dorme. Saci ri da cena.



Capítulo 1 - Ali Babá pede ajuda!

A turma resolve fazer uma festa para os personagens do mundo das maravilhas. Pedrinho, Narizinho e Emília fazem convites para os convidados e o Beija flor leva até os personagens. Saci fica trsite por não ser convidado. Emília e Narizinho enfeitam a casa para a festa. Pedrinho pega a sua fimadora para filmar a festa. Emília comanda a organização da festa. Cinderela é a primeira a chegar. Emília aprecia seus sapatinhos de cristal. A segunda é Branca de Neve que dá um espelho para a boneca de pano, que adora. Dona Benta e o Coronel Teodorico andam pela mata. Cuca observa pelo seu caldeirão. A Bruxa aparece em uma fonte e faz um feitiço. Dona Benta vê a fonte. Cuca some. A avó avisa que aquela fonte não funcionava. A Dona do Sítio e o Coronel Teodorico tomam a água. Os dois são transformados em crianças. Cuca ri. O Saci pega a filmadora do Pedrinho. Branca de Neve e Cinderela apreciam os quitutes da Tia Nastácia. Ali Babá aparece e avisa que os quarenta ladrões estão atrás dele.

Capítulo 2 - Dona Carochinha aparece pelo Sítio!

Ali Babá pede ajuda. Rabicó avisa que Aladim está chegando. Cinderela e Branca de Neve ficam encantadas. Dona Benta avisa o Coronel Teodorico que a Cuca fez o feitiço para eles virarem crianças. Os Quarenta Ladrões estão pelas redondezas do Sítio. Saci filma a Cuca cantando uma canção de ninar. A Bruxa decide fazer um clipe. Conselheiro dá a ideia de Aladim usar o Gênio. Emília esfrega a lâmpada. O Gênio aparece e dá um sumiço nos quarenta ladrões, que estavam atacando Quindim. Dona Benta e o Coronel Teodorico pedem ajuda a Tio Barnabé, que não acredita. Saci filma o clipe de Cuca com a Sacizada. Rabicó avisa que a "Chapinha Vermelha" chegou. Emília abre a sua torneirinha de asneiras. Tia Nastácia acha que Dona Benta e o Coronel Teodorico são João e Maria. Chapeuzinho entra e pede alguns bolinhos para levar para sua avó. Quindim conta o que aconteceu a Rabicó. O Lobo Mau aparece. Rabicó foge. O Lobo convence Quindim a deixá-lo entrar. Aladim dança com Cinderela e Branca de Neve. Ninguém acredita na história de Benta e Teodorico. O Lobo bate na porta. Todos ficam com medo. Tia Nastácia pega a sua vassoura. A Cozinheira lembra de uma oração que Dona Benta lhe ensinou. Nastácia expulsa o Lobo. Todos ficam felizes. Dona Benta avisa que ela usou a oração que ela ensinou. Nastácia desmaia ao perceber que a menina é a Dona do Sítio. Lobo Mau vê o Rabicó no pomar. O Animal se veste de velha e tenta enganá-lo. Emília chama o Gênio e manda que ele faça Benta voltar ao normal. A Boneca não quer fazer Teodorico voltar ao normal. Quindim salva Rabicó do Lobo Mau. Narizinho faz uma troca com Emília. O Gênio faz Teodorico voltar ao normal. Todos dançam. Anoitece. Os Personagens do Mundo das Maravilhas estão felizes com a Festa. Pedrinho fica triste por Peter Pan não ter chegado e tira Cinderela para dançar. É Meia - Noite e todos os personagens vão embora. Emília percebe que Aladim esqueceu a lâmpada. Visconde vê uma poeirinha. Dona Carochinha aparece. Todos ficam pasmos.

Capítulo 3 - Emília quer ir embora do Sítio!

Dona Carocinha entra na casa e manda a turiminha entregar a lâmpada do Aladim. Dona Benta manda Narizinho entregar. A Menina dá para a barata. Carocha diz para Benta dar educação para seus netos. A avó fica brava e a expulsa de casa. Amanhece. Pedrinho pede para Quindim procurar a sua filmadora que sumiu durante a festa. O rinoceronte sai pelo Sítio e descobre que está com o Saci. Conselheiro leva uma encomenda para Benta. A avó diz para o burro que são livros e fica feliz, pois vai contar a história do Pinóquio mais a noite. Anoitece. Benta senta na cadeira da sala e conta a história do boneco mentiroso. Depois de ler três capítulos, a Emília tem uma ideia, mas só vai dizer se Pedrinho dar o seu cavalinho de madeira a ela. O Menino aceita. A Boneca diz que eles podem fazer um irmão do Pinóquio. Todos aprovam a ideia. Amanhece. Quindim fala para Barnabé que foi o Saci que pegou a filmadora do Pedrinho. O rinoceronte e o velho saem para o capoeirão. Emília manda o Visconde entrar dentro de um tronco e gemer quando Pedrinho bater na madeira. O Sabugo entra e geme na hora que Pedrinho dá uma machadada no tronco. O neto de Benta sai feliz. Visconde não acredita que enganou seu amigo. A turminha, Benta e Nastácia fazem desenhos para depois sortearem e descobrirem quem vai fazer o irmão do Pinóquio. Emília tenta roubar, mas todos percebem e dão bronca na boneca. Barnabé e Saci fazem uma boneca de piche e colocam frutas nela. Os dois se escondem. Saci aparece para comer frutas e fica preso na boneca. O diabinho de uma perna só dá a filmadora para os dois. Barnabé e Quindim o soltam. Saci some e leva o cachimbo do velho. Emília arruma sua canastra e está decidida ir embora do Sítio. Visconde vê na varanda de cima a boneca saindo do Sítio e avisa a todos. Emília está na porteira e dá adeus ao Sítio do Picapau Amarelo.

Capítulo 4 - Pedrinho faz os olhos de Emília arrebentarem!

Emília dá adeus ao Sítio. Narizinho aparece e avisa que ela não cabe na casinha do Pequeno Polegar. A Boneca decide ficar, mas vai pedir desculpas a todos e ganhar um vestido novo. Dona Benta sorteia o desenho e Tia Nastácia ganha. Todos ficam emburrados. Depois, Nastácia faz o irmão de Pinóquio. Emília arruma um rabo de pena de galo para o cavalinho de madeira. Quindim devolve a filmadora para Pedrinho. O Menino filma o Rinoceronte dançando. Tia Nastácia termina de fazer o boneco. A Cozinheira avisa que ele não gemeu. Emília dá um nome para o irmão de Pinóquio: João Faz - de - Conta. Visconde decide contar a verdade a Pedrinho. Pedrinho tenta assoprar João Faz de Conta para ver se ele ganha vida. O Menino desiste e pede o cavalinho a Emília. O Neto de Dona Benta dá um beliscão na Boneca. Dona Benta, Tia Nastácia e Narizinho chegam e dão uma bronca no menino. Pedrinho encontra uma palha de milho na "árvore gemedora" e descobre que foi o Visconde que gemeu. Narizinho acha que Emília aprontou algo para cima de Pedrinho. A Menina decide ir passeiar no ribeirão com João Faz de Conta. Visconde conta o que aconteceu a Pedrinho. O Menino quer vingança. Narizinho é atacada por uma abelha rainha. Visconde lê um livro de Aritmética. João ganha vida e salva Narizinho. A Menina vai pegar a cabeça dele que caiu. Nastácia expulsa Visconde da cozinha, pois ele está muito científico. Narizinho acorda do sonho e volta ao Sítio com João. Visconde continua contando as palavras aritméticas. Narizinho aparece. O Sabugo desmaia. Dona Benta avisa que foi por causa de tanto conhecimento. Rabicó come cascas de frutas. Narizinho chega e o manda ir chamar o Doutor Caramujo. Emília brinca com seu cavalinho de madeira. Pedrinho chega e avisa que o alfinete que Nastácia a deu é uma varinha mágica. A Boneca arregala tanto os olhos, que arrebentam. Pedrinho ri.

Capítulo 5 - Visconde volta ao normal!

Tia Nastácia fica pasma ao ver os olhos de Emília. A Cozinheira conserta o olho da boneca. Nastácia avisa que a história do alfinete mágico é mentira. A Boneca quer vingança. Doutor Caramujo avisa que o caso de Visconde é grave e que é preciso operar. Emília tem a ideia de fazer um "Círculo de Escavalinhos". Pedrinho gosta da ideia. Rabicó, Narizinho e Conselheiro ajudam na operação de Visconde. Doutor Caramujo retira vários símbolos matemáticos de dentro do sabugo. Emília e Pedrinho chegam. O Neto de Dona Benta o convida para o Circo. Emília recheia Visconde com piadas. Pedrinho e Narizinho fazem os convites para o Circo. Conselheiro e Quindim ficam pasmos com as piadas de Visconde. Pedrinho joga as cartas ao vento para os personagens do Reino das Maravilhas. Narizinho tem a ideia de vender os ingressos antecipados para o Circo e comprar a lona. Dona Benta imprime os ingressos. Pedrinho manda Quindim ir até a fazenda do Coronel Teodorico pegar o cachorro dele emprestado. Narizinho vende os ingressos. Teodorico fica pasmo ao ver Quindim com o seu cachorro. Todos ajudam na organização do circo. Dona Benta faz as roupas para o espetáculo. Nastácia flagra Rabicó com os quitutes na mão. O Porco tenta enganá-la, mas não consegue. Todos chegam ao Circo. Conselheiro vende os quitutes. Pequeno Polegar pede para o espetáculo começar. Faz de Conta entra. Doutor Caramujo fica com medo e todos começam a uivar João. Pedrinho pede para Conselheiro encontrar Visconde, pois ele sumiu. Dona Carochinha não gosta das apresentações. Emília entra com seu cavalo de rabo de pena de galo. Quindim pede para João segurar os balões. Ele começa a voar e os balões estouram. Todos riem. Emília fica furiosa. Narizinho anuncia que o palhaço sumiu. Pedrinho traz a surpresa: é Quindim domando um elefante. O Cachorro Guarda tira a fantasia do elefante: é Rabicó. O Espetáculo acaba e todos gostam. Dona Benta parabeniza seus netos. Conselheiro encontra Visconde dentro de um livro de História. O Sabugo volta com suas informações científicas.



Capítulo 1 - O Dragão de São Jorge ataca Conselheiro!


Todos olham as estrelas na varanda de cima da casa. Benta aproveita a ocasião e conta a história da constelação Cabeleira de Berenice. Visconde dá a ideia de Pedrinho construir um telescópio para ver o céu. No dia seguinte, o menino monta o telescópio com ajuda de Narizinho. Visconde explica a história do aparelho. Está pronto! Mas agora precisam esperar anoitecer. Benta colhe alfaces na horta e fala com Barnabé. Na cozinha, Conselheiro fala para Nastácia que ela lhe lembra o trabalho dos alquimistas quando cozinha. Benta chega e concorda. Anoitece. A Turma está na varanda e eles tentam decidir o que observar. Nastácia dá a ideia de olharem a Lua. Emília, como tem olhos de retrôs, vê o dragão e o São Jorge através do telescópio. A Turma decide ir até lá com o pirlimpimpim e levar Nastácia. Cuca fala para o Saci que está querendo fazer um lual para bruxas. Amanhece. A Turma já está pronta no quintal. Narizinho chama Nastácia para ver a manhã. A cozinheira aparece e Pedrinho joga o pirlimpimpim. Narizinho, Emília, Visconde, Conselheiro, Pedrinho e Nastácia chegam em um astro no céu. Benta decide fazer um jantar especial para Teodorico, pois ele está de aniversário. A avó não encontra Nastácia e fala com Barnabé, que também não viu Nastácia e as crianças. No céu, Pedrinho joga o pó mágico no Visconde para ele descobrir onde eles estão. O Sabugo vai parar em uma sonda e decide fazer pesquisas por lá. Visconde não volta e eles decidem fazer votação para descobrirem onde estão. Todos votam na Lua e vêem uma bandeira que o astronauta americano deixou na Lua. Nastácia ouve um bufo. O Dragão de São Jorge aparece e quer comer o Burro Falante.


Capítulo 2 - Explosão no espaço!


A Turminha quer salvar o Conselheiro. Emília joga o Pó de Pirlimpimpim no Burro e ele some. O Dragão ataca Emília. Amanhece. Tio Barnabé avisa Dona Benta que Nastácia não está no Arraial. São Jorge consegue afastar o Dragão. Emília agradece o santo. Tia Nastácia fica emocionada ao conhecer São Jorge. Três Astrônomos vêem algo no espaço sideral. Tia Nastácia conta a sua história para São Jorge. A Turma aproveita a ocasião para aprender um pouco mais de astronomia. Dona Benta decide contratar uma nova cozinheira: Beth Freezer. São Jorge conta a sua história para a Turma do Sítio. Emília abre a sua torneirinha de asneiras e pergunta como ele colou sua cabeça. Todos riem. Cuca convida sua prima para o lual. Saci fica bravo por não ser convidado e quer aprontar algo. Emília tem a ideia de ir para Marte. Nastácia fica com São Jorge e avisa para eles não criar reinações. Dentro do pó, Emília pega algumas estrelas. Visconde conversa com o Satélite Cósmica. A Turma chega em Marte. Pedrinho vê um robô. Emília, como tem olhos de retrós, vê marcianos. A Boneca vai investigar. Os Astrônomos vêem a Turma em Marte e acham que são Extra Terrestres. Emília volta e avisa que os marcianos não os veem, mas tem que ir embora. Beth Freezer fica assustada com as panelas de barro. Dona Benta fica pasma. A Turma pega uma carona em um cometa. Tia Nastácia limpa as armaduras de São Jorge. O Dragão aparece. A Cozinheira tenta afastá-lo com a vassoura. Por acidente, Pedrinho cai do cometa. Emília e Narizinho continuam, mas um cometão se choca com o cometa onde elas estão. Acontece uma explosão.


Capítulo 3 - Visconde preso dentro da Cósmica!


Emília e Narizinho acordam em um lugar desconhecido. A Menina vê o Conselheiro. A Boneca acha que aquele lugar é o cometão. Narizinho conta o que aconteceu com Pedrinho. Emília vê algo. A Prima da Cuca mostra o seu penteado no cabelo. A Bruxa conta as guloseimas que terão no lual. Maléfica avisa que não pode haver penetras. Quindim bate com duas varetas na jabuticabeira. Tio Barnabé vê e tem uma ideia. No cometão, Emília encontra um anjinho. O Menino com Asas acorda. A Boneca apresenta os seus amigos. Narizinho percebe que ele pode ter quebrado as asas com a explosão dos cometas. Emília quer levar o anjo para o Sítio. Tio Barnabé constroi um atabaque para Quindim. Depois de pronto, o Velho dá o objeto para o rinoceronte. Emília fala algumas asneiras para o anjinho. Pedrinho cai. Os Astrônomos querem comunicar a descoberta para o mundo. Beth Freezer convence Rabicó a fazer uma dieta. Pedrinho fica pasmo ao ver o anjo. O Menino avisa que o cometa Halley está levando eles para Saturno. Os Astrônomos dão uma entrevista para a televisão sobre os Extra Terrestres. A Turma viaja por Saturno. Os Repórteres percebem que os Ets são crianças. Beth Freezer serve o jantar para Teodorico. Tio Barnabé vira o garçom, mas começa a se atrapalhar. Cósmica conversa sobre buracos negros. Saturninos conversam com a Turma do Sítio. Os Aliens mandam lembranças para Dona Benta. A Turma quer volta para a Lua para pegar Visconde e Nastácia. Teodorico esconde a comida. Dona Benta percebe e avisa que guardou bolinhos da Nastácia. Tia Nastácia vê o anjo. Emília fala que os marcianos tem um monte de crocotós. As Bruxas começam a chegar para o lual da Cuca. Os Astrônomos chegam ao Sítio e comunicam sobre a viagem da Turminha. Cósmica avisa que Visconde ficará para sempre dentro do satélite.


Capítulo 4 - Crianças Inglesas querem ver o anjo!


Os atrônomos falam para Dona Benta que viram os netos dela pelo espaço. A avó vai na janela e grita para eles voltarem. Teodorico vai embora e agradece o jantar. Benta diz que está devendo um jantar de Nastácia para ele. Na Lua, Pedrinho faz cálculos para conseguir jogar o pó de pirlimpimpim na hora em que o Visconde passar por ali. Todos se despedem de São Jorge. Pedrinho joga o pó e todos voltam para o Sítio, inclusive o Visconde. Betty Freezer fala para Rabicó que ninguém gostou da sua comida. A Turma chega no Sítio com o pó, assustando a cozinheira. Betty sai correndo. Rabicó vê Nastácia e fica com medo. Turma vai para a sala e Benta os apresenta para os atrônomos. Os cientistas ficam pasmos ao verem Visconde falando e não acreditam nada do que a turma fala. Os astrônomos vão embora. Todos felizes com o anjo. O Lual da Cuca está um sucesso, mas o Saci aparece e pega as vassouras das bruxas. A Cuca fez um feitiço e colocoa as vassouras para irem atrás do diabinho de uma perna só. No dia seguinte, Emília coloca o nome de Flor das Alturas no anjo. Narizinho e Pedrinho decidem chamar crianças para conhecerem o anjo. Barnabé e Quindim conhecem Flor das Alturas. O rinoceronte toca o atabaque e diverte a todos. Nastácia vê Rabicó na cozinha e o expulsa. A cozinheira arruma a bagunça que Betty Freezer fez na cozinha. Pedrinho e Narizinho escolhem o país que vão visitar o Sítio. Um tempo depois, crianças inglesas e o almirante Brow chegam no Sítio, deixando Benta e Nastácia pasmas.


Capítulo 5 - Flor das Alturas vai embora!


As crianças inglesas chegam no sítio. Emília tem a ideia de vestir o Visconde de anjo para proteger o Flor das alturas. Dona Benta conversa com o Almirante Brow. Narizinho chega e avisa que é impossível deles verem o anjo. As crianças da Inglaterra não aguentam mais de esperar. A Turminha apresenta o anjo falso. Almirante Brow avisa que as crianças foram escolhidas pela Rainha e que Alice não iria gostar. Narizinho percebe que a Alice do País das Maravilhas e fica maravilhada. Os inglesinhos acham que estão sendo enganados e começa uma confusão. Peter Pan chega e controla tudo. Emília não tem jeito e vai buscar o anjo. Todos adoram o Flor das Alturas, até o almirante Brow. A boneca de pano acha que o anjo quer ir embora e quer cortar a outra asa do Flor das Alturas. Tia Nastácia não permite e ele voa. Emília fica triste. Depois, Tua Nastácia dá um prato de bolinhos para o Almirante. Peter Pan some. Almirante e as crianças vão embora. A Turminha observa o anjo dando adeus pelo telescópio.




Capítulo 1 - Emília e Magrela querem reformar a Natureza!


Dona Benta conta a história do Américo Pisca Pisca. Emília também acha que tudo está errado na Natureza. Dona Benta vai caminhar. Emília quer fazer algo. Narizinho fica pasma. Depois, Emília escreve uma carta. Na Conferência Mundial pela Paz, o imperador do Japão decide pedir ajuda a Dona Benta e Tia Nastácia. Emília convence Conselheiro a mandar a carta para o correio. Dona Benta recebe um e-mail com o convite para a Conferência da Paz. Todos tentam convencer a avó e Nastácia para ir. Benta convida Visconde para ir junto. Emília fica feliz, pois vai poder botar seu plano em ação. Coronel Teodorico e Tio Barnabé conversam. Dona Benta chega e pede um conselho. Os velhos dizem que o mundo precisa de paz. Emília manda mais uma carta para sua amiga Magrela, junto com um pouco de pó de pirlimpimpim. Dona Benta manda um e-mail para a Conferência aceitando o convite. A Avó e Nastácia vão fazer as malas. O e-mail está a caminho. Dona Benta procura seu passaporte. Tio Barnabé promete cuidar do Sítio. Nastácia chega e avisa que a comida está pronta e é só esquentar no "mico''(micro-ondas). Depois, Dona Benta, Visconde e Tia Nastácia se despedem das crianças. Teodorico chega para levá-las ao aeroporto. Pedrinho encontra sua filmadora. Nastácia, Benta e Visconde vão embora. Emília recusa ir filmar a Iara com Pedrinho e Narizinho. Os primos enganam Barnabé e avisam que vão para a fazendo de Teodorico. O Velho estranha Emília não ir junto. Conselheiro entrega a resposta de Magrela para Emília. Narizinho joga pedaços de pão no chão para eles não se perderem, mas Rabicó está comendo. Emília lê a carta. Magrela aparece. A Boneca avisa que elas vão reformar a natureza.


Capítulo 2 - Cuca captura Pedrinho, Narizinho e Rabicó!


Magrela aceita reformar a natureza. Quindim e Conselheiro ouvem sobre a reforma. Pedrinho e Narizinho caminham pela mata. A Menina deixa os pedaços de pão. Rabicó come. Cuca observa pelo seu caldeirão e quer fazer uma maldade. Dona Benta, Tia Nastácia e Visconde chegam na Conferência. Doutor Zamenhoff fica pasmo ao conhecer o sabugo. Emília usa o Faz de Conta e coloca as abóboras na jabuticabeira. A Boneca ensina Magrela a usar a mágica. Pedrinho e Narizinho ouvem um ruído na mata. O Menino encontra Rabicó e vê as migalhas de pão. Os três ficam perdidos. As abóboras ficam tontas com a sua nova árvore. Emília e Magrela vão ver se as jabuticabas foram para as abobreiras. Quindim e Tio Barnabé consertam a cerca e vão tomar um café. Saci destrói a cerca novamente. As jabuticabas ficam com medo de as minhocas atacá-las. Emília quer reformar as laranjas. Pedrinho, Narizinho e Rabicó ficam com medo, frio e fome. Cuca observa e coloca alguns igredientes no caldeirão. Quindim e Tio Barnabé vêem a cerca destruída. Na OMP, Tia Nastácia apresenta seus bolinhos para os líderes ficarem mais calmos. Doutor Zamenhoff convida Visconde para ir a seu laboratório. No Sítio, Emília e Magrela fazem as laranjas ficarem sem cascas. As frutas ficam com vergonha. Quindim e Barnabé vêem a cerca destruída e consertam tudo de novo. Teodorico aparece e agradece aos dois. Cuca faz aparecer no capoeirão um pequenique. Pedrinho, Narizinho e Rabicó vêem e vão comer, pois estão com fome. Cuca transporta os três para a sua gruta. Os três estão presos dentro de uma jaula.


Capítulo 3 - Visconde em perigo!


Cuca ri da sua maldade. Rabicó vai comer o resto do piquenique. Cuca obriga Narizinho a fazer a faxina da caverna. Tio Barnabé, Quindim e o Coronel Teodorico ficam preocupados com o sumiço das crianças. O Amigo de Dona Benta vai procurá-los no Arraial. Emília e Magrela colocam torneirinhas na Vaca Mocha. Saci destroi a cerca e Tio Barnabé vê. Cuca transforma Pedrinho em um aprendiz de feiticeiro. Narizinho o convence a fazer o que a bruxa manda. O Menino fica pasmo com o que vai aprender. Cuca dá mais uma abóbora para Rabicó, pois quer comê-lo. Doutor Zamenhoff faz Visconde ficar do tamanho de um microorganismo. O Cientista o pega com um conta-gotas e o engole. O Sabugo está se aproximando do coração. O Doutor Zamenhoff começa a sentir palpitações no coração. O Líder da Arábia acaba pedindo Nastácia em casamento por causa dos bolinhos. Mais discussões começam. Benta avisa a cozinheira que a missão vai ser muito difícil. A Vaca Mocha não gosta de seus chifres novos. Cuca tricota e avisa que está parecida com Dona Benta. Narizinho fica furiosa. A menina avisa que Pedrinho precisa pensar em algo. Rabicó pede mais comida. A Bruxa manda Pedrinho estudar para ficar do mal. Emília reforma o peso da cadeira. Magrela chega e avisa que tem uma surpresa. Tio Barnabé fica pasmo ao ver a reforma que Magrela fez em Quindim: cheio de corações e com patas de galinha. A Boneca e sua amiga chegam. Emília desconfia que Magrela quer sabotar a reforma. Visconde anda pelo corpo humano. Doutor Zamenhoff passa mal. Tio Barnabé pede para Emília desfazer as reformas, mas ela o convence a ir ver a cerca. Cuca pede para ver o braço de Rabicó. O Porco tenta enganá-la, mas não consegue. Narizinho diz para Pedrinho aprender um feitiço. Na OMP, Tia Nastácia consegue dar uma lição nos líderes. Dona Benta fala sobre a paz. Emília ensina Tio Barnabé a usar o Faz de Conta. A Boneca coloca uma planta ao redor da cerca. O velho fica pasmo. Doutor Zamenhoff teme que Visconde esteja em apuros. Os anticorpos se aproximam do sabugo para atacá-lo.


Capítulo 4 - Nastácia vê as abóboras na jabuticabeira!


Doutor Zamenhoff passa mal e percebe que os anticorpos estão atacando o seu amigo. Visconde entra nas vias respiratórias. Saci não consegue destruir a cerca. Tio Barnabé conversa com a Vaca Mocha. A Vaca avisa que não gostou da sua reforma. O velho se preocupa com Pedrinho e Narizinho. Emília cria o livro comestível. Magrela gosta da ideia. As duas começam a comer. Pedrinho não lembra as palavras mágicas para transformar homens em sapos. Narizinho mexe em um livro e Cuca manda ela se afastar. Doutor Zamenhoff espirra e Visconde vai parar em um lenço. Magrela coloca vários olhos no Conselheiro para ele ler mais. O Burro Falante reclama para Emília. Doutor Zamenhoff faz Visconde voltar ao normal. O Sabugo conta as suas aventuras. O Cientista e o seu amigo voltam para a OMP. Tia Nastácia dá reguadas na mesa. Dona Benta fala sobre a cultura. Todos gostam das palavras da dona do Sítio. Teodorico e seus homens procuram por Pedrinho e Narizinho na mata. O Coronel decide se separar. Cuca observa e quer capturá-lo. A Bruxa os coloca novamente na jaula e sai. Narizinho mostra a chave. Rabicó, Pedrinho e sua prima saem da jaula. A menina pega o livro de feitiço que fala como eliminar Cucas. Rabicó começa a comer alguns igredientes. Dona Benta consegue arrumar a paz mundial. Doutor Zamenhoff parabeniza a avó. A Dona do Sítio, Visconde e Tia Nastácia decidem voltar. Teodorico aparece dentro da jaula. Narizinho, Pedrinho e Rabicó ficam pasmos. Benta, Nastácia e Visconde voltam ao Sítio. A Avó procura por Emília e encontra Quindim e Conselheiro reformados. O Rinoceronte e o Burro Falante falam sobre as reformas. Tia Nastácia se espanta ao ver as abóboras na jabuticabeira.


Capítulo 5 - Emília desfaz as reformas!


Dona Benta e Nastácia vêem a cadeira da sala flutuando. Emília e Magrela chegam. A Boneca conta sobre suas reformas. Um apito dá para ser escutado da cozinha. Barnabé chega e fala que quando o leite esquenta ele apita e desliga sozinho, mais uma reforma de Emília. Cuca chega na gruta e vê Pedrinho, Narizinho e Rabicó fora da jaula. Pedrinho fala algumas palavras mágicas e a bruxa flutua. Todos fogem, até Teodorico. Magrela se despede de Emília. A boneca joga o pirlimpimpim na amiga e Magrela volta para casa. Pedrinho, Narizinho, Rabicó e Teodorico chegam ao Sítio e vêem as abóboras na jabuticabeira. Os netos vão para a sala e abraçam Dona Benta. Nastáia dá um chá de maracujá para Teodorico se acalmar, pois ele viu a Cuca. Benta fala com jabuticabas e descobre que elas estão sofrendo com a reforma. No Sítio, todos olham as reformas que Emília fez. Barnabé mostra a cerca para Teodorico. Visconde avisa para Benta e as crianças que o Rabicó está comendo os livros da biblioteca. Saci aparece na gruta e lê palavras mágicas para fazer Cuca descer. A Bruxa cai dentro do caldeirão. Saci vai embora sem ajudar a Cuca a sair do caldeirão. Benta fala com Emília e a boneca se convence que as reformas não foram boa ideia. Emília faz tudo voltar ao normal. Nastácia fala para Benta que gostou de algumas reformas da marquesa. Visconde conta para Emília sobre o Doutor Zamenhoff e sobre algumas glândulas que conheceu. Na hora do lanche, Benta, Nastácia e os netos comemoram.






Capítulo 1 - Pequeno Polegar em apuros!


Narizinho, Emília e Visconde montam um esqueleto. O Sabugo conta algumas revelações sobre as glândulas. Dona Benta e Tio Barnabé tomam café com bolinhos. A Avó decide ajudar as pessoas na Campanha Contra a Fome. Visconde conta que o fígado é uma glândula. Narizinho vai chamar Pedrinho para ver o esqueleto. Emília conversa com o sabugo. Pedrinho vai pegar uma bolinha de gude em baixo da cama. O Menino encontra o Pequeno Polegar e chama Narizinho para ver. Emília e Visconde querem reformar a natureza, mas com ciência. O Sabugo avisa que precisa de cobaias. A Boneca vai buscá-las. Pequeno Polegar avisa que uma de suas botas de sete léguas está desregulada. Pedrinho dá a ideia de ir até o sapateiro no Arraial. Dona Benta manda um e-mail para Antonica contando sobre a campanha. Visconde convence Emília a ir buscar as cobaias. O Sabugo fica feliz. Tia Nastácia avisa que não consegue consertar as botas de Polegar. A Cozinheira faz perguntas ao personagem. Elias e Teodorico doam alimentos para a Campanha Contra a Fome. Dona Benta informa como ajudar. A Avó tem a ideia de fazer uma festa. Casca e Cascudo encontram Emília na mata. A Boneca manda os besouros pegarem uma centopeia. Emília assusta os animais. Casca e Cascudo desmaiam. Emília vâ as saúvas. Conselheiro aconselha Polegar a ir atrás do gigante, pois ele era dono das botas. O personagem foge. Pedrinho e Narizinho riem. Pequeno Polegar encontra Quindim e se assusta, achando que ele é um gigante. Emília entrega as cobaias para o Visconde. O Sabugo fica feliz. Pedrinho e Narizinho temem que Benta atropele o Polegar. A Avó avisa que toma cuidado. Os primos continuam procurando o personagem. Pequeno Polegar anda pelo Sítio e decide voltar ao Reino da Fantasia. Uma Galinha aparece e o ataca.


Capítulo 2 - Visconde fica pasmo com o sumiço de suas experiências!


Nastácia vê a galinha atacando Polegar e o salva. A Cozinheira leva ele para dentro e mostra a visita para Dona Benta. Nastácia vai na cozinha pegar algo para ele comer. Pedrinho e Narizinho chegam e ficam felizes por verem o pequenino na sala. Emília chega e conversa com o visitante. O Curupira fala para o Saci que a boneca do Sítio está pegando alguns insetos da mata. Emília e Visconde alteram o tamanho das glândulas, e tudo funcionará como fermento: as cobaias irão crescer. Benta e Nastácia ouvem barulhos de trovão e vão tirar as roupas do varal. Logo depois, a cozinheira vai pegar o Visconde para levar para dentro. Na sala, todos conversam. Nastácia conta a história do Curupira. A Chuva entra no laboratório do Visconde e joga todas as experiências para fora do oco da árvore. Depois da chuva, a campanha do agasalho começa. Todos comparecem. Visconde e Polegar vão ao laboratório. O Sabugo fica pasmo com o sumiço de suas experiências.


Capítulo 3 - Pedrinho e Narizinho se espantam!


Emília, Pedrinho e Narizinho montam um castelo de cartas. Quindim aparece e avisa que o Rabicó sumiu. Dona Benta se despede do motorista. Todos percebem o sumiço do porco. Pedrinho acha que ele está no caminhão e vai no Pangaré salvar o bicho de estimação de Narizinho. O Motorista do caminhão também vê um bicho estranho. Pedrinho chega e consegue salvar o Rabicó. No sítio, Narizinho fica feliz por ver o seu porco. Candorra aparece no Sítio e pede para falar com Benta. O Fazendeiro oferece sua fazenda para Benta comprar. A avó manda ele contar a verdade. Candorra diz que tem uma formiga gigante na sua fazenda. Pedrinho e Narizinho ouvem e vão investigar. Visconde avisa Polegar que os insetos irão crescer. Emília aparece. Visconde opera o Polegar fazendo o mesmo que fez com os insetos. O Pequenino cresce. Depois, Visconde vê no jornal que vários insetos gigantes estão atacando o mundo. Emília chega e fica feliz. Uma Repórter entrevista um fazendeiro e percebe que as descrições coincidem com vários instos gigantes vistos pelo mundo. Benta vê os animais pela televisão. Visconde faz alguns cálculos e percebe que os animais gigantes é a mesma pulga que eles criaram. Pequeno Polegar encontra Dona Carochinha no Capoeirão. A Barata pergunta se ela o conhece. Pedrinho e Narizinho vão ao Sítio de Seu Candorra. A Menina vê a placa avisa sobre a venda. O Neto de Dona Benta vê uma formiga gigante.


Capítulo 4 - Nastácia se assusta com a noventaequatropeia!


Pedrinho ameaça com o bodoque. A Formiga Gigante foge. Teodorico chega. Narizinho avisa que eles viram a Formiga Gigante. A Pulga Gigante surge e logo depois some. O Coronel se assusta. Pedrinho e Narizinho vão embora. Dona Carochinha reconhece o Pequeno Polegar. O Pequenino agora grande foge. A Barata vai atrás. Emília quase revela a Dona Benta que ela e Visconde operaram a pulga. Pedrinho e Narizinho chegam e avisam sobre os insetos. O Menino desconfia que Emília tenha algo a ver, mas ela desmente. Tio Barnabé chega com um representante do Doutor Zamenhoff. O Doutor Straussnoff avisa que o cientista está muito indignado com as notícias. A Coruja avisa o Curupira sobre as reformas que a Turma do Sítio fez. Dona Carochinha obriga o Pequeno Polegar a tomar uma pílula de encolhimento. O Pequenino toma e encolhe. Ele avisa que primeiro vai se despedir do Visconde. A Barat Cascuda aceita. Doutor Straussnoff avisa Benta, Nastácia, Emília, Pedrinho e Narizinho que as origens dos animais gigantes é dos arredores do Sítio do Picapau Amarelo. Emília avisa que os insetos são Extra Terrestres. A Boneca vai levar o cientista até o Visconde. Curupira manda o Saci convencer a Turma do Sítio a fazer os insetos voltarem ao tamanho normal. Pequeno Polegar se despede do Visconde e manda ele mandar abraços para todos. O Pequenino volta ao livro. Dona Carochinha decide dar uma lição no Polegar e desregular as botas novamente. Teodorico conta o que viu para Elias. A Formiga Gigante aparece e todos se assustam. Doutor Straussnoff se apresenta ao Visconde. O Cientista pede ajuda para derrotar os insetos. O Sabugo fica preocupado. Pedrinho e Narizinho perguntam se Emília e Visconde aumentaram o tamanho dos bichos. Saci aparece e avisa que o Curupira vai invadir o Sítio. Emília confessa o que fez. Visconde confessa ao Doutor Straussnoff o que fez. Nastácia colhe alfaces na horta. A Turma, Benta e Straussnoff lancham. Visconde tem a ideia de usar uma pílula de encolhimento, mas a avó avisa que não será possível. Doutor Straussnoff recebe a notícia de Doutor Zamenhoff que a pulga foi cercada pelo exército do Canadá. Nastácia se assusta com a Noventaequatropeia. Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde chegam.


Capítulo 5 - Saci e Curupira fazem os insetos voltarem ao normal!


Benta, Barnabé, Rabicó e Doutor Straussnoff também vêem a centopeia operada. Emília corrige dizendo que é uma noventaequatropeia. Rabicó quer comer a minhoca gigante com seis patas. Curupira avisa Saci que vai se transformar em um monstro para atacar o Sítio. Emília e Visconde confessam o que fizeram para Dona Benta. A Avó faz eles prometerem que não vão mais fazer nada. Straussnoff fica pasmo ao conhecer Quindim e Conselheiro. O Rinoceronte e o Burro Falante vêem a Noventaequatropeia. Depois, Pedrinho tem uma ideia de fazer uma jaula para a noventaequatropeia usando um caminho de folhas e insetos. Rabicó procura a minhoca gigante. Barnabé dá um copo de água para Nastácia. Pedrinho e Narizinho chegam e falam o plano. O Velho concorda. Depois, todos ajudam na construção da armadilha. Emília arruma o caminho com folhas de bananeiras. Dona Benta tricota. Teodorico chega e conta o que aconteceu no Arraial. Straussnoff faz fotografias da noventaequatropeia. A Turma termina de construir a cerca. A Formiga chega e é presa. Rabicó fica com medo ao encontrar a minhoca. A Pulga Gigante assusta o povo do Arraial. Nastácia avisa que passou no rádio que a pulga escapou do exército do Canadá. Teodorico vai embora. A Noventaequatropeia também é presa. Quindim e Conselheiro vão procurar o Rabicó. Todos vão lanchar. Pedrinho fecha a jaula. Quindim e Conselheiro encontram o Rabicó. O Porco avisa o que viu. O Burro Falante avisa que minhocas não comem leitões. O Porco fica feliz e vai comer abóboras. Straussnoff faz um discurso e presenteia o Visconde com um diploma. O Cientista pergunta como tudo acontece naquele Sítio. Curupira joga um pó mágico nos insetos gigantes e eles voltam ao normal. Saci avisa o que o Curupira fez. Straussnoff vê a jaula vazia. Pedrinho chega e conta o que aconteceu. Straussnoff fica triste por não ter mais cobaias. Emília dá a ideia do Rabicó ser a cobaia. O Porco foge.






Capítulo 1 - Dom Quixote quer atacar Quindim!


Emília tenta pegar o livro de Dom Quixote. O livrão cai em cima do Visconde. Pedrinho e Narizinho chegam e decidem levar o sabugo para Nastácia consertar. Depois, Benta conta a história de Dom Quixote para a turminha. Nastácia conserta o Visconde. O Sabugo agradece. Dona Benta diz que termina de contar a história no outro dia e todos vão dormir. Narizinho e Emília conversam no quarto. Pedrinho chega e dá a ideia de fazerem um moinho de vento para a avó. A Boneca gosta da ideia. O menino avisa que eles terminam a conversa amanhã. Amanhece. A Turminha conversa durante o café da manhã. Conselheiro fala com Visconde. Dona Benta chega para o café da manhã. Uma carta pequena chega para a avó por um pombo. Emília usa os seus olhos de retrôs e lê a carta do Pequeno Polegar. O Pequenino pergunta se ele e os personagens das histórias podem morar no Sítio. Pedrinho dá a ideia de a avó comprar as terras vizinhas. Emília manda a resposta da carta, dizendo sim. Quindim conversa com Conselheiro sobre os personagens. Benta fala com os vizinhos se eles aceitam a venda de suas terras. Dom Quixote e Sancho Pança chegam nas redondezas do Sítio. O Cavaleiro vê Quindim e quer atacá - lo.


Capítulo 2 - Os Joões-de-Barro atacam Polegar!


Dom Quixote acha que Quindim é o Mágico Freston. Sancho Pança avisa que ele é um paquiderme. Quindim vê o cavalheiro andante. Dom Quixote avança para cima do rinoceronte. Quindim percebe que ele quer atacá-lo e foge. O Cavalheiro fica feliz. Seu Giba e Seu Tadinho percebem que Benta é rica e decidem almentar o preço dos terrenos. Dona Benta não aceita e os expulsa do Sítio. Dom Quixote colhe flores para Dulcinéia, sua amada imaginária. Dona Benta avisa a Turma do Sítio o que aconteceu. Emília tem uma ideia e conta a Pedrinho e Narizinho. A Turminha vai pôr o plano em prática. Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde vão até a venda de Seu Elias. O Dono da Venda os serve. A Turma do Sítio começa a falar que Dona Benta vai fazer uma criação de feras. Seu Giba e Seu Tadinho ouvem. Tio Barnabé cuida das plantas para não dar mosquitos da dengue. Rabicó chega e pede um facão. Dom Quixote e Sancho Pança chegam ao Sítio. O Cavalheiro vê lençóis na varanda e acha que são fantasmas. Quixote vai atacá-los. Nastácia chega e fica brava. Dom Quixote a confunde com Dulcinéia. Seu Giba e Seu Tadinho decidem vender as terras pelo preço oferecido. A Turma comemora. Depois, Benta, Giba e Tadinho assinam o contrato de venda. Os dois vão embora. A Avó pergunta o que a turma fez. Nastácia chega e fala sobre o louco lá fora. Todos vão ver. Benta fica pasma ao ver Dom Quixote. Sancho Pança pede para ficar morando no Sítio, pois esqueceu de trazer sua casa. Benta aceita. Barnabé, Quindim, Conselheiro, Rabicó, Visconde, Pedrinho, Narizinho e Emília montam a cerca de divisa das Terras Novas. Os Personagens do Reino da Fantasia estão a caminho. Emília vê. Pedrinho entrevista Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau. Branca de Neve dá um beijo no menino. A Princesa mando os Sete Anões construírem o castelo. Emília pergunta onde está o Príncipe. Branca diz que ele está caçando. Cuca observa pela Bola de Cristal e quer mandar todos embora. A Bruxa decide ter Branca de Neve como vítima. Peter Pan apresenta os meninos perdidos a Pedrinho. Capitão Gancho quer colocar o Mar no Castelo de Branca. O Marinheiro chamado Starkey avisa que lá já é o castelo. O Pirata quer raptar os Sete Anões. Dom Quixote vê o livro de Miguel de Cervantes e avisa que está tudo errado. Um Grito de socorro escoa. Visconde vai ver o que é. O Sabugo chega ao Cedro Grande. Emília, Pedrinho e Narizinho dizem que o Polegar está em apuros. O Pequenino havia entrado na casa do casal de João - de - Barro e que agora, estão atacando-o.


Capítulo 3 - Peter Pan pede ajuda a Pedrinho!


Visconde sobe em cima da árvore para ajudar o Pequeno Polegar a se livrar dos pássaros. O sabugo acaba caindo e aparece a Quimera, um monstro grego com cabeça de leão, cabra e serpente. A turminha foge de medo. O ser mitológico fica amiga do Visconde. Quimera aceita levar o sabugo para o sítio. Pequeno Polegar acaba caindo de cima da árvore e quebra a perna. Dom Quixote dorme um pouco no sofá da sala. Sancho Pança adora a comida da Tia Nastácia. Os personagens continuam se instalando nas novas terras do sítio. Cuca procura um feitiço para empedrar os personagens do Reino da Fantasia. A Bruxa encontra e descobre que precisa de um fio de cabelo da vítima. Quimera chega no Sítio. Benta e Nastácia desmaiam. Depois, Barnabé vê e acorda as duas. A Turma conversa com Belerofonte. Quimera aparece com o Visconde. Belerofonte conta que a monstra não é mais do mal. Dom Quixote chega e quer atacá-la pensando que é o Mágico Freston. Sancho Pança pega o Conselheiro para ele montar, pois não achou o Rocinante. Nastácia chega e o acalma com os bolinhos. O Cavalheiro Andante beija a cozinheira e a chama de Dulcinéia. Belerofonte também aprova os bolinhos de "Dulcinéia". A Turma conversa na jabuticabeira. Peter Pan voa procurando os meninos. Pedrinho o vê e grita. O Menino que não quer crescer avisa que Capitão Gancho mandou Starkey raptar a Sereia Serena.


Capítulo 4 - Dona Carochinha quer pedir a ajuda da Cuca!


Pedrinho tem a ideia de disfarçar Sancho Pança de Capitão Gancho para salvar a Serena. Emília também tem a ideia de Visconde ir convidar o pirata para um café. Enquanto isso, os piratas amarram a Sereia Serena. A Sereia pede um pouco de água, mas Gancho descobre o plano. Tio Barnabé conta a história do Jabuti para o Polegar e Quindim. O Rinoceronte se emociona com a história, mas o pequenino não gosta. Visconde convida o Capitão Gancho para um café com bolinhos. O Pirata pergunta sobre Peter Pan, mas o sabugo começa a falar do Peninha. Branca de Neve e seu Príncipe brigam por causa das caças. Cuca observa e tem uma ideia. Peter Pan e Pedrinho disfarçam Sancho de Capitão Gancho. Rabicó chega e o escudeiro quer comê-lo. Sancho desiste, mas Pedrinho o convence com um leitão assado. Dom Quixote promete cuidar de Benta e Nastácia. Visconde chega e avisa que Gancho está a caminho. Pedrinho e Peter vão salvar a sereia. Conselheiro conversa com Pégaso, Rocinante e o cavalo de Sancho. Emília, Narizinho, Nastácia e Visconde arrumam o café com bolinhos. Capitão Gancho aparece e fica pasmo com a mesa. Emília e Narizinho trocam olhares. Depois, Capitão Gancho fica furiosa ao saber que não tem vinho. Emília fica brava e briga com o capitão. Dom Quixote chega e fala uma de suas façanhas. Gancho avisa que um tal de Barrie inventou que Peter Pan lhe derrotou. Cuca se disfarça de princesa encantada. O Príncipe se aproxima e foge ao perceber que é um monstro. O falso Capitão Gancho manda os piratas soltarem a sereia. Quindim, Polegar, Sherazade e os Sete Anões tocam música. Branca de Neve fica triste com o seu príncipe. Cinderela a consola e a convida para ver os sapatinhos de cristal novos. Pedrinho tem a ideia de levar a Sereia para o Sítio. Peter Pan gosta da ideia. Cuca transforma o Príncipe da Branca de Neve em sapo. Dona Carochinha vê e quer pedir ajuda a Bruxa para ter seus personagens de volta!


Capítulo 5 - Belerofonte, Sancho e Quixote vão embora!


Sancho, Pedrinho e Peter Pan levam a Serena para o Sítio. A Sereia não gosta da sua nova casa: o laguinho. Cuca ordena que Carochinha leve os personagens embora. A Barata avisa que quer um acordo. A Bruxa aceita, mas quer que ela deixe um príncipe. Cuca faz um feitiço no livro de Carochinha e ele vira uma espécie de aspirador de personagens. A Barata vai embora e quer enganá-la. Serena fica triste com o seu lago. Peter e Pedrinho querem colocar sal na água. Emília, Narizinho e Belerofonte chegam e ficam pasmos. A Turma vai chamar Dona Benta. Belerofonte promete levá-la de volta. Capitão Gancho chega e o desafia. Dona Carochinha prende Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. Sancho admira as panelas de Nastácia. Dom Quixote vê o seu escudo no fogo e tenta salvá-lo, mas queima a mão. A Cozinheira oferece os bolinhos. Dona Carochinha prende Cinderela, Sherazade, os anões e Polegar no livro. Belerofonte e Capitão Gancho lutam. O Heroi Grego derruba o pirata, que foge. Serena fica encantada. Peter e Pedrinho chegam. Belerofonte leva Serena embora. Pedrinho e Peter ficam tristes, mas vão ver algo. Dona Carochinha tenta prender Saci no livro, mas ele faz um redemoinho. A Barata fica tonta. Sancho vê Rabicó e quer assá-lo. O escudeiro corre atrás do porco. Belerofonte leva Serena para o mar. O Heroi Grego se declara, dizendo estar apaixonado. A Sereia avisa que não é possível. Peter Pan e Pedrinho consolam Belerofonte. Rabicó pede ajuda a Tia Nastácia. A Cozinheira o defende e oferece uma polenta. Sancho fica feliz. Rabicó foge. Branca de Neve beija seu príncipe e ele volta ao normal. Dona Carochinha aparece e prende os dois. Cuca observa pelo Caldeirão e fica furiosa. A Bruxa faz um feitiço. Os personagens saem do livro. Carochinha é presa. Todos ficam felizes. Belerofonte se despede do pessoal do Sítio. O Heroi avisa que Quimera voltará ao Bairro Grego. Belerofonte vai embora com Pégaso. Tia Nastácia devolve o escudo para Sancho. Depois, Dom Quixote e Sancho vão embora. Nastácia pergunta para Dona Benta se ela não acha que os personagens morando do lado do Sítio vão dar confusão. A Avó responde que, como toda boa história do Sítio do Picapau Amarelo, tem um Final Feliz.






Capítulo 6 - Visconde fica pasmo com a ideia de Emília!


Emília, Pedrinho, Narizinho e Quindim observam Polegar fazendo algumas acrobacias. Um fazendeiro avisa Benta que o Pégaso estragou a plantação de milho. A Avó percebe que os personagens estão causando problemas e promete dar um jeito. O Fazendeiro vai embora. Nastácia traz um café. Branca de Neve chega chorando. Capitão Gancho descobre que transformaram a Hiena dos Mares em um iate, o Beija - Flor das Ondas. Branca de Neve conta que o seu príncipe o abandonou. Narizinho e Emília levam a princesa para o quarto. Pedrinho fica pensativo. Rabicó vê um pneu com água parada e avisa Barnabé. O Velho presenteia o porco com uma abóbora. Rabicó havia feito isso para ganhar comida. Tia Nastácia fica atrapalhada com os Sete Anões em sua cozinha. A Cozinheira tenta expulsá-los, mas não consegue. Pedrinho, Narizinho e Emília tentam consolar Branca de Neve. Capitão Gancho quer fazer algo. Emília avisa Pedrinho e Visconde que quer que Branca se case com o Príncipe Codadade. O Sabugo tem a ideia de fazer um lanche para ver se há algum interesse. Dona Benta observa seus e-mails. Tia Nastácia chega e avisa que vai embora do Sítio. Benta avisa que vai conversar com os anões. Visconde convida o Príncipe Codadade para o lanche. O Sabugo e o príncipe observam a dança dos sete véus. Tia Nastácia começa a gostar dos sete anões. Branca de Neve continua chorando. Tia Nastácia e os sete anões servem a mesa. Visconde chega e avisa que tem um príncipe querendo entrar. A Princesa acha que é o seu príncipe. Elias serve vinho para o Capitão Gancho. O Pirata fala mal de Dona Benta e o vendedor fica bravo. Príncipe Codadade faz uma brincadeirinha com Branca de Neve. Emília tenta usar o Faz - de - Conta, mas nada acontece. Pequeno Polegar, Quindim, Conselheiro e Rabicó brincam. Saci chega e some com o pequenino. Visconde conta que só Eros pode fazer Branca se apaixonar por Codadade. O Sabugo conta a história do deus do amor. Emília sai para ter uma conversinha com Eros. Visconde fica pasmo.


Capítulo 7 - Branca de Neve em perigo!


Dona Benta diz para Emília que ela precisa refletir sobre os personagens. A Boneca diz que ela precisa refletir ao lado dos sábios gregos. Emília vai procurar Pedrinho e Narizinho. Nastácia e Barnabé ficam com medo de ir ao Bairro Grego. A Avó consegue convencê-los a ir. Quindim, Conselheiro e Rabicó procuram Polegar. Dona Benta chega e pede para eles cuidarem do Sítio. Eles aceitam. Saci fica amigo do Pequeno Polegar e se divertem juntos. Emília está com o bodoque do Pedrinho e coloca em sua canastra. Depois, todos chegam no Bairro Grego e Hermes os guia durante o passeio. Todos observam os Sátiros e as ninfas. Emília pega sua canastra com o Visconde e descobre através de Hermes onde é a casa de Eros. A Boneca chega lá e troca o bodoque do Pedrinho com o arco e três flechas do cupido. Capitão Gancho chega ao Sítio e tenta convencer Quindim, Rabicó e Conselheiro a se unirem a ele para roubar o Sítio do Picapau Amarelo. Os três não aceitam. O pirata sai bravo e vai para a venda do Elias, onde encontra três ajudantes para a sua maldade. Saci e Polegar vêem Gancho e os ajudantes no Sítio. O personagem sai para avisar os animais. Saci foge. No bairro grego, todos sentam para descansar. Um Sátiro captura a Branca de Neve. Todos ouvem os gritos da princesa e ficam pasmos.


Capítulo 8 - Capitão Gancho se torna dono do Sítio!


Pedrinho e Tio Barnabé vão trás de Hermes, enquanto o resto vai atrás de Emília. Pequeno Polegar avisa Rabicó, Quindim e Conselheiro que Capitão Gancho está planejando uma ataque-surpresa. O Porco foge e acaba ficando entalado numa lata de lixo. Os Sátiros não cuidam de sua higiene. Branca de Neve fica com saudades dos sete anões. Cuca comemora as suas férias na praia. A Bruxa espera pelo Beija - Flor das Ondas. Narizinho, Visconde, Benta e Nastácia encontram Emília. A Boneca joga o pirlimpimpim no Visconde e ele vai atrás de Codadade. Quindim, Rabicó e Conselheiro conseguem expulsar os capangas do Sítio. Branca de Neve não gosta da dança dos sátiros. Pedrinho conta um plano para Barnabé. Candorra, Margarida e Teodorico não encontram mantimentos na venda do Elias. Os Sete anões distraem os sátiros. Pedrinho e Tio Barnabé fogem com Branca de Neve. Os seres mitológicos vêem e correm atrás deles. Visconde e Codadade surgem e os sátiros fogem. A Princesa agradece o Príncipe, mas acaba dizendo asneiras. Emília joga a flecha do cupido nos dois e eles se apaixonam. Quindim, Conselheiro, Rabicó e Polegar vão comer jabuticabas. Capitão Gancho está escondido em um arbusto. Benta, Narizinho e Nastácia descobrem o que aconteceu. Todos riem das asneiras da Emília. Príncipe Codadade e Branca de Neve se beijam. Os Sete Anões comemoram. Capitão Gancho faz Quindim, Conselheiro e Rabicó desmaiarem e corre atrás de Polegar. Codadade e Branca anunciam o casamento. Polegar decide avisar Benta sobre a invasão de Capitão Gancho. Teodorico vai falar com Benta e encontra Capitão Gancho. Quindim, Rabicó e Conselheiro acordam. Os animais descobrem que o Sítio foi roubado. O Porco, o rincoronte e o Burro Falante vão para o terreiro ver a varanda do segundo andar. Lá está Capitão Gancho, que avisa que o Sítio do Picapau Amarelo é seu e quem não obedecê-lo irá para a prancha.


Capítulo 9 - Pedrinho em apuros!


Capitão Gancho se torna dono do Sítio. A Turma, Benta, Nastácia e Barnabé chegam ao palácio de Codadade e ficam maravilhados. No sítio, Teodorico está amarrado na cadeira e Gancho furioso. Todos se preparam para o casamento de Branca de Neve nas Mil e uma Noites. Nastácia ajuda na cozinha. Emília, Narizinho Branca e Codadade conversam sobre os convidados. Cuca volta para a gruta. Saci aparece e rouba a boia de jacaré da bruxa. No Bairro grego, Hermes confere os convites do casamento. Cíclope, o gigante de um olho só, aparece furioso por não ter sido convidado. Depois, no casamento, começa a celebração. Polegar aparece e fala para Visconde que o pirata invadiu o Sítio do Picapau Amarelo. O Sabugo conta para Pedrinho, que conta para todos. Benta decide voltar. Cíclope aparece. Os convidados correm. Branca e Codadade ficam pasmos. O príncipe e Pedrinho pegam arco e flecha e atiram no olho do gigante, que foge. Benta avisa Branca que eles vão voltar ao Sítio. Emília joga o pó de pirlimpimpim no carro e todos chegam no Sítio. Pedrinho observa na janela Teodorico oferecendo comida para Gancho. O coronel virou criado do pirata. Saci aparece na varanda e encontra Pedrinho. O Menino pega a boia que Saci roubou da Cuca. Saci leva o neto de Benta até o quarto dele. Pedrinho amarra um relógio na boia e vai na sala. O menino coloca a boia em cima do sofá, enquanto Gancho e Teodorico dormem. O neto de Dona Benta vai sair, mas o gancho do pirata fica preso em seu bolso.


Capítulo 10 - Os personagens vão embora!


 Pedrinho consegue se livrar do Capitão Gancho e coloca a boia em cima do sofá. Pedrinho sai da casa. O Pirata acorda e vê o falso jacaré, ele foge de medo. Amanhece. Dona Benta fala com Teodorico e descobre que a população do Arraial está sofrendo com a vinda dos personagens para a região. Emília joga uma flecha na Tia Nastácia e a cozinheira fica apaixonada por tudo o que vê pela frente. Benta conversa com os personagens e eles aceitam a deixar o Sítio. As visitas vão embora. Anoitece. Todos percebem que a janta está ruim. A avó acha que Nastácia está doente. Emília usa seu faz de conta e a cozinheira volta ao normal. Depois, Nastácia faz uma nova comida e todos aprovam.




Capítulo 1 - Cuca obriga Saci a jogar a poção no Pedrinho!


A turminha do sítio brinca de cavaleiros. Na mata, Cuca está preparando uma maldade para o Pedrinho, ela vai fazer o menino ser um personagem de histórias. A Bruxa obriga o Saci a jogar a poção no neto de Dona Benta. Um novo amiguinho chega para o Arraial, o sobrinho do Teodorico. O Coronel e o Elias esperam pelo menino, ele chega. A Turminha faz a Dona Benta contar a história do Dom Quixote para eles aprenderem mais e poderem continuar brincando de cavaleiros do Picapau Amarelo.


Capítulo 2 - Cuca quer denunciar o Saci!


a Dona Benta para a história e vai continuar no dia seguinte. Amanhece e o Coronel Teodorico leva seu sobrinho, o Ênio, para passar um tempo no sítio. Todos vão pescar. O Saci mistura um monte de poções para a magia da Cuca dar errado. Em vez de o Saci jogar no Pedrinho, ele joga no sobrinho do Coronel. Ênio se transforma no personagem do livro que ele estava lendo, o Mogli. A turminha volta para o sítio e vêem o triciclo que virou biblioteca ambulante. Emília é que deu o nome de bicicloteca. A Cuca está prestes a denunciar o Saci para o Concema (Conselho dos seres da mata).


Capítulo 3 - Ênio se transforma em Robin Hood!


Dona Benta para de ler o livro de Dom Quixote e no dia seguinte ela vai ler mais um capítulo. O Ênio aparece no sítio transformado no Conde Drácula, tudo porque ele leu o livro do vampiro. O sobrinho de Teodorico assusta Emília e Narizinho. Ele foge pela janela e o efeito acaba. Começa o julgamento do Saci, está uma verdadeira confusão. A turminha junto com o Ênio foram para o Arraial com a bicicloteca. O sobrinho do Coronel Teodorico lê o livro de Robin Hood e se transforma no personagem, ele coloca o sorveteiro para correr.


Capítulo 4 - Ênio se transforma em Dom Quixote!


Ênio transformado em Robin Hoody distribui sorvete de graça para um monte de criança. Depois que ele voltou a ser menino, toda turminha volta para o sítio. Dona Benta continua a contar a história do Dom Quixote. O julgamento do Saci continua, até o Tio Barnabé dá um depoimento sobre o moleque. O velho ajudou o Saci sem saber. Ênio sai no meio da história, pois estava com medo de se transformar no cavaleiro andante. O Sobrinho do Coronel Teodorico vai para o quintal e se transforma no Dom Quixote. O Menino está prestes a atacar o Quindim, o Rabicó e o Burro falante.


Capítulo 5 - Ênio vai embora!


o sobrinho do Teodorico se destransformou em Dom Quixote e todos foram dormir, menos o Pedrinho que foi ao julgamento do Saci. Não é que o molequinho de uma perna só se livrou da acusação e por causa da Cuca ter feito uma acusação falsa ela teve que desfazer o feitiço do Ênio. O Pedrinho que descobriu toda a verdade foi falar pra todos e a Emília notou que o sobrinho do coronel tinha sumido junto com a Narizinho, na verdade o menino se transformou na Fera da História da Bela e a Fera, ainda bem que a Cuca acabou com toda essa história. A Dona Benta acabou a história do Dom Quixote e todos já estão morrendo de saudade do Ênio.






Capítulo 1 - Um monstro dos mais perigosos rapta Tia Nastácia!


Algo está rondando o Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta conta a história dos deuses gregos e dos titãs. Tia Nastácia conta que ela sabe outro tipo da criação do mundo. A Cozinheira conta. Visconde conta que os cientistas acreditam que a criação vem através do Big Bang. Pedrinho gosta da história do sabugo. O ser misterioso ouve e vai embora. Amanhece. Tia Nastácia coloca um prato de bolinhos na janela. Pedrinho e Narizinho combinam de ir tomar banho no ribeirão. Dona Benta decide ir junto. Nastácia vai pegar os bolinhos. Cuca toma banho de sol. Saci cansa de servir a jacaroa. Tia Nastácia percebe que os bolinhos sumiram. Visconde acorda. Dona Benta diz que está muito quente. Nastácia acha que Rabicó pegou os bolinhos e vai procurá-lo. Emília quer se mudar para o Olimpo. Nastácia vê o ser misterioso e grita por socorro. Benta, Visconde, Narizinho, Pedrinho e Emília se assustam com o grito. Conselheiro procura no dicionário o significado da palavra dengue. Cuca acha que está muito calor. A Bruxa faz nevar. Pedrinho diz que não há nem sinal de Tia Nastácia. Todos se preocupam. O Menino e Tio Barnabé vão procuar a cozinheira. Visconde encontra um pelo no pote. Tio Barnabé diz que escuta uns passos pesados e não é de onça. Visconde descobre quem raptou Nastácia. Casca e Cascadura dizem para Emília que viram um monstro levar Nastácia. Tio Barnabé e Pedrinho voltam ao Sítio. Emília chega e diz que tem uma revelação a fazer. Visconde chega e também tem uma revelação: um monstro raptou Tia Nastácia. Emília diz que já sabia. O Sabugo diz que foi um monstro grego, e dos mais perigosos. Todos ficam pasmos.


Capítulo 2 - Zeus descobre Emília, Pedrinho e Visconde!


Dona Benta não acredita o que aconteceu com Tia Nastácia. Narizinho chora pelo sumiço da cozinheira. Saci acaba virando um boneco de neve. Cuca pega um resfriado. Pedrinho tem a ideia de ir até a Grécia para salvar Nastácia. Dona Benta aceita. A Avó encontra Tio Barnabé chorando, mas ele diz que um cisco caiu no seu olho. Benta pede que o velho cuide do Sítio enquanto ela e as crianças vão atrás de Tia Nastácia. Visconde fabrica bastante pirlimpimpim e todos partem para a Grécia. A Turma chega na Grécia. Emília usa o Faz - de - Conta para todos falarem a mesma língua. Cuca espirra e acaba transformando o termômetro em um buquê de flores. Saci vai fazer algo. Dona Benta se surpreende ao conhecer Fídias, um grande escultor. Saci pega o pito do Tio Barnabé e o engana, avisando sobre o resfriado. O velho faz um trato com o pererê, e entrega umas ervas. Saci pega as ervas e some com o pito. Benta explica quem é Fídias. O escultor grego fica pasmo ao ver o Visconde. Todos vão conhecer Péricklis, mas eles se lembram de Nastácia. Narizinho e Benta vão conhecer o filósofo. Emília, Pedrinho e Visconde vão até a Grécia Mitológica. Eles acabam chegando no Olimpo. Zeus passa por ali e Visconde se surpreende. A Turminha segue o deus dos deuses. Zeus diz a Afrodite que Eros está flechando muitas pessoas. Zeus sente a presença de mortais no local e quer atacá-los com seus raios!


Capítulo 3 - Uma esfinge surpreende a turminha e Heleno!


Fídias apresenta Péricklis a Benta e Narizinho. A Avó diz que elas são do futuro. O filósofo fala sobre as olimpíadas. Narizinho fala sobre Jesus Cristo. Fídias e Péricklis ficam confusos. O Filho de Hércules aparece no Olimpo. Zeus percebe que é ele o mortal, o único mortal que pode ir ao seu templo. Zeus arma um plano para salvar seu filho da Hidra de Lerna. Pedrinho quer ver os doze trabalhos um por um. Dona Benta diz a Fídias e Péricklis que eles serão muito famosos. O filósofo faz questão que eles sejam suas hóspedes. Saci prepara o chá para o resfriado da Cuca. Uma grega diz para Benta e Narizinho que Sócrates irá almoçar com eles. No Olimpo, vários deuses comem o néctar e o manjar dos deuses. A Turma consegue pegar um pouco da comida dos deuses e come. Dona Benta e Narizinho falam das batatas para vários gregos. Sócrates chega. A Avó desmaia. Depois, Dona Benta acorda. Todos percebem que nesta época Sócrates ainda não é filósofo. A Avó diz que ele é mais sábio que os outros. Narizinho vai brincar. Benta diz que Sócrates será o melhor filósofo. A Turminha anda pela Grécia. Visconde vê um Heleno e Pedrinho pergunta sobre Nastácia. Heleno diz que eles podem perguntar ao Oráculo. Emília abre sua torneirinha de asneiras. Narizinho troca uma pulseira por uma estátua de Fídias. Cuca toma o chá. A Bruxa sara e pede obrigado. Saci fica pasmo ao perceber que sua prima ficou carinhosa. Dona Benta diz que no futuro haverá apenas um deus. Os gregos ficam bravos. Tia Nastácia cozinha para o monstro. Heleno e a turma estão a caminho do oráculo. Uma esfinge surge.


Capítulo 4 - Como salvar Tia Nastácia?


A Esfinge pergunta o que anda com os pés na cabeça. Dona Benta pede para Narizinho devolver a estátua, pois a pulseira não vale nada. Fídias presenteia a menina com a estátua. Emília adivinha o enigma da esfinge e passa. O ser da Grécia faz mais um enigma para Pedrinho. Cuca quer dar presentes para todos do Sítio. Saci estranha o comportamento da prima. Pedrinho adivinha o enigma e passa. Esfinge pergunta o que é que mais pesa no mundo. Visconde diz a canastra da Emília. A Esfinge o deixa passar, pois é um sabugo. Heleno empaca com mais um enigma. Dona Benta fala sobre o teatro grego. Sóflokis chega e a avó o conhece. Visconde consegue enganar a esfinge e Heleno consegue passar. A Esfinge ataca e todos fogem. Tia Nastácia faz bolinhos para lembrar de todos do Sítio. O Monstro misterioso aparece. A Cozinheira fica pasma. Emília, Pedrinho, Visconde e Heleno chegam perto do Oráculo. O grego diz que eles devem entregar um presente. Emília tem a ideia de dar o Visconde. O Monstro apenas come os bolinhos. Tia Nastácia acha que será a sobremesa. Dona Benta conta uma história da tragédia de Corinto para Narizinho e Sóflokis. O poeta pergunta como ela sabe disso. Emília diz que Visconde deve fugir depois de ser entrega à Pítia. Cuca leva presentes para todo mundo. Tio Barnabé estranha e diz que eles foram para a Grécia. A Bruxa deixa os presentes para entregar depois. A Turma entrega o Visconde para a Pítia. A vidente aceita e diz um enigma e ninguém entende. Emília diz que quando ela entrar em transe o Visconde foge. O Teatro Grego irá começar. Emília descobre o enigma. Visconde chega. Todos percebem que Nastácia estpa na Ilha de Creta presa com o Minotauro. Conselheiro distribui livros com a bicicloteca. Cuca aparece e as crianças foge. A Bruxa doa livros de bruxaria. Emília, Pedrinho e Visconde chegam do lado de fora do labirinto. O Sabugo diz que quem entra nunca mais sai. Emília se preocupa em como salvar Tia Nastácia.


Capítulo 5 - Rabicó foge com o néctar dos deuses!


Pedrinho, Emília e Visconde entram no labirinto e usam carretéis de linha para marcar o caminho. Dona Benta e Narizinho vêem a peça que conta a história de Édipo, o rei. As duas se emocionam. Saci não aguenta mais a Cuca o tratando com carinho e pede ajuda para Barnabé. O velho não sabe o que fazer. Saci volta para a gruta e procura no livro da bruxa alguma receita de poção para fazer Cuca voltar ao normal. No labirinto, Emília, Visconde e Pedrinho chegam em um local com odor ruim e vêem o Minotauro. Visconde é o escolhido para ver se encontra Nastácia. O Sabugo se aproxima no monstro e pega o que ele come da tigela. Visconde leva para o menino e para a boneca e eles reconhecem o alimento: os bolinhos de Nastácia. Saci faz uma poção e dá para Cuca tomar. A Bruxa toma e volta ao normal. No labirinto, os três aventureiros encontram Tia Nastácia, que fica feliz. Pedrinho joga o pirlimpimpim e eles param no tempo de Péricles. Benta e Narizinho estão conversando com os filósofos e ficam felizes ao ver a cozinheira. Todos se despedem dos gregos e partem para o Sítio do Picapau Amarelo. Antes de partir, Nastácia fez bolinhos para os gregos, que vão lembrar para sempre daqueles visitantes mágicos. Rabicó diz para Barnabé que se Nastácia aparecer ele vai se oferecer para ser sacrificado pelos deuses. Nastácia e os outros aparecem. O porco diz que estava brincando e pega o néctar dos deuses da mão de Emília. A Boneca corre atrás do porco. Barnabé abraça a cozinheira e todos riem.






Capítulo 1 - Capitão Gancho e Marinheiro Popó lutam!


Narizinho joga pedrinhas no laguinho. Pedrinho faz uma manobra radical de skate. Os primos vão assistir ao programa de televisão Tony Power. Dona Benta lê as memórias de Monteiro Lobato. Emília a atrapalha e resolve escrever as suas memórias. A boneca diz como escreverá depois de sua morte. Rabicó e Tio Barnabé conversam. Uma porquinha anda por ali e o porco vai falar com ela. Emília chama Visconde para escrever as suas memórias. A boneca dita as memórias da parte em que nasceu. A marquesa deixa o sabugo escrevendo e vai conversar com o Quindim. Dona Benta e Tio Barnabé andam de carro. Algo acontece no carro. Um homem aparece e avisa que entende tudo de mecânica. O homem se apresenta como Mário Machado. Mário olha o motor. Rabicó conversa com a porquinha. Matilde diz que fugiu da fazenda do Coronel Teodorico. Mário conserta o carro de Dona Benta. A avó o convida para um lanche no Sítio. Visconde conta as memórias. O sabugo conta quando Emília mostrou o sítio para o anjinho. Nas memórias, Pedrinho e Peter Pan ouvem o grito de Narizinho, que foi raptada pelo Capitão Gancho. O pirata dá um soco em Pedrinho e Peter Pan e eles voam longe. Quindim e Conselheiro percebem que Rabicó está interessado em Matilde. Mário Machado conversa com Benta, Barnabé e Nastácia. O homem misterioso diz que é escritor e que não tem ideias. A avó decide ajudá-lo. Nas memórias, Capitão Gancho amarra Peter e Pedrinho. O pirata que se cuide, pois o Marinheiro Popó também veio no navio. Os dois começam a lutar.


Capítulo 2 - Barnabé flagra Mário Machado!


Visconde continua as memórias. Ele lembra de como o marinheiro lutou com o Capitão Gancho e salvou Pedrinho, Narizinho e Peter Pan. Gancho, bravo, mandou os seus piratas atacarem. O marinheiro Popó tomou mais açaí, ficou forte e espantou os comparsas do pirata. Só que ninguém imaginava que o heroi foi ao Sítio para levar o anjinho embora. Fora das memórias, Rabicó está apaixonado pela Matilde e pede conselhos ao burro falante. Benta está na sala com Mário Machado. Nastácia chega dizendo que tem uma cobra na cozinha. Mário vai até lá e joga a cobra para fora da janela com um pedaço de madeira. Depois, a avó convida o escritor a passar um tempo no sítio para escrever seu primeiro livro. Ele aceita. Nas memórias, Emília chega e continua ditando para o sabugo. Ela lembra de quando trocou as latas de açaí de Popó. A Bonecalevou o açaí para Pedrinho e Peter, que tomaram. Os dois meninos lutaram com o marinheiro e o espantaram. Emília sai da biblioteca e deixa o sabugo escrevendo. Visconde decide escrever sobre o seu invento: o periscópio do invisível. No Sítio, Benta deixa Mário á vontade na sala. O homem sai procurando por algo nos móveis. Mário tira um quadro do lugar e encontra um cofre. Barnabé chega e vê o visitante mexendo nas coisas da sala.


Capítulo 3 - Mário encontra as joias de Dona Benta!


Mário inventa que o quadro estava torto e foi endireitá-lo. Tio Barnabé fica desconfiado. Visconde continuas as memórias. O Sabugo conta do seu periscópio do invisível. Todos vão observar os cogumelos. Emília vê vários sacizinhos. Narizinho quer ver, mas acaba quebrando o objeto. Visconde fica triste e acaba sumindo. Tia Nastácia entrega o café para Mário. Tio Barnabé diz para a cozinheira que está desconfiado. Rabicó corre atrás de Matilde. Conselheiro aconselha o porco a fazer poemas para a porquinha. Mário continua mexendo pelas coisas da sala. Dona Benta surge e o homem disfarça. Mário diz que gosta de escrever seu livro à mão. Barnabé observa. Rabicó diz um verso para Matilde e a porquinha se apaixona. Emília dita a sua parte das memórias: Pedrinho prende o Saci novamente para ajudá-lo a encontrar o Visconde. Conselheiro entrega mais um poema para Rabicó. Nas memórias, Saci teme que o Visconde foi capturado pela Cuca. O Pererê encontra o sabugo abaixo de uma jaca. Mário inventa para Dona Benta que não sabe como escrever uma parte de seu livro. A avó diz que as pessoas costumam colocar datas de aniversário como senhas de cofres. Mário fica feliz e Benta vai dormir. Rabicó come a poesia de Conselheiro. Tia Nastácia conta para Mário que Benta faz aniversário no dia 16 de dezembro. Visconde conta como todos se comoveram com a seu esmagamento, pois uma jaca caiu em cima dele. Emília, Pedrinho, Narizinho e Saci tentam usar o Faz-de-Conta para salvar o sabugo, mas nada funciona. Pedrinho tem a ideia de levar para Tia Nastácia. Enquanto todos dormem, Mário usa a data de aniversário de Benta no cofre. O homem guarda as joias.


Capítulo 4 - Pedrinho descobre Mário Machado!


Mário pega as joias de Dona Benta e fecha o cofre. Amanhece. Emília acorda Visconde para ele voltar a escrever as memórias. O Sabugo conta de quando Pedrinho trocou o sabugo velho por um sabugo novo e fez ele voltar a viver. Agora o sabugo aprendeu a lição: nunca mais vai ficar em baixo de jaqueira. Benta toma café da manhã e Nastácia a serve. Mário aparece e dá um buquê de flores para a avó. Ele diz que é uma maneira de retribuir a hospitalidade. Emília pega as folhas e conta nas memórias quando encontrou Tony Power e viveu inúmeras aventuras com ele. Visconde diz que é mentira, mas a boneca continua escrevendo. Rabicó come a poesia escrita em um papel de pão e quando Matilde aparece, ele esquce o poema. A porquinha vai embora. No almoço, os netos de Benta perguntam para Mário várias coisas e algumas perguntas o deixam sem respostas. Os primos saem para pescar. Barnabé encontra Pedrinho no quintal e fala da desconfiaça de Mário. O menino sai pelo Sítio procurando informações do suspeito e descobre que ele jogou uma cobra no quintal. Pedrinho pasmo, pois Barnabé o deu uma cobra de plástico que achou no quintal. Mário sai para vender as joias. Depois, Narizinho encontra o caderno de anotações do homem e estranha, pois não tem nada anotado. Pedrinho chega e diz que vovó está sendo enganada.


Capítulo 5 - Emília termina as suas memórias!


Pedrinho conta sobre a cobra de plástico. Narizinho pergunta se eles devem falar para Benta. A avó aparece e os primos desmentem. Benta diz que vai ao Arraial com Nastácia. Rabicó chora pela perda de Matilde. Quindim e Conselheiro o consolam. O leitão se lembra da lata de lixo e vai comer. Narizinho e Pedrinho encontram disfarçes, documentos falsos e uma notícia sobre os roubos de Mário Machado. Visconde escreve coisas terríveis sobre Emília. A boneca aparece e quase vê o que ele escreveu. Emília dita a continuação das aventuras com Tony Power. Narizinho conta para Quindim, Conselheiro e Barnabé sobre Mário. A menina conta um plano. No capoeirão, Pedrinho chama pelo Saci. O menino diz para o pererê que tem um ladrão no sítio e conta o plano. As aventuras com Tony Power terminam. Visconde fica bravo com as novas ideias e vai embora. Benta e Nastácia estão a caminho do Arraial. As duas ouvem no rádio uma notícia sobre Genivaldo das Neves, um dos nomes falsos de Mário. A avó desconfia que o escritor seja um ladrão e se preocupa com as crianças. A cozinheira dá a ideia de voltar ao Sítio. Todos montam armadilhas pelo Sítio. Mário volta ao Sítio. Conselheiro vê e avisa Pedrinho. As joias de Dona Benta não valem nada e ele decide ir embora. Mário escorrega nas bolinhas de gude, cai na armadilha do balde de água na porta, escorrega no tapete. O ladrão vê Quindim e foge e cai de novo devido a mais uma armadilha. Saci usa se redemoinho e amarra Mário. Emília escreve uma homenagem para todos do Sítio. Benta e Nastácia voltam ao Sítio e encontram Mário preso. Pedrinho e Narizinho fazem cócegas no ladrão. Todos batem nele. Emília continua suas homenagens. A boneca termina suas memórias e vai comer. Todos contam para o Visconde sobre Mário. Dona Benta diz que aquelas joias não valem e as que valem são Pedrinho e Narizinho. Emília chega e mostra as memórias. A boneca dedica o livro a Dona Benta. Pedrinho e Narizinho decidem escrever as suas memórias. Emília diz que eles vivem a imitando.






Capítulo 1 - Narizinho encontra uma índia no Capoeirão!


fdA turma brinca de pega-pega. Rabicó cansa e vai comer. Pedrinho dá a ideia de brincar de heroi grego. Emília é Hera, Narizinho é Atena, Pedrinho é Hércules. Visconde diz que os gregos chamavam Hércules de Heracles. Emília fica brava e o sabugo sai. Pedrinho e Narizinho vão atrás dele. Dona Benta cuida da horta. Pedrinho e Narizinho chegam. A avó explica que o Império Romano foi mais forte que o Império Grego e por isso alguns nomes foram mais famosos. Benta decide contar a história de Hércules. Quindim ajuda Tio Barnabé a catar folhas. O rinoceronte fica pasmo com a ideia de índios pela região e se assusta. Anoitece. Dona Benta conta a história de Hércules. A avó conta até a parte em que Hera combina com Rei Euristeus de mandar ele fazer doze impossíveis trabalhos. Narizinho vai tomar água e Dona Benta passa mal. A avó diz que é apenas uma tontura. Benta diz qye sabe que eles irão para a Grécia no dia seguinte. Visconde fabrica pirlimpimpim, pois também acha que irá para a Grécia. Pedrinho não consegue dormir e tem a ideia de ir para a Grécia. Amanhece. Na Grécia, Hércules consulta a Pítia que está sob domínio da Deusa Hera. A dona do Oráculo manda ele ir ao palácio do Rei Euristeus. Hera combina com o rei sobre os trabalhos. Euristeus manda Hércules matar o Leão de Nemeia a trazer a pele. Todos se preparam para ir a Grécia. Narizinho diz que não vai. Pedrinho joga o pirlimpimpim. No Olimpo, Hera fica feliz com o que o Rei Euristeus mandou Hércules fazer. Dona Benta e Narizinho conversam. Emília, Pedrinho e Visconde chegam na Grécia e encontram Heleno, aquele da aventura do Minotauro. Um leão ruge e Heleno vai esconder suas ovelhas. Hércules pede ajuda a Palas Atena para enfrentar o Leão de Nemeia. A deusa ouve e diz que não pode ajudá-lo, mas tenta. No sítio, Narizinho e Rabicó colhem jabuticabas. A menina vê uma borboleta e vai atrás. O porco come as jabuticabas. Narizinho se perde no capoeirão e ouve um choro. A menina encontra uma índia e pergunta quem ela é.


Capítulo 2 - Rei Euristeus e Hera combinam mais um trabalho!


A índia se apresenta a Narizinho como Maíra. A menina percebe que a índia está machuca. Maíra não quer voltar para a aldeia. Na Grécia, Heleno se esconde do leão. Pedrinho, Emília e Visconde se escondem em cima de um árvore. Narizinho convida Maíra para ir ao Sítio. A menina percebe que se perdeu. Saci aparece e diz que Cuiambebe, pai de Maíra, está furioso com o seu sumiço. O Pererê dá uma carona para o Sítio. Visconde não consegue subir na árvore e cai. O leão aparece e todos se preocupam. No sítio, Narizinho apresenta Maíra a Dona Benta e Tia Nastácia. Visconde consegue subir na árvore. O leão fareja alguém e Hércules aparece. Maíra diz a Benta que não quer voltar para a aldeia. Nastácia diz a Narizinho que Rabicó comeu as jabuticabas. Hércules atira flechas no leão, mas nada acontece pois o animal é invurenável. Pedrinho grita para o heroi usar a clava. Hércules enfrenta o leão. Hera observa e diz que ele não conseguirá. O leão consegue quebrar a clava. Emília tem a ideia de sufocar o leão. Pedrinho grita. Hércules faz o que o menino gritou e o leão morre. Todos comemoram. Hércules agradece a Palas Atena, pois acha que ela deu a ideia. O heroi vê a Turma do Sítio e eles se apresentam. Hércules não entende nada. Hera joga raios, pois está furiosa. Atena chega e diz que não sabe quem são as crianças. A mulher de Zeus discute com a filha. Afrodite chega e separa a briga. No capoeirão, Cuiambebe e alguns índios procuram por Maíra. Pedrinho empresta o seu canivete para Hércules. O heroi corta a pele do leão. A turma conversa. O Carro de Apolo se põe e todos vão para a casa de Heleno. Emília guarda três unhas do leão. Saci diz para Cuiambebe que Maíra está no sítio. O Líder dos índios vai atrás de sua filha. Heleno troca um canivete por três ovelhas para Hércules se alimentar. Maíra diz que não come os bolinhos, pois só come frutas. Narizinho fala de Peter Pan. Todos acordam e comem. Hércules diz que terá que ir para Micenas. Hera diz que Hércules está sendo ajudado. A mulher de Zeus diz para o Rei Euristeus mandar Hércules enfrentar a Hidra de Lerna, uma serpente com nove cabeças, sendo uma imortal.


Capítulo 3 - Hércules corre perigo!


Maíra ainda não come nada. Tio Barnabé chega e diz que a horta está pronta para colher. O velho percebe que ela só come biju. Depois, a índiazinha come. Na Grécia, Hércules e a turma chegam ao Palácio de Euristeus. Emília diz que Hera já o avisou sobre a morte do leão. Hércules diz que a pele está secando, mas o rei fica furioso. Euristeus lhe dá o segundo trabalho: acabar com a Hidra de Lerna. Atena não sabe como ajudar Hércules. O Heroi Grego diz para a turminha quem é a hidra. Pedrinho joga o pó de pirlimpimpim no Visconde para ele ir buscar a pele do leão. Hércules fica pasmo com o pó mágico. Narizinho e Maíra brincam. Quindim e Rabicó observam. O porco fica com ciúmes. A menina apresenta a índiazinha a Quindim e Rabicó. Visconde está a caminho do campo de Heleno. Tia Nastácia pergunta a Dona Benta se ela deve fazer uma cama para Maíra e diz que acha que ela é fugida. Hércules, Emília e Pedrinho encontram a hidra. O menino e a boneca se escondem atrás de uma pedra. Hércules corta uma cabeça e nascem mais duas. Cuiambebe não sabe o que fazer para encontrar Maíra. Uma coruja diz que o líder deve atacar o Sítio do Picapau Amarelo. Pedrinho dá uma tocha para Hércules. As cabeças somem, mas a imortal não queima. Hera observa. Zeus aparece e quase o flagra. A deusa também quer acabar com o seu marido. Hércules sufoca a hidra, a enterra e a tampa com uma pedra. Todos comemoram. O heroi começa a passar mal. Visconde chega ao campo de Heleno. O sabugo usa o faz de conta e a pele se curte. Visconde convence Heleno a lhe dar um carneiro para levar a pele. Visconde vai embora. Heleno tenta usar a mágica para ter os carneiros de volta, mas não consegue. Tio Barnabé convida Quindim para comer. Cuiambebe e alguns índios estão prestes a atacar o Sítio. Emília pega um dente da hidra. O heroi cai no chão. Emília e Pedrinho se preocupam com Hércules.


Capítulo 4 - Narizinho tem um recado para Cuiambebe!



Pedrinho percebe que Hércules ainda respira. Emília tenta usar o faz de conta, mas nada acontece. O menino tem a ideia de ir ao Oráculo dos Delfos para ela revelar uma planta de antídoto. Os três vão de pirlimpimpim. Dona Benta manda Tia Nastácia chamar Maíra. Conselheiro chega e diz que há varios índios no quintal. Pedrinho coloca a planta no ferimento de Hércules. O heroi grego acorda. Visconde chega com a pele do leão em cima de um carneiro. Os índios invadem o sítio e ameaçam Benta e Nastácia. Barnabé, Quindim e Conselheiro chegam e os índios ficam bravos. Hera ordena que o Rei Euristeus mande capturar a Corsa dos Pés de Bronze e os Chifres de Ouro, a protegida da Deusa Artemis. A Turma e Hércules chegam. O Rei ordena que ele traga a Corsa Sagrada, mas fica com medo da pele do leão. Narizinho e Maíra correm pela mata. A menina cai e a índiazinha continua correndo. Hércules diz para a turminha que a Corsa corre com muita velocidade. Pedrinho dá a ideia de ficar esperando na toca da corsa. Dona Benta consegue acalmar os índios. Tia Nastácia vai chamar Narizinho e Maíra. Cuiambebe diz que Maíra não lhe obedece. Hércules e a turma chegam no templo da Deusa Artemis. O heroi entra para oferecer um sacrifício. Hércules chega de volta e diz que viu a Corsa. Pedrinho diz que deve construir uma rede de cipó. Atenas enfrenta Hera e Afrodite as separa. A Turma joga o cipó na corsa. Maíra diz para Narizinho que Cuiambebe quer que ela vá à escola do homem branco. Emília descobre que as patas são mesmo de bronze. A boneca pede que corte o chifre de ouro, mas o heroi nega. Artemis diz para Atena que também irá usar a rede de cipós. A deusa da sabedoria diz que irá devolver a Corsa após mostrar ao rei. Hércules amarra a corsa. Emília tem a ideia de criar um templo. Todos usam o faz de conta e o templo fica pronto, dedicado a Dona Benta. Nastácia diz para Benta e Cuiambebe que as meninas sumiram. Narizinho chega e diz que tem um recado para entegrar ao cacique.


Capítulo 5 - Narizinho vai para a Grécia!


Narizinho diz que Maíra não quer ir para a escola. Cuiambebe nega. Dona Benta diz que pode falar com a índiazinha. Narizinho vai levar a avó. Cuiambebe manda os índios embora. Vários gregos comentam sobre os meninos que ajudam Hércules. Um vendedor vende. Uma cliente aconselha-o a vender coisas da feiticeirinha. Hera quer acabar com Emília. Hércules entrega a corsa sagrada para o Rei Euristeus. Maíra diz para Dona Benta que não quer levar bronca de professora branca. A avó da a ideia de montar uma escola na aldeia. A índiazinha concorda. No templo, Emília apelida Hércules de Lelé. O heroi está apreensivo, pois ainda não recebeu um trabalho. Um mensageiro do rei chega e entrega um pergaminho. Pedrinho lê. Ele terá que enfrentar o Javali de Erimanto. Hércules começa a rir, pois o trabalho é muito fácil. Dona Benta, Narizinho e Maíra voltam ao Sítio. Cuiambebe fica feliz. Hércules observa alguns sátiros atacando alguma ninfas e tenta atirá-los com suas flechas. O heroi percebe que eles são invuneráveis. Emília diz que cortou as pontas das flechas para ninguém morrer. Narizinho se despede de Maíra. A turma chega no caminho onde o javali passou. Pedrinho monta uma armadilha. O javali cai na armadilha. Hércules e a turma vão de pirlimpimpim até Micenas. Rei Euristeus diz para seu mensageiro que Hércules não vai conseguir provar que o javali é de Erimanto. A Turma chega com o javali. Euristeus e seu mensageiro se escondem. Narizinho e Dona Benta começam a sentir saudades da turminha. Hércules começa a ficar com fome. Emília fala da comida de Tia Nastácia. Todos sentem saudades do sítio. Narizinho encontra um pouco de pirlimpimpim no laboratório de Visconde. Pedrinho sente saudades de sua prima. Narizinho chega. Hércules conhece a menina. Narizinho diz que trouxe bolinhos de Tia Nastácia. Todos correm atrás da menina do nariz arrebitado.






Capítulo 6 - Emília e Narizinho se preocupam!


Narizinho fica furiosa ao saber que a turminha matou o Leão de Nemeia. Emília mostra algumas coisas que encontrou pela Grécia. A menina faz muitas perguntas. Emília conta tudo e Narizinho anota. No sítio, Dona Benta sente saudades de seus netos. Tia Nastácia consola a dona do sítio. Hera ordena que o Rei Euristeus mande Hércules limpar a estrebaria do Rei Áugias. Atena diz para a sua amiga coruja que Áugias é um ladrão e que o heroi não conseguirá limpar as estrabrias. Tio Barnabé diz para Conselheiro que Dona Benta está triste. O burro falante encontra Quindim e Rabicó e dá a ideia de fazer algo para alegrar a avó. Os animais vão pedir que Benta conte uma história. Pedrinho brinca de arremessar discos. Narizinho pede para Hércules contar alguma aventura. O heroi grego conta a história dos agornautas. Dona Benta conta histórias para Quindim, Rabicó e Conselheiro. A história é sobre a bruxa Medeia e seu marido Jasão. Quindim e Rabicó começam a brigar. O mensageiro do Rei chega ao templo. Pedrinho lê o pergarminho. Visconde diz que o cheiro da estrebaria é venenoso e que o Rei Euristeus pretende matar Hércules. Pedrinho dá a ideia de desviar um rio sem precisar entrar na estrebaria. Hércules fica feliz e agradece o menino. Dona Benta colhe alfaces na horta. Quindim, Conselheiro e Rabicó percebem que a avó está mais animada. Os três tem a ideia de montar um piquineque grego. Hércules conhece as estrebarias. O heroi pede cinco cavalos em troca da limpeza. Hera observa e quer se vingar. Narizinho anota como está acontecendo o trabalho. A água entra na estrebaria e limpa tudo. Na hora do pagamento, o Rei Áugias quis dar apenas um cavalo. Hércules não gosta do que o rei faz e exige os cinco cavalos. O rei apela pela violência. Emília e Narizinho ficam pasmas.


Capítulo 7 - Medéia cura Visconde!


Hércules dá uma lição no Rei Áugias. Hera fica furiosa com mais um trabalho realizado e joga uma maldição, que acaba acertando o Visconde. O sabugo fica maluco. A Turma leva ele até a Bruxa Medéia. A Feiticeira corta o sabugo em pedacinhos e o ferve. Visconde volta ao normal. No sítio, Dona Benta conta a história de Circe, a irmã de Medéia, durante o piquinique. Quindim, Conselheiro, Rabicó e Nastácia ouvem a história. Hércules recebe mais um trabalho do Rei Euristeus. E Agora? A turma já está sofrendo com mais esse trabalho.


Capítulo 8 - Emília tem medo de que Atlas não volte!


Emília dá algo para tapar os ouvidos do herói. Hércules usa os pratos e as aves fogem. Ele acaba ficando em estado de choque. A Turma vê e o ajuda. Depois, o Visconde se apaixona por uma menina grega. Mas a menina gamou no Pedrinho.No Sítio, Benta conta a histórias para todos. Hércules e seus amigos estão a caminho do palácio de Euristeus. Ele vêem Atlas, o gigante. O Herói resolve ajuda - lo e segura o mundo um pouco para ele. Atlas vai buscar um pomo de ouro. Emília tem medo de que o gigante não volte.


Capítulo 9 - Hércules tenta laçar o Touro Louco!


Hércules não aguenta muito tempo para segurar os céus. A Terra treme. No Sítio, todos sentem o tremor na hora do piquenique. Atlas chega, mas não quer mais segurar o céu. Zeus o obriga e tudo volta ao normal. Benta conta a história do gigante Atlas para todos. Depois, Hércules descobre que vai ter que enfrentar o touro louco de creta e levá - lo vivo até Euristeus. Visconde escreve uma carta de amor para a pastora Clímene. Emília descobre. O Sabugo joga o pirlimpimpim na carta e depois recebe a resposta. A boneca fica feliz, pois Visconde inventou o correio através do pirlimpimpim. Hércules e seus amigos vão com o pó até a ilha. O heroi fica desacordado com tanto pirlimpimpim, mas depois, com uma ajuda de Atena, ele acorda. Eles entram no labirinto do Minotauro e salvam Dédalo, que ficou preso. Todos saem. O Touro aparece. Todos se escondem, menos Hércules. O heroi pega a corda que Pedrinho fez com couro bovino e vai laçar o animal feroz.


Capítulo 10 - Dona Benta manda uma carta para os netos!


Pedrinho pede para Hércules deixá-lo laçar o touro. O menino consegua laçar o animal feroz. Hércules tenta segurar o touro e pula no lombo dele. O animal tenta se soltar, mas não consegue. O heroi agradece Pedrinho e diz que gostaria de tê-lo como filho. Apolónio vende objetos de Hércules e todo seu bando. O Rei Euristeus manda soltar o touro. O rei manda Hércules trazer os cavalos antropófagos de Diomédis. Todos ficam pasmos. Hércules fica bravo ao não ver nenhuma estatueta sua. O heroi enfrenta Apolonio e destroi toda a venda. Pedrinho diz que terá que enfrentá-lo. Visconde diz que um verdadeiro heroi não precisa de suas próprias estatuetas. Isto que aconteceu foi uma maldição da Deusa Hera. Emília diz que Hera lançou mais uma maldição. Todos vão ao Oráculo. Pítia foge de Hércules. O heroi pega um objeto e sai. Hércules diz que irá fazer o próprio Oráculo. Apolo aparece e avisa que ele foi longe demais. Zeus interrompe a briga. Atena diz que foi Hera que lançou o feitiço. Narizinho diz que mandará uma carta para Dona Benta. Hércules e a turma irão para Trácia. Alguns soldados levam homens para os cavalos comedores de gente. Narizinho joga o pirlimpimpim na carta. Dona Benta cuida de sua horta. A avó conversa com Tia Nastácia e Tio Barnabé. A carta chega com algumas estatuetas da turminha. Benta lê a carta que diz sobre as éguas antropófagas. A avó conta para Nastácia e Barnabé a história de Diomédis. Enquanto isso, o trabalho é comprido e Hércules joga Diomédis para as éguas. O heroi leva as éguas para Euristeus. Dona Benta termina de ler a carta. No templo, a turma e Hércules brincam. A carta chega com bolinhos. Todos comemoram. Narizinho lê a carta da sua avó. A menina sente saudades. Emília diz que o Sítio do Picapau Amarelo é melhor que o Olimpo e que o melhor do local é Dona Benta Encerrabodes de Oliveira.






Capítulo 11 - Crianças se aproximam do templo para pegar a varinha!


Emília conversa com Visconde no templo. Hera faz a boneca ficar muda, todos ficam pasmos. Um biólogo sofre um acidente de carro no Sítio. Quindim, Rabicó e Conselheiro vêem o moço. Na Grécia, todos resolvem levar Emília para Medéia. A Boneca fica triste, pois não quer ser picada em pedaços. Pedrinho oferece o pomo de ouro que Emília pegou de Atlas para a bruxa fazer a boneca voltar ao normal. No Olimpo, Minervino avisa Atena que Emília tem medo. A Deusa fala com Zeus, que faz Emília voltar a ter voz. A boneca pega o pomo de volta, mas logo o troca por uma varinha. No Sítio, o Biólogo conversa com todos e agradece pela ajuda. Na Grécia, Hércules recebe o trabalho de pegar o Cinturão de Hipólita, a rainha das Amazonas. No templo, Emília usa sua varinha. Ela percebe que a varinha tem validade. A Turma vê algumas crianças da cidade se aproximando do templo para pegarem a varinha da boneca.


Capítulo 12 - As Amazonas encontram Pedrinho e Meio a Meio!


Narizinho convence Emília a usar sua varinha. Visconde acaba se machucando em meio a confusão. Pedrinho distrai as crianças. A boneca transforma todos em objetos úteis. Dona Benta manda um e-mail para a sua filha. Jonas chega e vê as estatuetas. A avó diz que seus netos acharam mexendo na terra e que não lembra onde. O biólogo pede para tirar fotos. Hércules diz a Turma que alguns herois irão ajudá-lo a atacar as amazonas. Emília tem a ideia de arranjar um filhote de centauro para levar Visconde. Pedrinho constroi uma boleadeira. Hércules e Pedrinho conseguem capturar um centauro. O ser meio cavalo meio gente se assusta com os dois aventureiros. Narizinho escreve o que aconteceu com Emília para Dona Benta. Emília filosofa com Visconde. A carta de Narizinho chega no Sítio e Dona Benta lê. Nastácia acaba confundindo a Floresta Amazônica com a Terra das Amazonas. A avó explica que o nome do bioma brasileiro é em homenagem às mulheres guerreiras. Benta conta a história das amazonas. Jonas investiga as estatuetas. Quindim e Conselheiro observam. O biólogo diz que a estatueta é de 3000 a. C. Depois, Jonas diz a Dona Benta que a estatueta não pode se encontrar em perfeito estado, já que foram encontrados na terra. A avó conta toda a verdade sobre os doze trabalhos e que estão cumprindo o nono trabalho. Na Grécia, Pedrinho e Emília discutem. O centauro vê Visconde e o confunde com uma aranha. Narizinho fica feliz e diz que ele pode ir ao Sítio. Emília dá o nome Meio a Meio para o centauro. Tio Barnabé diz para Jonas que as crinaças aprontam muito. Saci aparece e apronta com o velho e o biólogo. Turma, Hércules, Peseu, Teseu e Terseu estão a caminho da ilha das amazonas. Hércules sente um enjoo e vê Zéfiro, o deus do vento. Jonas escava uma parte do sítio, pois acha que irá encontrar alguma peça de um personagem. Saci diz para a Cuca o que aprontou. A bruxa diz que está com saudades dos netos. Jonas acaba caindo na caverna. Teseu dá a ideia de enviar um palamentar para a Rainha. Hércules manda Pedrinho e Meio a Meio irem enviar o recado. Algumas amazonas encontram os dois.


Capítulo 13 - Hera conversa com Gerião!


As amazonas levam Pedrinho e Meio a Meio até a Rainha Hipólita. Hércules, Teseu e Perseu esperam pelos dois. Visconde dá a ideia de pedir que um dos herois conte sua história. Perseu conta como matou a Bruxa Medusa. Peleu chega com mais um carneiro. Cuca fica feliz com Jonas em sua caverna. O arqueólogo fica confuso e acha que é tudo um pesadelo. A bruxa transforma Jonas em pedra. Pedrinho e Meio a Meio entregam o recado de Hércules a Hipólita. A rainha das amazonas decide ir até a praia conversar com o heroi. Hera fica furiosa e quer fazer algo. Pedrinho, Meio a Meio e Hipólita chegam até a praia. Hércules apresenta seus amigos. Hera está disfarçada e inventa que Hércules irá raptar a rainha. As amazonas ameaçam todos com a lança. O mensageiro de Atena chega e diz que Hera planejou tudo. Hércules faz Hipólita de refém. Dona Benta escreve uma carta para seus netos. Todos pedem para enviar recados. Emília diz que Hera fez tudo e Hércules fica bravo. Quindim, Rabicó e Conselheiro não encontram Jonas no acampamento. Saci chega e diz que Cuca o empedrou. Hércules diz as amazonas que sabe que Hera fez tudo. Hipólita ordena que elas soltem as armas. A rainha entrega o cinturão. O heroi agradece. As guerreiras percebem que Hera sumiu. Teseu se encanta por Hipólita. As amazonas cercam Hera. A Deusa some com a sua mágica e ri dos mortais. Hércules agradece Peleu, Teseu e Perseu. Teseu diz que se apaixonou por Hipólita. Visconde diz que está escrito no livro. Quindim, Conselheiro e Rabicó chegam na caverna da Cuca e encontram Jonas empedrado. A bruxa chega e quer empedrar os animais também. Hércules entrega o cinturão para a filha de Euristeus. A princesa quer que as outras morram de inveja. O rei ordena que o heroi traga os bois do Gigante Gerião. Hera conversa com Gerião para Hércules não pegar os bois.


Capítulo 14 - O Carro de Apolo está prestes a cair!


Rabicó, Quindim e Conselheiro tentam conversar com Cuca, mas ela diz que vai empedrá-los. O burro falante inventa que Jonas é um escultor e que está a procura de uma criatura para esculpir. Cuca quer que mostrem algo que ele fez para permitir uma estátua sua. Narizinho, Emília, Pedrinho e Meio a Meio brincam de correr. Visconde conversa com Hércules sobre a brincadeira. Uma carta aparece na mão de Pedrinho: é de Dona Benta. Um vendedor vende uma cópia do cinturão de Hipólita, mas os clientes descobrem tudo. Meio a Meio diz que vários soldados estão indo ao templo para se vingar por culpa dos meninos que viraram coisas úteis. Hércules diz que eles devem ir para a ilha do rei Gerião e explica que ele tem três cabeças. Quindim tem a ideia de levar uma das estatuetas da turma para mostrar para Cuca. No barco, Hércules continua tendo enjoos. Visconde diz que Gerião também tem seis braços. No sítio, Dona Benta e Tia Nastácia conversam sobre Jonas. Conselheiro chega e pede uma das estatuetas emprestadas. A avó empresta. Visconde explica que Zeus ficou com o céu e a terra, Poseidon com o mar e Hades com os subterrâneos. O deus do mar aparece e todos ficam felizes. Hércules explica que um dragão guarda os bois. Emília vai com o heroi. Meio a Meio vê uma ninfa das árvores, mas Pedrinho, Narizinho e Visconde não. Cuca vê a estatueta e permite que Jonas faça sua estátua. A bruxa desempedra o arqueólogo. Hércules diz para Emília que eles devem atacar o dragão antes que ele o ataque. A boneca usa o faz-de-conta para adivinhar onde está o dragão. O heroi vai até a caverna. Jonas diz para Conselheiro, Quindim e Rabicó que acha que Cuca não gostará da estátua. Hércules corta duas cabeças do dragão e Emília comemora. Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé observam o pôr-do-sol de trombeta. A avó conta a história do carro de Apolo e que quando o filho do deus do sol dirigiu o carro. Hércules mata o dragão. Gerião aparece e quer se vingar. Emília diz para Hércules que ele deve acertar as pernas. O heroi acerta com as flechas e Gerião cai no mar. Dona Benta continua a história. Todos se espantam ao ver que o carro de Apolo está prestes a cair na terra.


Capítulo 15 - Hércules recebe mais um trabalho!


O deus Apolo volta a dirigir o sol, essa foi por pouco! Hércules e Meio a meio vão levar os bois de Gerião para o Rei Euristeu. Emília, Narizinho, Visconde e Pedrinho vão de Pirlimpimpim até o jardim das ninfas, eles querem levar umas para o sítio. Deusa Flora aceita o acordo mais quer em troca o Visconde. Emília diz que eles vão voltar no sítio e falar com Dona Benta sobre o assunto. A Deusa concorda e some. Emília fala que vai tapiar a Deusa Flora e pedir pra Tia Nastácia fazer um clone do Visconde. Todos vão embora do jardim pois Hércules pode estar preocupado. Hércules luta com o filho do rei Ares e vence. O pai,o deus da guerra aparece. Hércules vence o deus também. Deusa Atena diz que Hércules vai ter de esperar seu próximo trabalho e aquela mágoa de desgosto acabar. No sítio, a Cuca adora a sua estátua. Quindim, Rabicó, Conselheiro e Jonas aproveitam que a bruxa estva intretida e dão no pé. Na Grécia todos comemoram que Hércules está mais forte porque venceu um deus mitológico. Um mensageiro do Rei Euristeus aparece no templo de Emília e anuncia o próximo trabalho de Hércules.


Capítulo 16 - Hércules encontra Anteu!

 Hércules recebe mais um trabalho: pegar o pomos de ouro do reino onde moram quatro fadas. Mas eles não sabem onde fica o reino e vão perguntar a Nereu, o velho deus do mar. Quando os heróis entram em seu palácio, começam a ficar velhos, mas conseguem sair de lá com a resposta da pergunta que eles fizeram no ouvido do deus do mar, enquanto ele dormia. No sítio, Jonas conta a Dona Benta e Tia Nastácia sua aventura com a Cuca. O Arqueólogo arruma o seu acampamento, mas decide ficar mais um pouco para conhecer os netos de Benta. Jonas tira foto das estátuas para mostrar aos seus amigos. No caminho para Líbia, a turma e Hércules vêem Ícaro voando com uma asa feita com cera de abelhas e algumas penas. O homem, filho de Dédalo fugiu do labirinto do Minotauro com a asa. Ele se aproxima do Sol e o ar quente derrete as ceras. Ícaro cai no mar. Hércules e Pedrinho vão salvá - lo, mas não conseguem. Logo após, todos fazem um enterro do pai da aviação errada. Depois, a Turma e Hércules vão para Líbia pegar os pomos, mas no meio do caminho aparece um inimigo de Hércules.



Capítulo 17 - Poseidon se vinga!


Hércules e Anteu começam a lutar. Minervino chega e diz que ele só tem forças quando está com os pés no chão, pois é filho de Gaya e Poseidon. Emília tem uma ideia e ordena que Hércules levante Anteu. O heroi obedece e o gigante morre. Depois de muito de andar no deserto, a turma encontra um oásis e todos se deliciam na água. Emília diz para Visconde ir ao Jardim das Hespérides ver onde fica o dragão de cem cabeças. A boneca entra na água. Visconde se assusta ao ver o dragão. Poseidon fala para Hera que Hércules matou o seu filho. A deusa provoca seu cunhado, e o deus do mar decide fazer uma tempestade para arrasar com o barco do heroi. Visconde volta para o jardim. Emília usa sua varinha para fazer um chá de erva dormideira para o monstro de 100 cabeças dormir. Visconde coloca o chá no bebedouro, mas fica preso em uma das patas do dragão. Hércules e Pedrinho vêem o sabugo e o salvam. As eninfas (fadas) são muito amigáveis deixaram pegar os pomos. No Sítio, Rabicó sente saudades de Narizinho. Uma carta chega e o porco leva para Benta. A avó lê e deixa todos com muitas suadades. Nastácia fala com Jonas sobre a saudade da turma e depois chora na cozinha. Barnabé estranha. Poseidon fica bravo por Hércules ter vencido seu filho Anteu e causa uma tempestade quando a turma está voltando para Micenas.


Capítulo 18 - Pedrinho, Narizinho e Meio a Meio se preocupam!


A turma não sabe o que fazer. Emília quase cai no mar, mas Pedrinho a salva. Atena fica preocupada e ordena que os golfinhos afastem o barco da tempestade. Jonas recebe mais um e-mail de seu colega Zorba. O arqueólogo manda a resposta. Hércules, Meio a Meio e a turma acordam em uma ilha deserta. Todos vêem a montanha Gálgatas. Visconde conta que Prometeu está acorrentado na montanha. Todos vão até lá. O sabugo conta que Prometeu roubou o fogo do Olimpo e trouxe para a terra. Emília começa a xingar Zeus, pois foi ele quem acorrentou o homem. Hércules fica pensativo. A Deusa Hera observa e pensa que Zeus houve tudo. O criado diz que o deus dos deuses está dormindo. Minervino surpreende a turma. O mensageiro diz que eles devem entregar os pomos de ouro. Hércules diz que primeiro irá desacorrentar Prometeu. Todos vêem o antigo Titã. Atena diz para cegar o abutre. Emília discorda e diz que devem cortar a asa. O abutre come o fígado de Prometeu todos os dias. Jonas diz para Dona Benta que foram encontrados artefatos com imagens dos netos. Pedrinho laça o abutre. Hércules puxa o animal e arranca uma de suas asas. Conselheiro explica para Quindim e Rabicó o que é um arqueólogo. O burro falante vai ler um livro. O porco e o rinoceronte não entendem a explicação. Hércules desacorrenta Prometeu. O Titã fica muito grato. Tia Nastácia serve a comida para Jonas. Dona Benta explica que o próximo trabalho é capturar Cérbero, um cão de três cabeças e cauda de dragão que protege o Reino de Hades. A cozinheira fica assustada. A avó conta a história do reino de Hades. Enquanto isso, a turma chega na gruta onde leva para o reino de Hades. Nastácia fica preocupada com os seus amigos. Hércules aceita que Visconde entre junto, mas não os outros. Emília entra na gruta sem permição. Pedrinho, Narizinho e Meio a Meio não conseguem impedí-la e se preocupam.


Capítulo 19 - Cérbero surpreende Hércules, Emília e Visconde!


Hércules entra na direção do Reino de Hades. Emília e Visconde vão junto. Pedrinho, Narizinho e Meio a Meio ficam. Tia Nastácia sente saudades e grita pela turminha. Narizinho e Pedrinho ouvem. A menina é sorteada para voltar ao Sítio. A Menina chega ao Sítio. Todos ficam felizes. O Biólogo conhece Narizinho. Hércules, Emília e Visconde conseguem atravessar o rio das sombras com a ajuda de Minervino. Emília também usou o faz de conta para o Caronte deixar eles atravessarem. Hades permite que Hércules pegue o cachorro de Três cabeças sem usar armas. Pedrinho ensina para meio a meio como brincar de par ou ímpar. Narizinho conta as aventuras para todos e mata as saudades dos bichos do Sítio. Hércules, Minervino, Emília e Visconde são atacados por sombras, mas logo elas vão embora. Cérbero, o cão de três cabeças aparece.


Capítulo 20 - Emília se despede de Hércules!


Hércules tira as suas armas. Emília diz para ele levar a pele do leão da Nemeia, pois é invunerável. Dona Benta percebe que sua estante está normal. Jonas diz que precisa ir embora, pois Zorba precisa de sua ajuda. Emília tapa os olhos. Visconde narra tudo o que está acontecendo. Minervino observa. O sabugo diz que Hércules venceu.Todos preparam a festa para a vinda da turminha do sítio. Rabicó atrapalha tudo com a sua gula. Hades fica furioso ao ver que Hércules dominou Cérbero e não permite que levem o cachorro para Micenas. Perséfony convence o marido a deixar, pois ele deu a sua palavra. Já fora do reino de Hades, Hércules permite que Pedrinho leve Cérbero para Micenas, já que ele não pôde entrar no inferno. O heroi lê o bilhete de Narizinho. Emília diz para Meio a Meio como é Tia Nastácia. Todos se assustam ao ver Cérbero pelas ruas de Micenas. Duas mulheres vêem Emília que transformou seus filhos em objetos e vão pedir ajuda. No castelo de Euristeus, o rei se esconde do cachorro de Hades. Emília ordena que ele pare de dar trabalhos. A Turma e Hércules vão embora. Zeus ordena que Hera pare de dar trabalhos a Hércules. A deusa se sente ofendida e pede comidas a seu servo. Hera solta raios e trovões. Os guardas dão voz de prisão a Emília. Hércules enfrenta o soldado, mas Visconde diz que ela deve desvirar os meninos. A boneca pega a sua varinha. Emília se despede de Hércules, por que irá fugir caso o plano não dê certo. São mais meninos do que viradas. Emília passa tudo de uma vez e os meninos voltam ao normal. No templo, Minervino diz que Atena está encantada com Emília. Minervino revela que é Belerofonte e todos ficam felizes. Todos se despedem de Hércules. O heroi se emociona com o carinho de todos e chora. Hércules também deixa todos emocionados. Todos o abraçam. Pedrinho joga o pirlimpimpim e ele, Emília, Visconde e Meio a Meio vão embora. Na Grécia Moderna, Jonas e Zorba encontram debaixo da terra o templo de Ávia, dedicado a Dona Benta. Todos chegam ao Sítio. Emília conta sobre os seus novos cacarecos da canastra. Hércules pede para Belerofonte que lhe conte como é o Sítio. Dona Benta fala: "Que maravilhoso fenômeno é a descida do Carro de Apolo!"


Capítulo 1 - Visconde e Emília em perigo!


Pedrinho brinca de jogar pedras no laguinho. O menino não consegue fazer as pedras quicarem na água. Visconde lê um livro de Geologia(a ciência que estuda a formação da terra). Saci chega e traz uma pedra esquisita. Visconde explica que a pedra se formou com a erosão. Pedrinho joga no lago e a pedra quica. O sabugo continua com suas explicações. Saci fica confuso e vai embora. Tio Barnabé apresenta Meio a Meio ao pangaré. O centauro vai dar uma volta. Emília e Narizinho brincam de bolinhos de barro. Visconde chega e explica mais ainda sobre a Geologia. A boneca expulsa o sabugo da brincadeira. Tia Nastácia diz a Dona Benta que não sabe o que dar para o Meio a Meio. A avó diz para a cozinheira perguntar ao centauro. Visconde observa as rochas do sítio. Casca e Cascadura observam o sabugo e acham que ele está louco. Na caverna, Cuca percebe que tem uma ruga no seu rosto e se desespera. A bruxa pega um livro para fazer um creme de rejunevescimento. Cuca sai para buscar os ingredientes. Saci ganha uma corrida contra Pedrinho. Meio a Meio chega. O menino apresenta o pererê para o centauro. Meio a Meio percebe que há coisas estranhas pelo capoeirão. Pedrinho diz que não tem medo de nada. Alguns marimbondos chegam e o menino corre. Visconde está muito entretido com a Geologia. O sabugo acaba entrando na toca do Zé Tatu, um tatu muito chato. Casca e Cascadura observam. Pedrinho quebra os bolinhos de argila de Emília e Narizinho. O menino acha que aconteceu alguma coisa com Visconde. Meio a Meio acaba machucando sua pata. Tia Nastácia faz uma massagem e o centauro se sente melhor. A cozinheira o que ele come. Meio a Meio diz que come os seus maravilhosos bolinhos. Rabicó pergunta por Visconde para Quindim. O rinoceronte vai ajudar o porco a encontrar o sabugo. Emília, Pedrinho e Narizinho não encontram Visconde na biblioteca. A boneca sente o "sétimo sentido" e leva a sua varinha de condão. Visconde entra na toca do tatu e descobre que já houve mar no sítio. Duas minhocas comentam que o Zé Tatu não gostará do Visconde. Cuca ordena que o Saci faça um buraco no chão. A bruxa quer argila para seu creme de beleza. O pererê faz uma ventania e estraga o penteado de Cuca. Ninguém consegue encontrar Visconde. Casca e Cascadura dizem para Emília que o sa bugo está na toca do Zé Tatu. A boneca avisa o resto da turma. Emília usa sua varinha e fica pequena para entrar na toca. Visconde explica para a boneca que pode existir petróleo no sítio. Pedrinho e Narizinho se preocupam com os dois. As minhocas saem e dizem que o tat u chegou. Emília manda Visconde calar a boca, pois o Zé Tatu chegou.


Capítulo 2 - Emília quer fazer um poço de petróleo!


O Zé Tatu surpreende Emília e Visconde. Os dois ficam com medo. A boneca e o sabugo fogem. Narizinho acaba fazendo Visconde e Emília ficarem grandes. O tatu sai. A boneca faz o sabugo voltar ao tamanho normal. Visconde vai aprofundar os seus estudos osbre a Geologia. Meio a Meio conhece o carro de Dona Benta. A avó convida o centauro para ir a cidade com ele. Várias crianças correm atrás do carro para ver melhor a figura mitológica. Pedrinho, Narizinho e Emília lancham. Benta e Meio a Meio chegam para lanchar também. Todos tentam fazer o centauro entender os "cavalos de força" do motor. A avó vai chamar o Visconde para lanchar. O sabugo conta que está muito interessado em Geologia. Emília tem a ideia de ir através de um vulcão até o centro da Terra e usar o faz-de-conta para não se queimar com a lava. Dona benta permite que eles vão, mas fica preocupada. Todos saem. Eles jogam o pirlimpimpim. Benta diz para Meio a Meio que a turma foi para o centro da Terra. Visconde explica tudo sobre o centro da Terra, o petróleo e sobre as eras geológicas. Tudo começa a tremer. O vulcão começa a sofrer uma erupção e todos saem voando. Uma explosão acontece. A turminha cai no sítio. Visconde fala mais sobre o assunto e acaba desmaiando. Narizinho, Pedrinho e Emília vão perguntar a Dona Benta sobre o petróleo. Visconde acorda e vai junto. Dona Benta conversa com Meio a Meio. A turma chega e diz que querem saber sobre petróleo. A avó pega uma fita de um documentário sobre o petróleo. Anoitece. Tia Nastácia esquece de fazer a pipoca. A cozinheira vai fazer a comida e Rabicó a atrapalha. Todos assistem à sessão de cinema. O documentário fala que o primeiro poço de petróleo foi na Bahia, na cidade de Lobato. Dona Benta fala que Monteiro Lobato acreditava que existia petróleo no Brasil. O escritor chegou a ser preso por sua insistência com seu presidente Getúlio Vargas. O documentário acaba. Emília sai. Narizinho pergunta onde ela vai. A boneca diz que irá fazer um poço de petróleo ali no Sítio. Todos ficam pasmos com a ideia da Emília.


Capítulo 3 -  O poço jorra petróleo!


Dona Benta diz que está muito tarde para começar algo. Emília diz que está decidida. Pedrinho, Narizinho e Visconde ficam fascinados. A avó tenta convencê-los a não fazer algom, mas acaba deixando. Benta manda todos irem dormir para abrir o poço no dia seguinte. A luz da casa começa a piscar. Visconde vai estudar mais ainda. Amanhece. A turma não aceita estudar a terra. Visconde diz que eles precisam encontrar um barranco. Emília usa a sua varinha e transforma o barranco em um livro aberto. O sabugo explica as rochas sedimentares, que apenas elas podem jorrar petróleo. Pedrinho diz que eles terminarão apenas no dia de São Nunca. Quindim pede para ajudar Tio Barnabé. O velho está consertando a caixa de energia. O rinoceronte mexe na caixa e leva em choque daqueles! Cuca prepara um banho de lama. Saci assusta a sua prima. O pererê diz que o banho de lama não pode ajudar a sua "feiura". A bruxa não faz nada para não ganhar rugas. Visconde explica o que é erosão. Emília usa sua varinha e vira mais uma página do livro aberto. O sabugo chega a conclusão que já podem fazer o poço naquele lugar. Emilia transforma uma árvore em uma torre de petróleo. Todos ficam felizes. Tio Barnabé acorda Quindim. O rinoceronte começa a falar inglês. Emília dá o nome para o poço: Caraminguá I da Companhia Dona Bentensse de Petróleo. Dona Benta faz uma pesquisa na internet sobre a energia solar. Tio Barnabé chega e diz que Quindim está falando grego. Nastácia vai ver as crianças. O poço está perfurando o solo até o lençol de água. Tia Nastácia chega e fica assustada ao ver a torre. Visconde liga o poço e começa a jorrar água do lençol subterrâneo. A cozinheira fica pasma ao ver que é água salgada. Nastácia decide secar a água para fazer sal. Dona Benta tenta conversar com Quindim. Em inglês, ele diz que não consegue falar em português. A avó decide pedir ajuda à Emília. Cuca continua com seu banho de lama. A caverna começa a tremer. É efeito do poço. Emília tenta usar a sua varinha, mas percebe que as viradas acabaram. A boneca usa o faz-de-conta para ter seus tubos de revestimento, pois a água pode afastar o petróleo do sítio. Saci chega e fica pasmo com o poço. O pererê perceber que a torre está em cima da gruta da Cuca. A bruxa não se aguenta de tanta poeira. Saci chega e diz que a turma do sítio está fazendo um poço. Cuca faz o poço jorrar petróleo pensando que é uma maldade. Todos comemoram com o petróleo saindo do poço.


Capítulo 4 - Ari Atalipi quer comprar o Sítio!


A turma descobre Petróleo nas terras do sítio, mas eles não sabem que o óleo vem do caldeirão da Cuca. O Saci ficou sabendo do feitiço da bruxa e vai tentar falar com o Pedrinho, mas o Petróleo endoidou o menino. Quindim levou um choque e começa a falar em inglês. Por falar no Quindim, o rinoceronte é convocado e senta no poço para parar de sair petróleo, enquanto não chega o registro que a Emília encomendou pelo transporte Faz- De- Conta. Na venda do Elias, o Coronel Teodorico diz para seus vizinhos que também pode haver petróleo em suas terras. Um vendedor, Ari Atalipi, vende artefatos de petróleo. Dona Benta fica pasma ao encontrar uma feira de petróleo na entrada do Arraial dos Tucanos. Ari Atalipi diz para o Teodorico, Candorra e seus vizinhos que o petróleo pode trazer problemas. Os fazendeiros decidem vender seus sítio em troca de um hotel-fazenda chamado Pedacinho do Céu. Ari Atalipi fica feliz. Dona Benta volta ao Sítio e encontra um shake do Iraque. Na verdade, o shake é Ari Atalipi, que diz se chamar Alili Bá. Ari Atalipi diz que quer comprar o Sítio.


Capítulo 5 - A Fúria da Cuca!


Ari diz que quer comprar o Sítio. O malandro diz que oferece mil camelos cheios de dinheiro. Dona Benta não aceita e lhe convida para sair. Ari promete vingança. Cuca observa Ari pelo seu caldeirão e acaba se apaixonando. A bruxa decide desencalhar. Quindim, Rabicó e Conselheiro arrumam latas cheias de petróleo. O porco diz que está com fome. Emília, Pedrinho e Narizinho conversam sobre o que fazer com o dinheiro do ouro preto. Dona Benta chega e pede para ter uma conversa séria. A avó diz que eles devem acabar com a brincadeira. Benta diz que o petróleo pode causar problemas ambientais. Na estrada, Ari Atalipi diz que vai invadir o Sítio com seu exército. O falso shake vê um anúncio de o maior poço de petróleo do mundo. Emília, Pedrinho e Narizinho disputam quem sairá na frente para desfazer o poço. Ari encontra uma mulher que diz ser dona do maior poço do mundo. Quindim e Rabicó não conseguem empilhar as latas de petróleo. O porco pede para segurar uma escada para não cair, mas o rinoceronte fala inglês. Rabicó não entende nada. Quindim sobe na escada e acaba caindo, batendo com a cabeça no chão e desmaia. A mulher arruma um banquete árabe para Ari. A mulher é Cuca. O falso shake convence a mulher disfarçada a mostrar o poço. Cuca percebe que ele quer apenas seu petróleo e fica furiosa. A bruxa mostra seu rosto e ele foge. Todos socorrem Quindim. O rinoceronte acorda e volta a falar português. Pedrinho percebe que Quindim ainda consegue falar inglês. Todos comemoram. Seu Guma diz para Candorra que não existe o condomínio. Ari chega pedindo socorro. Todos correm atrás do golpista. Saci e Meio a Meio andam pela mata. O centauro diz que não consegue se acostumar com as coisas modernas. O pererê diz que vai levá-lo para conhecer outros personagens do folclore. Os fazendeiros dizem para Dona benta que Ari também os enganou. Eles pedem para ver o petróleo. Cuca faz o petróleo acabar de sair do seu caldeirão. Emília percebe que o poço secou. Pedrinho vê que não tem nada nas latas. Logo depois, Saci diz para a turminha que o petróleo vinha do caldeirão da Cuca. Dona Benta chega e convida todos para virem assistir mais uma sessão de cinema. A avó já havia instalado um espelho no telhado da casa para conseguir energia solar. Emília tem a ideia de fazer um poço de energia solar.


Capítulo 1 -  Uma jaca cai em cima de Emília!


Pedrinho e Narizinho sobem na jabuticabeira. Meio a Meio espera os dois. A menina diz para o seu primo que desconfia que Emília seja uma fada. Pedrinho vai tirar a história a limpo. Emília vai atrás de Visconde para saber o que ele anda fazendo. O sabugo faz a boneca desistir. Dona Benta diz ao Coronel Teodorico que seus netos foram para a Grécia. O coronel pergunta se a avó inscreveu a Vaca Mocha no concurso Vaca de Ouro. Benta diz que ele se estressaria. Teodorico diz que a sua Vaca Lola é muito exibida. Visconde não diz para Pedrinho e Narizinho o que ele está fazendo. O sabugo pede para reunir todos depois do almoço. À tarde, Visconde apresenta seu invento: uma máquina capaz de ler o pensamento dos animais. Teodorico diz para Nastácia e Barnabé que coloca música clássica para a Vaca Lola dar um leite bom. A cozinheira pergunta o que a vaca pensa. Dona Benta sugere que a máquina seja o Psicaptador Sabugosa. Emília pega o invento e sai. Todos vão ver uma lagarta na jabuticabeira. Pedrinho conecta o Psicaptador na lagarta e todos vêem o pensamento da bichinha. Teodorico diz que nunca matará a Lola e que na Índia, as vacas são sagradas. O coronel recebe um telefonema avisando que Lola foi pro brejo. A turma vê o que um caramujo pensa. Lola havia pulado a cerca para encontrar um boi. Teodorico apresenta a vaca para Benta, Nastácia e Barnabé. A turma vê o que uma abelha pensa, que está triste porque a sua prima foi morta por Narizinho. Dona Benta chega e diz que eles vão conhecer a Vaca Lola. A turma vê o pensamento da vaca, que é um boi. Teodorico fica bravo. Emília tem a ideia de ver o que uma jaqueira pensa. Depois de ver o pensamento da árvore, a turma ouve um barulho. Uma jaca cai em cima de Emília e ela desmaia.


Capítulo 2 - Narizinho descobre o casamento do Príncipe Escamado!


Emília fica totalmente encharcada. A boneca fica com nojo. Visconde fica triste ao ver que o psicaptador também estragou. Emília e Narizinho vão falar com Tia Nastácia. Visconde vai consertar a máquina. Nastácia termina de lavar Emília. A boneca não quer ficar no varal. Narizinho decide chamar Quindim para fazer companhia. Visconde decide fazer com que o psicocaptador também leia os sonhos. Teodorico diz a Dona Benta que quer fazer um quadro da Lola. A avó aconselha o coronel a pedir ajuda ao Conselheiro. Enquanto está no varal, Emília fica discutindo com Quindim. A boneca aprende um pouco de inglês com o rinoceronte. Conselheiro tem medo de que Teodorico não goste do retrato que faz. O coronel decide aparecer no quadro também. Visconde apresenta seu psicocaptador com sonhos também. Emília chega e fala inglês. Pedrinho e Narizinho também querem fazer aula com o Quindim. Emília tem a ideia de fazer chá de dormir para ver os sonhos de Quindim, Rabicó, Conselheiro e Meio a Meio. Conselheiro não consegue fazer o quadro da Lola, pois ela só se mexe. Teodorico vai buscar bolinhos. Visconde não consegue levar a xícara de seu chá, que Emília transformou com o faz - de - conta. Teodorico chega e acaba tomando. A turma entrega as xícaras para Quindim, Rabicó e Meio a Meio. Teodorico vê o quadro, mas acaba ficando com sono. Conselheiro vai buscar mais tinta. Narizinho entrega um pouco de chá para o burro falante. Visconde não entende como Emília usa o faz-de-conta. Todos vêem o sonho do Rabicó, que na verdade é um pesadelo, quando são assaltados. O porco acorda no meio do pesadelo e foge. Teodorico dorme no sofá da sala. Benta e Nastácia observam o sono do coronel, que sonha com a Lola. Todos vêem o sonho do Conselheiro. O sonho é a apresentação da pintura da Lola. Todos vão procurar o Meio a Meio para ver o sonho dele. Narizinho acaba se separando dos outros e dá de cara com Doutor Caramujo. O médico do Reino das Águas Claras diz que o Príncipe Escamado ficou noivo da Enguia Maria. Narizinho fica furiosa.


Capítulo 3 - Um gato aparece no sítio!


Narizinho fica indignada com a notícia. Doutor Caramujo diz que eles não se casaram por completo. O médico avisa que Príncipe Escamado está sendo obrigado a se casar com a Enguia Maria. No Reino das Águas Claras, Enguia Maria quer o mesmo vestido de casamento que o de Narizinho. Ela dá choques no Bagre Mordormo. Príncipe Escamado não consegue parar de pensar em Narizinho. Emília, Pedrinho e Visconde vêem o sonho do Meio a Meio, que quer voltar para a Grécia. Narizinho chega e diz sobre o casamento. Visconde explica que uma enguia é comestível. Pedrinho tem a ideia de pescar a Enguia Maria. Emília manda o Visconde ir junto com ela. Dona Benta e Tia Nastácia ficam preocupadas com o sono do Teodorico. Doutor Caramujo chega com o Tio Barnabé. A avó pede para o médico examinar Teodorico. Doutor Caramujo diz que é sono recolhido. O vestido de Narizinho não serve na Enguia Maria. Ela fica furiosa e dá choques em Dona Aranha e suas filhas. As aranhinhas provocam Enguia Maria. Pedrinho e Narizinho pedem para Doutor Caramujo levar um bombom que está preso ao anzol para o Príncipe Escamado. É um maravilhoso plano. Doutor Caramujo entrega o bombom para o Príncipe, mas a Enguia Maria pega primeiro e coloca na boca. A enguia some. Príncipe Escamado está livre. Dona Benta, Emília e Visconde vêem o sonho do Teodorico, que é sobre o concurso A Vaca de Ouro. O coronel acorda assustado e vai ver a Lola. Dona benta elogia a invenção do Visconde. Pedrinho e Narizinho colocam Enguia Maria dentro de um aquário. Ela tenta se soltar com choques. Os primos tem a ideia de levá-la para a casa de Barnabé. Anoitece. Dona benta vai olhar o seu e-mail. Emília tem a ideia de ir ver o sonho do Visconde. O sonho do sabugo: ocupar a cadeira de Santos Dumont na Academia Brasileira de Letras. Quando a turma vai ver a Enguia, eles veem que ela sumiu. Um gato sai da casa de Barnabé e os cumprimenta. Emília, Pedrinho e Narizinho ficam assustados.


Capítulo 4 - Gato de Botas ataca Dom Ratão!


O Gato que apareceu no sítio é o Gato de Botas, ele foi ao sítio para a sua festa. A turma acreditou que ele fosse o gato que comia pintinhos. Depois que a cambadinha ficou sabendo da festa, todos vão até o pomar, onde o evento está acontecendo. Todos os personagens de contos de fadas estão lá. A festa que a Branca de Neve arrumou para consolar o felino (pois ela não convidou para sua festa de casamento) está um sucesso. A Festa é uma maravilha e os quitutes da Tia Nastácia fazem sucesso. O Saci e o meio a meio também aparecem por lá. O Visconde que estava dormindo, ouve a barulheira e vai ver o que estava acontecendo. O Sabugo adora a festa, até dança com a Dona Baratinha. O Gato não aguenta e avança sobre o Dom Ratão, pois está com fome.


Capítulo 5 - O Lobo Mau assusta Emília e Narizinho!


Branca de Neve começa a passar mal com o rumo de sua festa. A princesa separa a briga. Dom Ratão espeta Gato de Botas com o garfo. O felino corre atrás do roedor. Emília e Narizinho acordam do sonho. Pedrinho chega e conta que sonhou com uma festa. Na hora do café, Benta e Visconde percebem que também sonharam com a festa. Emília conversa com as violetas. As flores reclamar que uma violeta branca se acha mais do que elas só por causa da cor. A boneca tenta dar um jeito na violeta branca, mas não consegue. Pedrinho e Narizinho comem jabuticabas. Rabicó come as cascas, mas acaba caindo no sono. Os primos vão comer manga. Pedrinho e Narizinho encontram uma lamparina que iluminava a festa, ou seja, a festa podia ser real. Emília pede ajuda ao Visconde para dar um jeito na violeta branca. Teodorico mostra para Dona Benta o seu terno para o concurso: todo cheio de manchas de vaca. Visconde diz que as violetas roxas têm pigmentos e a branca não. A violeta branca murcha. Emília e Visconde comemoram. Depois, Emília e Narizinho passeiam pelo pomar. Lobo Mau aparece e diz que é um guarda florestal. A boneca acaba dizendo que ele pode ir comer Dona Benta, mas ele vai ganhar uma lição. O Lobo Mau sai. Narizinho repreende Emília pelo que ela disse. Logo depois, Emília manda Quindim ficar de olho na porteira. Visconde observa tudo pela janela. Dona Benta e Tia Nastácia ficam preocupadas. Lobo Mau observa Quindim. O rinoceronte acaba caindo no sono. Visconde conta que Quindim dormiu. O lobo entra no sítio. Emília vai de pirlimpimpim até a porteira. A boneca tenta espetar Quindim, mas ele não acorda. Ela pega a pimenta e joga no nariz do rinoceronte. O Lobo Mau aparece. Quindim acorda e o expulsa a chifradas. No dia seguinte, Teodorico conta para Dona Benta que Lola venceu o concurso. Tio Barnabé conversa com a Vaca Mocha e acaba descobrindo que ela queria participar do concurso.


Capítulo 6 - Tio Barnabé prende o Saci!


A turma brinca de pega-pega e futebol. Eles cansam e cada um vai para um lado. Narizinho vai para jabuticabeira. Pedrinho vai passear no Pangaré. Emília vai pedir para Tia Natácia fazer um clone para o Visconde, pois a boneca quer trocá – lo com algumas ninfas da deusa Flora. Tio Barnabé faz uma cadeira de balanço e o Saci a estraga. O velho prende o diabinho dentro de uma garrafa e o deixa em cima da mesa de sua casa. Tia Nastácia termina o clone do Visconde (Visclone) e a boneca vai para o laboratório junto com o sábio do sítio para fabricar mais pirlimpimpim. A cozinheira borda o nome Visclone na roupa do clone. Dona Benta conta uma história para Narizinho e Pedrinho. Uma trupe teatral chegam no Arraial para apresentar a peça Romeu e Julieta. Tia Nastácia limpa a casa de Barnabé e joga a garrafa, aonde o Saci estava, no lixo.


Capítulo 7 - Flora invade o Sítio!


Quindim levou o lixo onde estava o Saci para fora do sítio. Dona Benta, Narizinho e Pedrinho foram parao Arraial dos Tucanos fazer compras e encontraram com a companhia teatral que vai fazer a peça Romeu e Julieta. Emília foi para Grécia com o Visclone e tapeou a deusa Flora, a boneca deu o Visclone para a deusa e ela achahava que era o Visconde, mas Flora descobriu e ficou furiosa. O Saci foi levado para o caminhão do lixo e ele caiu para fora, que rolou até o ribeirão, depois de um tempo ele foi parar no Rio de Janeiro boiando dentro da garrafa, um menino tira o diabinho de dentro. Flora vai para o sítio e quer de volta as suas ninfas que trocou pelo Visconde falso.


Capítulo 8 - Pedrinho e Narizinho se preocupam com os atores!


A deusa Flora vai ao sítio pegar suas ninfas. Emília manda as fadas se esconderem dentro de troncos de árvore. O Saci aprende a surfar,O Menino que o encontrou quer ficar com ele,o diabinho de uma perna só de que vai é passear pelo Rio de Janeiro e sai de rodamoinho. Ele adora a cidade maravilhosa. No Arraial, Pedrinho e Narizinho acompanham o ensaio do teatro Romeu e Julieta. Emília pede para o Visconde trocar o paletó com o Visclone para a enganar novamente a deusa, mas não adianta,O Visconde até tentou ensinar umas frase pro Visclone mais a cópia é muito burra. Flora descobre o plano de emília e quer levar o verdadeiro Visconde. Emília quer mostrar o sítio antes de ela levar o sábio. Rosimildo e Juliana comem sonho dormido na venda do Elias. O diretor manda Casimiro ir chamar os atores. Depois, o dirigente volta e diz que Rosimildo e Juliana estão passando mal. Pedrinho e Narizinho ficam pasmos e se preocupam.


Capítulo 9 - Rainha Mabe quer saber quem mudou a história!


Narizinho e Pedrinho se oferecem para entrar no lugar dos atores que estão passando mal. Dona Benta e Tia Nastácia ficam espantadas. Emília mostra o sítio para Flora. A deusa conhece o Curupira, o protetor das matas. Saci volta do Rio de Janeiro e leva um presente para Cuca. A Vaca Mocha come o Visclone e todos do sítio pensam que foi o Visconde. Flora quer levar de volta suas ninfas para Grécia, Emília aceita e deixa as fadas voltarem. Depois que a deusa vai embora, Emília descobre que a vaca engoliu o Visclone e não o Visconde. A Peça de teatro no Arraial está muito interessante. Pedrinho e Narizinho decidem mudar o fim da história, que é muito triste. Dona Benta percebe que os seus netos estão interpretando errado. A Rainha Mabe, a fada dos sonhos e paixões, aparece e quer saber quem mudou o fim da história.


Capítulo 10 - Uma Reinação Atômica!


A Rainha Mabe faz tudo voltar ao normal, com a história sem mudanças. Visconde explica para Emília o que é a Energia Atômica. Emília fica muito interessada com a energia atômica e vai para o futuro. A Companhia teatral vai embora do Arraial. Narizinho e Pedrinho chegam no sítio exaustos de tanta aventura.No dia seguinte, Emília chega do futuro e conta tudo para turma. A Boneca ficou exposta muito à radiação e seu cabelo começa a cair, ainda bem que a Tia Nastácia fez um novo cabelo. No final todo mundo brinca de pega-pega.


Capítulo 1 - Hans Staden é preso por índios!


As crianças brincam de Descobrimento do Brasil na varanda de cima da casa. Dona Benta e Tia Nastácia cuidam das plantas na horta. Tio Barnabé compra mantimentos na venda. Elias comenta com o velho que um casarão será demolido para construir um posto de gasolina no lugar. Tia Nastácia e Dona Benta preparam o almoço. Tio Barnabé chega e conta sobre a demolição do casarão. A avó fica espantada com a notícia. Na hora do almoço, Tia Nastácia avisa Dona Benta que várias máquinas passaram pela estrada em direção ao casarão. A avó decide ir até lá. Dona Benta e Tio Barnabé vão até o casarão tentar impedir que ele seja demolido, mas não conseguem, pois Nicolau é um homem muito estressado. Emília arruma sua canastrinha e percebe que tem muita coisa dentro dela. Visconde dá a ideia de a marquesa fazer um próprio museu. A boneca fica entusiasmada com a notícia e arregala tanto os olhos, que eles arrebentam. Dona Benta pede para o Coronel Teodorico ir com ela até o casarão para tentar conversar com Nicolau. Tia Nastácia costura os olhos de Emília. Pedrinho e Narizinho procuram pelo livro de Hans Staden na biblioteca. Os primos pedem para Conselheiro ler o livro para eles. O Burro Falante lê que Hans Staden foi presos por índios brasileiros.


Capítulo 2 - Teodorico quer ajudar Dona Benta!


O Conselheiro continua contando a história de Hans Staden. Os netos de Dona Benta descobrem que o alemão já foi preso por índios e levado até uma tribo para ser comido, mas ele disse que era um homem bom. Emília pede para o Quindim e o Rabicó montarem o seu museu. Depois de pronto, a boneca e o Visconde começam a organizar os bilongues nas mesas para os visitantes que iriam ver o seu museu. Dona Benta não consegue convencer o empresário a não destruir o casarão, mas ela tem uma ideia. A dona do sítio do picapau amarelo se une com os tucanenses para fazer um protesto. Saci, à mando da Cuca troca o azeite da Tia Nastácia por azeite de língua de sapo. A cozinheira tempera o seu bolinho e come, ela desmaia. Na hora do protesto, Dona Benta e Teodorico chegam ao casarão. Seu Candorra chega e conta que os tucanenses resolveram ajudar Nicolau. Teodorico quer fazer algo.


Capítulo 3 - Cuca aparece no Sítio!


Dona Benta pede para seu Candorra avisar para toda a população do Arraial se encontrarem no bar do Elias. Tio Barnabé acha Tia Nastácia desmaiada e ela acorda, só que a cozinheira percebe que está com a voz da Cuca. Na gruta, a bruxa do Capoeirão descobre que está com a voz da Tia Nastácia e não entende nada. Emília começa a fazer os convites para a inauguração do seu museu. No livro que o Conselheiro está contando, o Hans Staden está sofrendo muito nas mãos dos índios. Além de comer com seu dente doendo, ele pode ser comido pelos índios. Teodorico consegue convencer a população do Arraial a fazer uma votação para ver se derrubam o casarão ou não. Nastácia diz para Barnabé que não quer ter voz de bruxa fedorenta. Cuca aparece e fica furiosa com a cozinheira. O velho pega sua bengala e enfrenta a bruxa. Cuca faz a bengala desaparecer e diz que quer falar com Nastácia. Ela se preocupa e reza para São Jorge.


Capítulo 4 - Nicolau cai no plano de Emília!


Cuca destroca as vozes e vai embora. Tia Nastácia fica super feliz com sua voz novamente. As crianças e o Conselheiro não conseguem parar de ler o livro. As eleições começam e seu Nicolau diz a todos pensarem muito bem antes de votar. Dona Benta vai conversar um pouco com seus netos e eles contam tudo que aprenderam ouvindo a história de Hans staden. Emília chama todos para visitar o seu museu. Nicolau tenta pedir a seu Elias para forjar as eleições. Todos dão os parabéns a Emília pelo seu museu. Na hora, Visconde começa a ler o discurso. Pedrinho e Narizinho cansam e voltam para ler o livro de Hans. Seu Elias diz a Nicolau que é uma pessoa muita honesta e nunca iria trair a confiança de Dona Benta. Rabicó na hora que vê a mesa de doces estraga todo o museu da Emília. A Boneca fica um pouco meio chateada mais logo arruma o que fazer. Dona Benta pede a ela para convencer o seu Nicolau a não acabar com o casarão. Emília usa o faz-de-conta e faz um chá de durmideira. Visconde fica pasmo. Nicolau chega para o lanche na casa de Benta. Emília manda o comerciante beber o chá e comer os bolinhos. Nicolau cai num sono profundo no sofá. Dona Benta fica pasma e pergunta o que Emília fez.


Capítulo 5 - Emília reinaugura seu museu!


Visconde conta para Dona Benta que Nicolau tomou chá de durmideira. Emília fala no ouvido do homem para ele deixar o casarão de pé e fazer um Centro Cultural. Nicolau pensa como será o seu programa. O empresário acorda e é expulso do Sítio. Teodorico chega e eles vão para o Arraial dos Tucanos para a votação. Na história, Hans Staden ajuda a tribo de seus índios a enfrentar outros índios. Ele queria fugir, mas seus planos não deram certo. Pedrinho e Narizinho querem saber como ele fugiu. Na votação, dá tudo empate. Dona Benta chega e desempata. Nicolau aparece e diz que irá votar. Conselheiro conta para Pedrinho e Narizinho que um navio francês chegou à tribo. Um francês pediu para o cacique permitir a ida de Hans. O alemão se despede de sua amada índia. Nicolau vota para a preservação do casarão. Todos os tucanenses ficam felizes. Depois, o empresário conta que o Arraial precisa de cultura. O francês dá presentes para o cacique, mas ele não permite a ida de Hans. O alemão engana o cacique, que deixa ele ir abraçar o pai. Na história, já em casa, Hans Staden escreve um livro a respeito do Brasil. Conselheiro pergunta o que cada um achou. Emília chega e manda todos irem para o Arraial. Nicolau lembra o nome do Arraial. Emília, Conselheiro, Pedrinho e Narizinho chegam. A boneca conta que ele fará o Centro Cultural Nicolau. Depois, Nicolau faz propagandas. Tia Nastácia pergunta por que ele colocou seu nome. O empresário não sabe responder. Emília se lembra de seu museu e vai embora com Visconde e Nastácia. No sítio, Narizinho ajuda a explicar todos os objetos do museu. Dona Benta explica que os portugueses tomaram a língua dos indígenas. A avó conta algumas palavras em tupi.


Capítulo 1 - Keka se inscreve na feira!


Todos fazem seus afazeres do sítio. Visconde apresenta para Pedrinho, Narizinho e Emília uma bota que corta a grama. A boneca desafia o sabugo a testar o invento. O sabugo liga a máquina e acaba voando, já que é leve. Visconde cai no chão. Teodorico diz para Dona Benta que seu sobrinho Ênio irá chegar no Arraial. A turminha pede para Tia Nastácia consertar Visconde. Benta chega e fica preocupada. A avó conta que Ênio chegará no Arraial. Enquanto isso, Teodorico recebe seu sobrinho. Anoitece. Dona Benta conta as primeiras invenções que o ser humano inventou. Pedrinho, Emília, Visconde e Narizinho ficam surpresos com a história das invenções. Benta conta que o homem, no inverno, usou a pele dos ursos para se aquecer. Visconde chora pelo fracasso de sua invenção. Pedrinho tem a ideia de fazer uma Feira de Ciências no Sítio para que todos mostrem as suas invenções. Dona Benta se surpreende com a ideia do neto. Amanhece. A turminha escreve cartazes para a feira. Narizinho diz que o ganhador deve ganhar um prêmio. Emília e Pedrinho discutem por causa da ideia. A menina decide que o ganhador ganhará uma viagem de pirlimpimpim para onde quiser. A turminha decide ir conversar com Meio a Meio. O centauro procura por Visconde no laboratório e não encontra. Emília vê uma carta de despedida de Meio a Meio que pegou o pirlimpimpim e foi para a Grécia. Cuca fica brava por não ter sido convidada para a feira e faz uma poção. A turminha cola cartazes para a feira de ciências. Pedrinho e Narizinho descansam. Ênio chega e reencontra os amigos. Emília pergunta para Visconde o nome de alguns inventores. O sabugo conta que Leonardo da Vinci é o seu heroi. Cuca toma a poção e se transforma em uma menina, que dá o nome de Keka. Emília não consegue ter ideias para a feira. Conselheiro e Visconde fazem as inscrições da feira. Keka se inscreve na feira.


Capítulo 2 - Leonardo da Vinci aparece no Sítio!


Cuca transformada em Keka se faz de boazinha. Todos no sítio estão se preparando para a Feira de Invenções. Emília pretende fazer uma surpresa e some com o pó de pirlimpimpim. Tia Nastácia está muito confusa com tudo isso. Dona Benta conta a evolução da mão para Pedrinho, Narizinho, Ênio e Zeca. Nastácia serve suco de laranja com bolinhos para todos. Keka não come, já que é a Cuca. Saci estranha o sumiço de sua prima. Visconde tenta convencer Nastácia a usar o seu novo invento para facilitar o trabalho. Barnabé ajuda o sabugo. A cozinheira não aceita. Cuca faz uma máquina para transformar todos os participantes da feira em pedra. A bruxa comemora e se transforma em Keka. Emília chega com um homem no Sítio. O velhinho fica tonto com o pirlimpimpim. A boneca se lembra que esqueceu de algo e some de novo com o pó mágico. O velho percebe que está em um lugar lindo. Dona Benta conversa com seus netos. O velho chega. A avó fica pasma. O homem diz que foi convidado por Emília para assistir à feira. Benta pergunta qual o nome dele. O velho se apresenta como Leonardo da Vinci. Todos ficam pasmos e quase desmaiam. Da Vinci fica assustado.


Capítulo 3 - Cuca rouba a carapuça do Saci!


Leonardo Da Vinci começa a filosofar a partir do Renascimento. O fabuloso pintor da Monalisa fica pasmo ao ver o Visconde. Narizinho e Pedrinho ficam curiosos com o quadro. Leonardo mostra a Monalisa e diz que está inacabado, pois falta o sorriso perfeito. O pintor diz que duvidou do pó de pirlimpimpim. Keka observa os inventos dos outros participantes. A Cuca disfarçada sabota todos os inventos. Saci aparece e vê. O pererê acha a menina muito esquisita. Tia Nastácia serve água para Dona Benta se acalmar. Leonardo Da Vinci observa a arquitetura da casa e fica fascinado. Narizinho pergunta se ele é mesmo um cientista. O pintor conta que tem os seus segredos quanto ao quadro da Monalisa. Leonardo pede licença e vai dar um retoque em sua pintura. Conselheiro dá a ideia de colocar um sorriso na pintura. Todos percebem que seus inventos foram sabotados e ficam furiosos. Keka se faz de boazinha e diz que também foi sabotada. Leonardo da Vinci diz para Narizinho que seu invento não funcionará e a ajuda. Saci não encontra Cuca na caverna. O pererê encontra um prendedor de cabelo e desconfia de Keka. Tia Nastácia estende as roupas do varal quando ouve um barulho esquisito e chama por Benta. A avó e a cozinheira observam o avião. Todos se aproximam para ver. São Emília e Santos Dumont voando com o 14-Bis. Leonardo Da Vinci fica pasmo, pois foi ele que desenhou o primeiro avião. Emília apresenta Alberto Santos Dumont para Dona Benta. A avó apresenta o pai da aviação conhece o pintor da Monalisa e eles já vão conversar sobre invenções. Saci conversa com a Keka e percebe que ela está nervosa. O pererê chama Cuca de horrorosa e Keka fica brava. Saci mostra o pregador e chama a atenção do disfarce da Cuca. Depois, Saci tenta falar para Pedrinho sobre Keka, mas ele diz que está ocupado. Visconde convida Dumont e Da Vinci para ir ao seu laboratório. Os dois conversam sobre que classe pertence o sabugo. Narizinho conta que foi Nastácia que fez Emília. Os dois ficam pasmos. Saci tenta chamar a atenção de Keka. A menina diz que contará o segredo no ouvido, mas pega a carapuça de Saci e foge. Da Vinci e Dumont filosofam sobre as invenções. Pedrinho pede explicações sobre o relógio de pulso. Santos Dumont conta que seu amigo fez. Saci corre atrás de Keka. A menina se destransforma e revela que é a Cuca. A bruxa diz que só devolverá a carapuça se todos do sítio estiverem empedrados após a feira. Saci fica pasmo.


Capítulo 4 - Zeca vira pedra!


A Cuca não devolve a carapuça do Saci. O diabinho de uma perna só não gosta. Santos Dumont conhece o laboratório do Visconde e apresenta através de desenhos os seus dirigíveis. Dona Benta conta a história das invenções para todos. O Sabugo apresenta o computador ao pai da aviação. Leonardo da Vinci conhece o microondas. Amanhece, todos arrumam os seus inventos. Tio Barnabé descobre que o Saci está sem os seus poderes. Keka conserta a máquina de Zeca e pede que ele teste o seu cortador de cabelo automático. O menino aceita e a bruxa vira o botão vermelho, transformando-o em pedra. 


Capítulo 5 - Ênio vence a Feira de Ciências!


Keka fica feliz com a sua armadilha. A menina sai e deixa Zeca como pedra. Saci não conta para Tio Barnabé que Cuca pegou a sua carapuça. O velho faz um trato: os pitos pela carapuça. O pererê conta que Keka pegou a sua carapuça. Barnabé promete ajudá-lo. Tia Nastácia comenta que o nome de Santos Dumont a lembra o nome de um aeroporto. A turma do Sítio convida Benta, Visconde, Nastácia, Dumont e Da Vinci para serem os jurados da Feira. A turminha vai chamar Tio Barnabé. Visconde sai para preparar seu discurso. Barnabé costura uma carapuça para enganar o Saci. A turma chega e o convida para ser o jurado. O velho acha que irá enganar Saci. Todos constroem as suas barracas para a feira. Quindim, Rabicó e Conselheiro atrapalham como sempre. Pedrinho percebe o sumiço de Zeca. Keka diz que acha que o menino desistiu da feira. Narizinho pergunta o porque. A bruxa se atrapalha na resposta. Todos vão procurar Zeca. Keka chama Ênio para cortar o cabelo. Emília e Narizinho encontram a pedra. A boneca diz: Onde tem pedra maluca tem dedo da Cuca! e chuta a pedra. A pedra grita. Tio Barnabé entrega a falsa carapuça para o Saci. O pererê entrega os pitos. O velho sai. Saci tenta fazer um redemoinho e acaba caindo. Leonardo Da Vinci e Santos Dumont ficam pasmos ao conhecerem a caminhonete de Dona Benta. Keka coloca seu cabeleireiro automático em Ênio e o transforma em pedra. Emília e Narizinho vêem e descobrem que Cuca é Keka e que Keka é Cuca. Dona Benta tenta ensinar Leonardo Da Vinci a andar de carro, só que eles quase batem em uma árvore. Emília e Narizinho pedem para Keka fazer uma demonstração do cabeleireiro automático. Emília gira o botão errado e a menina vira pedra. Saci ainda não consegue fazer um redemoinho. O pererê descobre que sua carapuça é falsa. Emília, Narizinho e Pedrinho fazem Ênio e Zeca voltarem ao normal. Todos vão para a feira. Depois, Visconde lê o seu discurso para todos. Zeca experimenta seu Tira-leite com pedal. Tio Barnabé percebe que a Mocha não gostou do invento. Narizinho mostra seu guarda-fruta, que não dá certo. Pedrinho apresenta seu capacete multi-uso, que serve para andar no capoeirão à noite. O invento desmonta. Ênio apresenta a sua mala-andante. O invento dá certo. Saci encontra Cuca transformada em pedra e pega a sua verdadeira carapuça. O pererê leva a bruxa para a gruta. Visconde anuncia que Ênio ganhou a feira. O menino ganha um pouco de pirlimpimpim. Saci rouba de novo os pitos de Tio Barnabé. O velho fica furioso. Leonardo Da Vinci e Santos Dumont se despedem de todos e vão embora. No espaço, Ênio usa a inspiração do universo para escrever um novo livro.


Capítulo 1 - Peter Pan leva a turma para a Terra do Nunca!


Todos fazem seus afazeres do sítio. Narizinho percebe que cresceu. Tia Nastácia aumenta a barra do vestido da menina. Emília observa a cesta de costura da cozinheira. A boneca vê um ovo e diz que Nastácia botou um ovo. No dia seguinte, Emília e Pedrinho não querem ir para a festa de aniversário de Ana Clara. Narizinho quer ir muito. Pedrinho pensa como seria dirigir um carro. Tio Barnabé chega e leva todos para o aniversário. Conselheiro anda com a bicicloteca pelo Arraial. O burro percebe que está chegando o dia do folclore. Benta e Nastácia conversam sobre o rápido crescimento de Pedrinho e Narizinho. Depois, a turma chega do aniversário. Pedrinho conta que Emília abriu os presentes de Ana Clara. A boneca tem a ideia de fazer o seu aniversário no dia seguinte. Conselheiro, Visconde e Dona Benta conversam sobre o dia do folclore. A avó dá a ideia de Nastácia e Barnabé contarem as histórias do folclore para as crianças do Arraial. Emília decide que o tema de seu aniversário será a Grécia. A boneca faz os convites irem para os seus remetentes. Conselheiro e Visconde anunciam a comemoração do folclore no Sítio para o Arraial. Na Terra do Nunca, Peter Pan recebe o convite de Emília e já sabe qual será o presente. Narizinho ajuda Tia Nastácia a fazer o bolo. A boneca sai para receber os convidados. Os personagens do Reino das Águas Claras e do Reino da Fantasia chegam para a festa de aniversário. Tio Barnabé elogia a roupa de Tia Nastácia. Chapeuzinho Vermelho conta que só ela, Polegar e os anões conseguiram fugir da Carochinha. Visconde reencontra o Pequeno Polegar. Emília chega e cobra o presente. O personagem vai pegar neve e entrega para a boneca. Visconde começa a ler o seu discurso, mas Emília o interrompe. Narizinho sente saudades de Escamado. Casca e Cascadura ficam pasmos quando Emília aceita seus presentes muito bem. Emília dá o primeiro pedaço do bolo para Narizinho. Depois, todos vão embora. Anoitece. Emília comunica que já convidou todos para outra festa no dia seguinte. Toda a festa acontece de novo. Anoitece. Emília fica triste por que Peter Pan não apareceu. O personagem aparece e diz que esqueceu o presente. Peter dá uma moeda de ouro para Emília. Ele diz que tem mais um presente: uma viagem à Terra do Nunca! Peter joga o pó mágico de Sininho e todos começam a voar a caminho da Terra do Nunca.


Capítulo 2 - Emília é atingida por uma flecha!


A turma do Sítio e Peter Pan estão a caminho da Terra do Nunca. Os meninos perdidos brincam e sentem saudades de Peter. Eles ouvem barulhos de piratas e se escondem. Dona Benta lê a carta de Narizinho e lembra de quando também foi para a Terra do Nunca. As crianças do Arraial chegam ao Sítio para a comemoração do dia do folclore. Tia Nastácia e Tio Barnabé contam a história do Saci e do Curupira. Peter Pan e a turma chegam à Terra do Nunca. Capitão Gancho e seus piratas se aproximam. O menino que não quer crescer manda todos se esconderem. Um pirata sente cheiro de gente. Capitão Gancho cai em uma armadilha dos meninos perdidos. Peter Pan liga o seu relógio e Gancho foge achando que é o crocodilo. Visconde e Conselheiro decidem levar as crianças para a mata. Saci avisa a Cuca sobre a comemoração do dia do folclore. A bruxa fica feliz e acha que todos querem conhecê-la. A turma de Zeca e a turma de Ana Clara acabam se separando e Visconde e Conselheiro vão atrás das crianças. Peter Pan apresenta os meninos perdidos à turminha. Sininho não faz muita amizade com Emília. O cacique Pele Vermelha convida Peter Pan e seus amigos para visitarem a aldeia. Narizinho tem a ideia de ir voando. O menino que não quer crescer joga o pó mágico. Visconde e seus amigos encontram o Curupira no meio da mata. Sininho engana um índio dizendo que Peter mandou matar um "pássaro". O índio atira em Emília e a boneca cai desmaiada no chão. Narizinho se preocupa com a amiga.


Capítulo 3 - Conselheiro e seus amigos são paralisados!


Peter Pan diz que quem atirou em Emília irá pagar pelo que fez. Visconde consegue consolar o Curupira. O sabugo fala qual a função dele na mata. Curupira aceita que os outros façam perguntas. Tia Nastácia fica com ciúmes quando Dona Benta corta couve. A avó comenta que os resultados dos desenhos ficaram bons. Saci provoca a Cuca. A bruxa quer ser entrevistada pelas crianças do Arraial. Na Terra do Nunca, Peter Pan avança para cima do índio. Sininho confessa o que fez. Emília acorda. Pedrinho percebe que a flecha acertou a moeda de ouro que Peter deu. Todos comemoram e decidem fazer uma festa. Sininho diz a Peter que sente ciúmes dele. O menino que não quer crescer perdoa a fadinha. Conselheiro dá lições de vida na floresta. O burro vê uma cobra e manda todos saírem, pois está empacado. Emília, Pedrinho e Narizinho conhecem a cacique da aldeia. A boneca abre sua torneirinha de asneiras e não para de falar. Peter Pan diz que os índios também estão em guerra contra os piratas. Dona Benta e Tia Nastácia ficam preocupadas com a demora das crianças. A avó pede que Tio Barnabé vá procurá-los. Os meninos perdidos brincam dentro do esconderijo. Emília, Pedrinho e Narizinho conhecem o local. Os meninos pedem que a menina seja a mãe deles e ela aceita. A boneca pede para ser a madrinha. Sininho começa a brigar com Emília. A cobra vai embora e Conselheiro desempaca. O burro falante ensina mais lições da mata. No esconderijo, todos começam uma guerra de travesseiros. Narizinho interrompe a brincadeira e conta a história da Cinderela. Os meninos perdidos ficam com sono e acabam dormindo. Peter Pan e Pedrinho vão para fora ficar de guarda. Tio Barnabé procura pelas crianças. Saci rouba o cachimbo do velho. Barnabé pergunta sobre as crianças e o pererê conta que Cuca não gostou nada. Peter Pan conta que não sabe qual é a sua idade. O menino verde ouve o chamado dos Peles Vermelhas. É uma luta dos índios contra os piratas. Cuca fica furiosa por ninguém ir entrevistá-la. Saci observa a prima. Peter Pan ouve a fala do Capitão Gancho e descobre que os piratas venceram a luta. O grupo do Visconde anda pela mata. O sabugo acha que eles estão perdidos. Cuca aparece. Emília e Narizinho arrumam a mesa para o café da manhã. Os meninos perdidos atacam a mesa, mas Narizinho dá boas maneiras para eles. Peter Pan e Pedrinho vão pescar. Conselheiro ouve o canto da Iara. As crianças não seguem os conselhos e olham para a sereia. O burro acaba olhando também. Todos ficam paralisados.


Capítulo 4 - Narizinho é capturada pelo Capitão Gancho!


O Saci vê Conselheiro e seus amigos paralisados e esfrega algumas ervas especiais neles, salvando-os. Cuca pede para ser entrevistada e Visconde e seus amigos obedecem, deixando a bruxa feliz. Dona Benta liga para Teodorico e pede ajuda pela demora das crianças. O coronel promete ajudar e pede que ela se acalme. Tio Barnabé chega e diz que não encontrou as crianças. Peter Pan e a turminha vão ver as sereias. Conselheiro, Visconde e seus amigos encontram o Boitatá na mata, mas a cobra de fogo não faz nada pois ninguém está agredindo a natureza. Os meninos perdidos atacam as sereias, que fogem. Narizinho vai conversar com uma sereiazinha e acaba encontrando alguém. Anoitece. O grupo de Conselheiro e o grupo do Visconde se encontram na mata. Dona Benta, Coronel Teodorico, Tia Nastácia e Tio Barnabé procuram pelas crianças na mata. Pedrinho e Peter Pan procuram por Narizinho. Conselheiro vai buscar lenha para fazer uma fogueira. Depois, enquanto todos dormem, o lobisomem se aproxima e Zeca o vê. Pedrinho e Peter Pan encontram Narizinho amarrada sobre uma rocha e nas garras de Capitão Gancho. O pirata fica feliz, pois o menino que não quer cresceu mordeu a isca.


Capítulo 5 - Os meninos perdidos voltam para a Terra do Nunca!


 Pedrinho pede para Peter distrair Capitão Gancho. O pirata avança para cima do menino que não quer crescer. Os dois começam um duelo. Pedrinho tenta desamarrar Narizinho. Zeca acorda o resto da turma e todos fogem do lobisomem. Pedrinho não consegue desamarrar Narizinho, pois o nó está muito forte. Os meninos perdidos aparecem para ajudar Peter, mas os piratas também querem ajudar o Capitão Gancho. Emília consegue desamarrar Narizinho. Com a ajuda de Pedrinho, a turma do bem começa a vencer os piratas. O pirata Starkey acerta a sua espada contra Sininho, que cai desmaiada. Benta, Nastácia, Barnabé e Teodorico encontram o acampamento onde estavam as crianças todo destruído. O velho encontra um grão de milho do Visconde. Peter Pan não sabe o que fazer para ajudar Sininho. Emília dá a ideia de todas as crianças que acreditam em fadas baterem palmas. Todas as crianças obedecem e Sininho acorda. Saci joga o enxofre e o lobisomem se confunde e foge. O pererê faz o seu redemoinho e leva todas as crianças. Capitão Gancho acorda na praia e se da conta que foi vencido. O pirata ouve o barulho do crocodilo e decide fugir. Os meninos perdidos pedem que Narizinho conte uma história. A menina conta a sua história e acaba lembrando de Dona Benta. Narizinho não consegue continuar e sente saudades. A turminha decide voltar para o Sítio. As crianças reencontram Benta, Nastácia, Barnabé e Teodorico. A avó agradece o Saci. Sininho agradece Emília. A turminha se despede de todos da Terra do Nunca. Os meninos perdidos pedem para ir junto ao Sítio. Peter Pan fica triste. Dona Benta e Tia Nastácia dão comida para as galinhas. A turminha e os meninos perdidos chegam ao Sítio. A cozinheira leva os meninos para conhecerem o Sítio enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília matam a saudade de Benta. Peter Pan sente saudades dos meninos perdidos. O menino verde descobre que os índios venceram os piratas. Peter vai até o Sítio e os meninos perdidos decidem voltar à Terra do Nunca. No dia seguinte, todos se deliciam com os quitutes de Nastácia. Todos vão brincar na jabuticabeira.


Capítulo 1 -  O Macaco da história aparece no sítio!


Pedrinho dá banho no Pangaré. Emília e Narizinho estão na jabuticabeira. Anoitece. A turminha pede para Tia Nastácia contar histórias do folclore. A cozinheira aceita e conta a história da Festa no Céu. Emília percebe que a história tem relação com o casco emendado do jabuti. Dona Benta diz que a história foi criada pelos índios. Saci e Cuca observam tudo pelo caldeirão. O pererê diz que a prima não mete mais medo. A bruxa fica furiosa e espera Nastácia contar a sua história. Emília pergunta se Tia Nastácia é uma índia. A cozinheira conta mais uma história de negros: O Rabo do Macaco. Dona Benta conta que a mistura de povos deixou o nosso folclore mais rico. Emília dá a ideia de fazerem uma Festa Junina. Dona Benta faz questão de participar. Visconde explica a origem da festa. Emília pede para Tia Nastácia contar a história da Cuca, mas ela se recusa. Todos vão dormir. Cuca fica furiosa e decide "entrar na história". A bruxa faz um feitiço para que todos os personagens das histórias apareçam no Sítio. Tia Nastácia vai até a cozinha e encontra o macaco maluco da história. O macaco pede alguma coisa, mas a cozinheira o expulsa a vassouradas. Emília e Narizinho pensam como vai ser a festa junina. A boneca conta uma superstição que Nastácia ensinou e a menina acaba dormindo. No dia seguinte, Pedrinho, Emília e Narizinho encontram a mesa do café toda destruída e desconfiam do Saci. O pererê aparece e diz que tem um macaco esquisito na mata.


Capítulo 2 - Perseguição na mata!


A turma do sítio estava brincando de peteca, quando ela sumiu e foi parar em cima do galho da árvore onde estava o macaco da história, Emília enganou o bobo e conseguiu o brinquedo de volta. Tio Barnabé avisa para Dona Benta que tem algum bicho comendo suas hortaliças e ela se desespera. Tia Nastácia conta para a turminha a história do Coelho e do Jabuti. O Coelho aparece na mata e da de cara com o macaco. Tio Barnabé pede para o Quindim construir uma cerca na horta e Dona Benta pede para o Conselheiro. Isso vai dar uma confusão! O Macaco vai caçar borboleta e pega as orelhas do coelho por "engano", o coelho fica irritado e quando o macaco vai descansar ele dá uma paulada em sua perna, "pensando que era uma cobra", o macaco corre atrás do coelho e começa uma perseguição.


Capítulo 3 - Cuca encontra a formiga!


O Macaco continua correndo atrás do Coelho. O parente da lebre se esconde em uma toca. O Macaco fica bravo, mas logo esquece e vai atrás de bananas. Emília, Narizinho, Dona Benta, Pedrinho, Rabicó e Tio Barnabé arrumam a festa junina. O porco cansa e vai até a mesa. Tia Nastácia teme que um bando de formigas ataque a mesa. Rabicó protesta. Tio Barnabé diz que cuidará disso depois. Nastácia se lembra de uma história e conta para as crianças. A história é da formiga presa na neve. Dona Benta e seus netos comentam sobre a história. Emília pede para a cozinheira contar uma história de reis e rainhas. Nastácia se lembra da comida que está no forno. Quindim continua construindo a cerca. O rinoceronte acaba o trabalho e vai embora. Conselheiro encontra tudo pronto e agradece o "anjo da guarda". Emília e Narizinho discutem para saber quem é a noiva. Pedrinho dá o cargo de xerife para a boneca e ela desiste da noiva. Casca e Cascadura contam para Emília que a Cuca está trazendo todos os personagens das histórias. O Macaco e o Coelho voltam a ser amigos. A Formiga da história chega e conhece os animais. Emília observa os três. Conselheiro encontra Quindim construindo a cerca. O burro falante constata tudo o que aconteceu. Conselheiro tenta convencer Quindim a continuar a cerca. Na caverna, Saci diz para a Cuca que o feitiço que ela fez não tem sentido. A bruxa diz que ele vai ver o que as formiguinhas fazem e sai. A Formiga conversa com o Macaco e o Coelho. Cuca aparece e o Macaco e o Coelho fogem. A bruxa pede para conversar com a Formiga.


Capítulo 4 - Manjaléu bate na porta e assusta a todos!


A Cuca leva a formiga para a sua gruta. A bruxa pede para ela acabar com a festa junina do sítio. Emília pede para Tia Nastácia contar uma história de reis, rainhas e monstros. A cozinheira conta a história do terrível Bicho Manjaléu. A boneca fica feliz, pois o monstro irá aparecer no sítio. O Macaco e o Coelho jogam cartas na mata. O corredor vence e o macaco o acusa de ter roubado. Começa uma nova perseguição. Visconde se prepara para dançar quadrilha. Emília chega e diz que ele não tem par. Por e-mail, Dona Benta conta para Antonica que terá uma festa junina no sítio. Visconde fica triste por não poder dançar quadrilha. O macaco e o coelho cansam de correr e voltam a jogar. Um bando de formigas invade a cozinha e come todos os quitutes da festa junina. Pedrinho e Barnabé vão preparar inseticida. Cuca fica feliz com a sua maldade. Nastácia tenta expulsar as formigas, mas nada adianta. Pedrinho e Tio Barnabé jogam o inseticida e elas fogem. A cozinha vira uma bagunça. Todos ajudam Nastácia a arrumar o local. Emília diz que todos já deviam ter percebido que os personagens das lendas da cozinheira estão vindo para o Sítio. Quindim acaba dormindo na porteira e alguém consegue entrar na varanda. Nastácia se apavora com a afirmação de Emília, pois contou a história de um terrível monstro. O Bicho Manjaléu bate na porta. Emília abraça Dona Benta. Pedrinho, Narizinho e Barnabé ficam pasmos e morrendo de medo!


Capítulo 5 - Saci descobre que é o símbolo do folclore!


O Bicho Manjaléu quer raptar a Princesa Narizinho. Tia Nastácia desconfia que a Cuca seja a culpada pelo aparecimento repentino dos personagens. Pedrinho joga o pó de pirlimpimpim e vai para a mata procurar o Saci. Conselheiro pede para Visconde tomar cuidado com o Bicho Manjaléu. O burro falante vai embora e o sabugo fica pasmo ao perceber o que ele falou. Emília dá a ideia de Tia Nastácia fazer bolinhos para distrair o monstro. Saci revela a Pedrinho que Cuca é mesmo a culpada e o menino parte ao Sítio. Pedrinho usa todo o pó, mas não é suficiente e ele vai parar na frente de Manjaléu. O monstro parte para cima do menino. Tia Nastácia, mesmo tremendo, coloca os bolinhos na porta e distrai Manjaléu. Pedrinho consegue fugir e manda a Tia Nastácia contar a história de Cuca. Saci diz para Cuca que Nastácia contará a sua história. A bruxa decide observar. Nastácia não gosta de contar a história da bruxa, mas percebe que é o único jeito de se livrar de Manjaléu. O monstro bate na porta e pede mais bolinhos. A cozinheira, enquanto frita, conta a história de Cuca. Na mata, a formiga, o macaco e o coelho desaparecem. Na varanda, Manjaléu também desaparece. Cuca não gosta de Tia Nastácia ter contado a sua idade (cerca de 3 mil anos). A bruxa provoca o Saci e diz que ela não contou a história do pererê. Emília, Pedrinho e Narizinho vão ver se o monstro sumiu. Manjaléu aparece, mas ele só quer pegar o resto dos bolinhos. Depois, ele desaparece. Narizinho tem uma ideia para Visconde dançar quadrilha. Anoitece. Todo o Arraial dos Tucanos se divertem na Festa Junina. Tio Barnabé guia a quadrilha. Visconde dança com a boneca de Narizinho. Tia Nastácia serve os quitutes e dança com Seu Candorra. Saci procura por Nastácia e, em meio a confusão, até ganha a corrida do saco. O pererê encontra a cozinheira e diz que ela não contou a sua história. Nastácia conta que todos já conhecem ele, já que o Saci é o símbolo do folclore.


Capítulo 1 - Tia Nastácia desmaia ao ver o espantalho!


 A turma brinca de pular corda. Os passarinhos estão estragando a horta e o Tio Barnabé faz um espantalho. Emília começa a seguir as formigas e chega ao formiguerio onde ouve uma conversa com cigarra e a formiga, totalmete diferente da fábula de La Fonataine. A Cuca quer fazer uma maldade. Anoitece e Dona Benta conta a fábula da formiga e da mosca. Emília tem uma ideia, todos vão dormir. Cuca aparece no sítio e faz o espantalho ganhar vida. Amanhece e a turma parte para o País das Fábulas. O espantalho assusta a Tia Nastácia que desmaia.


Capítulo 2 - Saci vai falar com o espantalho!


 O Tio Barnabéa ajuda a Tia Nastácia desmaiada e a leva para dentro, onde deu um copo de a´água para a cozinheira. A Turma do sítio chega ao País das Fábulas e encontrara o La Fontaine. Eles explicam que vão fazer um documentário sobre as fábulas. Depois que terminaram voltam ao sítio levando o La Fontaine. Dona Benta se alegra. O Espantalho assusta novamente a Tia Nastácia que cai desmaiada. Todos estão vendo o documentário e resolvem fazer uma mesa de comentários. Saci ajuda Tia Nastácia e vai falar com o espantalho.


Capítulo 3 - Barnabé e Nastácia flagram o espantalho!


O Saci faz uma aposta com o espantalho, quem fizer mais bagunça vence. A Turma ainda continua vendo o documentário sobre as fábulas. Tio Barnabé foi ver a horta e viu todas as hortaliças destruídas, o espantalho dá um chute no velho, que se assusta. Emília foi pegar o Conselheiro para participar do discurso de fábulas, quando o burro chegou, La Fontaine o reconheceu do País das Fábulas. Saci faz as galinhas saírem do galinheiro para o espanto do Quindim. Espantalho taca uma jaca bem em cima do Rabicó, ainda bem que caiu na mão do porco. Tio Barnabé e Tia Nastácia vão até a horta e vêem o espantalho se mexendo.


Capítulo 4 - Tia Nastácia tem um plano!


Tio Barnabé e Tia Nastácia viram o espantalho fazendo bagunça na horta. O Documentário continua sendo um sucesso, e todos dando opinião. O Espantalho assustou o Rabicó e o Saci fez um monte de bagunça no sítio deixando Tio Barnabé e Tia Nastácia doidos, será que o saci vai ganhar a aposta? Tio Barnabé botou um chapéu com cola para o espantalho grudar,funcionou mais ele tirou a luva foi embora. Será que desta vez o plano da Tia Nastácia vai dar certo?


Capítulo 5 - La Fontaine vai embora do Sítio!


Tio Barnabé e Tia Nastácia fazem uma armadilha para o espantalho e ele cai direitinho, ficou preso no buraco. O velho e a cozinheira vão avisar a todos. No vídeo das fábulas todos vêem a fábula da mosca e do leão e tem muitos comentários. O Saci aparece perto do buraco e propôs que quem enganar a Cuca vence a aposta. Saci tira o espantalho da armadilha. Quando os habitantes do sítio chegam lá vêem que o espantalho tinha sumido. Pedrinho e Visconde vão investigar o caso. O Espantalho apronta com a bruxa e ela faz ele voltar ao normal. Saci conta para o neto de Dona Benta e o sabugo que tudo voltou ao normal. La Fontaine foi embora do sítio, deixando saudades


Capítulo 1 - Os guardas trazem uma notícia de Príncipe Escamado!


Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde e Tio Barnabé constroem uma pipa. O sabugo conta a história do brinquedo. Depois, o menino empina a pipa. Emília diz que Visconde podia fazer um passeio na pipa. O sabugo vai pedir para Tia Nastácia consertar a sua perna. Cuca anda pela mata catando bichos peçonhentos. Saci aparece e desconfia que ela vá fazer algo. Dona Benta diz para Teodorico que a Vaca Mocha está produzindo pouco leite. O coronel decide ir para o Arraial chamar um veterinário. Visconde pede para Nastácia consertar sua perna que está doendo. A cozinheira obedece o pedido, mas pede que ele o ajude a entender uma receita. O sabugo percebe que o livro está escrito em francês. Nastácia vai pedir para Barnabé tirar o leite da Mocha. Teodorico pede para empinar um pouco a pipa, mas logo já está a caminho do Arraial. A turminha vai visitar a Mocha. Visconde decide ajudar Nastácia na cozinha e vai pegar o fermento. O pote com o fermento acaba caindo em cima dele. Emília, Pedrinho, Narizinho, Benta e Nastácia se preocupam com a Vaca Mocha. A boneca dá a ideia de fazer um chá para a vaca. A cozinheira ri e vai para a cozinha. Elias conta para Teodorico que Doutor Félix viajou. Uma mulher ouve atentamento a conversa dos dois. Nastácia fica pasma ao perceber que Visconde aumentou de tamanho. Todos ouvem o grito da cozinheira e vão ver o que aconteceu. O sabugo se levanta e tenta andar, mas acaba indo ao chão. A mulher se apresenta como uma veterinária Jaqueline. Teodorico a convida para ir visitar a Mocha. Visconde tenta se acostumar com seu novo tamanho. O sabugo começa a brincar com a pipa. No Reino das Águas Claras, Príncipe Escamado está com um mal-humor. Dona Aranha tem uma ideia para ajudar o rei. Jaqueline não consegue identificar nenhuma doença na Mocha. A veterinária se insinua para Teodorico. Visconde fica triste por não poder mais entrar nos livros e no laboratório. Jaqueline diz que sua temperatura vem subindo desde que conheceu Teodorico. Dona Benta fica pasma. Visconde vê que seus objetos de trabalho são muito pequenos. Os guardas do Reino das Águas Claras aparecem no Sítio com uma notícia do Príncipe Escamado. Pedrinho e Narizinho ficam felizes.


Capítulo 2 - A caminho do Reino das Águas Claras!


O Bagre Mordomo diz que o Príncipe Escamado está esperando a todos do Sítio para um jantar no Reino das Águas Claras. No Arraial, Jaqueline dá em cima de Teodorico. Elias fica pasmo. A veterinária inventa uma desculpa para se esconder e coloca um líquido na bebida do coronel. Teodorico toma o suco e fica apaixonado por Jaqueline. Dona Benta diz que não pode ir para o jantar até que a Vaca Mocha se cure. O Bagre Mordomo dá a ideia de chamar o Doutor Caramujo. Depois, o médico dá um remédio e a vaca se cura. Visconde diz que irá aumentar de tamanho também os seus inventos. O sabugo acaba batendo a cabeça na árvore. Teodorico interrompe o lanche de Benta e revela que se casará com a veterinária. A avó fica pasma. Saci aparece na caverna e não encontra sua prima. Cuca aparece e pega umas alianças. O pererê pergunta se ela vai casar. A bruxa diz que vai se casar com Teodorico e se transforma em Jaqueline. Benta tenta incentivar Teodorico a conhecer a veterinária melhor primeiro para depois se casar, mas de nada adianta. Cuca faz um feitiço para o Saci não falar que ela é Jaqueline. Emília diz que Visconde terá que levar uma canastrona. Narizinho convence a boneca a decidir isto depois do jantar. Teodorico pede para Benta hospedar Jaqueline no sítio. Sem saída, a avó aceita. Saci tenta falar para Pedrinho que Cuca é Jaqueline, mas não consegue. O menino acha que é brincadeira do amigo. Todos do sítio pulam no ribeirão.


Capítulo 3 - Emília fica presa em algas!


Dona Benta e Tia Nastácia se admiram com o fundo do ribeirão. Visconde observa os peixes. Todos estão chegando ao palácio. Jaqueline fala sobre os móveis da casa. Ela dá um fora em Teodorico e diz que irá descansar. Tio Barnabé fica desconfiado da moça. O Bagre Mordomo anuncia a chegada da Turma do Sítio. Príncipe Escamado recebe os convidados. Pedrinho fica com ciúmes da prima com o rei. Escamado e Doutor Caramujo ficam pasmos com o crescimento do Visconde. Emília explica o que aconteceu. Saci tenta falar para Tio Barnabé que Jaqueline é Cuca, mas a sua língua enrola novamente. O velho fica bravo com o capetinha. Príncipe Escamado convida a Turma para um passeio pelo Reino. Dona Aranha diz que primeiro irá fazer um vestido para Dona Benta. Pedrinho, Visconde e Major Agarra vão pesquisar o fundo do mar. Tia Nastácia pede para conhecer a cozinha. Doutor Caramujo vai levar a cozinheira. Narizinho diz para a Emília que ela sobrou. Jaqueline proíbe Rabicó de mexer na lama. Ela quer as minhocas para comer sozinha. A veterinária também proíbe Quindim de defender o Sítio e Conselheiro de dar conselhos. Dona Aranha termina o vestido. Dona Benta se sente muito elegante. As aranhinhas elogiam a avó. Rabicó, Quindim e Conselheiro conversam sobre Jaqueline. Saci aparece e tenta falar sobre a Cuca, mas não consegue. O diabinho decide fazer mímica, mas também não dá muito certo. O pererê não sabe o que fazer. Príncipe Escamado agradece Narizinho por tê-lo salvo da Enguia Maria. Emília vai procurar uma baleia para levar para o Sítio. Pedrinho, Visconde e Major Agarra vão procurar a maior pérola do mundo. Tia Nastácia não gosta das comidas que o Polvo Cozinheiro irá servir. Jaqueline faz uma torta de minhocas para Teodorico e ele gosta. Saci aparece e tenta abrir os olhos do coronel, mas a bruxa o expulsa. Emília procura pela baleia. A boneca encontra uma floresta de algas. Teodorico pede Jaqueline em casamento. Ela aceita e diz que precisa ser naquele momento. Pedrinho e Visconde ouvem um grito de Emília. A boneca está presa nas algas e desmaia.


Capítulo 4 -  Um tubarão aparece!


Pedrinho e Visconde encontram Emília. A boneca desmaia. O sabugo usa o canivete e corta as algas. Ele consegue libertar Emília. Teodorico fica pasmo com a afirmação de Jaqueline, mas aceita. A bruxa diz que não consegue segurar mais um minuto, já que o feitiço irá acabar à meia-noite. Teodorico vai chamar o padre. Jaqueline ri. Teodorico pede para Tio Barnabé ir no Arraial buscar o padre. O velho acha que Dona Benta não vai gostar. Saci quer se livrar do feitiço que Cuca fez. O pererê tem uma ideia. Benta, Nastácia e Narizinho se preocupam com Emília. Doutor Caramujo diz que precisa dar uns beliscões. Pedrinho vai ajudá-lo, mas a boneca acorda. Saci pede para Conselheiro ensiná-lo a escrever. Narizinho proíbe Emília de andar sozinha pelo Reino. Uma aranhinha chega e avisa a menina que seu vestido está pronto. Teodorico se preocupa com a demora do padre. Jaqueline diz que só se casará antes da meia-noite. Tio Barnabé e o padre chegam. A Turma do Sítio janta no Reino das Águas Claras. Dona Aranha anuncia a chegada de Narizinho. A boneca entra com um deslumbrante vestido. Visconde diz que irá fazer um discurso, mas ninguém gosta da ideia. Saci acha que não irá conseguir escrever. O diabinho tenta fazer um enigma, mas Conselheiro não entende. Príncipe Escamado pede a mão de Narizinho a Dona Benta. A avó acha que sua neta é muito nova. Narizinho consegue convencê-la. Emília, Pedrinho e Visconde vão procurar uma pérola. A princesa aceita. Príncipe Escamado diz que quer que a menina fique morando no Reino para sempre. Todos ficam pasmos. Narizinho não quer sair do Sítio. O rei do Reino fica pasmo. Quindim, Rabicó e Conselheiro tentam descobrir o enigma. Tio Barnabé chega e consegue decifrar a mensagem. Eles descobrem que Jaqueline é a Cuca. Os animais e o velho vão salvar o coronel. Príncipe Escamado fica arrasado e não conversa com ninguém. Jaqueline tenta apressar o casamento, pois é quase meia-noite. Quindim, Rabicó e Conselheiro e Barnabé chegam e revelam que a veterinária é Cuca. Doutor Caramujo consulta Escamado e diz que ele pode morrer de narizite aguda. Narizinho fica pasma. Pedrinho e Visconde tentam abrir a concha. O menino acaba cortando o dedo. A boneca vê que um tubarão está se aproximando.


Capítulo 5 - A volta!


Doutor Caramujo diz que não pode fazer nada para salvar o Príncipe. Narizinho pede para deixá-la a sós com Escamado. Pedrinho tem a ideia de atrair o tubarão, mas Emília usa o faz-de-conta e o animal some. Teodorico fica bravo com Tio Barnabé e pede que o padre continue o casamento. Narizinho tem uma séria conversa com o Príncipe Escamado e eles se casarão novamente. Visconde diz que eles precisam jogar areia na ostra para pegar a pérola. A ostra não deixa Pedrinho pegar a pérola. Ela explica seu problema e os três decidem deixá-la em paz. O relógio bate meia-noite antes de Teodorico aceitar Jaqueline como esposa. A veterinária se destransforma. O padre foge. Cuca transforma o coronel em pedra. Barnabé, Quindim, Conselheiro e Rabicó ficam pasmos. A bruxa some. Príncipe Escamado anuncia que vai se casar com Narizinho e cada um vai morar em suas casas. Barnabé, Quindim, Rabicó e Conselheiro levam a pedra do Teodorico para a varanda. Saci aparece e diz que vai procurar a flor azul. Pedrinho, Visconde e Emília voltam para o reino e descobrem o casamento de Narizinho. Os tubarões decidem ir ao palácio atrás de Bocão. Dona Aranha termina o vestido de Narizinho. Amanhece no sítio. Rabicó fica com fome. Barnabé, Quindim e Conselheiro se preocupam com Teodorico. Saci aparece e traz a flor. O velho joga as pétalas ao vento e Teodorico volta ao normal. Todos comemoram. Cuca observa pelo caldeirão e promete se vingar. Narizinho entra no palácio vestida de noiva. Dona Benta e Tia Nastácia se impressionam com a beleza. Major Agarra chega e avisa que os tubarões estão prestes a invadir o palácio. Emília conta para Narizinho que foi ela que fez o Bocão sumir. A Turma do Sítio vai embora com o pirlimpimpim. Na beira do ribeirão, Emília usa o faz-de-conta e o Bocão volta a aparecer. Depois, Dona benta conversa com Narizinho sobre o casamento. Emília permite que Visconde escolha qual canastra ele quer levar nas viagens. Pedrinho aparece correndo com a carapuça do Saci.


Capítulo 1 - Pedrinho descobre de onde vem a poluição!


Narizinho e Emília fazem barquinhos de papel. Pedrinho e Visconde pescam. O sabugo encontra uma mancha no ribeirão. Todos não vêem, pois a correnteza já levou. Tia Nastácia recolhe as roupas do varal. Dona Benta rega as folhas do jardim. A avó e a cozinheira conversam sobre a economia de água. Na gruta, Cuca fica furiosa por sua prima Nevasta ter empregados e ela não. Saci decide ir embora. A bruxa quer fazer algo. Pedrinho e Visconde não conseguem pescar nenhum peixe. Emília fica triste por seu barquinho de papel ter afundado. Abaixo da água, Príncipe Escamado e Major Agarra ficam pasmos ao verem a poluição. Narizinho volta a sentir saudades do Reino das Águas Claras. Major diz para o Príncipe Escamado que a poluição está vindo da superfície. O sapo está doente. O príncipe, o major e Doutor Caramujo vão examinar tudo de perto. Cuca se transforma em uma carteira para aprontar com a Turma do Sítio. Pedrinho brinca com o pião. Major e Doutor Caramujo chegam ao Sítio com o Príncipe Escamado intoxicado pela poluição. Depois, Doutor Caramujo cuida do Príncipe. Dona Benta e Narizinho se preocupam. O médico do Reino dá uma pílula de desintoxicação. Visconde percebe que é por causa da mancha. A carteira dá um atabaque para o Quindim. O rinoceronte começa a tocar e fica hipnotizado. Cuca manda que ele vá para a gruta. Tia Nastácia serve um café para o Príncipe. Emília dá a ideia de seguir a mancha para descobrir de onde vem a poluição. Pedrinho, Major Agarra e a boneca vão investigar. No ribeirão, os três investigam. Conselheiro termina uma pintura da casa. A carteira chega e dá um livro para o burro falante e ele fica hipnotizado também. Cuca ordena que ele vá para a gruta. Rabicó remexe a comida do lixo. A carteira chega e dá uma torta para o porco e ele também é hipnotizado. Cuca ordena que ele vá para a gruta. Pedrinho, Emília e o Major andam pela beira do ribeirão. O menino encontra um cano jogando a poluição no ribeirão.


Capítulo 2 - Saci encontra Iara desmaiada!


Emília decide seguir o cano para ver quem está jogando a poluição. Pedrinho, Major e a boneca vão investigar. Cuca dá ordens para Quindim, Conselheiro e Rabicó. Saci observa e decide contar para a turminha. Emília, Pedrinho e Major chegam à fábrica que está jogando a poluição. Os três vão invadir a fábrica e são barrados por seguranças. A boneca, o menino e o sapo são obrigados a fugir. Emília tenta convencer o segurança a chamar o dono da fábrica, mas não consegue. Os peixes estão passando muito mal. Benta, Nastácia, Narizinho e Caramujo cuidam deles. Cuca manda Quindim fazer uma faxina na gruta. O rinoceronte acaba quebrando tudo. A bruxa fica furiosa e manda ele sumir. Saci chega e ri da prima. Cuca quer se vingar. Emília e Pedrinho falam para Dona Benta sobre a fábrica. A avó tem uma ideia e sai. A boneca e o menino ajudam a cuidar dos peixes. Dona Benta manda um e-mail para o dono da fábrica convidando-o para um café no sítio. Sr. Fabrício responde o e-mail de forma mal educada e Benta decide conversar pessoalmente com ele. Teodorico, Emília e Pedrinho vão junto. Ao chegar no portão, a avó fala para a câmera que vai fazer uma organização. Teodorico e Benta vão, mas Pedrinho tem uma ideia. Conselheiro leva borboletas para Cuca comer e a bruxa fica furiosa. Pedrinho e Emília se disfarçam de jornalista e tentam falar com Sr. Fabrício. A boneca fica em cima do menino e engana os seguranças. Os dois entram na fábrica. Saci anda pela mata rindo dos empregados da Cuca. O diabinho fica pasmo ao ver a poluição. Ele vê a Iara caída em uma pedra e acha que ela morreu.


Capítulo 3 - Os peixes voltam para o Reino!


Saci fica pasmo ao ver a Iara desmaiada. O diabinho decide levá-la para o sítio. Todos cuidam dos peixes. Saci aparece e diz que Iara está morrendo. Doutor Caramujo tem uma ideia para trazê-la e ninguém ficar cego. Emília tenta entrevistar Sr. Fabrício. Saci dá uma pílula do Doutor Caramujo para Iara e ela melhora. Sr. Fabrício diz que não polui e Emília arranja briga. O dono da fábrica percebe quem é e chama os seguranças. Cuca sai para fazer compras. Rabicó joga ervas no caldeirão. Sr. Fabrício corre atrás de Emília e Pedrinho. A boneca e o menino chegam ao portão. Todos os tucanenses estão na frente fazendo uma manifestação contra a poluição. Rabicó toma a poção que fez e volta ao normal. O porco tenta "desipnotizar" Conselheiro e Quindim. Rabicó dá a sua poção para o burro falante e para o rinoceronte. Os animais decidem fugir antes que Cuca volte. Quindim, Rabicó e Conselheiro se surpreendem ao encontrar a Cuca na mata. Os animais correm e a bruxa vai atrás. Saci chega e conta que a bruxa Nefasta foi envenenada. Cuca ri e decide ir ver de perto. Quindim, Rabicó e Conselheiro oferecem uma limpeza no capoeirão, mas o diabinho não aceita. Dona benta aconselha Fabrício a reciclar o lixo antes de jogar no ribeirão. Major Agarra aparece com os peixes doentes para mostrar o que está acontecendo. Rabicó volta para o sítio e vai atacar a lata de lixo. Dona Benta tenta convencer o Fabrício a parar de poluir tudo. O dono da fábrica trata todos com má educação. Emília usa o faz-de-conta e mostra para Fabrício como irá ficar o nosso planeta se todos poluissem. O dono da fábrica manda tampar o cano que despeja os resíduos no ribeirão. Todos ficam felizes. Curupira faz uma mágica e limpa o ribeirão. Saci visita Iara. Príncipe Escamado se despede de todos e volta para o Reino das Águas Claras.


Capítulo 1 - Barulhos assustam a Turma!


Pedrinho anda pelo Sítio com um lençol sobre ele. O Menino assusta Emília e Narizinho. As duas deram um grande berro, pois pensaram que era um fantasma. Amanhece. Dona Benta pergunta que grito foi aquele na noite anterior. A Turma conta. Depois do café da manhã, Conselheiro, Pedrinho, Emília e Narizinho levam a bicicloteca para o Arraial. O Casarão que está sendo reformado para virar o centro cultural está sendo assombrado por um fantasma. Manuel, sócio do Nicolau, foi até o sítio e conta o que está acontecendo. Visconde pesquisa sobre fantasmas. Pedrinho, Narizinho, Visconde, Emília e Rabicó vão investigar o casarão. Na casa, barulhos assustam a turma.


Capítulo 2 - Narizinho sente a presença de alguém!


 A turma do sítio, com medo, sai de dentro do casarão. Dona Benta lê um livro sobre a história do casarão e descobre que o primeiro dono da casa era o Barão de Caraminguá. A Turma do sítio decide se preparar mais para entrar novamente no local onde mora o fantasma e agora com a ajuda do Tio Barnabé. Dona Benta conta para seus netos e a Emília sobre o Barão de Caraminguá. Visconde monta um detector de fantasma e todos vão se aventurar. Chegando lá eles encontram o Manuel, que se juntou ao grupo. Quando os nossos aventureiros entraram no casarão, Narizinho sente a presença de alguém ou alguma coisa!


Capítulo 3 - Um ladrão quer o tesouro do Barão!


A turma vai até a sala do casarão. Abrem um armário e um esqueleto aparece. Todos se assustam e se separaram. Tio Barnabé, Narizinho e Pedrinho encontram uma passagem secreta e entram nela. Rabicó vai até o salão principal e vê o fantasma, o porco sai correndo. Visconde, Emília e Manuel encontram um ajudante de Manoel na casa, mas ele logo vai embora. Narizinho encontra um quadro do Barão de Caraminguá. No sítio, Dona Benta encontra uma notícia antiga do fantasma e vai falar com seu Candorra na venda do Elias. Candorra fala que existe um tesouro dentro do casarão. Pedrinho, Narizinho e Tio Barnabé vêem uma sombra. Um ladrão está se vestindo de fantasma e quer roubar o tesouro do barão de Caraminguá.


Capítulo 4 - O verdadeiro fantasma aparece!


Rabicó está de medo. Tio Barnabé, Pedrinho e Narizinho acham o porco. Dona Benta descobre a existência de um tesouro no Casarão. Visconde, Emília e Manuel vêem o fantasma e se assustam. Dona Benta e Tia Nastácia chegam no sítio e não encontram a turminha. A avó decidi ir até o casarão. Algumas latas flutuam e derrubam a tinta, que estava dentro, em Manuel. Tio Barnabé, Pedrinho, Narizinho e Rabicó entram em uma sala e encontram várias máscaras, eles suspeitam de que o fantasma é falso. O Acessor do Manuel, Oswaldo, aparece deixando todos surpresos. Os netos de Dona Benta e o Rabicó conseguem fugir mas o Oswaldo pega o Tio Barnabé. Visconde e Emília limpam o Manuel, todos se encontraram novamente. Pedrinho conta que o fantasma é o acessor de Manuel. O responsável da obra vai atrás do empregado. O Detector do Visconde começa a funcionar. O Verdadeiro fantasma do Barão de Caraminguá aparece.


Capítulo 5 - Uma festa para os fantasmas!


O fantasma do Barão de Caraminguá assusta a turma. Todos correm. Dona Benta e Tia Nastácia estão indo à caminho do Casarão, quando o pneu do carro fura. O Fantasma fala para todos que maltratava seus escravos, mas já aprendeu a lição. A Turma do Sítio fica maravilhada e fazem amizade com a assombração. Seu Candorra aparece na estrada e ajuda a trocar o pneu do carro de Dona Benta. Oswaldo pega seu Manuel e o prende junto com o Tio Barnabé. O Barão resolve ajudar a dar um susto no Oswaldo. O Acessor do Manuel se assusta e todos prendem o falso fantasma. A Turma volta para o sítio e resolvem comemorar com uma festa de Dia das Bruxas. O Fantasma do Barão e outros fantasmas foram convidados, mas depois todos vão ser libertados da maldição fantasmagórica.


Capítulo 1 - Barão de Munchaüsen quer caçar no Capoeirão!


Rabicó tenta pegar minhocas no sítio, mas a turminha pega todas. O porco fica furioso. Pedrinho diz que eles resolveram experimentar as minhocas. Rabicó descobre que foi enganado e que eles vão pescar. Tio Barnabé engana todos dizendo que tem peixe no laguinho da frente da casa. O velho conta a história de um homem que foi engolido por uma baleia. Visconde percebe que ele está contando uma história de pescador. Emília decide contar a sua história de pescador. Todos gostam da história. Na hora do lanche, Emília quer contar a sua história de novo. Todos ouvem um barulho muito grande e vão ver o que é. A Turminha, Benta e Nastácia encontram um balão e descobrem que o dono é o Barão de Munchaüsen. Dona Benta e Tia Nastácia se emocionam ao conhecer o personagem. O Barão diz que veio conhecer o sítio. O personagem conta que atirou sementes de cerejeira no Pássaro Roca e ele morreu. Emília diz que a concorrência está brava. O Barão fica pasmo ao ver o crescimento do Visconde. Tia Nastácia serve um café com bolinhos. Barão conta que alguma coisa o atrapalhou na aterrissagem. Pedrinho, Narizinho e Emília vão arrumar o balão. O menino encontra uma anjinha em meio à lona. Todos levam ela para dentro. O Barão conta que não sabe o que aconteceu, mas a anjinha diz que ele o atropelou. Dona Benta acalma a briga. Emília e Narizinho levam a anjinha para conhecer a Vaca Mocha e o galinheiro. Dona Benta comenta que é proibido caçar no Brasil. O Barão diz que ninguém pode proibí-lo e diz que sai para caçar. O personagem chama Pedrinho e Visconde para ir junto. E agora? Que espiga!


Capítulo 2 - Pedrinho, Visconde e Saci ouvem um tiro!


Dona Benta pede para Pedrinho e Visconde impedirem que o Barão cace. A anjinha conta para Emília e Narizinho que Flor das Alturas vive falando do sítio. Ela tenta voar, mas percebe que desaprendeu. A menina tem a ideia de chamar Peter Pan apara ajudar. A boneca batiza a anjinha de Florinda. Pedrinho tem a ideia de atrapalhar a caçada do Barão sem que ele perceba. O menino e Visconde dizem que vão ajudá-lo. Saci observa e fica furioso. O diabinho cria uma armadilha. Narizinho escreve uma carta para Peter Pan vir ao Sítio ajudar Florinda a voar. Emília usa o faz-de-conta e o envelope sai voando. A anjinha fica pasma. Pedrinho e Visconde dizem que os bichos da mata são muito mansos. O Barão quer caçar um mico-leão-dourado. Saci imita o barulho de uma onça para atrair os caçadores. Barão ouve o barulho de onça. Visconde consegue enganar o Barão e ele vai para outra direção. Pedrinho e o sabugo vão na direção do barulho e acabam caindo na armadilha do Saci. O diabinho sai para fazer uma armadilha para o Barão. Pedrinho tenta pegar o canivete, mas percebe que o Saci pegou antes. Tia Nastácia leva um suco com bolinhos para Emília, Narizinho e Florinda. A anjinha gosta do líquido. Dona Benta conversa com ela. Teodorico chega e diz que não consegue mexer na internet. A avó vai ensinar o amigo. Peter Pan chega ao Sítio e todos vão ao seu encontro. As aulas da Auto-Escola Pirlimpimpim começam. Peter joga Florinda para cima. A anjinha até começa a voar, mas fica com medo e cai no galinheiro. Emília, Narizinho e Peter vão atrás de Florinda. Pedrinho e Visconde dizem que estão impedindo que o Barão cace sem que ele perceba. Saci acredita e liberta os seus amigos. O Menino tem a ideia de reunir todas as assombrações da mata para espantar o Barão da mata. No mesmo instante, ecoa um barulho de um tiro. Pedrinho, Visconde e Saci ficam pasmos.


Capítulo 3 - Barão fica encantado pela Iara!


O Barão está prestes a atirar em uma onça. Pedrinho, Visconde e Saci observam. Dona Benta diz para Teodorico que o Barão veio para o Sítio para caçar. A avó fala muito bem sobre o personagem e conta uma história. Tia Nastácia não acredita na história, já que ele é um mentiroso. O coronel fica com ciúmes da amiga com o Barão. A cozinheira percebe tudo. Pedrinho, Visconde e Saci ficam com medo da onça. O Barão quase atira no animal, mas o diabinho usa o redemoinho para levar todos. Emília e Narizinho tentam animar Florinda. Peter Pan dá conselhos para a anjinha. Ela consegue voar um pouco, mas uma nuvem de chuva aparece e faz Florinda cair. Narizinho seca a anjinha. Emília fala umas verdades, deixando-a triste. Barão não percebe que o Saci os tirou do local da onça. Visconde diz que o animal é o maior felino das Américas. Barão decide caçar uma onça. Peter Pan tenta ensinar Florinda a voar. Tio Barnabé observa, rindo. Teodorico chega e pergunta informações sobre o Barão. O coronel pede para o velho ir com ele atrás do Barão na mata. Barnabé aceita. Saci está bravo por ter quer ajudar todo mundo. O diabinho conta para o Curupira que existe um caçador na mata. Emília manda Peter Pan fazer um voo para animar Florinda. O menino da Terra do Nunca obedece, mas a anjinha fica ainda mais triste. Pedrinho diz que não acredita nas mentiras do Barão. O personagem encontra umas pegadas no chão. O menino percebe que é arte do Curupira. Pedrinho e Visconde decidem não ir atrás. O Barão fica muito cansado e ouve um canto. O personagem fica paralisado ao ver a Iara.


Capítulo 4 - Barão sai do Sítio escondido para caçar!


Pedrinho vê o Barão paralisado. Iara entra no ribeirão. Visconde e o menino vão procurar uma erva. Peter Pan tem a ideia de dar uma volta de pirlimpimpim. O menino da Terra do Nunca, Emília, Narizinho e Florinda voam. Todos ficam felizes. A menina percebe que a asa da anjinha está um pouco torta. Pedrinho passa a erva na cara do Barão e ele volta ao normal. O personagem atira para cima. Tia Nastácia corta a asa de Florinda para ela poder voar. Dona benta chega e está preocupada com a demora de Pedrinho, Visconde e Barão. Tio Barnabé e Teodorico andam pela mata à procura do Barão. O lobisomem uiva e os dois ficam amedrontados. O coronel tenta mostrar que não está com medo, mas o lobisomem aparece. Teodorico tenta brincar com o homem lobo, mas ele fica ainda mais bravo. Barão chega e tenta atirar no lobisomem, mas erra. Teodorico e o Barão trocam farpas. A mula-sem-cabeça aparece, mas todos conseguem despistá-los. Pedrinho e Visconde conseguem convencer o Barão a voltar para o sítio. Teodorico diz que ele está com medo de ficar sozinho no Capoeirão. Peter Pan vai embora do Sítio e promete voltar. Teodorico e Barão contam para Dona Benta e Tia Nastácia o que aconteceu na mata. Emília usa o faz-de-conta e ela, Florinda e Narizinho dormem em nuvens macias. Todos conversam sobre o lobisomem. Tio Barnabé arruma uma rede para o Barão dormir na varanda. Teodorico vai embora. Quando todos entram, o Barão coloca travesseiros na rede para todos acharem que ele está dormindo e sai para caçar.


Capítulo 5 - Visconde descobre que o Barão sumiu!


O Barão vai para a mata sem que ninguém veja. Ninguém não, o Saci observa tudo. Os animais começam a comentar sobre o caçador. As corujas comentam que o Curupira foi para a Amazônia. O macaco não pode sair da toca para comer. O barão está prestes a atirar no macaco. Pedrinho tem esta premonição e acorda. O menino decide ir tomar água. Dona Benta conta para o neto que contar os pesadelos ajudam a dormir melhor. Pedrinho conta o pesadelo, mas desconfia que o Barão saiu para caçar à noite. O menino decide ir observar para ter certeza que ele está dormindo. Benta e Pedrinho vão observar, mas vêem apenas o casaco com o chapéu. Mas, por baixo, estão travesseiros. Na mata, Saci reúne a sacizada para despistar o Barão. Dona Benta diz para Tia Nastácia que não está conseguindo dormir. Teodorico aparece e diz que está preocupado com o Barão. Nastácia vai fritar bolinhos. O Barão está prestes a atirar no mico, mas a sacizada aparece e o atrapalha. Saci comemora, pois acha que o Barão desistiu de caçar. Mas o personagem mentiroso não desiste. Amanhece. Benta, Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde tomam café. Nastácia chega e conta que o Barão ainda está dormindo. Todos vão ver Florinda. A Turminha e Florinda encontram a anjinha. Nastácia percebe que as asas de Florinda estão mais aparadas. Pedrinho tem a ideia de chamar o Barão.Enquanto todos discutem, Florinda já está voando. Narizinho percebe que a anjinha estava indo muito longe. Visconde vai acordar o Barão e encontra os travesseiros. O sabugo avisa os outros que o Barão sumiu.


Capítulo 6 - Barão e Florinda vão embora!


O Barão anda perto do Sítio. O personagem mentiroso vê algo no céu e atira. Florinda começa a cair. Turma e Nastácia se preocupam. O Barão comemora, mas fica arrasado ao perceber que atirou em Florinda. Narizinho percebe que ela não se mexe. Emília fala poucas e boas para o Barão. Pedrinho e Visconde também ajudam na bronca. Dona Benta chega e diz que ele passou dos limites. Visconde percebe que ela está mexendo as asas. A anjinha acorda e sente dores nas asas. Emília dá a ideia de usar a cera das asas de Ícaro. Benta diz que precisa falar com o Barão. Pedrinho, Emília, Visconde e Nastácia começam a levantar Florinda. Dona Benta conversa com o Barão e exige que ele peça desculpas à Florinda. Tia Nastácia termina de consertar as asas da anjinha. Emília consegue inventar uma nova palavra. Visconde e Nastácia ficam confusos. A Turma brinca com Florinda na rede. Barão chega e pede desculpas. O personagem mentiroso promete que nunca mais vai caçar. Todos comemoram. Depois, o Barão agradece Tia Nastácia por ter consertado o seu balão. Teodorico chega e começa a brigar com o personagem. Barão começa a inventar como foi a sua viagem à lua. Teodorico ri da história. Dona Benta interrompe e diz que o Barão tem que ir embora. O personagem se despede de todos com abraços. O Barão vai embora. Todos dão adeus. Depois, Tia Nastácia frita bolinhos para Florinda. Tio Barnabé chega e tenta roubar um, mas a cozinheira não deixa. Depois, todos dão conselhos de voo para a anjinha. Nastácia chega e pede para ela levar uns bolinhos para São Jorge e dá outro pote para ela. Florinda vai embora e voa muito bem.


Capítulo 1 - Conselheiro lembra o ataque do Dragão!


Todos tomam o café da manhã muito rápido. Dona Benta pergunta o porquê. Emília explica que eles vão escrever as memórias. A avó diz que primeiro eles vão comer tudo. Benta começa a ditar as memórias de quando eles estavam na varanda de cima observando as estrelas. Pedrinho lembrava sobre a cabeleira de Berenice. Benta contava a história da constelação. Todos admiravam a história. Visconde dava a ideia de fazer um telescópio. Benta cobra que alguém ajude a tirar a mesa. Pedrinho conta como eles fizeram o telescópio. Visconde contava a história do invento e quando Galileu Galilei foi queimado vivo. Eles tinham que esperar anoitecer. Narizinho dita o que eles queriam espiar e quando Tia Nastácia deu a ideia de ver a lua. Emília dita quando disse que viu o São Jorge lutando contra o dragão. Pedrinho acha que ela estava mentindo. O menino tinha a ideia de ir à lua. Emília dizia que Tia Nastácia ia sem ela saber e que o Conselheiro também ia. Nastácia conta como as crianças a enganaram para ir à lua. Quando chegavam em um lugar desconhecido, a cozinheira ainda estava tonta. Pedrinho dava a ideia de mandar alguém até outro astro para saber onde eles estavam. Visconde foi o escolhido. O Sabugo conta como foi o seu encontro com a sonda espacial chamada Cósmica. Emília abre sua torneirinha de asneiras. Pedrinho conta que eles fizeram uma votação para saber onde estavam e que ficou decidido que estavam na lua. A Turminha via um bandeira de um astronauta. O dragão de São Jorge apareceu e atacou o Conselheiro.


Capítulo 2 - Pedrinho conta a explosão do cometa!


Todos esperam por Emília e Narizinho para continuar as Memórias. Emília e Narizinho chegam com o Conselheiro. O burro falante conta como ficou empacado com a cara do dragão. Emília salvava o Conselheiro, mas o dragão o atacava. São Jorge aparecia e espantava o animal. Tia Nastácia conta para Dona Benta como foi conhecer o santo. Visconde pede para a avó contar o que aconteceu no sítio enquanto eles estavam no céu. Benta conta como foi a contratação de Beth Freezer. A nova cozinheira não gostava nada das panelas da barro. Nastácia fica enciumada com a história e sai. Todos disputam para saber quem irá continuar. São Jorge apresentava a Lua para todos. Pedrinho contava o que é satélite. O santo explicava como se sabe a idade dos astros. Depois, São Jorge apresentava a sua casa e contava a sua história. Emília percebe que o santo ainda não lhe contou como colou a sua cabeça. Todos começam a notar o sumiço de Tia Nastácia. Dona Benta desconfia que ela ficou enciumada com a história de Beth Freezer e vai falar com ela. Conselheiro vai com ela. A turma narra como foi a viagem para Marte. Emília dizia que via os marcianos. A boneca ia ver os extraterrestres mais de perto. Todos iam embora. Pedrinho e Narizinho desconfiam que Emília estava mentindo. O menino narra como foi o passeio pelo cometa. Todos estavam flutuando pelo espaço e pegaram uma carona. De repente, o menino caía do cometa e Emília e Narizinho se chocavam com um cometão.


Capítulo 3 - Visconde conta como quase ficou preso na Cósmica!


Emília quer fazer umas mentiras nas memórias. Ninguém concorda com a ideia e Narizinho dita quando ela e a boneca encontraram o Conselheiro em cima do cometão. Emília havia encontrado um anjinho. A boneca explicava todas as coisas do Sítio. Dona Benta chega e pergunta por Nastácia. Ninguém sabe notícias dela. As Memórias continuam quando Pedrinho também cai em cima do cometão. O menino espanta Emília e Narizinho só para ditar a continuação das memórias. Pedrinho contava que a rota do cometa Halley os estavam levando para Saturno. Toda a Turminha estavam visitando o planeta dos anéis. Os saturninos apareciam e mandavam lembranças para Dona Benta. Emília e Narizinho chegam. A boneca dita como foi a descoberta das crianças no espaço sideral pelos astrônomos. Narizinho dita como foi a reação de Tia Nastácia ao ver o anjo. Emília explicava para São Jorge o que é um crocotó. Dona Benta encontra Tia Nastácia e explica que o jantar foi um fracasso. A cozinheira se anima. Nas memórias, Beth Freezer apresentava o seu jantar. Dona Benta e Teodorico acabaram comendo os bolinhos guardados de Nastácia. Os astrônomos apareciam e avisavam que as crianças estavam no Sistema Solar. Visconde escreve as suas conversas com a Cósmica. O satélite avisava que ele nunca iria conseguir sair dali de dentro.


Capítulo 4 - Dona Benta lembra a chegada dos ingleses!


Tia Nastácia cuida da horta rindo. Dona Benta chega e estranha. A cozinheira diz que está rindo de Beth Freezer. A avó conta como foi o seu susto quando os astrônomos lhe avisaram sobre a viagem das crianças. Dona Benta gritava pela janela pedindo que as crianças voltem. Teodorico ia embora. Na Lua, Emília arrancava alguns fios de cabelo de Narizinho e entregava para São Jorge dizendo que eram da Cabeleira de Berenice. Todos ouviam o grito de Dona Benta e decidiam voltar. Pedrinho fazia alguns cálculos para pegar o Visconde de volta que estava na Zona Neutra. Todos se despediam do santo. Visconde se despedia da Cósmica, que ficara pasma. A Turminha chegava no Sítio. Dona Benta ficava pasma ao ver o anjo. Os astrônomos não acreditavam na história da viagem. Emília arranjou briga com os cientistas e eles iam embora. Pedrinho, Emília e Narizinho procuram pelas estrelas que a boneca pegou no céu. A menina dita como foi a reação de Benta ao ver as estrelas e os cometas. Emília encontra uma pena da asa de Flor das Alturas. A boneca dita quando apresentou o Sítio para o anjo e quando deu o nome de Flor das Alturas para o anjo. Dona Benta e Tia Nastácia chegam e vêem a bagunça na biblioteca. A cozinheira ordena que todos vão para a sala, já que ela irá arrumar. Pedrinho lembra de quando espalhou na internet sobre o anjo. Crianças do mundo todo queriam conhecer o Flor das Alturas. Narizinho dava a ideia de fazer um sorteio para saber quem irá conhecer o anjo e o escolhido foi a Inglaterra. Dona Benta dita como foi a chegada dos ingleses ao Sítio do Picapau Amarelo. O Almirante Brown avisava que eles vieram conhecer o anjo.


Capítulo 5 - As Memórias da Viagem ao Céu terminam!


Visconde começa a escrever de quando avisou a turminha que os ingleses haviam chegado. A turminha estava com medo que que as crianças levassem Flor das Alturas embora. Emília tinha a ideia de fantasiar o Visconde para enganá-las. Peter Pan aparece e diz que veio contar a sua parte. O menino conta da briga da turminha com as crianças por causa do anjinho falso e do seu aparecimento. Depois, Emília narra de quando foi à cozinha pegar a tesoura de Tia Nastácia para cortar a asa de Flor das Alturas, pois ele podia fugir. Assim que a boneca chegou no quintal já era tarde demais o anjinho já estava voando. Só lhe restou dar um beijo para Flor das Alturas. As crianças inglesas também iam embora do Sítio. Pedrinho conta de quando eles estavam observando o anjo pelo telescópio. Peter Pan vai embora. Todos começam a lembrar de quando Emília reformou a natureza.


Capítulo 6 - Emília lembra a chegada de Magrela!


Emília e Narizinho brincam de uma cantiga de roda. Visconde interrompe a brincadeira e mostra um erro na cantiga. Pedrinho diz que ele está parecendo com o Américo Pisca-Pisca. Visconde dá a ideia de fazer as Memórias da Reforma da Natureza. Emília começa a ditar dizendo da chegada de Magrela, mas Pedrinho a interrompe e diz que tudo começou de quando Dona Benta contou a história do Américo Pisca-Pisca. Emília dita de quando escreveu uma carta para sua amiga Magrela. Dona Benta chega e conta sobre as brigas na Conferência da Paz. Um presidente dava a ideia de chamar Dona Benta e Tia Nastácia para a Conferência. Já no sítio, a avó recebia o e-mail com o convite. Todos estavam tentando convencer Benta a ir, mas o Visconde ia junto. Emília mandava um pouco de pirlimpimpim para Magrela vir ao Sítio. Dona Benta sente que tudo está acontecendo de novo. Emília filosofa e diz que quando a gente relembra algo, é como fosse tudo novamente. Visconde escreve quando Dona Benta aceitou o convite e foi arrumar as malas com Nastácia. A avó procurava pelo seu passaporte e pedia que Tio Barnabé cuidasse das crianças. O velho admirava as roupas de Tia Nastácia. A cozinheira interrompe as memórias para todos tomarem um suco de caju. Benta convida a cozinheira para participar das memórias. Pedrinho e Narizinho ditam a procura pela câmera. Os primos estavam indo para o capoeirão fazer um filme da Iara e já foram para a mata logo depois da despedida. Emília não aceitava ir junto na expedição. Conselheiro entregava uma carta para a boneca. A carta era de Magrela. Pedrinho e Narizinho andavam pela mata jogando pedaços de pão no chão para não se perder. Rabicó comia todos os pedaços. Emília mal terminava de ler a carta quando Magrela chegava ao Sítio. A boneca avisa que elas vão reformar a Natureza.


Capítulo 7 - Pedrinho e Narizinho lembram como foram capturados!


Emília exige que Visconde escreva mais rápido. A boneca abre sua torneirinha de asneiras e vai pegar outra caneta para o sabugo escrever com as duas mãos. Dona Benta e Tia Nastácia vão fritar bolinhos para um lanche. Emília dita como foi a sua primeira conversa com Magrela. Narizinho briga com Emília por ela falar só em Magrela e sai para brincar com outra boneca. Pedrinho diz que precisa da ajuda da prima para contar a sua parte das Memórias. Os primos estavam na mata deixando pedaços de pão para não se perder. Cuca observava tudo e queria fazer alguma maldade. Dona Benta conversa com Tia Nastácia sobre a viagem delas para a OMP. Visconde conhecia o Doutor Zamenhoff, um cientista. Emília ensinava Magrela a usar o Faz-de-Conta e colocava as abóboras na jabuticabeira e as jabuticabas na abobreira. Na mata, Pedrinho e Narizinho ouviam passos e encontravam o Rabicó. Os primos e o porco estavam perdidos. Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde continuavam as Memórias. A boneca tinha a ideia de reformar as laranjas. Pedrinho, Narizinho e Rabicó começavam a ficar com medo, frio e fome. Cuca observava e ria com quantas gargantas tinha. A bruxa jogava ingredientes no caldeirão. Pedrinho também tenta inventar ocasiões. Todos começam a brigar. Nastácia serve os bolinhos e acalma Pedrinho e Narizinho. A cozinheira dita como foi que seus bolinhos conseguiram acalmar os líderes dos países. Doutor Zamenhoff convidava Visconde para ir ao seu laboratório. Emília diz que não é preciso escrever a sua aventura no corpo humano. Dona Benta aconselha o sabugo a escrever um livro só seu. Narizinho dita quando ela, Pedrinho e Rabicó encontravam um piquenique no meio da mata. Cuca fazia um feitiço e eles iam parar em uma jaula na caverna da bruxa.


Capítulo 8 - Pedrinho avisa que Emília quer reformar a natureza!


Pedrinho e Narizinho narram as assustadoras risadas da Cuca. A bruxa havia decidido fazer de Narizinho sua faxineira e Pedrinho de aprendiz de feiticeiro. Cuca avisa que ele saberá mágica só quando ser mau. Emília se lembra a reforma que fez na Vaca Mocha. Narizinho tem a ideia de chamar o Rabicó para ajudar nas memórias. Dona Benta diz que vai dar uma caminhada e que vai ver se encontra o porco. Tia Nastácia pede para ir junto. A avó e a cozinheira conversam sobre as Memórias. Emília se lembra de quando tirou a gravidade de cadeira de Dona Benta quando uma ideia surge em sua cabeça, mas não conta qual é. Emília conta a sua decepção com a reforma que Magrela fez no Quindim. Tio Barnabé ficava pasmo ao ver o rinoceronte reformado. A boneca decide ir no banheiro e pede para o velho continuar as Memórias. Todos estranham o comportamento de Emília. Depois, Dona Benta e Tia Nastácia se assustam ao ver Pedrinho correndo. O menino avisa a avó e a cozinheira que Emília quer reformar novamente a natureza.


Capítulo 9 - Nastácia conta  o que viu!


Dona Benta e Tia Nastácia ficam pasmas ao saberem que Emília quer reformar a natureza novamente e vão falar com ela. Sorte que a avó consegue fazer com que ela não reforme. As memórias continuam. Pedrinho narra como foi que o Teodorico apareceu na jaula da Cuca. Emília conta como foi criar o livro comestível. Tia Nastácia lembra como foi a chegada dela e Dona Benta ao sítio. A cozinheira ia procurar por Narizinho e via as abóboras na jabuticabeira.


Capítulo 10 - Pedrinho conta a chegada de Polegar!


Emília e Pedrinho disputam para continuar a ditar. Narizinho escreve de quando Dona Benta deu a maior bronca em Emília por causa das reformas. Nastácia e a avó ficavam confusas com as reformas. Na caverna, Pedrinho conseguia aprender um feitiço para fazer Cuca flutuar e ele, Narizinho, Rabicó e Teodorico fugiam. Magrela se despedia de Emília e voltava para casa. Pedrinho, Narizinho, Rabicó e Teodorico ficavam pasmos ao verem as abóboras na jabuticabeira. Emília chegava e dizia que havia reformado a natureza. Narizinho cansa de escrever e todos vão para a sala esperar os bolinhos de Tia Nastácia. Todos conseguiam ver os lados ruins de todas as reformas da boneca. Até que algumas eram boas. Dona Benta ficava pasma ao ver as jabuticabas na abobreira. A avó conversa com as frutinhas e decide ter uma séria conversa com Emília. Depois, Dona Benta exigia que Emília desfazia todas as reformas. A boneca não queria desfazer nada. Visconde conversava com a amiga e tentava convencê-la. As Memórias continuam. Emília levanta uma dúvida: como a Cuca conseguiu sair do feitiço. Pedrinho diz que o Saci lhe contou o que aconteceu e dita tudo. O diabinho tentava desfazer o feitiço, mas só piorava a situação. Rabicó engolia os livros da biblioteca, já que eram comestíveis. Dona Benta ficava furiosa. Saci conseguia desfazer o feitiço da Cuca, mas a bruxa caía no caldeirão e ficava entalada. O diabinho foge e deixa a prima no caldeirão fervendo. Emília dita a sua conversa que teve com Dona Benta. A avó avisava sobre as consequências das reformas. A boneca faz-de-conta que todas as reformas são desfeitas. Visconde continuava com suas palavras científicas. Nastácia dizia para Dona Benta que algumas reformas iriam ficar adaptadas. Pedrinho e Narizinho ditam sobre a construção do esqueleto. O menino encontrava o Pequeno Polegar debaixo da cama.


Capítulo 11 - Todos lembram o ataque do Polegar!


Pedrinho conta como o Visconde ficou empolgado com as experiências de Doutor Zamenhoff. Todos lembram como Emília e o Visconde resolveram reformar a Natureza de novo, só que usaram a ciência. No meio das reformas, dos dois bonecos, o Pequeno Polegar apareceu pelo Sítio e já criou bastante confusão. O personagem foi ao Sítio pedir ajuda para consertar sua bota de sete léguas, mas não deu muito certo. Polegar foi para o galinheiro e uma galinha o atacou.


Capítulo 12 - Todos lembram os apuros do Rabicó!


 Todos lembram como Tia Nastácia salvou o Polegar da galinha. Pedrinho e Narizinho contam como encontraram Polegar. Emília manda o Visconde escrever como conseguiu fazer as botas de sete léguas do Polegar funcionar. Visconde escreve como  suas experiências foram levadas pela chuva e como causou a maior confusão com os insetos gigantes. Todos lembram de como Rabicó ficou preso no caminhão da Campanha Contra a Fome.


Capítulo 13 - Pedrinho e Narizinho lembram os insetos gigantes!


 A turma lembra como Pedrinho salvou o Rabicó de dentro do caminhão da Campanha Conta a Fome. Visconde lembra como operou o Pequeno Polegar e como o personagem ficou grande. Insetos gigantes aterrorizaram muitas pessoas em todo mundo. Todos lembra como  Candorra quis vender o seu sítio por causa de uma formiga gigante. Pedrinho e Narizinho lembram como viram uma pulga gigante perto da fazenda de Candorra.


Capítulo 14 - Nastácia lembra a noventaequartropeia!


A turma lembra como a formiga gigante sumiu diante dos olhos de Pedrinho e Narizinho. Depois lembram como uma pulga gigante assustou o coronel Teodorico que estava passando por ali.  A mesma pulga foi até o arraial e assustou a todos. Todos se lembram do doutor chamado Strassnoff chegou no sítio para prender os bichos que ali estavam, pois as origens dos monstros começaram ali. O Saci avisou a cambadinha se não desfazerem a bagunça o curupira vai atacar o sítio. Nastácia lembra de quando uma centopeia apareceu no sítio.


Capítulo 15 - A porta se abre misteriosamente!


As memórias continuam. Nastácia serve chocolate quente para a turminha se esquentar. Depois todos lembram de como os bichos gigantes são presos. As Memórias continuam sobre as aventuras da turminha. Visconde põe um ponto final nas Memórias e a porta da casa abre misteriosamente e barulhos estranhos dão para ser escutados.


Esses acontecimentos sobre mistérios e bruxarias fazem parte da Segunda Temporada.