Capítulo 1 - Pedrinho chega ao Sítio!
Depois de uma temporada de aulas, Pedrinho está chegando ao Arraial dos Tucanos e os moradores do Sítio estão morrendo de saudades do menino. Emília, Narizinho e Tio Barnabé disputam para ver de quem Pedrinho sente mais falta! Dona Benta e Tia Nastácia cozinham guloseimas para recebê-lo, é claro. Zé Cabreiro e Jeca Tatu não podem dar as boas vindas a Pedrinho, pois consertam finalmente o telhado do celeiro. Mas, com esses dois destrambelhados em ação, esse trabalho não deve acabar em boa coisa... Quando Pedrinho desce do ônibus, abraça Narizinho, Emília e Tio Barnabé e mata um pouco das saudades, o resto ele vai matar mesmo no Sítio ao reencontrar toda a trupe. Ao mesmo tempo em que Pedrinho chega ao Arraial, o Barão Tremembé e sua assistente Minerva também surgem no pedaço. Mas eles não fazem idéia de que a mansão que o Barão herdou é, na verdade, uma propriedade destruída. E só Dona Benta pode ajudá-lo a descobrir o que aconteceu com a fortuna da sua família. Ao visitar Dona Benta, o Barão fica um tanto assustado com os exóticos moradores do local. Então, ele tem uma mirabolante idéia para dar um de seus golpes. Além dele, Cuca também está tramando maldades em cima do pessoal do Sítio. Tudo para ser eleita a Rainha das Coisas Feias. Veja o que os dois vão aprontar!
Capítulo 2 - Cuca faz o sonho de Pedrinho virar pesadelo!
Barão e sua assistente são os maiores assuntos nas conversas dos moradores do Arraial. Todos estão curiosos sobre a origem e o destino do novo visitante, até a Rádio Roda Roça fala sobre a misteriosa visita. Enquanto estiver nas redondezas, o nobre ficará hospedado na pousada de Carmela, apesar de ser bastante modesta. No Sítio, as crianças dormem tranqüilas após Dona Benta contar uma de suas fábulas. Cuca assiste à cena do seu caldeirão e pretende acabar com toda essa tranqüilidade. A maldade em pessoa começa transformando o sonho de Pedrinho em pesadelo. O menino conta para os moradores do Sítio sobre a noite mal dormida, mas todos parecem achar que foi só um sonho ruim. O Barão e Minerva estão estudando sobre como capturar um Saci, chegam até a ler um livro sobre o assunto... Enquanto não sofre as maldades do Barão e de Minerva, o Saci continua aprontando com Jeca Tatu e Zé Cabreiro. O brincalhão vai roubar a comida da dupla e atazaná-los. Barão se disfarça de Camilo Cascalho para pegar dicas com Pedrinho de como capturar um Saci e vai contar com a ajuda do menino para essa façanha!
Capítulo 3 - Emília arma um plano para encontrar os índios!
Pedrinho está tentando convencer o Saci de aparecer para Camilo enquanto o radialista Arlindo Orlando interroga o Barão disfarçado de Camilo para saber o que ele está fazendo na região... Minerva salva o Barão da saia-justa e explica que o homem é um estudioso do folclore popular, mas o radialista vai querer contar a novidade aos quatro ventos. O Visconde está apaixonado por Minerva e quer construir um orquidário no Sítio. A paixão protege-o de ser atacado pela Cuca. Arlindo Orlando entrega a Seu Elias um embrulho que foi encomendado. O barbeiro Libério fica curioso, despista Elias e rouba o embrulho misterioso para entregá-lo a Dona Carmela, que parece não ligar para o presente. Enquanto isso, Emília descobre que os primeiros habitantes do Brasil eram os índios e arma um plano para encontrá-los!
Capítulo 4 - Cuca entra no sonho de Narizinho!
Emília fala com o ser que encontrou e descobre que ele é o Caipora. Padre Benedito pergunta de Camilo Cascalho para Dona Carmela. A dona da pensão deixa o padre entrar no quarto do Barão. Emília quer trocar o Muiraquitã do Caipora por alguma coisa. Padre Benedito pede para Camilo dar uma palestra sobre o folclore, mas Minerva avisa que a visita chegou. Emília pega um botão em sua canastra e diz que ele é um amuleto muito poderoso. A boneca troca o botão pelo Muiraquitã. O padre vai embora e Pedrinho dá a garrafa para Camilo. O golpista acha que a garrafa está vazia. Pedrinho explica que o Saci na garrafa é invisível e só aparece quando cai na modorra. Caipora percebe que foi enganado pela Emília. Narizinho vai para o capoeirão procurar Emília e acaba adormecendo. Cuca entra no sonho da menina e decide que vai fazer sua maldade com ela.
Capítulo 5 - Narizinho vira pedra!
A maldosa Cuca vai levar Narizinho para longe com a desculpa de lhe mostrar uma flor mágica. Caipora procura por seu amuleto, mas o objeto está com Emília. Ela não consegue fazê-lo parar de chamar pelo dono, mas vai convencê-lo a ir para o Sítio.Todos estão preocupados com a boneca e com Narizinho, por isso Dona Benta sugere que Pedrinho e Tio Barnabé procurem as duas. Mas eles vão acabar se separando durante a busca. Na mata, Emília acaba se perdendo de verdade depois que Caipora provoca um vendaval. Pedrinho surge como um herói e encontra a boneca. O pessoal do Sítio nem desconfia do perigo que Narizinho corre. Cuca transforma a menina em estátua de pedra e a coloca na caverna. Até Carmela está na mata, mas transformada em mula-sem-cabeça. E vai deixar Tio Barnabé apavorado. Barão e Minerva fazem planos para ficar ricos com o sacizinho na garrafa. Saci aparece com alguns companheiros e questiona Pedrinho sobre o sumiço do pequeno saci.
Capítulo 6 - Pedrinho confessa sua mentira para Visconde!
Pedrinho não quer ser descoberto pela captura do sacizinho, por isso acaba jogando a culpa para a Cuca. Mas o menino não deve se livrar tão fácil, porque o Saci vai até a caverna tirar essa história a limpo. Pedrinho acaba se arrependendo da mentira. A mula continua espalhando o pavor pela mata. Tio Barnabé foge dela, mas avisa Emília e Pedrinho sobre a criatura. Visconde vê a mula no meio da mata e sai correndo, depois esbarra com Emília, Pedrinho e Barnabé. Ao amanhecer do dia, a mula desiste de sua perseguição. Carmela volta a si sem saber direito onde está. Dona Benta não está na busca por Narizinho, mas continua preocupada e pede ajuda ao Coronel Teotônio. Seu Elias devolve os animais porque Padre Benedito mandou e os clientes ficam satisfeitos. Pedrinho sente-se culpado e confessa suas mentiras a Visconde. Na caverna de Cuca, Saci vê a estátua de Narizinho e acaba preso em uma garrafa. Ainda assustado com a mula, Tio Barnabé vai conversar com o professor Camilo. Camilo quer saber detalhes sobre a mula.
Capítulo 7 - Pedrinho encontra a estátua de Narizinho!
Pedrinho decide salvar o Saci e Emília vai atrás... Minerva e Camilo continuam aprontando e agora planejam capturar a mula para ficarem mais ricos. As buscas à Narizinho aumentam. Desta vez é o Coronel que convoca um grupo para procurar a menina, mas ele também se perde na mata. Enquanto isso, Visconde toma coragem e decide se declarar para Minerva. Leva flores para a amada, mas ela o humilha. Seu Elias pede a Zé Cabreiro para descobrir as intenções de Libério com Carmela. Zé Cabreiro vai à barbearia para começar as investigações e recebe um serviço completo. Tio Barnabé não entende por que Camilo quer capturar a mula. Tia Nastácia leva doces ao laboratório para animar Visconde, se assusta com uma invenção e desmaia. Emília entra na caverna de Cuca e a despista para longe dali. Pedrinho aproveita para entrar na caverna e tirar Saci da garrafa, mas acaba descobrindo a estátua de Narizinho.
Capítulo 8 - Camilo está atrás da Mula!
Todos estão preocupados com Narizinho! Pedrinho vai pedir a ajuda do Saci para salvá-la. Para isso, o menino vai ter que contar toda a verdade ao Saci. Depois de prometer que não vai mais mentir, Pedrinho acaba sendo desculpado. Visconde continua fazendo suas invenções e dessa vez cria uma planta gigante, que deixa Tia Nastácia admirada e quase devora o pobre do Rabicó. A caça à mula continua a todo vapor, o difícil é saber quem irá capturá-la. Camilo não consegue convencer Tio Barnabé a fazer o trabalho. Carmela ouve Camilo conversar com Minerva sobre o rapto e se desespera. Cuca volta a atacar e dessa vez persegue Emília, mas a boneca é defendida pelo amuleto e transportada para a mata. Caipora consegue enxotar o Coronel da mata, depois encontra Emília e a obriga a devolver seu amuleto.Zé Cabreiro volta à venda sem ter descoberto nada sobre Libério, mas Seu Elias vai mandá-lo embora. Enquanto isso, Cuca ensaia seu discurso de posse. Um galo aparece na caverna e provoca um vendaval. Será o próprio Camilo, ao lado de Minerva, que tentará capturar a mula. Para isso, os dois se disfarçam com uma fantasia de burro. Carmela começa a se transformar na mula e aparece na mata. Será que ela vai conseguir escapar?
Capítulo 9 - Emília e Pedrinho armam um plano para enganar Camilo!
Não vai ser tão fácil assim capturar a mula... Camilo e Minerva acabam correndo com medo dela. Rabicó ainda está preso na planta gigante e Visconde pede ajuda a Emília e Pedrinho para salvá-lo. Os dois também não conseguem ajudar o Marquês. Emília decide buscar reforço e chama Zé Cabreiro e Jeca Tatu, mas não dá certo. Rabicó só vai sair depois que Visconde colocar inseticida na planta.Na caverna, o galo quase derruba a estátua de Narizinho e acaba se apaixonando por Cuca. Emília sugere que Pedrinho substitua a garrafa com o sacizinho por outra vazia para enganar Camilo. Libério entrega flores a Carmela, mas ela parece não ligar. Enquanto isso, Seu Elias insiste que Zé Cabreiro descubra algo sobre Carmela. Emília e Pedrinho inventam um truque para que Visconde possa trocar a garrafa com o sacizinho. Para isso, a boneca manda Jeca Tatu tomar conta da planta gigante. Camilo e Minerva continuam com medo da mula e se escondem em cima de uma árvore. O professor acaba desistindo de capturar a mula. Visconde vai ao encontro de Camilo, mas encontra Minerva no caminho e fica paralisado.
Capítulo 10 - O sacizinho é libertado!
O Visconde não dá sorte em suas investidas em Minerva. A moça o humilha e fecha a porta na cara dele. A moça está mais preocupada em esconder a garrafa dentro de uma mala, mas Casca e Cascudo observam tudo e contam para Emília. Enquanto isso, a planta gigante continua causando confusão. Jeca Tatu dá um livro de hipnose para a planta comer, mas acaba hipnotizado e é obrigado a levar comida para ela. Conselheiro percebe que Jeca Tatu está hipnotizado e tenta acordá-lo.Camilo e Minerva vão tentar fugir com a garrafa dentro da mala quando Minerva vê uma fumaça embaixo da porta e acha que a pensão está pegando fogo. Mas tudo não passa de uma armação de Emília, Pedrinho e Visconde. Depois que o truque dá certo, Pedrinho abre a mala, mas não encontra a garrafa. Visconde usa um visor especial para achar a garrafa e encontra o sacizinho. Camilo e Minerva desconfiam que a fumaça tenha sido uma armação, mas aí Pedrinho já trocou a garrafa. Emília usa seu pó mágico e desaparece com todos. Quando Minerva chega, não percebe que a garrafa foi trocada. Saci consegue libertar o sacizinho e Cuca começa a receber os convidados do Encontro Universal das Criaturas do Mal.
Capítulo 11 - Pedrinho provoca os monstros!
As criaturas do mal estão em festa e a reunião acontece na caverna da Cuca. Mas o Visconde quer acabar com essa festa e prepara uma fórmula para destruir as criaturas do mal. Enquanto isso, Barão e Minerva vão embora do Arraial. O Barão tira o disfarce de Camilo e convoca a imprensa para mostrar o saci. A imprensa chega para a coletiva e Barão mostra a garrafa vazia. O saci não aparece e deixa o golpista intrigado.Libério e Seu Elias continuam correndo atrás de Carmela. Mas dessa vez é Libério quem vai agir. Ele manda uma mensagem secreta para o correio sentimental. O radialista Arlindo Orlando lê a declaração, mas não revela quem a enviou. Seu Elias está por perto, escuta o recado e fica com dor de cotovelo. Pedrinho aparece no meio da festa da Cuca e todos os monstros correm atrás dele. O menino provoca as criaturas do mal, mas acaba cercado por Cuca. O grande inventor Visconde joga sua fórmula para destruir os monstros na caverna. Será o fim das maldades no Arraial?
Capítulo 12 - Pedrinho é encantado pela Iara!
Pedrinho consegue escapar de Cuca ao usar o pó mágico. Mas depois ele vai correr atrás dela com Visconde, Emília e Saci para fazê-la tirar o feitiço que transformou Narizinho em pedra. Os jornalistas se revoltam com a mentira sobre o saci, por isso Barão e Minerva acabam fugindo. Mas o Barão não consegue saber se o saci está ou não dentro da garrafa. A dupla descobre o truque do pessoal do Sítio e começa a fazer as malas para voltar ao Arraial.Carmela recebe mais mensagens, mas agora é Seu Elias que manda declarações. A moça aparece na janela para seu admirador, mas acha que as mensagens são de Camilo e Barão. Seu Elias e Libério se decepcionam.O pessoal continua tentando libertar Narizinho, mas não vai ser tão fácil. Cuca exige quatro prendas mágicas para libertar a menina. Enquanto isso, o Visconde tem sucesso com a sua invenção e consegue deixar os monstros colados. Ele fica na caverna vigiando suas presas. Emília, Pedrinho e Saci vão atrás das prendas. Mas na busca pelas prendas é Pedrinho que acaba sumindo. O menino é levado para o fundo da água pela Sereia Iara.
Capítulo 13 - A turma quer capturar o Caboclo d'Água!
Pedrinho descobre que a culpa por ele ter virado peixe é da Iara. A sereia fez um feitiço para que o menino não deixasse de devolver o espelho. Mas Pedrinho não pode fazer nada e as escamas não param de aparecer. Enquanto isso, Tia Nastácia está desconfiada de que há algo de errado com as crianças. Ela encontra com Emília e Pedrinho, mas os dois não deixam escapar o que escondem. Pedrinho vai procurar Tio Barnabé para ter alguns conselhos, mas pede segredo sobre o seu problema. Saci já descobriu toda verdade e revela para Emília, Pedrinho e Tio Barnabé que foi o Caboclo d'Água quem pegou o espelho. Tio Barnabé vai construir uma armadilha para capturar o Caboclo e no final acabam conseguindo. Coronel estranha a forma como as pessoas do Arraial estão falando com ele. Mas fica sabendo o motivo por Zé Cabreiro e Jeca Tatu. Os dois comentam com o Coronel sobre a história dos ovos e ele fica furioso. Visconde continua nas mãos de Cuca. A maldade em pessoa vai cantar para ele dormir. Depois que consegue fazer Visconde pegar no sono, Cuca vai fazer Domingos se libertar e atacar o sabugo. Será que o Visconde vai conseguir escapar?
Capítulo 14 - A turma chega na caverna da serpente!
Iara continua tentando recuperar o espelho, mas o Caboclo se recusa a entregá-lo.Visconde ainda está em apuros e é perseguido por Domingos pela mata. Mas acaba salvo por Caipora. O menino índio ainda se oferece para vigiar os monstros. Libério vai ter que encarar o Coronel, que pede satisfações sobre a fofoca dos ovos. Mas Libério explica que foi Carmela quem contou a história. Enquanto isso, a moça descobre que o Barão lhe passou um cheque sem fundos e cobra a dívida. O espelho é finalmente encontrado por Pedrinho no fundo do rio. Emília devolve o espelho a Iara. A sereia entrega seu fio de cabelo e livra Pedrinho do feitiço. Saci, Pedrinho, Emília e Visconde também conseguem atingir o objetivo e chegam à caverna da serpente encantada.
Capítulo 15 - A turma encontra a serpente!
Na caverna, Pedrinho, Emília, Visconde e Saci tentam descobrir uma forma de desencantar a serpente. O menino acaba se assustando quando descobre o que terá que fazer para atingir o objetivo. No meio do caminho, Pedrinho se depara com um portão. A serpente está logo ali, mas é Saci quem consegue abrir o portão. Enquanto isso, no mundo da imaginação, Narizinho ajuda o leão a tirar o espinho do pé. A menina quer saber por que o vento está sempre chamando por Lúcia, mas o leão não revela. Depois de Carmela descobrir que o cheque do Barão é sem fundos, o nobre promete pagar em dobro à moça. Mas mesmo depois de desagradar Carmela, o Barão consegue a ajuda de Dona Benta, que libera Zé Cabreiro e Jeca Tatu para trabalhar na mansão do Barão. Cuca propõe que Caipora se una com os monstros contra os humanos. Mas o índio não vai cair nessa! A serpente surpreende as crianças.
Capítulo 16 - Visconde, Pedrinho e Emília voltam para o Sítio!
A serpente continua assustando a todos. Dessa vez ela avança, Saci tenta conversar, mas ela se irrita e arma o bote. Pedrinho pega o alfinete da Emília para furar o dedo e passa o sangue na serpente. O feroz animal se transforma em uma princesa. Emília não entende o que aconteceu e a agora nobre explica que sofreu um feitiço que a transformou em serpente. Com mais um problema solucionado, Visconde, Pedrinho e Emília voltam para o sítio. Narizinho descobre que a menina por quem o vento chama é ela mesma. Finalmente, Libério e o Coronel fazem as pazes. Mas o Coronel vai reclamar com Padre Benedito sobre a fofoca dos ovos e o Libério está em maus lençóis, pois Seus Elias descobre que a peruca encontrada em sua venda pertence ao barbeiro.Um novo visitante está chegando ao Arraial, é Domingos, e Arlindo Orlando anuncia a grande notícia na rádio. Enquanto isso, o visitante mais ilustre da região, o Barão, pretende capturar um saci sozinho. Na mansão, Zé Cabreiro quase provoca um curto-circuito, deixando o Barão e Minerva irritadíssimos.
Capítulo 17 - Emília atrai o Boitatá!
Narizinho já conseguiu se lembrar de todos os moradores do Sítio, mas continua sem saber como voltar pra casa. Sorte da menina poder contar com Pedrinho, que faz de tudo para salvar a prima! Junto com Emília e Visconde, ele procura Tio Barnabé para descobrir um jeito de enfrentar o Boitatá. Barnabé explica quem é o Boitatá e aconselha as crianças a levarem o Saci junto para enfrentar a criatura da noite. Saci avisa que precisa fazer o Boitatá dormir para que Pedrinho, Emília e Visconde se aproximem. Mas Emília grita para alertar Visconde quando a criatura aparece e atrai o Boitatá.Enquanto isso, Carmela está em maus lençóis. Ela revela por acaso ao Coronel que Arlindo Orlando começou a fofoca dos ovos, mas Arlindo Orlando confessa que só queria provar que Carmela era fofoqueira. A moça fica com fama de linguaruda e ninguém mais consegue confiar um segredo a ela!Nastácia está preocupada com o sumiço de Narizinho e vai até a igreja falar com Padre Benedito. Ela quer pedir ajuda a Santo Expedito. Quando o padre vai mostrar a nova imagem do santo que está guardada na igreja, descobre que o objeto valioso sumiu. Padre Benedito pede ajuda ao Coronel para descobrir onde está o santo.
Capítulo 18 - Saci explica que o uirapuru é invisível!
A turma está atrás da pestana do boitatá, só que a criatura tem um olhar pra lá de fulminante. A fumaça do cachimbo do Saci acaba derrubando o boitatá e Pedrinho tira uma pestana de seus olhos. Mas o olhar da criatura acabou afetando o Visconde, que perdeu a memória e enlouqueceu. Depois de salvar o sabugo com suas ervas, Saci explica que será difícil pegar a última prenda, pois o uirapuru é invisível. Visconde decide usar o visor infravermelho.Enquanto isso, o Coronel está realmente disposto a recupera a imagem do santo que sumiu da igreja e começa a investigação pela venda do Seu Elias. Depois, procura o Barão, mas novamente não encontra nenhuma pista. Com Libério e com Arlindo Orlando, o Coronel também não consegue nada e decide ir até a casa da Dona Benta. É lá que o mistério será esclarecido. Dona Benta revela ao Coronel que a imagem está na casa dele, já que sua falecida esposa a guardou durante o período em que a igreja ficou sem padre. Emília, Pedrinho, Visconde e Saci já estão prontos para capturar o uirapuru, mas precisam agir rápido, pois Narizinho corre grande perigo. A menina foge do Lobo Mau. Mas logo ele se disfarça de Dona Benta e tenta pegá-la. Como Lúcia conseguirá escapar dessa criatura má?
Capítulo 19 - Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé se perdem na mata!
Dona Benta está aflita com o sumiço de sua neta e decide trazer Narizinho de volta. A super avó vai contar com a ajuda de Tia Nastácia. Tio Barnabé também acaba sendo convocado para as buscas por Narizinho e aceita a missão. Mas, como não estão acostumados a aventuras, os três vão acabar se perdendo na mata...Enquanto isso, Narizinho continua correndo perigo nas mãos do lobo mau. Ele se disfarça de Dona Benta e tenta de novo atacá-la, mas Narizinho foge e acaba salva pelo leão. Ainda no mundo da imaginação, a menina encontra as fadas, que mostram o caminho da saída. Só que em vez de ir pro Sítio, Narizinho aparece na caverna da Cuca.Na mata, o Saci explica para Emília, Visconde e Pedrinho que o uirapuru era uma índia chamada Maíra, que foi traída por uma bruxa. Visconde tenta pegar o pássaro, mas é Emília quem pega uma pena que caiu no chão. Maíra alerta todos sobre a bruxa em forma de cobra. A Cobra Grande aparece furiosa e tenta enfeitiçá-los. Maíra vira pedra, mas os pássaros aparecem e ela se transforma em uirapuru. Pedrinho, Emília, Saci e Visconde voltam à caverna de Cuca com as prendas. Mas a criatura do mal não vai deixá-los sair.
Capítulo 20 - Pedrinho e Narizinho não encontram ninguém no Sítio!
É Saci quem vai ajudar Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde a fugir da caverna. Ele entorna o conteúdo do caldeirão da Cuca em cima dos monstros e foge com a turma. Mas Narizinho acaba presa de novo, desta vez pelo Homem do Saco. Emília e Visconde conseguem ficar invisíveis e despistam os monstros.Padre Benedito pega o Coronel, Zé Cabreiro e Jeca Tatu em flagrante na igreja e descobre a verdade sobre o santo. O Coronel vai ter que se desculpar com todos no Arraial a pedido do Padre Benedito. Seu Elias e Libério bajulam Carmela, oferecendo serviços na venda e na barbearia de graça, e acabam discutindo. Carmela não entende a generosidade dos dois e Libério revela que soube de seus problemas financeiros por causa do cheque sem fundos do Barão. Enquanto isso, Cuca prende Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé em uma gaiola. Quando Narizinho e Pedrinho chegam ao Sítio felizes por estarem de volta, se decepcionam, pois não encontram ninguém. Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé foram transformados em crianças por Cuca.
Capítulo 21 - Pedrinho cai em uma armadilha!
Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde estão preocupados com o sumiço da Dona Benta e iniciam as buscas. Pedrinho recebe uma mensagem secreta, mas nem desconfia que seja uma armadilha. O menino vai até as ruínas atrás da avó e acaba caindo num buraco. Mas é Emília que fica sabendo o paradeiro de Dona Benta, por seus informantes Casca e Cascudo.Enquanto isso, Tio Barnabé, Tia Nastácia e Dona Benta estão tentando fugir das garras de Cuca e dos monstros. Depois de muito resistir, Caipora decide ajudar Narizinho nas buscas. Mas Tio Barnabé consegue abrir a gaiola com um grampo e os três escapam. Seu Elias desconfia que as compras feitas por Libério na venda sejam para Carmela e aumenta os preços. Mas Libério vai oferecer dinheiro para Jeca Tatu fazer compras por ele. Barão também quer se aproveitar do dono da venda e sugere que Minerva use seu charme para comprar fiado. Seu Elias leva compras para Carmela e se surpreende ao encontrar Libério presenteando-a também.
Capítulo 22 - Camilo exige que Pedrinho chame o Saci!
Camilo é o responsável pela armadilha de Pedrinho e só vai deixar o menino sair depois que chamar o Saci. O menino se recusa e acaba sendo trancado na armadilha. Depois, Pedrinho pede aos ratos que levem um recado ao Saci e consegue fazer com que o brincalhão apareça.Cuca captura Tio Barnabé, Tia Nastácia e Dona Benta e os prende na gaiola novamente. Mas os três escapam de ser cozinhados graças ao Caipora. Ele chega à caverna junto com Emília, Visconde e Narizinho. Enquanto Caipora despista a Cuca, Emília e Narizinho salvam Tio Barnabé, Tia Nastácia e Dona Benta. Cuca se irrita ao ver todos escaparem. Padre Benedito quer chamar um delegado para colocar ordem no Arraial. O Coronel fica com medo de perder sua autoridade e corta o fio do telefone da igreja, para deixar o padre sem comunicação. Mas não tem jeito, Padre Benedito manda uma carta ao delegado e pede ao Coronel que a assine também. O Coronel não desiste de impedir o padre, tenta roubar a carta, mas é pego em flagrante.
Capítulo 23 - Pedrinho conta a armação de Camilo para Saci!
Saci quer saber por que Pedrinho o chamou. O menino explica a armação de Camilo. O duende moleque Saci aconselha Pedrinho a fazer o que Camilo deseja, mas arma um plano para se vingar do golpista. Enquanto isso, Camilo e Minerva estão confiantes de que Pedrinho irá capturar um saci para eles.Padre Benedito está preocupado com a segurança do Arraial e convence o Coronel que, mesmo com um delegado, ele continuará sendo respeitado no Arraial. Seu Elias e Libério continuam disputando Carmela. Dessa vez, os dois fazem um duelo de serenata, mas a moça se irrita e joga um balde de água fria em cima deles. Narizinho obriga Emília a se desculpar por tudo que fez com Caipora, mas a boneca não vai dar o braço a torcer. Depois ela revela a Narizinho que pegou novamente o amuleto do índio. Na mata, os monstros se revoltam com Cuca pelo desastre da noite e vão embora. Narizinho está preocupada com Tia Nastácia, Tio Barnabé e Dona Benta e tenta encontrar uma forma de fazer com que os três voltem a ser adultos. A boneca Emília vai dar mais uma de suas idéias, mas dessa vez Narizinho acaba aceitando a sugestão. A menina e a boneca voltam à caverna para roubar o livro de feitiços de Cuca.
Capítulo 24 - Padre Benedito anuncia a chegada do delegado!
Emília ainda está com o amuleto do Caipora. A boneca acha que o amuleto pode ajudar ela e Narizinho a roubar o livro de Cuca. As duas vão se disfarçar de bruxa e acabam desafiadas por Cuca. A criatura do mal quer que a bruxa prove seus poderes, mas acaba caindo em uma armadilha. Emília e Narizinho pegam o livro de feitiços. A boneca lê o feitiço e consegue transformar Tia Nastácia, Dona Benta e Tio Barnabé em adultos.O menino Pedrinho avisa Camilo que ele precisa ir até o Taquaral para capturar o Saci. Mas, no caminho, vários sacis cercam Camilo. O golpista se desespera e esquece de imitar o sotaque de nordestino. Pedrinho acha estranho, mas Camilo disfarça e foge dos sacis. O Barão vai ficar morrendo de raiva do menino e convence Minerva a ficar no Arraial para se vingar de Pedrinho.Padre Benedito ouve o desabafo de Carmela sobre sua transformação em mula e acha que a moça está louca. Depois, o padre fala com os moradores do Arraial e anuncia a chegada de um delegado.
Capítulo 1 - Barão fica desesperado com a chegada do Delegado!
Emília dá a idéia e o Visconde resolve inventar um jeito de ver coisas invisíveis. O sabugo começa a trabalhar na invenção em seu laboratório com Narizinho, Emília e Pedrinho como espectadores. Enquanto isso, Tio Barnabé está preocupado com os uivos que ouviu em noite de lua cheia e desconfia de lobisomem. Ele corre para dividir sua aflição com Tia Nastácia, que fica horrorizada. Libério e Seu Elias continuam disputando Carmela, agora os dois brigam para levar a moça à festa do delegado Lupicínio. É isso mesmo, o delegado está a caminho e Barão e Minerva não ficam nem um pouco felizes com isso. Barão sugere que Minerva fique amiga de Lupicínio e o homem da lei logo se interessa por ela. Tio Barnabé irá presentear o novo morador do Arraial com balas de prata. Mas o delegado fica desesperado quando Barnabé conta que as balas são para protegê-los do lobisomem.Dona Benta conta a história de Galileu Galilei para Narizinho e Pedrinho. Depois, a avó das crianças pega o Padre Benedito no flagra, ouvindo jogo de futebol na igreja. Enquanto isso, Marinalva está atrás de Arlindo Orlando. Liga para a pensão querendo falar com ele e deixa o radialista com uma pulga atrás da orelha.
Capítulo 2 - Barão, Minerva e o Coronel querem pegar o Lobisomem!
O delegado Lupicínio acha que o lobisomem está atrás dele. Dona Miúda explica a ele que o lobisomem é só uma crendice popular. Delegado Lupicínio sonha com o lobisomem e a mula.Marinalva decide ir ao Arraial para conversar com Arlindo Orlando. Barão está determinado a fotografar o lobisomem. Arlindo Orlando se prepara para fugir do Arraial, mas Marinalva chega bem na hora.Coronel vê Barão e Minerva em direção à mata e decide ir atrás dos dois. Barão e Minerva descobrem que estão sendo seguidos e pregam uma peça no Coronel. Barão e Minerva são surpreendidos pela mula e se protegem em uma árvore. Barão pressiona Minerva a conquistar Lupicínio.Carmela se transforma em mula-sem-cabeça. Tio Barnabé é encurralado pelo lobisomem e pela mula, mas consegue fugir. O lobisomem espanta a mula. Dona Benta e Tia Nastácia não acreditam na história de Tio Barnabé.Visconde inventa um periscópio, mas Emília o quebra sem querer. Cuca quer pegar seu livro de feitiço de volta.
Capítulo 3 - Chuca hipnotiza Tia Nastácia!
Cuca está decidida a recuperar seu livro, por isso se disfarça de Chuca. A criatura do mal hipnotiza Tia Nastácia e finge ser sua sobrinha neta. Tia Nastácia apresenta a falsa sobrinha a Dona Benta, Emília e Narizinho. Chuca vai à biblioteca atrás de seu livro, mas faz uma bagunça na biblioteca e deixa Narizinho desconfiada.Dona Miúda está com ciúmes do delegado Lupicínio e não deixa que Minerva comente sobre o lobisomem com ele. Enquanto isso, Padre Benedito convoca Seu Elias, Libério e Pedrinho para um campeonato de futebol. Barão desafia Pedrinho a dividir o campeonato com uma equipe do Sítio e outra do Arraial.Marinalva é convida por Carmela para se hospedar na pensão e conta que é noiva de Arlindo Orlando. O radialista continua enrolando a moça. Mas Marinalva não é boba e quer conhecer a suposta fazenda de Arlindo Orlando.Emília não larga do pé do Visconde! Ele não deixa a boneca entrar no laboratório, mas ela não vai desistir fácil de descobrir qual é a invenção do sabugo...
Capítulo 4 - Emília interrompe Visconde!
Emília é mesmo muito curiosa e persegue Visconde, mas o sabugo não a deixa tocar em seu invento. A boneca não desiste e pede ajuda a Casca e Cascudo para espionar Visconde. Enquanto isso, ele se prepara para usar sua invenção, mas Emília o interrompe. Delegado Lupicínio está preocupado com a história do lobisomem e chama Tio Barnabé para conversar sobre o assunto. Depois, o delegado decide fazer uma busca na mansão do Barão e Pedrinho sugere que ele olhe o baú. Tia Nastácia descobre que Zé Cabreiro não sabe ler e sugere que ele procure o Conselheiro. O burro fica feliz em alfabetizá-lo. Mas Zé Cabreiro se interessa tanto por leitura que acaba pegando o livro de feitiço no laboratório.Marinalva começa a desconfiar que Arlindo Orlando não seja rico. Mas ele inventa uma enorme mentira, revela à moça que é dono do Sítio, e apresenta Dona Benta e Narizinho como suas parentes.
Capítulo 5 - Tio Barnabé convence Delegado a ir atrás do Lobisomem!
A dupla Zé Cabreiro e Jeca Tatu é mesmo muito estabanada! Os dois vão levar o livro de feitiço da Cuca para o conselheiro e acabam gerando uma série de problemas. Primeiro, o burro lê os feitiços e transforma Jeca Tatu em sapo. Sorte que Zé Cabreiro consegue reverter isso e Jeca Tatu volta à forma normal. Mas logo depois Jeca Tatu transforma Zé Cabreiro em galinha. Enquanto isso, Cuca está decida a recuperar seu livro. Arlindo Orlando ainda está às voltas com um problema chamado Marinalva. Ele convence Dona Benta a mentir para a moça e Marinalva volta para casa. Mas o radialista acaba recebendo a visita de Nalva Maria.Os golpistas Barão e Minerva não param de aprontar! Desta vez, os dois se disfarçam de Bóris e Tanya. Bóris explica a Seu Elias que descobriu que os alimentos no Arraial estão contaminados e leva os produtos da venda. Depois, Bóris e Tanya vão à casa de Dona Benta e descobrem sobre o invento de Visconde. Agora eles vão se preparar para roubar Visconde.Todos estão empenhados em caçar o lobisomem. Delegado, Ching Ling, Pedrinho e Tio Barnabé se preparam para ir à caça. Tio Barnabé ajuda os caçadores explicando como se quebra o encanto do lobisomem. Mas algo dá errado e Delegado Lupicínio some na mata e é encontrado pelo próprio lobisomem.
Capítulo 6 - Uma ninfa leva Pedrinho e Barnabé até Visconde!
Barão e Minerva estão disfarçados de Bóris e Tanya e não param de aprontar! O casal pega o periscópio de Visconde e sai correndo. Enquanto isso, uma ninfa aparece para ajudar Visconde. Dona Benta tenta convencer Emília a fazer as pazes com o sabugo. A ninfa conduz Pedrinho e Tio Barnabé até o local onde Visconde desmaiou e tenta mostrar-lhes que alguém o fez desmaiar. Ching Ling carrega Visconde de volta ao Sítio. Emília tenta acordar Visconde, mas não consegue e se sente culpada com o que aconteceu. Zé Cabreiro e Jeca Tatu continuam com suas trapalhadas. Desta vez. Zé Cabreiro reaparece no lugar da galinha e corre para fechar o livro de feitiço. Os dois escondem o o livro no galinheiro. Tia Nastácia continua sendo enganada e prepara um jantar para Chuca. Depois, a criatura má vai ao celeiro, mas não encontra o livro.Barão percebe que está sendo vigiado por Coronel e vai bolar outros golpes. Ele se apresenta ao Coronel como Boris e vai voltar a aprontar!
Capítulo 7 - O plano de Emília não dá certo!
Emília chama o doutor Caramujo para ajudar o Visconde a recuperar a memória. Mas o plano não dá certo e o sabugo continua sem memória. Zé Cabreiro e Jeca Tatu encontram ovos quadrados no galinheiro e mostram para Dona Benta e Tia Nastácia. As duas desconfiam que algo esteja acontecendo. Chuca assiste a tudo sem dizer uma palavra. Iara está preocupada com os rios e pede a ajuda do Saci para saber quem está sujando eles. Caipora quer ajudar a sereia e se junta ao Saci nas buscas. Lupicínio pede a Ching Ling que não comente com Dona Miúda sobre o lobisomem. O delegado recebe um telegrama alertando sobre a presença de Belzebu Bill no Arraial.Barão sugere que Minerva leve o chapéu encontrado na mansão para o delegado. Ela entrega o chapéu ao delegado Lupicínio e usa seu charme para convencê-lo a prender o Coronel. Barão e Minerva quebram o periscópio. O golpista vai precisar se disfarçar de Bóris novamente para encontrar Visconde e aprender a mexer no periscópio. Barão vai até o Sítio e leva o Visconde para um esconderijo. Dona Benta e Pedrinho desconfiam de algo errado, mas não o impedem.
Capítulo 8 - Nastácia avisa Emília e Narizinho sobre a Cuca!
Bóris continua com Visconde preso, mas promete liberá-lo assim que o periscópio for consertado. Enquanto isso, Pedrinho descobre que Visconde saiu com Bóris. O menino se junta a Tio Barnabé, segue o golpista e encontra Visconde. Mas em vez de consertar a máquina quebrada, o sabugo acaba criando um novo invento, uma máquina de ler pensamentos. Com ela, descobre a armação de Bóris. Mas o golpista não é fácil de enganar, consegue fazer Visconde dormir e foge com a máquina.Tia Nastácia conta a Emília e Narizinho sobre Cuca. As três enfrentam a criatura má, mas não conseguem levar o livro. Depois, Cuca começa a planejar uma maneira de se vingar da boneca. Caipora e Saci continuam as buscas para saber quem destrói as matas e rios e encontram o acampamento de Belzebu Bill. Os dois se unem à Iara para acabar com a bagunça de Belzebu Bill. Arlindo Orlando apresenta Nalva Maria para Carmela como sua noiva. Depois, explica para a moça sua situação com Nalva Maria e Marinalva.
Capítulo 9 - Doutor Caramujo opera Visconde!
Minerva testa o psicocaptador com Boris e lê o pensamento de uma abelha. Sem querer, o golpista mata a abelha e um imenso enxame cobre os céus do Arraial.O ataque das abelhas dá o que falar no Arraial dos Tucanos. Delegado, Coronel, Ching Ling e Dona Miúda se assustam com os insetos. Coronel acha que as abelhas são da colméia que ele acertou enquanto caçava. Visconde volta ao Sítio e Doutor Caramujo está na função de curá-lo. O Doutor decide operar o sabugo para devolver sua memória afetiva e coloca dentro dele diversos objetos referentes ao seu passado. Visconde recupera a memória!Saci e Caipora continuam atrás do Belzebu Bill. Primeiro é Saci que prega uma peça nele e depois chega a vez de Caipora aprontar com Belzebu Bill e seus cangaceiros.
Capítulo 10 - Casca e Cascudo avisam sobre a vingança das abelhas!
Casca e Cascudo avisam Emília da vingança das abelhas. Mais tarde, a boneca e Narizinho vão tentar conversar com as abelhas na colméia. Enquanto isso, Arlindo Orlando continua às voltas com Marinalva e Nalva Maria , ele convence Nalva a ir embora, mas Marinalva volta para atordoá-lo. Depois, Nalva Maria vê Marinalva e volta ao Arraial. As duas descobrem a armação do radialista e partem para cima dele.Minerva aparece disfarçada de cigana Mirela na igreja e promete acabar com o caos das abelhas. Mirela revela segredos de Padre Benedito e Seu Elias. Depois, Minerva tenta convencer Padre Benedito a lhe dar algo em troca de uma resposta para a guerra das abelhas. A golpista revela que o culpado pelas abelhas é o Coronel e que elas só vão sossegar se ele for entregue a elas. Mas o Barão acha que a culpa é toda sua. A sereia Iara enfeitiça os cangaceiros de Belzebu Bill. O aventureiro se perde e entra na caverna de Cuca, deixando-a furiosa. Cuca promete livrar Belzebu Bill se ele resgatar seu livro. Para isso, a criatura do mal avisa conversa com Iara e avisa que só vai limpar seu rio se ela libertar os cangaceiros.
Capítulo 11 - Belzebu Bill prende Pedrinho, Rabicó, Zé Cabreiro e Jeca Tatu!
Pedrinho, Visconde, Emília e Narizinho vão até a colméia, mas só a menina e a boneca vão conversar com as abelhas. As duas encolhem para poder entrar no reino das abelhas e pedem para falar com a rainha das abelhas. Emília se decepciona ao saber que não existe abelha rainha e ofende a abelha Mestra. Emília e Narizinho acham o universo das abelhas superorganizado. Mirela diz que foi ela quem conseguiu afastar as abelhas do Arraial. A golpista arma a mesa da magia perto da igreja e o Padre Benedito se irrita com as adivinhações. Belzebu e seus cangaceiros vão ao sítio e prendem Rabicó, Zé Cabreiro e Jeca Tatu. Enquanto isso, Pedrinho e Visconde voltam ao Sítio e não encontram seus amigos. Depois, Belzebu aparece com os prisioneiros e captura Pedrinho. Dona Benta e Tia Nastácia ouvem os gritos do menino. Belzebu promete libertar todos se Dona Benta devolver o livro de Cuca.
Capítulo 12 - Pedrinho fica invisível!
O fim da guerra das abelhas tem que ser decidido pela colméia, por isso a abelha Mestra convoca um Conselho. Ficará com Emília e Narizinho a responsabilidade de convencer as outras abelhas. Abélia e Abelarda confabulam sobre o domínio da colméia. Abélia está determinada a virar abelha rainha. Enquanto isso, Emília e Narizinho acham que são bem tratadas na colméia, mas não sabem que as abelhas querem se aproveitar delas. A menina e a boneca passam a noite na colméia aguardando o Conselho. Mas a noite de sono é interrompida quando Abelarda arranca um fio de cabelo de Emília. A boneca acorda assustada! Belzebu e seus cangaceiros cobram do pessoal do Sítio o livro da Cuca, mas Dona Benta diz que nunca viu este livro. Pedrinho tenta enrolá-los pedindo para Tia Nastácia fazer bolinhos de chuva. Mas na verdade ele não quer devolver o livro. O menino pensa em como esconder o objeto e acaba fazendo uma mágica para deixá-lo invisível. Minerva continua fazendo suas consultas como a vidente Mirela. Depois de atender Libério, a moça recebe Carmela como cliente. É assim que o Barão acaba descobrindo que ela é a mula-sem-cabeça.
Capítulo 13 - Barão e Minerva planejam prender Carmela!
Barão e Minerva continuam aplicando o golpe das adivinhações e Barão conta para a parceira que descobriu quem é a mula-sem-cabeça. Os dois planejam trancar Carmela em um quarto durante a lua cheia para capturar a mula-sem-cabeça. Abelarda explica a Emília e Narizinho que arrancou o fio para levar de recordação, mas as duas ficam desconfiadas. Abélia envenena a geléia real com o fio de cabelo de Emília e acusa a menina e a boneca de serem responsáveis pelo envenenamento. Emília e Narizinho tentam se defender, mas Abélia faz as abelhas acreditarem que não se pode confiar nos humanos.A busca pelo livro de Cuca continua e Belzebu decide procurá-lo na biblioteca. Pedrinho se desespera. Zé Cabreiro, Jeca Tatu e Rabicó tentam escapar. Enquanto isso, Saci desconfia de que há algo errado no Sítio. Belzebu pressiona Dona Benta para que a avó conte onde está o livro e até ameaça comer Rabicó.
Capítulo 14 - Pedrinho brinca com magia!
Belzebu ameaça Pedrinho: se o menino não devolver o livro da Cuca o Rabicó pode acabar virando uma feijoada. Pedrinho diz que o livro está na casa do Tio Barnabé porque sabe que o Tio não estará em casa. Mas o menino não previa que Belzebu fosse querer levar Tia Nastácia como refém e se assusta. Enquanto isso, Dinato vigia Dona Benta, Pedrinho e Visconde no Sítio. Depois, faz um feitiço para tornar o livro visível e deixa Dona Benta e Visconde impressionados. Só que o menino é surpreendido por Dinato e acaba tendo que fazer uma magia para ele dormir. Na casa do Tio Barnabé, Belzebu se revolta ao perceber que Pedrinho o enganou. O novo aliado da Cuca consegue achar Pedrinho e Visconde e os prende no laboratório. No reino da abelhas, Abélia manda Narizinho e Emília para a prisão. A boneca de pano desconfia que Abélia esteja envolvida na armação de Abelarda. Emília está com o amuleto do Caipora e leva uma bronca quando o mostra para Narizinho. Mas é o próprio amuleto que livra as duas da prisão após se transformar em Abelarda. Enquanto isso, Abélia tenta convencer o Conselho a condenar Emília e Narizinho. No final, a verdadeira Aberlada encontra a impostora e a menina e a boneca percebem que estão em maus lençóis.
Capítulo 15 - Visconde tenta criar um novo invento para fugir!
Emília e Narizinho estão em uma enrascada. Longe de Caipora, o poder do Muiraquitã enfraquece e ele volta a sua forma original, deixando de ser Abélia. A menina e a boneca são desmascaradas e acabam presas de novo! Zangão se oferece para ajudar as duas. Mas não adianta, as duas vão vão a julgamento na colméia e são acusadas por Abélia. Enquanto isso, Visconde prepara um novo invento para se teletransportar com Pedrinho do laboratório. O sabugo acaba sendo flagrado por Dinato, mas consegue disfarçar. Belzebu cobra de Dona Benta o livro de Cuca. Ela continua insistindo que não sabe onde o livro está e o cangaceiro revira toda a casa. As armações de Minerva e Barão podem estar com os dias contados. Ching Ling entrega uma intimação para Minerva – disfarçada de Mirella. A golpista é interrogada pelo Delegado, mas não conta nada. Enquanto isso, Dona Miúda desconfia de algo errado e vai até a mesa das adivinhações. O Barão foge antes que ela o veja, deixando apenas a máquina de ler pensamentos. Enquanto Dona Miúda destrói a máquina, Barão se desespera, de longe. Mas o golpista não vai deixar barato. Ele avisa Minerva do que aconteceu e os dois vão investigar se Dona Miúda tem algum segredo ou está protegendo alguém.
Capítulo 16 - Pedrinho vira um sabugo de milho!
Pedrinho e Visconde estão na missão de fugir das garras de Belzebu e seus cangaceiros. O menino ajuda o sabugo cientista a terminar de fazer o psicocaptador. Depois que ele fica pronto, os dois usam o aparelho e desaparecem do Sítio. Visconde acaba aparecendo na delegacia. Pedrinho chega logo em seguida e descobre que seu rosto virou um sabugo de milho.Barão é flagrado ao lado de Mirella e diz que está prestando solidariedade à moça. Os dois continuam com o plano de capturar a mula-sem-cabeça, por isso Minerva convida Carmela para ir à mansão no fim da tarde. A moça fica preocupada porque é noite de lua cheia.Enquanto isso, na colméia, Zangão aparece como testemunha de Emília e Narizinho. Ele começa a falar e conta toda a verdade sobre o golpe contra Narizinho e Emília. Todos ficam sabendo que Abélia disse que iria aproveitar a guerra para se tornar rainha. Abélia fica furiosa e afirma à abelha Mestra que agora está no poder. Será que Emília e Narizinho vão conseguir escapar?No Sítio, Belzebu ameaça Zé Cabreiro, Jeca Tatu e Rabicó. Dona Benta fica com medo do que possa acontecer e decide revelar o paradeiro do livro. Depois que ela entrega o livro para Belzebu, o homem promete ir embora.
Capítulo 17 - Capítulo perdido
Capítulo 18 - A cabeça de Visconde vira uma pipoca!
Zangão salva Mestra, Emília e Narizinho. Abélia e Abelarda escapam dos zangões. A câmera filma a transformação da mula. Abélia quer acabar com a colméia. Pedrinho evita que Rabicó coma a espiga de milho sem saber que é Visconde. Abelarda se arrepende e alerta Emília e Narizinho sobre os planos de Abélia. Cuca recupera seu livro. Belzebu e Dinato fogem. Tio Barnabé oferece suas pescas para a venda de Seu Elias em troca de carretéis de linha. Delegado e Ching Ling se dividem nas buscas. A mula foge da mansão. Barão e Minerva descobrem que a câmera está toda queimada e talvez não tenha filmado a transformação da mula. Abélia se prepara para destruir a colméia. Tio Barnabé se depara com a mula. Mestra tenta convencer Abélia a desistir, mas ela se recusa. Pedrinho usa o teletransportador e o corpo de Visconde volta ao normal, só que sua cabeça vira uma pipoca. O lobisomem assusta Belzebu e Dinato.
Capítulo 19 - Visconde volta ao normal!
Tio Barnabé decide tirar uma gota de sangue da mula para se proteger. Tio Barnabé fura a mula e ela se transforma em Carmela. Emilia sugere que Abelarda e as outras abelhas batam suas asas para impedir que Abélia acenda o fósforo. Abélia foge e os zangões correm atrás dela.Carmela agradece Tio Barnabé por ter quebrado o encanto da mula. Visconde volta ao normal. Abélia é capturada e levada ao conselho. O lobisomem assusta Ching Ling e continua correndo atrás de Belzebu. Carmela pede a Barão e Minerva sigilo sobre sua transformação, mas eles a chantageiam. Emilia e Narizinho voltam ao tamanho normal e regressam ao sitio. Delegado volta para casa sem saber que virou lobisomem. Belzebu se apresenta na delegacia.
Capítulo 20 - Pedrinho treina a turma para o jogo!
Belzebu e Dinato imploram ao Delegado para que os prenda, com medo de serem perseguidos pelo lobisomem novamente. Pedrinho, Visconde e Dona Benta vão ao encontro do Padre Benedito para discutir sobre a biblioteca e o campeonato de futebol. Iara pede a ajuda de Saci. Barão e Minerva se disfarçam de Bóris e Tanya para conseguir comida de graça. Visconde atesta a qualidade da comida de Seu Elias. Dona Miúda vê Bóris e Tanya fugindo. Emilia devolve o amuleto de Caipora, mas ele fica desconfiado das boas intenções dela. Cuca sai de sua caverna para catar ingredientes para sua sopa. Saci aproveita a ausência de Cuca e coloca uma erva dentro do caldeirão. Cuca volta e depois que prova a sopa tem uma forte dor de barriga. Saci comemora. Pedrinho treina a turma do sítio para o jogo.
Capítulo 6 - Pedrinho confessa sua mentira para Visconde!
Pedrinho não quer ser descoberto pela captura do sacizinho, por isso acaba jogando a culpa para a Cuca. Mas o menino não deve se livrar tão fácil, porque o Saci vai até a caverna tirar essa história a limpo. Pedrinho acaba se arrependendo da mentira. A mula continua espalhando o pavor pela mata. Tio Barnabé foge dela, mas avisa Emília e Pedrinho sobre a criatura. Visconde vê a mula no meio da mata e sai correndo, depois esbarra com Emília, Pedrinho e Barnabé. Ao amanhecer do dia, a mula desiste de sua perseguição. Carmela volta a si sem saber direito onde está. Dona Benta não está na busca por Narizinho, mas continua preocupada e pede ajuda ao Coronel Teotônio. Seu Elias devolve os animais porque Padre Benedito mandou e os clientes ficam satisfeitos. Pedrinho sente-se culpado e confessa suas mentiras a Visconde. Na caverna de Cuca, Saci vê a estátua de Narizinho e acaba preso em uma garrafa. Ainda assustado com a mula, Tio Barnabé vai conversar com o professor Camilo. Camilo quer saber detalhes sobre a mula.
Capítulo 7 - Pedrinho encontra a estátua de Narizinho!
Pedrinho decide salvar o Saci e Emília vai atrás... Minerva e Camilo continuam aprontando e agora planejam capturar a mula para ficarem mais ricos. As buscas à Narizinho aumentam. Desta vez é o Coronel que convoca um grupo para procurar a menina, mas ele também se perde na mata. Enquanto isso, Visconde toma coragem e decide se declarar para Minerva. Leva flores para a amada, mas ela o humilha. Seu Elias pede a Zé Cabreiro para descobrir as intenções de Libério com Carmela. Zé Cabreiro vai à barbearia para começar as investigações e recebe um serviço completo. Tio Barnabé não entende por que Camilo quer capturar a mula. Tia Nastácia leva doces ao laboratório para animar Visconde, se assusta com uma invenção e desmaia. Emília entra na caverna de Cuca e a despista para longe dali. Pedrinho aproveita para entrar na caverna e tirar Saci da garrafa, mas acaba descobrindo a estátua de Narizinho.
Capítulo 8 - Camilo está atrás da Mula!
Todos estão preocupados com Narizinho! Pedrinho vai pedir a ajuda do Saci para salvá-la. Para isso, o menino vai ter que contar toda a verdade ao Saci. Depois de prometer que não vai mais mentir, Pedrinho acaba sendo desculpado. Visconde continua fazendo suas invenções e dessa vez cria uma planta gigante, que deixa Tia Nastácia admirada e quase devora o pobre do Rabicó. A caça à mula continua a todo vapor, o difícil é saber quem irá capturá-la. Camilo não consegue convencer Tio Barnabé a fazer o trabalho. Carmela ouve Camilo conversar com Minerva sobre o rapto e se desespera. Cuca volta a atacar e dessa vez persegue Emília, mas a boneca é defendida pelo amuleto e transportada para a mata. Caipora consegue enxotar o Coronel da mata, depois encontra Emília e a obriga a devolver seu amuleto.Zé Cabreiro volta à venda sem ter descoberto nada sobre Libério, mas Seu Elias vai mandá-lo embora. Enquanto isso, Cuca ensaia seu discurso de posse. Um galo aparece na caverna e provoca um vendaval. Será o próprio Camilo, ao lado de Minerva, que tentará capturar a mula. Para isso, os dois se disfarçam com uma fantasia de burro. Carmela começa a se transformar na mula e aparece na mata. Será que ela vai conseguir escapar?
Capítulo 9 - Emília e Pedrinho armam um plano para enganar Camilo!
Não vai ser tão fácil assim capturar a mula... Camilo e Minerva acabam correndo com medo dela. Rabicó ainda está preso na planta gigante e Visconde pede ajuda a Emília e Pedrinho para salvá-lo. Os dois também não conseguem ajudar o Marquês. Emília decide buscar reforço e chama Zé Cabreiro e Jeca Tatu, mas não dá certo. Rabicó só vai sair depois que Visconde colocar inseticida na planta.Na caverna, o galo quase derruba a estátua de Narizinho e acaba se apaixonando por Cuca. Emília sugere que Pedrinho substitua a garrafa com o sacizinho por outra vazia para enganar Camilo. Libério entrega flores a Carmela, mas ela parece não ligar. Enquanto isso, Seu Elias insiste que Zé Cabreiro descubra algo sobre Carmela. Emília e Pedrinho inventam um truque para que Visconde possa trocar a garrafa com o sacizinho. Para isso, a boneca manda Jeca Tatu tomar conta da planta gigante. Camilo e Minerva continuam com medo da mula e se escondem em cima de uma árvore. O professor acaba desistindo de capturar a mula. Visconde vai ao encontro de Camilo, mas encontra Minerva no caminho e fica paralisado.
Capítulo 10 - O sacizinho é libertado!
O Visconde não dá sorte em suas investidas em Minerva. A moça o humilha e fecha a porta na cara dele. A moça está mais preocupada em esconder a garrafa dentro de uma mala, mas Casca e Cascudo observam tudo e contam para Emília. Enquanto isso, a planta gigante continua causando confusão. Jeca Tatu dá um livro de hipnose para a planta comer, mas acaba hipnotizado e é obrigado a levar comida para ela. Conselheiro percebe que Jeca Tatu está hipnotizado e tenta acordá-lo.Camilo e Minerva vão tentar fugir com a garrafa dentro da mala quando Minerva vê uma fumaça embaixo da porta e acha que a pensão está pegando fogo. Mas tudo não passa de uma armação de Emília, Pedrinho e Visconde. Depois que o truque dá certo, Pedrinho abre a mala, mas não encontra a garrafa. Visconde usa um visor especial para achar a garrafa e encontra o sacizinho. Camilo e Minerva desconfiam que a fumaça tenha sido uma armação, mas aí Pedrinho já trocou a garrafa. Emília usa seu pó mágico e desaparece com todos. Quando Minerva chega, não percebe que a garrafa foi trocada. Saci consegue libertar o sacizinho e Cuca começa a receber os convidados do Encontro Universal das Criaturas do Mal.
Capítulo 11 - Pedrinho provoca os monstros!
As criaturas do mal estão em festa e a reunião acontece na caverna da Cuca. Mas o Visconde quer acabar com essa festa e prepara uma fórmula para destruir as criaturas do mal. Enquanto isso, Barão e Minerva vão embora do Arraial. O Barão tira o disfarce de Camilo e convoca a imprensa para mostrar o saci. A imprensa chega para a coletiva e Barão mostra a garrafa vazia. O saci não aparece e deixa o golpista intrigado.Libério e Seu Elias continuam correndo atrás de Carmela. Mas dessa vez é Libério quem vai agir. Ele manda uma mensagem secreta para o correio sentimental. O radialista Arlindo Orlando lê a declaração, mas não revela quem a enviou. Seu Elias está por perto, escuta o recado e fica com dor de cotovelo. Pedrinho aparece no meio da festa da Cuca e todos os monstros correm atrás dele. O menino provoca as criaturas do mal, mas acaba cercado por Cuca. O grande inventor Visconde joga sua fórmula para destruir os monstros na caverna. Será o fim das maldades no Arraial?
Capítulo 12 - Pedrinho é encantado pela Iara!
Pedrinho consegue escapar de Cuca ao usar o pó mágico. Mas depois ele vai correr atrás dela com Visconde, Emília e Saci para fazê-la tirar o feitiço que transformou Narizinho em pedra. Os jornalistas se revoltam com a mentira sobre o saci, por isso Barão e Minerva acabam fugindo. Mas o Barão não consegue saber se o saci está ou não dentro da garrafa. A dupla descobre o truque do pessoal do Sítio e começa a fazer as malas para voltar ao Arraial.Carmela recebe mais mensagens, mas agora é Seu Elias que manda declarações. A moça aparece na janela para seu admirador, mas acha que as mensagens são de Camilo e Barão. Seu Elias e Libério se decepcionam.O pessoal continua tentando libertar Narizinho, mas não vai ser tão fácil. Cuca exige quatro prendas mágicas para libertar a menina. Enquanto isso, o Visconde tem sucesso com a sua invenção e consegue deixar os monstros colados. Ele fica na caverna vigiando suas presas. Emília, Pedrinho e Saci vão atrás das prendas. Mas na busca pelas prendas é Pedrinho que acaba sumindo. O menino é levado para o fundo da água pela Sereia Iara.
Capítulo 13 - A turma quer capturar o Caboclo d'Água!
Pedrinho descobre que a culpa por ele ter virado peixe é da Iara. A sereia fez um feitiço para que o menino não deixasse de devolver o espelho. Mas Pedrinho não pode fazer nada e as escamas não param de aparecer. Enquanto isso, Tia Nastácia está desconfiada de que há algo de errado com as crianças. Ela encontra com Emília e Pedrinho, mas os dois não deixam escapar o que escondem. Pedrinho vai procurar Tio Barnabé para ter alguns conselhos, mas pede segredo sobre o seu problema. Saci já descobriu toda verdade e revela para Emília, Pedrinho e Tio Barnabé que foi o Caboclo d'Água quem pegou o espelho. Tio Barnabé vai construir uma armadilha para capturar o Caboclo e no final acabam conseguindo. Coronel estranha a forma como as pessoas do Arraial estão falando com ele. Mas fica sabendo o motivo por Zé Cabreiro e Jeca Tatu. Os dois comentam com o Coronel sobre a história dos ovos e ele fica furioso. Visconde continua nas mãos de Cuca. A maldade em pessoa vai cantar para ele dormir. Depois que consegue fazer Visconde pegar no sono, Cuca vai fazer Domingos se libertar e atacar o sabugo. Será que o Visconde vai conseguir escapar?
Capítulo 14 - A turma chega na caverna da serpente!
Iara continua tentando recuperar o espelho, mas o Caboclo se recusa a entregá-lo.Visconde ainda está em apuros e é perseguido por Domingos pela mata. Mas acaba salvo por Caipora. O menino índio ainda se oferece para vigiar os monstros. Libério vai ter que encarar o Coronel, que pede satisfações sobre a fofoca dos ovos. Mas Libério explica que foi Carmela quem contou a história. Enquanto isso, a moça descobre que o Barão lhe passou um cheque sem fundos e cobra a dívida. O espelho é finalmente encontrado por Pedrinho no fundo do rio. Emília devolve o espelho a Iara. A sereia entrega seu fio de cabelo e livra Pedrinho do feitiço. Saci, Pedrinho, Emília e Visconde também conseguem atingir o objetivo e chegam à caverna da serpente encantada.
Capítulo 15 - A turma encontra a serpente!
Na caverna, Pedrinho, Emília, Visconde e Saci tentam descobrir uma forma de desencantar a serpente. O menino acaba se assustando quando descobre o que terá que fazer para atingir o objetivo. No meio do caminho, Pedrinho se depara com um portão. A serpente está logo ali, mas é Saci quem consegue abrir o portão. Enquanto isso, no mundo da imaginação, Narizinho ajuda o leão a tirar o espinho do pé. A menina quer saber por que o vento está sempre chamando por Lúcia, mas o leão não revela. Depois de Carmela descobrir que o cheque do Barão é sem fundos, o nobre promete pagar em dobro à moça. Mas mesmo depois de desagradar Carmela, o Barão consegue a ajuda de Dona Benta, que libera Zé Cabreiro e Jeca Tatu para trabalhar na mansão do Barão. Cuca propõe que Caipora se una com os monstros contra os humanos. Mas o índio não vai cair nessa! A serpente surpreende as crianças.
Capítulo 16 - Visconde, Pedrinho e Emília voltam para o Sítio!
A serpente continua assustando a todos. Dessa vez ela avança, Saci tenta conversar, mas ela se irrita e arma o bote. Pedrinho pega o alfinete da Emília para furar o dedo e passa o sangue na serpente. O feroz animal se transforma em uma princesa. Emília não entende o que aconteceu e a agora nobre explica que sofreu um feitiço que a transformou em serpente. Com mais um problema solucionado, Visconde, Pedrinho e Emília voltam para o sítio. Narizinho descobre que a menina por quem o vento chama é ela mesma. Finalmente, Libério e o Coronel fazem as pazes. Mas o Coronel vai reclamar com Padre Benedito sobre a fofoca dos ovos e o Libério está em maus lençóis, pois Seus Elias descobre que a peruca encontrada em sua venda pertence ao barbeiro.Um novo visitante está chegando ao Arraial, é Domingos, e Arlindo Orlando anuncia a grande notícia na rádio. Enquanto isso, o visitante mais ilustre da região, o Barão, pretende capturar um saci sozinho. Na mansão, Zé Cabreiro quase provoca um curto-circuito, deixando o Barão e Minerva irritadíssimos.
Capítulo 17 - Emília atrai o Boitatá!
Narizinho já conseguiu se lembrar de todos os moradores do Sítio, mas continua sem saber como voltar pra casa. Sorte da menina poder contar com Pedrinho, que faz de tudo para salvar a prima! Junto com Emília e Visconde, ele procura Tio Barnabé para descobrir um jeito de enfrentar o Boitatá. Barnabé explica quem é o Boitatá e aconselha as crianças a levarem o Saci junto para enfrentar a criatura da noite. Saci avisa que precisa fazer o Boitatá dormir para que Pedrinho, Emília e Visconde se aproximem. Mas Emília grita para alertar Visconde quando a criatura aparece e atrai o Boitatá.Enquanto isso, Carmela está em maus lençóis. Ela revela por acaso ao Coronel que Arlindo Orlando começou a fofoca dos ovos, mas Arlindo Orlando confessa que só queria provar que Carmela era fofoqueira. A moça fica com fama de linguaruda e ninguém mais consegue confiar um segredo a ela!Nastácia está preocupada com o sumiço de Narizinho e vai até a igreja falar com Padre Benedito. Ela quer pedir ajuda a Santo Expedito. Quando o padre vai mostrar a nova imagem do santo que está guardada na igreja, descobre que o objeto valioso sumiu. Padre Benedito pede ajuda ao Coronel para descobrir onde está o santo.
Capítulo 18 - Saci explica que o uirapuru é invisível!
A turma está atrás da pestana do boitatá, só que a criatura tem um olhar pra lá de fulminante. A fumaça do cachimbo do Saci acaba derrubando o boitatá e Pedrinho tira uma pestana de seus olhos. Mas o olhar da criatura acabou afetando o Visconde, que perdeu a memória e enlouqueceu. Depois de salvar o sabugo com suas ervas, Saci explica que será difícil pegar a última prenda, pois o uirapuru é invisível. Visconde decide usar o visor infravermelho.Enquanto isso, o Coronel está realmente disposto a recupera a imagem do santo que sumiu da igreja e começa a investigação pela venda do Seu Elias. Depois, procura o Barão, mas novamente não encontra nenhuma pista. Com Libério e com Arlindo Orlando, o Coronel também não consegue nada e decide ir até a casa da Dona Benta. É lá que o mistério será esclarecido. Dona Benta revela ao Coronel que a imagem está na casa dele, já que sua falecida esposa a guardou durante o período em que a igreja ficou sem padre. Emília, Pedrinho, Visconde e Saci já estão prontos para capturar o uirapuru, mas precisam agir rápido, pois Narizinho corre grande perigo. A menina foge do Lobo Mau. Mas logo ele se disfarça de Dona Benta e tenta pegá-la. Como Lúcia conseguirá escapar dessa criatura má?
Capítulo 19 - Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé se perdem na mata!
Dona Benta está aflita com o sumiço de sua neta e decide trazer Narizinho de volta. A super avó vai contar com a ajuda de Tia Nastácia. Tio Barnabé também acaba sendo convocado para as buscas por Narizinho e aceita a missão. Mas, como não estão acostumados a aventuras, os três vão acabar se perdendo na mata...Enquanto isso, Narizinho continua correndo perigo nas mãos do lobo mau. Ele se disfarça de Dona Benta e tenta de novo atacá-la, mas Narizinho foge e acaba salva pelo leão. Ainda no mundo da imaginação, a menina encontra as fadas, que mostram o caminho da saída. Só que em vez de ir pro Sítio, Narizinho aparece na caverna da Cuca.Na mata, o Saci explica para Emília, Visconde e Pedrinho que o uirapuru era uma índia chamada Maíra, que foi traída por uma bruxa. Visconde tenta pegar o pássaro, mas é Emília quem pega uma pena que caiu no chão. Maíra alerta todos sobre a bruxa em forma de cobra. A Cobra Grande aparece furiosa e tenta enfeitiçá-los. Maíra vira pedra, mas os pássaros aparecem e ela se transforma em uirapuru. Pedrinho, Emília, Saci e Visconde voltam à caverna de Cuca com as prendas. Mas a criatura do mal não vai deixá-los sair.
Capítulo 20 - Pedrinho e Narizinho não encontram ninguém no Sítio!
É Saci quem vai ajudar Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde a fugir da caverna. Ele entorna o conteúdo do caldeirão da Cuca em cima dos monstros e foge com a turma. Mas Narizinho acaba presa de novo, desta vez pelo Homem do Saco. Emília e Visconde conseguem ficar invisíveis e despistam os monstros.Padre Benedito pega o Coronel, Zé Cabreiro e Jeca Tatu em flagrante na igreja e descobre a verdade sobre o santo. O Coronel vai ter que se desculpar com todos no Arraial a pedido do Padre Benedito. Seu Elias e Libério bajulam Carmela, oferecendo serviços na venda e na barbearia de graça, e acabam discutindo. Carmela não entende a generosidade dos dois e Libério revela que soube de seus problemas financeiros por causa do cheque sem fundos do Barão. Enquanto isso, Cuca prende Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé em uma gaiola. Quando Narizinho e Pedrinho chegam ao Sítio felizes por estarem de volta, se decepcionam, pois não encontram ninguém. Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé foram transformados em crianças por Cuca.
Capítulo 21 - Pedrinho cai em uma armadilha!
Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde estão preocupados com o sumiço da Dona Benta e iniciam as buscas. Pedrinho recebe uma mensagem secreta, mas nem desconfia que seja uma armadilha. O menino vai até as ruínas atrás da avó e acaba caindo num buraco. Mas é Emília que fica sabendo o paradeiro de Dona Benta, por seus informantes Casca e Cascudo.Enquanto isso, Tio Barnabé, Tia Nastácia e Dona Benta estão tentando fugir das garras de Cuca e dos monstros. Depois de muito resistir, Caipora decide ajudar Narizinho nas buscas. Mas Tio Barnabé consegue abrir a gaiola com um grampo e os três escapam. Seu Elias desconfia que as compras feitas por Libério na venda sejam para Carmela e aumenta os preços. Mas Libério vai oferecer dinheiro para Jeca Tatu fazer compras por ele. Barão também quer se aproveitar do dono da venda e sugere que Minerva use seu charme para comprar fiado. Seu Elias leva compras para Carmela e se surpreende ao encontrar Libério presenteando-a também.
Capítulo 22 - Camilo exige que Pedrinho chame o Saci!
Camilo é o responsável pela armadilha de Pedrinho e só vai deixar o menino sair depois que chamar o Saci. O menino se recusa e acaba sendo trancado na armadilha. Depois, Pedrinho pede aos ratos que levem um recado ao Saci e consegue fazer com que o brincalhão apareça.Cuca captura Tio Barnabé, Tia Nastácia e Dona Benta e os prende na gaiola novamente. Mas os três escapam de ser cozinhados graças ao Caipora. Ele chega à caverna junto com Emília, Visconde e Narizinho. Enquanto Caipora despista a Cuca, Emília e Narizinho salvam Tio Barnabé, Tia Nastácia e Dona Benta. Cuca se irrita ao ver todos escaparem. Padre Benedito quer chamar um delegado para colocar ordem no Arraial. O Coronel fica com medo de perder sua autoridade e corta o fio do telefone da igreja, para deixar o padre sem comunicação. Mas não tem jeito, Padre Benedito manda uma carta ao delegado e pede ao Coronel que a assine também. O Coronel não desiste de impedir o padre, tenta roubar a carta, mas é pego em flagrante.
Capítulo 23 - Pedrinho conta a armação de Camilo para Saci!
Saci quer saber por que Pedrinho o chamou. O menino explica a armação de Camilo. O duende moleque Saci aconselha Pedrinho a fazer o que Camilo deseja, mas arma um plano para se vingar do golpista. Enquanto isso, Camilo e Minerva estão confiantes de que Pedrinho irá capturar um saci para eles.Padre Benedito está preocupado com a segurança do Arraial e convence o Coronel que, mesmo com um delegado, ele continuará sendo respeitado no Arraial. Seu Elias e Libério continuam disputando Carmela. Dessa vez, os dois fazem um duelo de serenata, mas a moça se irrita e joga um balde de água fria em cima deles. Narizinho obriga Emília a se desculpar por tudo que fez com Caipora, mas a boneca não vai dar o braço a torcer. Depois ela revela a Narizinho que pegou novamente o amuleto do índio. Na mata, os monstros se revoltam com Cuca pelo desastre da noite e vão embora. Narizinho está preocupada com Tia Nastácia, Tio Barnabé e Dona Benta e tenta encontrar uma forma de fazer com que os três voltem a ser adultos. A boneca Emília vai dar mais uma de suas idéias, mas dessa vez Narizinho acaba aceitando a sugestão. A menina e a boneca voltam à caverna para roubar o livro de feitiços de Cuca.
Capítulo 24 - Padre Benedito anuncia a chegada do delegado!
Emília ainda está com o amuleto do Caipora. A boneca acha que o amuleto pode ajudar ela e Narizinho a roubar o livro de Cuca. As duas vão se disfarçar de bruxa e acabam desafiadas por Cuca. A criatura do mal quer que a bruxa prove seus poderes, mas acaba caindo em uma armadilha. Emília e Narizinho pegam o livro de feitiços. A boneca lê o feitiço e consegue transformar Tia Nastácia, Dona Benta e Tio Barnabé em adultos.O menino Pedrinho avisa Camilo que ele precisa ir até o Taquaral para capturar o Saci. Mas, no caminho, vários sacis cercam Camilo. O golpista se desespera e esquece de imitar o sotaque de nordestino. Pedrinho acha estranho, mas Camilo disfarça e foge dos sacis. O Barão vai ficar morrendo de raiva do menino e convence Minerva a ficar no Arraial para se vingar de Pedrinho.Padre Benedito ouve o desabafo de Carmela sobre sua transformação em mula e acha que a moça está louca. Depois, o padre fala com os moradores do Arraial e anuncia a chegada de um delegado.
Capítulo 1 - Barão fica desesperado com a chegada do Delegado!
Emília dá a idéia e o Visconde resolve inventar um jeito de ver coisas invisíveis. O sabugo começa a trabalhar na invenção em seu laboratório com Narizinho, Emília e Pedrinho como espectadores. Enquanto isso, Tio Barnabé está preocupado com os uivos que ouviu em noite de lua cheia e desconfia de lobisomem. Ele corre para dividir sua aflição com Tia Nastácia, que fica horrorizada. Libério e Seu Elias continuam disputando Carmela, agora os dois brigam para levar a moça à festa do delegado Lupicínio. É isso mesmo, o delegado está a caminho e Barão e Minerva não ficam nem um pouco felizes com isso. Barão sugere que Minerva fique amiga de Lupicínio e o homem da lei logo se interessa por ela. Tio Barnabé irá presentear o novo morador do Arraial com balas de prata. Mas o delegado fica desesperado quando Barnabé conta que as balas são para protegê-los do lobisomem.Dona Benta conta a história de Galileu Galilei para Narizinho e Pedrinho. Depois, a avó das crianças pega o Padre Benedito no flagra, ouvindo jogo de futebol na igreja. Enquanto isso, Marinalva está atrás de Arlindo Orlando. Liga para a pensão querendo falar com ele e deixa o radialista com uma pulga atrás da orelha.
Capítulo 2 - Barão, Minerva e o Coronel querem pegar o Lobisomem!
O delegado Lupicínio acha que o lobisomem está atrás dele. Dona Miúda explica a ele que o lobisomem é só uma crendice popular. Delegado Lupicínio sonha com o lobisomem e a mula.Marinalva decide ir ao Arraial para conversar com Arlindo Orlando. Barão está determinado a fotografar o lobisomem. Arlindo Orlando se prepara para fugir do Arraial, mas Marinalva chega bem na hora.Coronel vê Barão e Minerva em direção à mata e decide ir atrás dos dois. Barão e Minerva descobrem que estão sendo seguidos e pregam uma peça no Coronel. Barão e Minerva são surpreendidos pela mula e se protegem em uma árvore. Barão pressiona Minerva a conquistar Lupicínio.Carmela se transforma em mula-sem-cabeça. Tio Barnabé é encurralado pelo lobisomem e pela mula, mas consegue fugir. O lobisomem espanta a mula. Dona Benta e Tia Nastácia não acreditam na história de Tio Barnabé.Visconde inventa um periscópio, mas Emília o quebra sem querer. Cuca quer pegar seu livro de feitiço de volta.
Capítulo 3 - Chuca hipnotiza Tia Nastácia!
Cuca está decidida a recuperar seu livro, por isso se disfarça de Chuca. A criatura do mal hipnotiza Tia Nastácia e finge ser sua sobrinha neta. Tia Nastácia apresenta a falsa sobrinha a Dona Benta, Emília e Narizinho. Chuca vai à biblioteca atrás de seu livro, mas faz uma bagunça na biblioteca e deixa Narizinho desconfiada.Dona Miúda está com ciúmes do delegado Lupicínio e não deixa que Minerva comente sobre o lobisomem com ele. Enquanto isso, Padre Benedito convoca Seu Elias, Libério e Pedrinho para um campeonato de futebol. Barão desafia Pedrinho a dividir o campeonato com uma equipe do Sítio e outra do Arraial.Marinalva é convida por Carmela para se hospedar na pensão e conta que é noiva de Arlindo Orlando. O radialista continua enrolando a moça. Mas Marinalva não é boba e quer conhecer a suposta fazenda de Arlindo Orlando.Emília não larga do pé do Visconde! Ele não deixa a boneca entrar no laboratório, mas ela não vai desistir fácil de descobrir qual é a invenção do sabugo...
Capítulo 4 - Emília interrompe Visconde!
Emília é mesmo muito curiosa e persegue Visconde, mas o sabugo não a deixa tocar em seu invento. A boneca não desiste e pede ajuda a Casca e Cascudo para espionar Visconde. Enquanto isso, ele se prepara para usar sua invenção, mas Emília o interrompe. Delegado Lupicínio está preocupado com a história do lobisomem e chama Tio Barnabé para conversar sobre o assunto. Depois, o delegado decide fazer uma busca na mansão do Barão e Pedrinho sugere que ele olhe o baú. Tia Nastácia descobre que Zé Cabreiro não sabe ler e sugere que ele procure o Conselheiro. O burro fica feliz em alfabetizá-lo. Mas Zé Cabreiro se interessa tanto por leitura que acaba pegando o livro de feitiço no laboratório.Marinalva começa a desconfiar que Arlindo Orlando não seja rico. Mas ele inventa uma enorme mentira, revela à moça que é dono do Sítio, e apresenta Dona Benta e Narizinho como suas parentes.
Capítulo 5 - Tio Barnabé convence Delegado a ir atrás do Lobisomem!
A dupla Zé Cabreiro e Jeca Tatu é mesmo muito estabanada! Os dois vão levar o livro de feitiço da Cuca para o conselheiro e acabam gerando uma série de problemas. Primeiro, o burro lê os feitiços e transforma Jeca Tatu em sapo. Sorte que Zé Cabreiro consegue reverter isso e Jeca Tatu volta à forma normal. Mas logo depois Jeca Tatu transforma Zé Cabreiro em galinha. Enquanto isso, Cuca está decida a recuperar seu livro. Arlindo Orlando ainda está às voltas com um problema chamado Marinalva. Ele convence Dona Benta a mentir para a moça e Marinalva volta para casa. Mas o radialista acaba recebendo a visita de Nalva Maria.Os golpistas Barão e Minerva não param de aprontar! Desta vez, os dois se disfarçam de Bóris e Tanya. Bóris explica a Seu Elias que descobriu que os alimentos no Arraial estão contaminados e leva os produtos da venda. Depois, Bóris e Tanya vão à casa de Dona Benta e descobrem sobre o invento de Visconde. Agora eles vão se preparar para roubar Visconde.Todos estão empenhados em caçar o lobisomem. Delegado, Ching Ling, Pedrinho e Tio Barnabé se preparam para ir à caça. Tio Barnabé ajuda os caçadores explicando como se quebra o encanto do lobisomem. Mas algo dá errado e Delegado Lupicínio some na mata e é encontrado pelo próprio lobisomem.
Capítulo 6 - Uma ninfa leva Pedrinho e Barnabé até Visconde!
Barão e Minerva estão disfarçados de Bóris e Tanya e não param de aprontar! O casal pega o periscópio de Visconde e sai correndo. Enquanto isso, uma ninfa aparece para ajudar Visconde. Dona Benta tenta convencer Emília a fazer as pazes com o sabugo. A ninfa conduz Pedrinho e Tio Barnabé até o local onde Visconde desmaiou e tenta mostrar-lhes que alguém o fez desmaiar. Ching Ling carrega Visconde de volta ao Sítio. Emília tenta acordar Visconde, mas não consegue e se sente culpada com o que aconteceu. Zé Cabreiro e Jeca Tatu continuam com suas trapalhadas. Desta vez. Zé Cabreiro reaparece no lugar da galinha e corre para fechar o livro de feitiço. Os dois escondem o o livro no galinheiro. Tia Nastácia continua sendo enganada e prepara um jantar para Chuca. Depois, a criatura má vai ao celeiro, mas não encontra o livro.Barão percebe que está sendo vigiado por Coronel e vai bolar outros golpes. Ele se apresenta ao Coronel como Boris e vai voltar a aprontar!
Capítulo 7 - O plano de Emília não dá certo!
Emília chama o doutor Caramujo para ajudar o Visconde a recuperar a memória. Mas o plano não dá certo e o sabugo continua sem memória. Zé Cabreiro e Jeca Tatu encontram ovos quadrados no galinheiro e mostram para Dona Benta e Tia Nastácia. As duas desconfiam que algo esteja acontecendo. Chuca assiste a tudo sem dizer uma palavra. Iara está preocupada com os rios e pede a ajuda do Saci para saber quem está sujando eles. Caipora quer ajudar a sereia e se junta ao Saci nas buscas. Lupicínio pede a Ching Ling que não comente com Dona Miúda sobre o lobisomem. O delegado recebe um telegrama alertando sobre a presença de Belzebu Bill no Arraial.Barão sugere que Minerva leve o chapéu encontrado na mansão para o delegado. Ela entrega o chapéu ao delegado Lupicínio e usa seu charme para convencê-lo a prender o Coronel. Barão e Minerva quebram o periscópio. O golpista vai precisar se disfarçar de Bóris novamente para encontrar Visconde e aprender a mexer no periscópio. Barão vai até o Sítio e leva o Visconde para um esconderijo. Dona Benta e Pedrinho desconfiam de algo errado, mas não o impedem.
Capítulo 8 - Nastácia avisa Emília e Narizinho sobre a Cuca!
Bóris continua com Visconde preso, mas promete liberá-lo assim que o periscópio for consertado. Enquanto isso, Pedrinho descobre que Visconde saiu com Bóris. O menino se junta a Tio Barnabé, segue o golpista e encontra Visconde. Mas em vez de consertar a máquina quebrada, o sabugo acaba criando um novo invento, uma máquina de ler pensamentos. Com ela, descobre a armação de Bóris. Mas o golpista não é fácil de enganar, consegue fazer Visconde dormir e foge com a máquina.Tia Nastácia conta a Emília e Narizinho sobre Cuca. As três enfrentam a criatura má, mas não conseguem levar o livro. Depois, Cuca começa a planejar uma maneira de se vingar da boneca. Caipora e Saci continuam as buscas para saber quem destrói as matas e rios e encontram o acampamento de Belzebu Bill. Os dois se unem à Iara para acabar com a bagunça de Belzebu Bill. Arlindo Orlando apresenta Nalva Maria para Carmela como sua noiva. Depois, explica para a moça sua situação com Nalva Maria e Marinalva.
Capítulo 9 - Doutor Caramujo opera Visconde!
Minerva testa o psicocaptador com Boris e lê o pensamento de uma abelha. Sem querer, o golpista mata a abelha e um imenso enxame cobre os céus do Arraial.O ataque das abelhas dá o que falar no Arraial dos Tucanos. Delegado, Coronel, Ching Ling e Dona Miúda se assustam com os insetos. Coronel acha que as abelhas são da colméia que ele acertou enquanto caçava. Visconde volta ao Sítio e Doutor Caramujo está na função de curá-lo. O Doutor decide operar o sabugo para devolver sua memória afetiva e coloca dentro dele diversos objetos referentes ao seu passado. Visconde recupera a memória!Saci e Caipora continuam atrás do Belzebu Bill. Primeiro é Saci que prega uma peça nele e depois chega a vez de Caipora aprontar com Belzebu Bill e seus cangaceiros.
Capítulo 10 - Casca e Cascudo avisam sobre a vingança das abelhas!
Casca e Cascudo avisam Emília da vingança das abelhas. Mais tarde, a boneca e Narizinho vão tentar conversar com as abelhas na colméia. Enquanto isso, Arlindo Orlando continua às voltas com Marinalva e Nalva Maria , ele convence Nalva a ir embora, mas Marinalva volta para atordoá-lo. Depois, Nalva Maria vê Marinalva e volta ao Arraial. As duas descobrem a armação do radialista e partem para cima dele.Minerva aparece disfarçada de cigana Mirela na igreja e promete acabar com o caos das abelhas. Mirela revela segredos de Padre Benedito e Seu Elias. Depois, Minerva tenta convencer Padre Benedito a lhe dar algo em troca de uma resposta para a guerra das abelhas. A golpista revela que o culpado pelas abelhas é o Coronel e que elas só vão sossegar se ele for entregue a elas. Mas o Barão acha que a culpa é toda sua. A sereia Iara enfeitiça os cangaceiros de Belzebu Bill. O aventureiro se perde e entra na caverna de Cuca, deixando-a furiosa. Cuca promete livrar Belzebu Bill se ele resgatar seu livro. Para isso, a criatura do mal avisa conversa com Iara e avisa que só vai limpar seu rio se ela libertar os cangaceiros.
Capítulo 11 - Belzebu Bill prende Pedrinho, Rabicó, Zé Cabreiro e Jeca Tatu!
Pedrinho, Visconde, Emília e Narizinho vão até a colméia, mas só a menina e a boneca vão conversar com as abelhas. As duas encolhem para poder entrar no reino das abelhas e pedem para falar com a rainha das abelhas. Emília se decepciona ao saber que não existe abelha rainha e ofende a abelha Mestra. Emília e Narizinho acham o universo das abelhas superorganizado. Mirela diz que foi ela quem conseguiu afastar as abelhas do Arraial. A golpista arma a mesa da magia perto da igreja e o Padre Benedito se irrita com as adivinhações. Belzebu e seus cangaceiros vão ao sítio e prendem Rabicó, Zé Cabreiro e Jeca Tatu. Enquanto isso, Pedrinho e Visconde voltam ao Sítio e não encontram seus amigos. Depois, Belzebu aparece com os prisioneiros e captura Pedrinho. Dona Benta e Tia Nastácia ouvem os gritos do menino. Belzebu promete libertar todos se Dona Benta devolver o livro de Cuca.
Capítulo 12 - Pedrinho fica invisível!
O fim da guerra das abelhas tem que ser decidido pela colméia, por isso a abelha Mestra convoca um Conselho. Ficará com Emília e Narizinho a responsabilidade de convencer as outras abelhas. Abélia e Abelarda confabulam sobre o domínio da colméia. Abélia está determinada a virar abelha rainha. Enquanto isso, Emília e Narizinho acham que são bem tratadas na colméia, mas não sabem que as abelhas querem se aproveitar delas. A menina e a boneca passam a noite na colméia aguardando o Conselho. Mas a noite de sono é interrompida quando Abelarda arranca um fio de cabelo de Emília. A boneca acorda assustada! Belzebu e seus cangaceiros cobram do pessoal do Sítio o livro da Cuca, mas Dona Benta diz que nunca viu este livro. Pedrinho tenta enrolá-los pedindo para Tia Nastácia fazer bolinhos de chuva. Mas na verdade ele não quer devolver o livro. O menino pensa em como esconder o objeto e acaba fazendo uma mágica para deixá-lo invisível. Minerva continua fazendo suas consultas como a vidente Mirela. Depois de atender Libério, a moça recebe Carmela como cliente. É assim que o Barão acaba descobrindo que ela é a mula-sem-cabeça.
Capítulo 13 - Barão e Minerva planejam prender Carmela!
Barão e Minerva continuam aplicando o golpe das adivinhações e Barão conta para a parceira que descobriu quem é a mula-sem-cabeça. Os dois planejam trancar Carmela em um quarto durante a lua cheia para capturar a mula-sem-cabeça. Abelarda explica a Emília e Narizinho que arrancou o fio para levar de recordação, mas as duas ficam desconfiadas. Abélia envenena a geléia real com o fio de cabelo de Emília e acusa a menina e a boneca de serem responsáveis pelo envenenamento. Emília e Narizinho tentam se defender, mas Abélia faz as abelhas acreditarem que não se pode confiar nos humanos.A busca pelo livro de Cuca continua e Belzebu decide procurá-lo na biblioteca. Pedrinho se desespera. Zé Cabreiro, Jeca Tatu e Rabicó tentam escapar. Enquanto isso, Saci desconfia de que há algo errado no Sítio. Belzebu pressiona Dona Benta para que a avó conte onde está o livro e até ameaça comer Rabicó.
Capítulo 14 - Pedrinho brinca com magia!
Belzebu ameaça Pedrinho: se o menino não devolver o livro da Cuca o Rabicó pode acabar virando uma feijoada. Pedrinho diz que o livro está na casa do Tio Barnabé porque sabe que o Tio não estará em casa. Mas o menino não previa que Belzebu fosse querer levar Tia Nastácia como refém e se assusta. Enquanto isso, Dinato vigia Dona Benta, Pedrinho e Visconde no Sítio. Depois, faz um feitiço para tornar o livro visível e deixa Dona Benta e Visconde impressionados. Só que o menino é surpreendido por Dinato e acaba tendo que fazer uma magia para ele dormir. Na casa do Tio Barnabé, Belzebu se revolta ao perceber que Pedrinho o enganou. O novo aliado da Cuca consegue achar Pedrinho e Visconde e os prende no laboratório. No reino da abelhas, Abélia manda Narizinho e Emília para a prisão. A boneca de pano desconfia que Abélia esteja envolvida na armação de Abelarda. Emília está com o amuleto do Caipora e leva uma bronca quando o mostra para Narizinho. Mas é o próprio amuleto que livra as duas da prisão após se transformar em Abelarda. Enquanto isso, Abélia tenta convencer o Conselho a condenar Emília e Narizinho. No final, a verdadeira Aberlada encontra a impostora e a menina e a boneca percebem que estão em maus lençóis.
Capítulo 15 - Visconde tenta criar um novo invento para fugir!
Emília e Narizinho estão em uma enrascada. Longe de Caipora, o poder do Muiraquitã enfraquece e ele volta a sua forma original, deixando de ser Abélia. A menina e a boneca são desmascaradas e acabam presas de novo! Zangão se oferece para ajudar as duas. Mas não adianta, as duas vão vão a julgamento na colméia e são acusadas por Abélia. Enquanto isso, Visconde prepara um novo invento para se teletransportar com Pedrinho do laboratório. O sabugo acaba sendo flagrado por Dinato, mas consegue disfarçar. Belzebu cobra de Dona Benta o livro de Cuca. Ela continua insistindo que não sabe onde o livro está e o cangaceiro revira toda a casa. As armações de Minerva e Barão podem estar com os dias contados. Ching Ling entrega uma intimação para Minerva – disfarçada de Mirella. A golpista é interrogada pelo Delegado, mas não conta nada. Enquanto isso, Dona Miúda desconfia de algo errado e vai até a mesa das adivinhações. O Barão foge antes que ela o veja, deixando apenas a máquina de ler pensamentos. Enquanto Dona Miúda destrói a máquina, Barão se desespera, de longe. Mas o golpista não vai deixar barato. Ele avisa Minerva do que aconteceu e os dois vão investigar se Dona Miúda tem algum segredo ou está protegendo alguém.
Capítulo 16 - Pedrinho vira um sabugo de milho!
Pedrinho e Visconde estão na missão de fugir das garras de Belzebu e seus cangaceiros. O menino ajuda o sabugo cientista a terminar de fazer o psicocaptador. Depois que ele fica pronto, os dois usam o aparelho e desaparecem do Sítio. Visconde acaba aparecendo na delegacia. Pedrinho chega logo em seguida e descobre que seu rosto virou um sabugo de milho.Barão é flagrado ao lado de Mirella e diz que está prestando solidariedade à moça. Os dois continuam com o plano de capturar a mula-sem-cabeça, por isso Minerva convida Carmela para ir à mansão no fim da tarde. A moça fica preocupada porque é noite de lua cheia.Enquanto isso, na colméia, Zangão aparece como testemunha de Emília e Narizinho. Ele começa a falar e conta toda a verdade sobre o golpe contra Narizinho e Emília. Todos ficam sabendo que Abélia disse que iria aproveitar a guerra para se tornar rainha. Abélia fica furiosa e afirma à abelha Mestra que agora está no poder. Será que Emília e Narizinho vão conseguir escapar?No Sítio, Belzebu ameaça Zé Cabreiro, Jeca Tatu e Rabicó. Dona Benta fica com medo do que possa acontecer e decide revelar o paradeiro do livro. Depois que ela entrega o livro para Belzebu, o homem promete ir embora.
Capítulo 17 - Capítulo perdido
Capítulo 18 - A cabeça de Visconde vira uma pipoca!
Zangão salva Mestra, Emília e Narizinho. Abélia e Abelarda escapam dos zangões. A câmera filma a transformação da mula. Abélia quer acabar com a colméia. Pedrinho evita que Rabicó coma a espiga de milho sem saber que é Visconde. Abelarda se arrepende e alerta Emília e Narizinho sobre os planos de Abélia. Cuca recupera seu livro. Belzebu e Dinato fogem. Tio Barnabé oferece suas pescas para a venda de Seu Elias em troca de carretéis de linha. Delegado e Ching Ling se dividem nas buscas. A mula foge da mansão. Barão e Minerva descobrem que a câmera está toda queimada e talvez não tenha filmado a transformação da mula. Abélia se prepara para destruir a colméia. Tio Barnabé se depara com a mula. Mestra tenta convencer Abélia a desistir, mas ela se recusa. Pedrinho usa o teletransportador e o corpo de Visconde volta ao normal, só que sua cabeça vira uma pipoca. O lobisomem assusta Belzebu e Dinato.
Capítulo 19 - Visconde volta ao normal!
Tio Barnabé decide tirar uma gota de sangue da mula para se proteger. Tio Barnabé fura a mula e ela se transforma em Carmela. Emilia sugere que Abelarda e as outras abelhas batam suas asas para impedir que Abélia acenda o fósforo. Abélia foge e os zangões correm atrás dela.Carmela agradece Tio Barnabé por ter quebrado o encanto da mula. Visconde volta ao normal. Abélia é capturada e levada ao conselho. O lobisomem assusta Ching Ling e continua correndo atrás de Belzebu. Carmela pede a Barão e Minerva sigilo sobre sua transformação, mas eles a chantageiam. Emilia e Narizinho voltam ao tamanho normal e regressam ao sitio. Delegado volta para casa sem saber que virou lobisomem. Belzebu se apresenta na delegacia.
Capítulo 20 - Pedrinho treina a turma para o jogo!
Belzebu e Dinato imploram ao Delegado para que os prenda, com medo de serem perseguidos pelo lobisomem novamente. Pedrinho, Visconde e Dona Benta vão ao encontro do Padre Benedito para discutir sobre a biblioteca e o campeonato de futebol. Iara pede a ajuda de Saci. Barão e Minerva se disfarçam de Bóris e Tanya para conseguir comida de graça. Visconde atesta a qualidade da comida de Seu Elias. Dona Miúda vê Bóris e Tanya fugindo. Emilia devolve o amuleto de Caipora, mas ele fica desconfiado das boas intenções dela. Cuca sai de sua caverna para catar ingredientes para sua sopa. Saci aproveita a ausência de Cuca e coloca uma erva dentro do caldeirão. Cuca volta e depois que prova a sopa tem uma forte dor de barriga. Saci comemora. Pedrinho treina a turma do sítio para o jogo.
Você tem o capítulo 17 gostei muito festa 7 temporada e os outros capítulos você também tem por favor?
ResponderExcluir