Segunda Temporada


Capítulo 1 - Emília descobre um menino invisível!

A porta se abre misteriosamente e barulhos estranhos dão para ser escutados. Dona Benta acha que a escada estava rangendo. Emília prova que isto não aconteceu. Tia Nastácia fica assustada e vai para a cozinha. A cozinheira se pergunta se eles irão se lembrar de seu aniversário. Anoitece. Emília desconfia que algum menino invisível na casa quando a porta abriu. Dona Benta cobre a cama de Narizinho. Emília ouve a porta se abrindo novamente e chama pelo Visconde. A boneca ordena que o sabugo fique vigiando a casa. Na estrada, algumas pegadas surgem misteriosamente. Amanhece. Narizinho acorda Emília. A boneca conta que teve um sonho com um terrível monstro no quarto. Emília flagra Visconde dormindo e briga com ele. Tia Nastácia se preocupa com o seu aniversário. Dona Benta chega. A cozinheira diz que é um dia especial. Todos tratam a amiga com frieza. Depois que todos saem, Nastácia chora por ninguém se lembrar de seu aniversário. Dona Benta recebe uma encomenda. A cozinheira vê a encomenda e acha que é um presente. A avó pede que Nastácia lave algumas roupas para a campanha do agasalho. Depois, Dona benta diz para Narizinho que afastou a cozinheira da cozinha. A avó pede que o Pedrinho faça os convites com a ajuda do Visconde. Emília não quer ajudar no bolo, mas Narizinho ameaça colocá-la no varal. Dona Benta abre a sua encomenda: um livro que não tem nada escrito, apenas páginas roxas. A avó deixa o livro em cima da mesa e se afasta. O livro começa a tremer. Todos fazem o bolo de aniversário. Pedrinho e Visconde pedem que Rabicó distraiam a Tia Nastácia. O porco aba atrapalhando o trabalho da cozinheira. Emília abre sua torneirinha de asneiras e diz que queria fazer mais aniversários por ano. Rabicó chega e diz que sujou as roupas de novo. O porco tenta comer o bolo. Tia Nastácia está muito triste por causa do esquecimento. Misteriosamente, o bolo vai parar debaixo da mesa. Dona Benta mostra o livro para os netos. Teodorico chega para a festa. Emília e Narizinho descobrem que o bolo sumiu. A boneca encontra farelos debaixo da mesa e acusam Rabicó. Todos ficam furiosos com o porco. Pedrinho acredita em Rabicó e vai procurar o bolo. Um novo bolo surge misteriosamente e Narizinho não entende. A menina concorda com Emília que algo está acontecendo. Dona Benta percebe que o bolo era de chocolate. A avó questiona Narizinho. Pedrinho chega com Tia Nastácia e todos cantam parabéns. A cozinheira se emociona. Emília a destrata. Na hora de assoprar as velinhas, o bolo explode na cara de Tia Nastácia. Narizinho ouve uma risada e acusa Emília de ter feito a brincadeira. Pedrinho diz que a risada veio de outro lado. A boneca joga o calda de chocolate pelo ar e um Menino Invisível aparece.

Capítulo 2 - Tia Nastácia ganha orelhas de jumento!

Todos perguntam para o menino quem ele é. O menino invisível foge. Todos correm atrás dele. Ninguém consegue encontrá-lo. Dona Benta ajuda Tia Nastácia a se limpar. A cozinheira diz para a avó que o bolo tem gosto de sabão. Benta dá um presente para agradar a amiga. Emília manda todos pararem de procurar, pois o menino deve ter ficado invisível novamente. A boneca coloca farinha dentro de uma xícara. Pedrinho diz para o Saci que está procurando um menino invisível. O diabinho se oferece para ajudar o amigo a procurar. Emília ouve barulhos de pisadas na escada. Saci pergunta para a Cuca se ela não está escondendo um menino invisível. A bruxa nega, mas diz que esconderia se ele fosse mal. Emília descobre que o esconderijo é no quarto de Narizinho e ameaça jogar farinha nele. O menino invisível aparece. A boneca pergunta o que ele está fazendo ali. Dona Benta mostra o livro misterioso que recebeu para Tia Nastácia. A cozinheira aconselha a amiga a se livrar do livro. Nastácia vê o livro se mexer sozinho, mas a avó não acredita. O menino Bruxo revela que veio de uma escola de bruxaria e mostra o seu segredo de ficar invisível. Tia Nastácia varre o corredor e ouve a conversa. O menino invisível faz um feitiço e a cozinheira acaba ganhando orelhas de jumento. Emília chega e revela que quem fez isso foi o menino bruxo. Pedrinho exige que ele desfaça o feitiço. Cuca acha que o menino bruxo que está no sítio é do mal. A bruxa fica furiosa ao perceber que não foi convidada para a Convenção das Bruxas. O menino bruxo diz que ainda não sabe fazer os feitiços certos. Ele diz que precisa de poucas gentes por perto. O menino bruxo se prepara para fazer o feitiço. Conselheiro acha que Nastácia ficou mais bonita com as orelhas. O Menino Bruxo causa uma explosão ao tentar desfazer o feitiço. Saci diz para a Cuca que ela deixou de ser má, por isso não recebeu o convite. A bruxa se preocupa. Emília percebe algo de estranho em Tia Nastácia e a aconselha a não olhar para trás.

Capítulo 3 - Conde Xis Parmesan anuncia o início da batalha!

Tia Nastácia se desespera ao perceber que também ganhou um rabo de jumento. A cozinheira sai. Dona Benta vai consolar a amiga e pede que o menino bruxo arranje um jeito de desfazer o feitiço. O menino conta que um terrível bruxo fugiu da prisão e foi para o sítio atrás da menina do nariz arrebitado para se casar. O Menino bruxo que a sua intuição diz que o terrível bruxo já chegou. Anoitece. Emília diz que vai resolver tudo, mas não conta como. Dona Benta vai examinar o misterioso livro que recebeu. Todos vão dormir. A avó guarda o livro em cima da mesa da biblioteca. O livro começa a tremer. Todo o sítio começa a ventar. O livro se abre e as páginas ficam brancas. Dona Benta cobre Emília e Narizinho. O terrível bruxo sai do livro e fica feliz, pois lá é muito desconfortável. Ele promete pegar a menina do nariz arrebitado. O Bruxo sobe as escadas e entra no quarto de Narizinho. Emília espirra e ele se esconde. A boneca sente cheiro de chulé e vê o feiticeiro. Narizinho acorda. As duas gritam. Pedrinho ouve e acorda o menino bruxo. Saci e Tio Barnabé também ouvem os gritos e vão na direção dos barulhos. Quindim, Rabicó e Conselheiro correm. Emília joga perfume no feiticeiro. Dona Benta, Pedrinho e o menino bruxo chegam. O feiticeiro some. Ele entra no livro, que volta a ter páginas roxas. O menino bruxo explica que o nome do feiticeiro é Conde Xis Parmesan, que vem de queijo parmesão, um alimento com cheiro horrendo. Pedrinho acha que Conde Xis Parmesan ainda está na casa. Todos vão procurá-lo. O menino ouve barulho na porta. Tio Barnabé e Saci estavam tentando abrir a porta para salvar Narizinho. O Menino Bruxo diz que ele pode estar transformado em qualquer coisa e que ele se alimenta do medo das crianças. Dona Benta vai dormir com a neta e com a boneca para protegê-las do Conde Xis Parmesan. Pedrinho, Visconde e o menino bruxo saem. Dentro do livro, Conde Xis Parmesan diz que a batalha só está começando.

Capítulo 4 - Confusão na cozinha de Nastácia!

O livro se fecha. Emília não consegue dormir. Pedrinho, Visconde e o menino bruxo dormem na porta do quarto. Amanhece. Emília critica o menino bruxo por ele não contar o seu nome. A boneca decide dar um apelido para ele. O menino bruxo fica invisível. Cuca escreve uma carta para a Convenção das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas. Saci estranha ao ver a prima escrevendo. O menino bruxo volta ao normal. Emília dá o nome de Peninha para ele. Saci conta para a Cuca que Tia Nastácia ganhou rabo e orelhas de jumento. A bruxa ri e não aceita ajudar a cozinheira. Dona Benta se assusta ao perceber que Tia Nastácia não fez o café. A avó conversa com a cozinheira sobre o que aconteceu na madrugada anterior. Nastácia continua triste por estar com as orelhas e com o rabo de jumento. A avó e a cozinheira vão para a cozinha. Pedrinho diz que Peninha precisa fazer Nastácia voltar ao normal. A cozinheira hesita, pois não quer ser jumenta por inteiro. Emília afirma que vai reverter a situação. Tio Barnabé pergunta à boneca se Tia Nastácia voltou ao normal. Saci aparece e diz para o velho que Cuca está dormindo até de tarde. Emília faz uma encomenda com o Saci. Emília diz para Nastácia que ela vai se casar com o Conselheiro. Dona Benta e a cozinheira se assustam com a ideia da boneca. Saci rouba a varinha da Cuca enquanto ela dorme. Uma cobra aparece para proteger a varinha. O diabinho coloca a carapuça em cima da cobra e ela desaparece. Conselheiro oferece flores para Tia Nastácia. A cozinheira recusa. Saci aparece com a varinha. Peninha fica bravo, pois é o único que pode fazer feitiços e enfrenta o diabinho. Emília pega as duas varinhas e diz que irá resolver tudo. Nastácia se assusta. A boneca joga um raio na cozinheira. Conde Xis Parmesan sai de dentro do livro. Dona Benta percebe que o feitiço de Emília deu certo. Tia Nastácia volta ao normal. Peninha convida Emília para ir estudar na escola de bruxaria. A boneca sente cheiro de chulé. O menino bruxo percebe que Conde Xis Parmesan está por perto. O feiticeiro quer raptar Narizinho. Emília não devolve as varinhas para Peninha e para Saci. A boneca joga raios para todos os lados. Uma confusão começa. Conde Xis Parmesan é atingido e se transforma em um gato roxo. Todos correm para pegar o felino.

Capítulo 5 - Visconde é preso no livro!

Todos correm atrás do gato roxo. Dona Benta fica pasma com a confusão. O felino sobe em cima de uma árvore e ninguém consegue encontrá-lo. Todos voltam para a casa. Narizinho sente a presença de alguém. Conde Xis Parmesan promete se vingar. Emília não quer devolver as varinhas, mas Narizinho a convence. Saci vai devolver a varinha para a Cuca. Pedrinho tem a ideia de preparar um plano para pegar o feiticeiro. Cuca acorda de sua soneca. A bruxa se olha no espelho e ele quebra. Cuca fica furiosa. Saci chega e percebe que a prima já está acordada. A bruxa fica furiosa ao ver a varinha na mão do diabinho. Tia Nastácia vai arrumar a biblioteca e encontra o livro misterioso com as páginas todas brancas. A cozinheira avisa Dona Benta. O gato entra dentro do livro. Dona Benta abre o livro e as páginas estão roxas. A avó se vira e o livro atinge a cabeça de Nastácia, que desmaia. Benta fica pasma. A avó pede ajuda. Pedrinho, Narizinho, Visconde e Peninha chegam. A menina vai chamar Tio Barnabé. Pedrinho percebe que o livro está no chão. Saci vê uma carta em cima da mesa e foge quando Cuca vai vê-la. A bruxa lê a resposta da carta que enviou para a Conferência. Peninha começa a desconfiar do livro. Cuca descobre que não vai ser convidada para a Convenção. A bruxa pede para o Saci arranjar uma concha de caracol para ela conversar com a presidenta do Sindicato das Bruxas. Todos levam Nastácia para a cozinha. Peninha olha para o livro desconfiado. Cuca termina de ler a carta e descobre que está prestes a ser expulsa do Sindicato das Bruxas por não fazer mais maldades. Tio Barnabé critica Conselheiro por ele ter pedido Nastácia em casamento. Narizinho chega e diz que a cozinheira desmaiou. O velho vai fazer um chá para acordá-la. O livro volta para cima da mesa misteriosamente. Tio Barnabé entrega o chá para Nastácia. A cozinheira tenta dizer que foi o livro que lhe atingiu, mas Dona Benta não deixa, pois ela está muito fraca. Anoitece. Pedrinho promete dormir no quarto de Narizinho para que o feiticeiro não a pegue. Peninha diz para Emília que acha que Conde Xis Parmesan voltou para casa. Narizinho pede para Dona Benta contar uma história. A avó pede para o Visconde ir buscar um livro na biblioteca e chamar Emília e Peninha. A boneca e o menino bruxo são convidados para ir no quarto de Narizinho. Os dois planejam um plano para pegar o feiticeiro. Visconde examina o livro misterioso e vê um olho nas páginas roxas. Dona Benta pede para Pedrinho ir ver o motivo da demora do sabugo. A mão do Conde Xis Parmesan prende Visconde dentro do livro e ele se fecha. Emília ouve o barulho do livro se fechando.

Capítulo 6 - Dona Benta se preocupa com sua família!

Emília, Pedrinho e Peninha não encontram o Visconde na biblioteca. Uma ventania forte começa. Todos estranham. Dona Benta conta a história e todos vão dormir. Amanhece. Tia Nastácia levanta e vai fritar bolinhos. Conde Xis Parmesan sai de dentro do livro e sente o cheiro dos quitutes. O feiticeiro entra na cozinha e se esconde. Rabicó chega e percebe um cheiro diferente no ar. Nastácia estranha. O porco percebe que é chulé. A cozinheira se sente ofendida e o expulsa da cozinha e promete que não irá mais dar bolinhos para ele. Tio Barnabé vê e pergunta a causa da briga. Nastácia conta o que aconteceu. O velho diz que sentiu um cheiro de chulé misturado com o cheiro dos bolinhos. A cozinheira fica brava e volta para o cozinha. Tia Nastácia encontra Conde Xis Parmesan comendo os seus bolinhos e questiona quem é ele. A cozinheira percebe que o cheiro de chulé vem do feiticeiro. Nastácia expulsa Conde Xis Parmesan da cozinha à vassouradas, mas ele a atrai até a biblioteca e a prende no livro. Dona Benta e os netos ouvem os gritos de Nastácia. Conde Xis Parmesan faz a porta do quarto ficar trancada. Peninha faz uma mágica e a porta se quebra. Todos vão procurar a cozinheira. Pedrinho encontra a vassoura de Nastácia na biblioteca e avisa os outros. Peninha vê um bolinho mordido e afirma que não foi ela que mordeu. Benta diz que Nastácia sempre espera os outros para comer. Tio Barnabé conta que viu a cozinheira brigando com Rabicó. Saci pega a concha de caramujo no ribeirão. Pedrinho chega e comenta sobre o sumiço de Visconde e Nastácia. O menino convence o diabinho a levá-lo para a caverna da Cuca para investigar. Saci diz que a Cuca está muito preocupada com o Sindicato das Bruxas. O pererê leva Pedrinho através do redemoinho. O menino se esconde na porta dos fundos da gruta. Cuca pega a concha e telefona para o Sindicato das Bruxas. A Aranha Secretária atende. A bruxa destrata a secretária, pois quer conversar com a presidenta. Aranha Secretária não aguenta o papo e desliga. Saci diz para a Cuca que a ligação pode ter caído e a convence a ir para fora para fazer uma ligação melhor. A bruxa sai. Pedrinho entra e investiga. Dona Benta fica preocupada, chora pelo sumiço de Visconde e Nastácia e teme que algo aconteça com a sua família.

Capítulo 7 - Rabicó é preso no livro!

Dona Benta chora pelo sumiço de Visconde e Nastácia. Teodorico e Elias vão até o sítio para consolar Dona Benta. Cuca sai da gruta. Pedrinho entra para ver se encontra alguém dos desaparecidos. A bruxa chega e encontra o menino. Saci salva o neto de Dona Benta. Aranha secretária está a caminho do Capoeirão dos Tucanos para dar uma notícia importante a Cuca. Conde Xis Parmesan sai de dentro do livro e vai até a sala. Emília e Peninha vêem e lutam com o bruxo. O menino usa sua varinha e faz chover pétalas de flores. O feiticeiro foge.Rabicó vai a cozinha roubar os bolinhos de Tia Nastácia e encontra Xis Parmesan se deliciando com um bolo,o feiticeiro atrai o porco para dentro da bliblioteca com o bolo. Todos estão fora da casa, quando ouvem um grito do Rabicó vindo da casa. 

Capítulo 8 - Narizinho em apuros!

 Todos se preocupam com o grito. A Aranha Secretária chega na caverna da Cuca e implica com o vestido da Bruxa do capoeirão. Pedrinho segue as pegadas do Rabicó e percebe que elas somem ao chegar na biblioteca. Aranha Secretária diz que tem um recado importante da presidenta para Cuca. Peninha coça a cabeça. Emília diz que ele está com piolhos. O bruxinho tem uma ideia e todos vão para fora da casa. Dentro do livro, o Rabicó deixa todos apertados dentro do livro. Conde Xis Parmesan sai e planeja um plano. Emília diz para Dona Benta que acha que Narizinho está apaixonada pelo Peninha. A menina ameaça colocá-la no varal. Peninha explica seu plano: colocar uma isca na frente do esconderijo do feiticeiro para depois prendê-lo. O Menino Bruxo explica que Narizinho terá que ser a isca. Dona Benta não concorda com a ideia de que sua neta seja uma isca. Depois, Narizinho concorda que seja a isca sem que sua avó saiba. Peninha diz que é preciso esperar anoitecer. Anoitece. Tio Barnabé estranha ao ver mais uma ventania forte pelo sítio. Cuca faz as garras da Aranha Secretária para receber o recado. A aranha não conta o recado, pois quer tudo bem para ela. Aranha Secretária diz que tem quarenta unhas e ordena que ela faça-as, se não não conta o recado. Narizinho avisa que Dona Benta já foi dormir. Peninha dá varias orientações para a menina. Narizinho desce as escadas. Peninha, Emília e Pedrinho ficam esperando no quarto. Tio Barnabé e Saci observam a ventania. Narizinho vai até a biblioteca. O livro se abre e a menina fica pasma. Dona Benta está no corredor e vai procurar seus óculos. Conde Xis Parmesan sai do livro e se ajoelha diante dos pés de Narizinho. A menina diz que já é casada. O feiticeiro diz que até pode fritar e comer o Príncipe Escamado. Ele diz que precisa de alguém para cuidar de sua casa. Narizinho diz que não será escrava de ninguém. Conde Xis Parmesan diz que ela vai se casar por bem ou por mal. A menina diz que ele já caiu em sua armadilha. O feiticeiro faz todas as portas da casa se fecharem. Raios e trovões começam. Narizinho fica preocupada.

Capítulo 9 - Peninha pega pó de chifre de unicórnio!

Conde Xis Parmesan faz todas as portas se fecharem. Pedrinho, Peninha, Saci e Tio Barnabé não conseguem abrir as portas. Dona Benta, que está no corredor, ouve os gritos e vai até a biblioteca. Cuca pede para a Aranha Secretária contar logo o recado da presidenta. A secretária diz que não sabe dar recados quando está com fome e diz que ele é muito importante. Aranha Secretária pede um prato de moscas fritas, caso contrário não conta o segredo. Dona Benta diz que o bruxo não irá levar sua neta. Conde Xis Parmesan lança um feitiço e prende Dona Benta no livro. Narizinho fica desmaiada. O feiticeiro desaparece. Peninha faz um feitiço para a porta se abrir, mas ela cai em cima dele e de Pedrinho. Emília pega perfume e sai. Conde Xis Parmesan sai do livro e sente cheiro de perfume. O feiticeiro volta para o livro. Cuca faz as moscas fritas para a Aranha Secretária e ela diz que a bruxa do capoeirão está em maus lençóis. Saci e Tio Barnabé tiram Peninha e Pedrinho de debaixo da porta. Emília dá perfume para Narizinho e ela acorda. A menina conta que o feiticeiro levou Dona Benta. Ela diz que não lembra dos detalhes. Aranha Secretária diz que a Cuca está prestes a perder todos os seus poderes. Ela não termina de contar o recado. Narizinho se lembra que Conde Xis Parmesan sumiu no ar. Emília começa a desconfiar do livro misterioso que Dona Benta recebeu. Pedrinho conta a história das páginas roxas. O livro se abre. Todos ficam pasmos. Aranha Secretária ordena que a Cuca arruma a sua cama. A bruxa briga com a aranha. Pedrinho tenta levantar o livro, mas ele está muito pesado. Peninha pega pó de chifre de unicórnio e diz que irá revelar onde estão os desaparecidos.

Capítulo 10 - Pedrinho fica cara a cara com Xis Parmesan!

Emília pega a mão de Peninha e joga o pó de chifre de unicórnio em cima do livro. O objeto se abre e mostra que Visconde, Nastácia, Rabicó e Dona Benta estão lá dentro. Todos ficam pasmos. Emília tem uma ideia e diz que Tio Barnabé irá sentar em cima do livro para que Conde Xis Parmesan não saia de lá. O velho aceita. Peninha decide escrever uma carta para a sua escola de magia para descobrir a forma de derrotar o feiticeiro. O Menino Bruxo tenta fazer um feitiço para que o açucareiro leve a carta, mas açúcar cai em cima de todos. Saci diz que irá pedir a ajuda de um beija-flor. Aranha Secretária diz a Cuca que não tem nenhum recado. A bruxa bota a aranha para fora de sua gruta. Saci consegue convencer o casal de beija-flor a levar a carta, mas em troca tem que cuidar dos ovos das aves. O diabinho de uma perna só ouve barulhos na gruta da Cuca e vai ver o que é. A bruxa manda Saci não atrapalhar na sua briga e lembra que ele salvou Pedrinho da gruta. Aranha Secretária fica feliz e diz que veio ali para saber como vão as maldades da Cuca, mas descobre que elas não vão bem. A aranha vai embota dizendo que a presidenta do Sindicato das Bruxas irá expulsá-la. Tio Barnabé acaba adormecendo em cima do livro e Conde Xis Parmesan tenta sair. Amanhece. A Turma percebe que acabou dormindo na cozinha. Conde Xis Parmesan consegue sair do livro e prende Barnabé lá dentro. Pedrinho vai levar um café para o velho e fica cara a cara com o feiticeiro.

Capítulo 11 - Todos se preocupam pela demora da carta!

Pedrinho enfrenta Conde Xis Parmesan e joga um copo de água na cdara dele. O feiticeiro faz um feitiço e consegue secar-se. Emília sente um cheiro de chulé. Todos vão para a biblioteca e flagram Conde Xis Parmesan com Pedrinho. O feiticeiro diz que vai prender todos no livro. Emília joga perfume nele e o bruxo da capa roxa se esconde. Todos vão para fora da casa, pois Conde Xis Parmesan não pode pegar sol. Quindim e Conselheiro se assustam com os barulhos. Saci cuida dos ovinhos de beija flor e se preocupa com a demora do casal. O diabinho de uma perna só coloca a carapuça em cima dos ovos para aquecê-los. A Aranha Secretária volta para a secretaria e recebe várias ligações. A aranha atende uma lidação e fala mal da Cuca, sem perceber que a bruxa está falando ao telefone. Ela quer falar com a presidenta e diz que vai se queixar da secretária. A Aranha Secretária não passa a ligação. Teodorico vai para o Sítio para visitar Dona Benta. Pedrinho conta que existe um bruxo dentro da casa e que a avó está presa dentro de um livro. O coronel não acredita e entra na casa. Conde Xis Parmesan observa uma foto de Narizinho. Teodorico aparece. O bruxo da capa roxa confunde a bengala do coronel com uma varinha de condão. O coronel critica as roupas do feiticeiro e Conde Xis Parmesan faz as calças de Teodorico caírem. O bruxo da capa roxa ri das cuecas do coronel. Todos se preocupam com Teodorico. O casal de beija flor entrega a carta de resposta para o Saci. Cuca aparece e pergunta que carta é. O diabinho tenta esconder a carta. A bruxa rouba a carta das mãos do primo e diz que não vai devolver, pois não quer ajudar ninguém. Teodorico não consegue sentir o cheiro dos bolinhos de Tia Nastácia e pergunta onde está Dona Benta. O coronel diz que irá acabar com ele. Conde Xis Parmesan ri. Todos se preocupam com as risadas. Cuca diz que pode devolver a carta, mas o Saci vai ter que fazer algo para ela. Conde Xis Parmesan faz as roupas de Teodorico sumirem e o prende no livro. Narizinho, Pedrinho, Emília, Peninha, Quindim e Conselheiro ouvem um estrondo. O menino quer entrar, mas a menina diz que é preciso esperar pela carta. Todos se preocupam com a demora da carta.

Capítulo 12 - Peninha  recebe a carta!

Pedrinho decide enfrentar o feiticeiro. Peninha pede para o menino pegar a sua varinha de condão que está na cozinha, para que ele ajude na luta. Cuca ordena que o beija-flor leve uma carta para a presidenta. A bruxa ameaça comer os ovos. Saci fica furioso e chama a sacizada para tonteá-la. Cuca decide deixar a carta em pedaços. Conde Xis Parmesan faz a maior bagunça na cozinha, pois não acha comida que ele coma. O bruxo da capa roxa come latas e pratos. Peninha explica que decidiu não esperar mais pela carta, pois está anoitecendo e Conde Xis Parmesan vai sair da casa. Todos os prisioneiros reclamam do aperto que está dentro do livro. O feiticeiro quer que anoiteça logo e entra no livro. Quindim e Conselheiro dão a ideia de fugir do Sítio, mas ninguém aceita por causa dos prisioneiros. Peninha decide ficar invisível para pegar sua varinha de volta. Cuca tenta rasgar a carta, mas ela explode e sai uma feiticeira, que diz que a carta só pode ser aberta pelo destinatário. Saci ri e vai até o Sítio. Narizinho conta que Pedrinho e Peninha foram pegar a varinha. Emília pega a carta e diz que vai abri-la. Pedrinho e Peninha procuram pela varinha na cozinha. Conde Xis Parmesan sai do livro e sente a presença do bruxinho. Peninha encontra a varinha. O feiticeiro aparece. Saci conta o que aconteceu com a Cuca. Emília fica com medo de que ela se exploda. Todos se preocupam com o bruxinho e com o menino. Narizinho guarda a carta. Todos ouvem um estrondo. Conde Xis Parmesan pega a varinha, mas Pedrinho joga uma pedra nele e o bruxinho recupera a varinha. Os dois vão para a biblioteca para levar o livro para fora. Peninha tenta jogar perfume no bruxinho, mas uma melancia acaba caindo na cabeça de Pedrinho. O menino desmaia. Peninha foge. Conde Xis Parmesan prende Pedrinho no livro. Cuca manda seu morcego ir levar uma carta e entregar apenas para a presidenta. O animal diz que não sabe voar de dia. A bruxa empresta seus óculos escuros. A Aranha Secretária não para de receber cartas e fica brava por não ser nenhuma para ela. A aranha joga tudo no lixo. Peninha conta o que aconteceu com Pedrinho. Narizinho se preocupa com Visconde, Nastácia, Rabicó, Dona Benta, Barnabé e Pedrinho e entrega a carta. Peninha fica feliz.

Capítulo 13 - Emília percebe que o perfume acabou!

Conde Xis Parmesan pega uma peneira e uma garrafa. O feiticeiro espera anoitecer, pois à noite é muito mais forte. Peninha e a turma se afastam da casa para abrir a carta. Conde Xis Parmesan usa seus poderes e desconfia que eles tenham uma "carta na manga". Narizinho e Saci pensam como seria se eles nunca mais vissem os prisioneiros. Peninha abre a carta. Aranha Secretária vê os óculos nos olhos do morcego e o rouba. A aranha pega a carta e descobre que é da Cuca. Na caverna, Cuca acha que a aranha irá ser demitida. A Aranha Secretária. A feiticeira fala um enigma da carta: o segredo da vitória é refletir. Emília e Peninha ficam desapontados. Saci, Narizinho, o bruxinho e a boneca entram na casa de Barnabé. Peninha explica que eles precisam decifrar o enigma da carta e sugere que eles pensem. Narizinho e Emília não concordam, pois está anoitecendo. Cuca reconhece os seus óculos e fica furiosa. A Aranha Secretária diz que a jacaroa será julgada no Sindicato das Bruxas e expulsa. Todos pedem que Conselheiro vá buscar uma fada caso eles sejam capturados. A Aranha Secretária e a Cuca discutem. Todos estão na cozinha. O feiticeiro deita no sofá e finge dormir. Emília sente cheiro de chulé. Narizinho ouve roncos. Peninha pega sua varinha e tenta transformar Conde Xis Parmesan em uma lebre, mas ele se transforma em uma cobra. Todos gritam. Elias está na estrada e ouve os gritos. Saci tenta fazer a cobra sumir com a carapuça. O feiticeiro fica furioso, pois sua capa queimou. Conde Xis Parmesan pega a peneira e a garrafa, prendendo o Saci na garrafa. Emília pega o perfume e diz que irá jogar no bruxo da capa roxa, mas percebe que acabou. Xis Parmesan fica feliz.

Capítulo 14 - Cuca promete fazer maldades!

Emília consegue escapar quando Conde Xis Parmesan olha para os outros. Elias chega ao Sítio e Quindim e Conselheiro conta o que está acontecendo. Conde Xis Parmesan tenta transformar Emília em rato, mas Elias entra e o feitiço acaba acertando-o. O feiticeiro avança para cima de Peninha e Narizinho, mas Emília sobe no ombro dele. O bruxo da capa roxa tenta se libertar. Emília cai junto com a peruca de Parmesan. Quindim e Conselheiro planejam entrar na casa. Emília brinca com a peruca do feiticeiro. A boneca entrega o objeto para Quindim e ele corre com ela. Conde Xis Parmesan não pode sair, pois não pode pegar sol. Emília tenta negociar a libertação de todos em troca da peruca. O feiticeiro coloca um lenço em sua cabeça para disfarçar. Conde Xis Parmesan diz que quando anoitecer irá ficar mais forte e irá arrancar o chifre do rinoceronte. O feiticeiro faz a porta se fechar e transforma Peninha em pedra. Narizinho diz que ele nunca conseguirá uma noiva e o feiticeiro também a transforma em pedra. Xis Parmesan avança para cima de Emília e quer transformá-la em uma boneca de louça. A boneca tenta jogar coisas no feiticeiro. Conde Xis Parmesan joga raios, mas Emília agacha-se. A boneca encontra um espelho e lembra-se do enigma da carta. Emília reflete um raio e Xis Parmesan vira um boneco de louça. Elias e Peninha voltam ao normal. Emília tira Saci da garrafa. O vendedor vai embora. Narizinho também volta ao normal. Peninha abre o livro e todos saem lá de dentro. Tia Nastácia conta que Rabicó sempre estava em seu colo. Teodorico sai do livro de cueca. Todos riem. O coronel sai para se arrumar e conta que acha que sua cueca está rasgada. O livro desaparece. Saci conta para a Cuca que estava enfrentando um bruxo terrível. A bruxa do capoeirão pergunta se ele tem namorada. Tia Nastácia faz deliciosos quitutes para comemorar. A cozinheira expulsa Rabicó da sala de jantar. Narizinho se lembra que está faltando alguém. Teodorico tenta ir embora escondido, pois está com vergonha. Dona Benta flagra o coronel saindo. Teodorico finge que não sabe de nada para poder ir embora. Cuca pede ajuda a Saci para não ser expulsa do Sindicato das Bruxas. O diabinho vai cuidar dos seres da mata, pois não quer ajudá-la. Cuca promete que fará muitas maldades para não ser expulsa.

Capítulo 1 - Pedrinho é transformado em sapo!

Todos estavam na mesa terminando o lanche que Tia Nastácia havia preparado para a turma. Emília diz que quer ficar com o boneco de Conde Xis Parmesan, pois foi ela quem o derrotou. Peninha diz que não, pois o feiticeiro pode voltar á sua forma antiga. Então, para se lembrar da aventura, a boneca decide ficar com a peruca de Xis Parmesan. À noite, depois que todos foram dormir, entra uma pessoa no quarto de Peninha e pega a sua varinha. No dia seguinte, o menino bruxo se prepara para voltar á Escola de Magia. Ele se lembra que está esquecendo de sua varinha. Narizinho sobe ao quarto e descobre Emília com o objeto. Um monstro chamado Frankstein aparece na gruta da Cuca. Ele quer saber infirmações para o caminho da Caldeira Maldita, o local da convenção. A bruxa do capoeirão fica nervosa. Emília diz que sabe fazer mágicas melhores que as de Peninha. Dona Benta diz que a varinha não pertence à boneca, e sim ao menino bruxo. Emília, para mostrar a todos que sabe fazer mágicas, aponta a varinha para cima. Um raio sai do objeto e reflete no teto, atingindo Pedrinho. Todos ficam pasmos ao perceberem que o menino virou sapo.

Capítulo 2 - Alguém misterioso entra no quarto de Narizinho!

Emília quer desfazer o feitiço do Pedrinho, mas Dona Benta e Tia Nastácia impedem pois pode acontecer algo pior. A avó pede que a cozinheira faça algo para o sapo comer, mas ela não sabe o que o animal come. Visconde diz que sapo come moscas. Emília e o sabugo são obrigados a ir caçar moscas na mata. Cuca fica cada vez mais furiosa por não ter sido convidada para a Convenção e expulsa o Frankstein de sua gruta. A bruxa decide ir mesmo sem convite. Teodorico visita Dona Benta. A avó conta que seu neto virou sapo, mas o coronel não acredita e acha que ela está ficando caduca. Emília tem a ideia de chamar uma princesa dos contos de fadas para beijar Pedrinho e ele voltar a ser gente. Saci e a turminha pedem que o beija-flor leve a carta e ele aceita. Na Caldeira Maldita, a Cuca entra na Convenção disfarçada. Aranha Secretária anuncia a chegada da Presidenta do Sindicato das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas. Morgana chega e faz o seu discurso sobre maldades. Lua Cheia não gosta das maldades da mãe. Raios e Trovões começam. No quarto de Narizinho, a turminha vê os raios. Peninha acredita que seja bruxaria. Alguém coberta completamente com uma roupa preta aparece. Emília não entende, pois chamou Branca de Neve.

Capítulo 3 - Cuca quer capturar Pedrinho!

Branca de Neve tira a sua burca e diz que é obrigada a usar aquela roupa, mesmo não gostando. Morgana fica pensativa com a ideia do fantasma, pois não tem nariz para tirar meleca. Todas as criaturas pavorosas dançam o hino da convenção. Cuca invade tudo. Dona benta conta a história do alcorão para a turminha e conta que as mulheres muçulmanas são obrigadas a usar a burca. Cuca e a Aranha Secretária voltam a brigar. Morgana tenta separar as duas. Emília conta para Branca de Neve que Pedrinho virou sapo. Tia Nastácia mostra o animal e a princesa fica pasma. Emília pede que a personagem beije o sapo. Morgana avisa que Cuca será expulsa da Convenção. A bruxa do capoeirão pede mais uma chance. Branca de Neve diz que não pode beijar Pedrinho, pois ainda gosta do Príncipe Codadade. Dona Benta diz que ela não pode ser obrigada a fazer o que não quer e tem uma ideia. Narizinho pergunta qual é. Morgana não aceita dar mais chances para a Cuca. Aranha Secretária mostra que a bruxa do capoeirão tem os dentes muito brancos e que deve escovar os dentes todos os dias. Morgana percebe que é verdade e critica Cuca por ela fazer malhação. A jacaroa diz que a secretária deve usar perfume, mas a aranha diz que é seu cheiro natural. A Bruxa Velha da história de João e Maria chega na Convenção. Morgana critica a bruxa por ter sido empurrada no forno. A Bruxa Velha tem a ideia de arranjar um menino bem gordinho para todos os monstros comerem. Todas os monstros ficam felizes. Lua Cheia fica pasma. Morgana ordena que Cuca capture um menino gordo para todos se alimentarem. A bruxa volta para a sua gruta e decide capturar Pedrinho.

Capítulo 4 - Saci e Tio Barnabé desconfiam de Branca de Neve!

Dona Benta pede que Branca de Neve convide o Príncipe Codadade para ir ao sítio para conversar sobre a situação. Emília diz que o pó de pirlimpimpim acabou e ordena que o Visconde vá restituir o estoque. O sabugo passa a noite fabricando o pó mágico. Amanhece. Emília e Narizinho dormem. Visconde entrega o pó de pirlimpimpim para Branca de Neve. A princesa diz para o sabugo que acredita que eles façam as pazes ali no Sítio. Na caverna, Cuca pega a sua varinha de condão e espera o momento certo para atacar. Branca de Neve e Visconde pedem que o beija-flor leve a carta. O bichinho se nega. A princesa começa a chorar e o beija-flor decide levar. Cuca aparece por trás e dá uma cacetada na cabeça do Visconde, que desmaia. A bruxa persegue Branca de Neve e a amarra. Já na caverna, Cuca diz para a princesa que quer ela longe de seu caminho. Cuca sai, mas Branca pede para não ficar sozinha. A bruxa deixa a princesa em companhia de seu morcego. Fora da caverna, Cuca se transforma em Branca de Neve e conserta a sua voz. Depois, Branca de Neve tenta comer a mãe beija-flor, mas Visconde acorda e a impede. O sabugo fica desconfiado. No sítio, Emília pergunta onde a princesa estava, mas o sabugo diz. Branca pede para ver Pedrinho e todos ficam desconfiados, pois ela falou como a Cuca. Na convenção, Morgana pergunta quem já praticou a sua maldade do dia, mas Aranha Secretária e Frankstein dizem que não pode ser possível, pois eles passaram a noite no lugar. Todos os monstros começam a atacar uns aos outros. Aranha Secretária fica furiosa e promete vingança. Cuca/Branca de Neve diz que está resfriada e ficou com a voz rouca. Ela entra na cozinha e descobre que Pedrinho virou sapo. A bruxa age de forma estranha, deixando todos desconfiados. Cuca/Branca de Neve pede para comer lesma frita, todos ficam pasmos. Saci e Tio Barnabé conversam sobre a esquisitice da princesa. O diabinho pede para Rabicó ir ouvir a conversa na cozinha e diz para Tio Barnabé que Pedrinho pode estar correndo perigo.

Capítulo 5 - Cuca captura Pedrinho!

Todos ficaram pasmos ao saberem que a Branca de Neve queria comer Lesma frita. Dona Benta explicou que existem vários países e que cada um tem a sua cultura. Emília e o menino bruxo ficaram desconfiados. Na Convenção, Morgana pediu para o Frankstein ir até a gruta da Cuca para ver se ela já capturou o Menino gordinho. Cuca - Branca de neve faz Tia Nastácia dormir e pega o sapo - Pedrinho. Visconde fala que a princesa queria comer um beija- flor e Emília fica desconfiada. Todos sentem um cheiro de queimado e vão averiguar. O beija-flor conta para Saci que a Cuca raptou Branca de Neve. Todos encontram Tia Nastácia desmaiada na cozinha. Na mata, Cuca tira seu disfarce e fica feliz por ter raptado Pedrinho. A bruxa acaba deixando o sapo cair, mas o recaptura. Tio Barnabé ajuda Tia Nastácia a se levantar. Emília pede que ela conte o que aconteceu, mas a cozinheira diz que não consegue lembrar tudo. Na caverna, Cuca briga com Branca de Neve. A bruxa beija Pedrinho, mas uma explosão acontece e ele fica torrado. Saci e Emília pressionam e o Rabicó conta que viu um rabo de jacaré na Branca de Neve. Todos concluem que foi Cuca que raptou Pedrinho. Dona Benta ouve e fica aflita. Saci vai para a caverna salvar o menino. Todos tentam acalmar a avó.

Capítulo 6 - Pedrinho e Branca de Neve em apuros!

Branca de Neve fica pasma com o que a Cuca fez com o Pedrinho. A bruxa obriga a princesa a beijar o sapo e ele volta ao normal. A jacaroa pega uma corda. Na mata, Frankstein não consegue encontrar o caminho da gruta. Aranha Secretária o segue e promete elvá-lo para lá. Cuca surpreende Pedrinho por trás e o amarra. Saci aparece e ordena que sua prima solte o menino e Branca de Neve. O diabinho ameaça levá-la para longe. Aranha Secretária e Frankstein chegam na entrada da caverna e ouve os barulhos. A aranha lembra-se de uma garrafa e de uma peneira em um canto da caverna e explica seu plano para o monstro. Ele solta sua mão para ir pegar a carapuça do Saci. O diabinho briga com a sua prima. A mão entra na gruta e rouba a carapuça. Aranha entra e agarra Saci. Cuca pega a garrafa e prende seu primo. No sítio, Dona Benta continua aflita com o seu neto. Emília tem uma ideia e manda Casca e Cascadura seguirem o rastro do Saci. A Convenção das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas pavorosas continua. Aranha, Cuca e Frankstein entram com os prisioneiros. Pedrinho pergunta a Branca de Neve como eles vão fugir. As bruxas riem. Casca e Cascadura encontram o Saci dentro da garrafa e ele conta sobre a convenção. Aranha diz que a Cuca não iria conseguir nada. A jacaroa briga com a secretária da presidenta. Morgana observa a beleza de Branca e acha que ela não é muito bela. A presidenta encarrega Bruxa Velha de engordar o menino e a princesa. Morgana prende Pedrinho e Branca dentro de uma jaula. Casca e Cascadura chegam e vêem. Logo depois, os besouros contam tudo para Emília. A boneca fica pasma. Morgana quer aumentar os impostos da Convenção. Aranha tenta convencê-la a julgar a Cuca primeiro. Pedrinho e Branca de Neve tentam sair da jaula, mas não conseguem. Os dois ouvem risadas e se preocupam com os planos das bruxas.

Capítulo 7 - Teodorico e Elias vêem Pedrinho!

As bruxas se recusam a pagar os impostos. Morgana ameaça confiscar as varinhas de condão e a Bruxa velha fica pasma. Aranha convence a passar para o próximo item: o julgamento da Cuca. A bruxa fica pasma. Emília conta para para o pessoal do Sítio sobre a Convenção das Bruxas. Dona Benta não acredita, mas raios e trovões aparecem no céu. Teodorico aparece. A avó conta sobre a Convenção. O coronel acha que ela está ficando caduca, mas se oferece para procurar Pedrinho. Emília não acha a ideia muito boa. A Bruxa Velha faz um feitiço e entrega duas tortas para Pedrinho e Branca de Neve. O menino fica feliz, mas a princesa pede que o amigo tenha calma, pois as bruxas os querem bem gordinhos. Teodorico e Elias procuram por Pedrinho pela mata. Cuca pede para saber as suas acusações. Morgana diz que ela ficou amiga do Saci, vive escovando os dentes. A bruxa confessa tudo, deixando todos os monstros pasmos. A Bruxa Velha aparece e quer comer o rabo da Cuca, mas Morgana dá uma varinhada na cabeça. A presidenta pergunta se a bruxa do capoeirão malha. Dona Benta diz para Emília, Narizinho e Peninha que Teodorico resolverá a situação. Cuca confessa que malha. Frankstein ri e a jacaroa arranca o braço e coloca entre seus dentes. Morgana fica furiosa. Aranha e a Bruxa velha incentivam os monstros a se revoltar contra a Cuca. Na estrada, Elias ouve as risadas das bruxas e fica com medo, mas Teodorico ri. Anoitece. O coronel e o vendedor continuam procurando o neto de Dona Benta. Elias fica com cada vez mais medo das risadas. Teodorico decide seguir as risadas para encontrar Pedrinho. O vendedor escorrega e o coronel o ajuda. Os dois vêem o neto de Dona Benta.

Capítulo 8 - Dona Benta descobre que as crianças sumiram!

Teodorico não acredita que Pedrinho e Branca de Neve estejam presos. Elias pega seu canivete para abrir o cadeado. Um morcego aparece e observa tudo. Todos as bruxas da convenção passam mal com os hábitos da Cuca. Morgana ouve a bruxa dizendo justiça e diz que ela deixou de ser bruxa para ser fada. O morcego espião conta para a Cuca sobre os humanos que estão tentando libertar Pedrinho. Morgana diz que se for verdade, ela será perdoada, caso contrário, o condenamento será duplo. Elias não consegue abrir o cadeado quando os monstros aparecem. Teodorico acha que as patas da aranha são falsas e tenta tirá-las. O coronel fica pasmo ao perceber que as patas são de verdade. Benta diz para Nastácia que confiou em Teodorico por que acontece muita coisa esquista no Sítio. Teodorico e Elias são presos. Dona Benta diz que não ia se perdoar caso acontecesse algo com Narizinho. A avó e Tia Nastácia sofrem com saudades de Pedrinho. Na jaula, o menino e Branca de Neve se preocupam com o seus futuros. No quarto, Peninha, Emília e Narizinho não concordam de que fiquem de braços cruzados. O menino bruxo pega a sua bola de cristal e mostra os prisioneiros das bruxas. A turminha fica assustada. As bruxas amarram Teodorico e Elias em uma árvore. Morgana avisa que Cuca está livre das acusações, mas temporariamente. A presidenta decide que a jacaroa terá um ajudante. Ela faz um baú aparecer. A turminha chega á conclusão que irá para a convenção na manhã seguinte. Dona Benta chega e pede que todos vão dormir. Morgana abre o baú e um monstro corcunda aparece. A presidente anuncia que Pesadelo será o ajudante da bruxa. Cuca e Pesadelo começam a brigar. Amanhece. Emília acorda Narizinho para eles irem salvar Pedrinho. Nastácia preapara o café quando ouve barulhos na sala, mas não dá importância. A turminha sai para a Convenção. Nastácia fecha a porta que eles deixaram aberta. Tio Barnabé vê a turminha saindo e concorda que eles salvem o Pedrinho. O velho entrega um dente de alho para Narizinho enfrentar as bruxas. Quindim, Rabicó e Conselheiro se oferecem para ir junto. Dona Benta não encontra as crianças no quarto e fica aflita. A avó diz para Nastácia que todos fugiram.

Capítulo 9 - Lua Cheia engana Morgana!

A turminha anda pela mata e acabam encontrando Lua Cheia, a filha de Morgana. A bruxinha enfrenta Peninha e eles acabam desmaiando, pois um feitiço alunou o outro. Emília exige saber quem que é a bruxinha e ela começa a chorar. Dentro da jaula, Pedrinho e Branca de Neve não aturam os roncos de Teodorico e Elias. A Bruxa Velha aparece e pede para ver os dedos dos prisioneiros. Pedrinho e Branca de Neve colocam um osso e conseguem enganar a bruxa. Ela entra dentro da caldeira maldita e conversa com a Aranha sobre a "magrura" dos prisioneiros. Morgana ordena que a secretária vá ver o que está acontecendo. Na caverna, Cuca toma banho de vapor e começa a brigar com Pesadelo. A bruxa ordena que ele suma da sua frente. Aranha percebe que os prisioneiros estavam mentindo com os gravetos. A Bruxa Velha diz que está precisando de óculos. Aranha diz que os prisioneiros estão no ponto certo para o banquete. Teodorico e Elias acordam, mas dormem novamente ao verem Cuca e Pesadelo. O monstro morde o rabo da patroa e a Aranha briga com ela. A bruxinha se apresenta como Lua Cheia e conta que é filha da presidenta do sindicato das bruxas. Lua Cheia conta que não gosta de fazer maldades e conta sobre Pedrinho e Branca de Neve. A bruxinha diz que veio para ajudá-los. Emília fica feliz, mas Peninha não acredita. A boneca diz que ela precisa provar para abrir o cadeado. Lua Cheia explica que só quem fecha o cadeado pode abri-lo, mas tem um plano. Frankstein diz que Morgana é pavorosa e ela o expulsa a vassouradas. Aranha diz para a presidenta que flagrou Pesadelo a Cuca brigando. Morgana diz que os dois serão castigados. Lua Cheia diz para a turminha que eles precisam usar flores para disfarçar o cheiro de criança. A bruxinha entra na convenção e diz que tem uma ideia contra a Cuca. Lua Cheia diz que eles devem trazer os prisioneiros em sacos. Morgana faz os sacos aparecerem e manda Cuca não falhar.

Capítulo 10 - Morgana fica radiante com os prisioneiros!

Dona Benta decide ir atrás da turminha e Nastácia vai junto. Tio Barnabé se junta ao grupo, mas acredita que a avó não aguente andar na mata. Dentro da jaula, Pedrinho ouve a voz da Emília. A turminha se preocupa, pois as bruxas podem desconfiar. A boneca ordena que Peninha fique invisível para avisar Pedrinho a ficar quieto. O menino bruxo concorda e obedece. Morgana decide ensinar um feitiço para Lua Cheia. Cuca e Pesadelo vão para fora da caldeira para prender os prisioneiros quando Frankstein aparece. Lua Cheia diz para a mãe que vai caçar minhocas para colocar no lugar de macarrão em um restaurante. A bruxinha imita o pio da coruja para avisar a turminha que o plano está dando certo. Bruxa Velha vai até a jaula, pois foi ela que fechou o cadeado com mágica e só ela pode abri-lo. Emília diz que quando a bruxa de João e Maria abrir será a hora deles atacarem. Aranha pergunta a Lua Cheia por quê ela estava imitando o pio da coruja, mas Morgana fica furiosa com a secretária. Aranha diz que a presidenta vai se arrepender por tratá-la mal. Bruxa Velha abre o cadeado e um estouro acontece. Elias e Teodorico acordam. A turma do Sítio ataca os monstros. Rabicó arranca um braço de Frankstein. Emília derruba a Cuca. Pedrinho e Branca de Neve saem da jaula e ajudam na luta. Aranha ouve a confusão do lado de fora e conta para Morgana. A presidenta percebe que ela está sempre contra a Cuca e não presta atenção, pois está preparando um feitiço para que todas as crianças do mundo fiquem doentes. Teodorico e Elias são desamarrados. A luta continua. Aranha chama Drácula e Fantasma para ver o que está acontecendo lá fora. A turma do sítio foge e colocam Cuca, Pesadelo, Frankstein e Bruxa Velha dentro dos sacos. Pedrinho percebe que ninguém sabe o caminho de volta para o sítio. Aranha, Fantasma e Drácula decidem levar os sacos, mas desconfiam da ausência da Cuca. Lua Cheia se oferece para levar a turminha de volta ao Sítio. Morgana acende o fogo do caldeirão e ordena que joguem o menino dentro.

Capítulo 11 - Morgana desmaia!

Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé andam pela mata e acabam encontrando a Turma. Todos voltam para o Sítio. A avó pergunta quem é a bruxinha. Emília diz que é uma amiga. Lua Cheia desconfia que Nastácia seja bruxa, pois usa vassoura. Morgana ordena que coloquem o menino no caldeirão. Todos se deliciam com um lanche de comemoração. Lua Cheia fica triste e Peninha pede desculpas por ter brigado com ela. A bruxinha diz para o menino bruxo que vai embora, pois está com saudades da mãe. O saco onde está o menino é jogado no caldeirão. Morgana fica pasma ao ver que quem está no caldeirão é a Cuca. A bruxa se queima com o fogo e pede para ser retirada. Teodorico diz para Dona Benta que estava cuidando de Pedrinho, mas Emília o desmente na frente da boa velhinha. No galinheiro, a turminha conversa sobre a covardia dos adultos. Pedrinho e Peninha decidem ir para a gruta da Cuca salvar o Saci. Emília e Narizinho vão atrás de Branca de Neve. Morgana fica pasma ao perceber que Bruxa Velha, Frankstein e Pesadelo estavam nos outros sacos. A presidenta pergunta a Aranha o que ela fez, mas a secretária fica sem palavras. Morgana briga com Pesadelo, Cuca, Bruxa Velha e Frankstein. Ela pergunta quem deixou os prisioneiros fugirem. Aranha diz que a culpada é Lua Cheia. Os monstros ficam pasmos. Morgana olha para sua filha. O beija-flor conta para Branca de Neve e Visconde que o Príncipe Codadade está viajando atrás de uma noiva. Pedrinho e Peninha andam pela mata. A princesa e o sabugo contam para Emília e Narizinho sobre a viagem do príncipe. Visconde explica que os árabes têm mais de uma noiva, mas Branca de Neve não admita uma segunda esposa. Morgana não acredita no que a Aranha diz, mas Lua Cheia conta tudo. A presidenta desmaia.

Capítulo 12 - Aranha quer negociar com a Cuca!

Morgana acorda e briga com a filha. Aranha exige que a presidenta dê um castigo. A bruxa mais poderosa do mundo dá alguns séculos de aulas. Morgana demite a Aranha e expulsa Cuca, Pesadelo, Frankstein e Bruxa Velha do sindicato. A presidenta senta em sua cadeira e passa mal. Branca de Neve chora por causa de seu marido. Narizinho e Dona Benta tentam consolar a amiga. A avó pergunta pela menina. Emília diz que ela foi embora. Benta se preocupa ao perceber que Pedrinho e Peninha foram para a mata. Na gruta da Cuca, o menino e o bruxinho procuram pela garrafa. Pedrinho ouve passos e se esconde. Morgana confere os ingredientes para o feitiço. Lua Cheia diz para a mãe que não gosta de ser malvada. A presidenta briga com a filha e diz que vai mandá-la para um internato. Morgana conta que está fazendo um feitiço para que todas as crianças do mundo fiquem doentes. Lua Cheia fica pasma. Cuca, Pesadelo, Bruxa Velha e Frankstein entram na caverna. Bruxa Velha faz um feitiço após sentir cheiro de crianças. Pedrinho e Peninha são obrigados a saírem do esconderijo. Cuca, Pesadelo, Frankstein e Bruxa Velha tentam pegar os meninos. Peninha pega a carapuça e a garrafa e faz chover cascas de banana. Os monstros escorregam e o menino bruxo e neto de Dona Benta fogem. No Sítio, Peninha não consegue abrir a garrafa, que está muito bem fechada. Emília pega um sacarrolhas. Pedrinho liberta Saci e agradece, pois o diabinho foi preso porque estava tentando ajudá-lo. Aranha chega na gruta da Cuca e também escorrega nas cascas de banana. A secretária diz para os monstros que tem uma proposta à fazer. Cuca, Pesadelo, Bruxa Velha e Frankstein ficam confusos.

Capítulo 13 - Os monstros concordam com a ideia da Aranha!

Peninha tenta se esconder de Dona Benta, mas Emília conta que a calça dele está rasgada no traseiro. Nastácia diz que irá consertar. Cuca não aceita ouvir a proposta da Aranha, mas Pesadelo convence a patroa. A ex-secretária diz que Morgana não está agindo como devia. Ela propõe que eles se unam para fazer eleições. Na convenção, Morgana come uma barata e se assusta com o Fantasma. A presidenta fica furiosa e provoca o fantasma comendo um carrapato sozinha. Pesadelo pergunta quem deve ser a candidata. Aranha diz que será ela mesma. Os monstros ficam pasmos. Tia Nastácia costura um remendo na calça de Peninha e acaba espetando-o com a agulha. Emília, Pedrinho e Visconde riem. O menino bruxo fica com vergonha ao perceber que o remendo é vermelho. Emília sugere que ele use feitiço. Peninha usa magia, mas o remendo fica com bolinhas azuis. Os monstros não concordam com a ideia de Emília. Bruxa Velha, Cuca, Pesadelo e Frankstein querem ser o presidente. Aranha diz que terá muitas vantagens. Visconde conta para a turminha que um árabe pode ter até uma dúzia de esposas. Branca de Neve não concorda e diz que tem muitas saudades de seu príncipe. Codadade aparece. Lua Cheia pede para a mãe desistir de mandá-la para o internato da maldade. A presidenta não concorda e a bruxinha começa a chorar. Morgana fica mais furiosa ainda. Aranha diz que Pesadelo será príncipe, Frankstein terá os membros colados, Bruxa Velha cuidará de um jardim de infância e Cuca morará num shopping center. Os monstros mudam de ideia e apoiam que ela seja a presidenta.

Capítulo 14 - Codadade e Branca de Neve vão embora!

Pesadelo avisa que a convenção está acabando. Aranha decide atacar no dia seguinte. A Turma do Sítio conta para o Príncipe Codadade o que aconteceu com Pedrinho. Branca de Neve briga com o marido por causa da viagem. Fantasma encontra Lua Cheia chorando e a consola. Ele explica que também já foi gente e já teve sentimentos. Branca de Neve dá um prazo para que Codadade escolha quem ele ama. No dia seguinte, Tio Barnabé tira leite da Vaca Mocha. Codadade e Pedrinho experimentam um leite fresquinho da vaca. O príncipe conta que na Arábia toma leite de camela. O velho se quixa que precisa de alguém para ajudar nos afazeres. Barnabé leva o leite para a cozinha. Tia Nastácia decide fazer doce de leite e queijo. Narizinho chama Codadade para ir à sala. O príncipe vai e Branca de Neve pergunta sobre a decisão. Ele diz que ama a princesa e eles se beijam, apaixonadamente. Codadade e Branca de Neve se despedem de todos e vão embora. Morgana anuncia para as bruxas da convenção o feitiço que está preparando. A presidenta se prepara para fazer o feitiço. Aranha invade a convenção e diz que Morgana irá pagar por tudo o que ela sofreu. Emília reúne a turminha para conversar sobre as bruxas. Dona Benta experimenta o doce de leite. A avó e Tia Nastácia desconfiam das crianças, que estão muito quietas. Aranha anuncia que quer ser uma candidata para a presidência. Fantasma sugere que as duas façam campanhas eleitorais. A turma do sítio está a caminho da convenção.

Capítulo 15 - Emília voa para a Convenção!

Casca e Cascadura contam para Emília que as bruxas estão planejando um feitiço para que todas as crianças do mundo fiquem doentes. Tia Nastácia vai até o quarto chamar a criançada para comer o doce de leite, mas não encontra ninguém. Na convenção, Morgana e Aranha mostram as suas formas de governo. As bruxas elegem Aranha como presidenta. Lua Cheia vai consolar sua mãe, mas Morgana é fria com a filha. A bruxinha foge para a mata e acaba encontrando a turma do sítio. Narizinho pergunta a Dona Benta se Lua Cheia pode ficar no Sítio. A avó concorda. Nastácia veste a bruxinha com um vestido de Narizinho e ela fica linda. Lua Cheia diz para os amigos que sabe o único jeito de anular o feitiço das bruxas: jogar uma lasca de chifre de unicórnio no caldeirão. A turminha percebe que não tem unicórnio e Emília sugere que eles ralem o chifre do Quindim. O rinoceronte tinha uma lasca de chifre guardada e oferece. Para jogar o feitiço é preciso que alguém que não tem cheiro para que as bruxas não sintam. A escolhida é Emília. A boneca pega a vassoura de Lua Cheia e sai voando à caminho da Convenção das Bruxas.

Capítulo 16 - Um barulho no telhado!

Emília sai voando na vassoura de Lua Cheia até a convenção. A Turma do sítio fica preocupada. Aranha trata mal todos da convenção e os monstros fazem os feitiços. Emília aparece voando e joga dentro do caldeirão as lascas do chifre do Quindim. O Caldeirão explode deixando todos feridos. Emília volta ao sítio e todos comemoram. Na Convenção todos os monstros vão embora, até Cuca e Pesadelo que volta para a gruta e brigam. Pesadelo chama Cuca para ir a uma lanchonete. Lua Cheia vai ao sindicato e leva sua mãe ferida até a gruta da bruxa do capoeirão. A bruxinha escreve uma carta e vai embora. No sítio Dona Benta conta a história de Ícaro quando todos ouvem um barulho vindo do telhado.


Capítulo 1 - Tia Nastácia em apuros!


Lua Cheia fica presa no telhado. A turma do sítio vai para fora e vê a bruxinha. Narizinho e Peninha impedem Tia Nastácia e Dona Benta de irem para fora. Pedrinho sobe no telhado. Cuca e Pesadelo voltam para a gruta. Os dois se assustam com o ronco de Morgana. Pedrinho consegue soltar Lua Cheia e os dois descem com a vassoura. Emília ordena que Visconde arranja algum lugar para a bruxinha ficar. Dona Benta e Tia Nastácia quase saem, mas Emília e Pedrinho aparecem e contam sobre um morcego. Cuca e Pesadelo acham que Morgana voltou para se vingar. A turma do sítio conversa sobre a mentira. Visconde esconde Lua Cheia no galinheiro. A bruxinha espanta as galinhas para proteger o sabugo. Tia Nastácia ouve os barulhos de galinha e vai ver o que é. Dona Benta acha que é raposa. Morgana fica furiosa ao acordar na gruta da Cuca. Emília vê Tia Nastácia indo para o galinheiro e fica pasma. Visconde esconde Lua Cheia entre o feno. A cozinheira entra e dá vassouradas no sabugo. Nastácia pergunta o que ele está fazendo ali. Visconde inventa que quer saber que galinhas roncam. Pedrinho aparece e espanta a cozinheira. Morgana quer saber onde está a sua filha. Pesadelo diz que ela é uma decepção e a presidenta joga raios. Morgana promete destruir quem está com sua filha. Pedrinho e Visconde levam Lua Cheia para o quarto. Emília, Peninha e Narizinho percebem que ela está com cheiro de galinhas. Morgana pergunta como veio parar na caverna. Cuca ordena que ela vá embora. A presidenta diz que não vai. Lua Cheia conta para a turma do sítio que fugiu de sua mãe. Cuca se recusa a ajudar a encontra Lua Cheia. Morgana fica furiosa e joga raios em Pesadelo. O monstro sugere que ela tenha fugido e Cuca concorda. A presidenta se dá conta que eles podem estar certos. Amanhece. Tia Nastácia tenta pegar a vassoura, mas ela foge. A cozinheira consegue pegar a vassoura, mas sai voando e grita por socorro.


Capítulo 2 - Pesadelo tem um plano!


Tia Nastácia ronda o sítio voando e grita por socorro. Dona Benta ouve os gritos. Emília, Narizinho e Lua Cheia acordam com os gritos. Peninha também vê a cozinheira e chama Pedrinho. Todos vão para o terreiro. Peninha tenta fazer ela descer com um feitiço, mas faz a velocidade ficar mais rápida. Lua Cheia faz um feitiço e Tia Nastácia cai esborrachada no chão. A cozinheira não consegue levantar. Morgana não gosta do leite que Cuca toma e joga em Pesadelo. O monstro diz que Lua Cheia não merece a mãe que tem. Lua Cheia usa a varinha e Tia Nastácia para de sentir dores. Morgana fica furiosa com Pesadelo e joga raios. A ex-presidenta pede rabo de jacaroa grita. Cuca fica furiosa e avança para cima dela. Morgana encontra um bilhete e lê. Ela se sensibiliza, mas destrata Cuca e Pesadelo. A bruxa pede que ela faça algo de ruim com o monstro. Dona Benta dá uma água com açúcar para Tia Nastácia. Peninha entrega um pouco de broa de fubá para Lua Cheia. Pedrinho diz que ela não pode ficar ali para sempre. A bruxinha acha que ele quer que ela vá embora. O menino explica que ela precisa estudar. Lua Cheia diz que não quer ir para o Instituto da Maldade. Morgana faz a boca de Cuca ficar amarrada. Peninha explica o que é o Instituto da Maldade. Morgana ataca Pesadelo. O monstro diz que tem um plano para pegar Lua Cheia.


Capítulo 3 - Morgana faz uma jaca cair na cabeça de Zé Carijó!


Lua Cheia explica para Narizinho que não consegue ser má. Dona Benta e Tia Nastácia percebem que uma flor murchou. A avó e a cozinheira ficam tristes. Lua Cheia faz um feitiço e faz a flor voltar a ter vida. Pesadelo explica que só contará o plano se Morgana soltar Cuca. A ex-presidenta liberta a jacaroa. O monstro explica que eles podem usar uma Bola de Cristal para saber onde está a filha dela. Emília e Lua Cheia brincam pelo Sítio. Morgana percebe que a bola de cristal está toda embaçada. Cuca fica brava. A ex-presidenta se conecta e vê Emília. Depois, ela vê um caipira andando pela estrada com uma mala e uma galinha. Zé Carijó chega ao Sítio do Picapau Amarelo. Morgana faz uma jaca cair em cima do caipira. Ele se sente tonto e entra no local. Morgana, Cuca e Pesadelo riem. Emília vê Zé Carijó e pergunta quem ele é. A boneca e o caipira se apresentam um ao outro. A marquesa leva Zé até a Dona Benta. Lua Cheia fica feliz por ele não tê-la visto. Morgana tenta ver Lua Cheia novamente. Uma explosão acontece. Cuca e Pesadelo ficam tontos. Dona Benta percebe que os lírios voltaram a brotar. Emília aparece com Zé Carijó. Morgana diz que a bola de cristal da Cuca é muito velha. Dona Benta contrata Zé Carijó. A avó dá boas vindas ao caipira. No terreiro, Lua Cheia encontra o Saci e faz a carapuça voar. Morgana fica furiosa com Pesadelo e levanta a bola de cristal. Cuca vê Lua Cheia na bola e diz que ela está no Sítio. Morgana promete destruir o Sítio do Picapau Amarelo.


Capítulo 4 - Morgana quer estar forte para o ataque!


Dona Benta conta uma história para a Turma do Sítio. Narizinho pergunta a Emília onde está Lua Cheia. A boneca é mal educada e sai. A marquesa encontra a bruxinha aprontando com o Saci e explica que ele é amigo. Morgana desconta sua raiva em Pesadelo. O raio reflete e Cuca também é atacada. A ex-presidenta quer atacar o Sítio. Cuca sugere que ela espera anoitecer, pois à noite as bruxas são mais fortes. Raios e trovões começam. Emília brinca com as galinhas. Tia Nastácia leva Zé Carijó para conhecer a Vaca Mocha. O caipira conversa com a vaquinha. Morgana ordena que Pesadelo vá buscar morcegos para o almoço. O monstro pega uma rede e sai. Narizinho decide ensinar Lua Cheia à brincar. Emília pede que seus besouros investiguem o paradeiro de Morgana. Pesadelo anda pela mata. O monstro não sabe como encontrar morcegos pela manhã. Ele pega uma colmeia pensando que é um morcego e é atacado pelas abelhas. Pesadelo pula no rio e Casca e Cascadura ouvem ele falar sobre a invasão. Peninha tenta fazer um feitiço para dar uma flor à Lua Cheia. Um sapo aparece e assusta Narizinho e a bruxinha. O menino bruxo transforma o travesseiro em um bolo. Narizinho não gosta de ficar sem travesseiro. Lua Cheia faz o bolo voltar ao normal e faz uma peninha virar uma cesta de sorvetes. Casca e Cascadura avisam Emília que eles estão em perigo. Na gruta, Cuca e Morgana dormem. Pesadelo chega e a ex-presidenta acorda. O monstro entrega os morcegos e avisa que precisa estar forte para o ataque.


Capítulo 5 - Morgana pode ficar no Sítio para sempre!


Depois de ficar sabendo que Morgana irá atacar o sítio, Cuca passa a elogiar a bruxa e resolve até fazer o jantar de Morgana. Emília é avisada pelos besouros que Morgana estava pretendendo atacar o sítio. Morgana pretende se disfarçar para chegar ao sítio. Lua cheia queria fugir mais a turma acha que não seria seguro então pede para a bruxa ficar. Anoitece e um temporal começa lá fora a noite estava assustadora. Morgana chega ao sítio e bate na porta Dona Benta manda tia Nastácia abrir a porta como estava um temporal alguém poderia ter se perdido era a bruxa Morgana que diz que só poderia entrar se a dona da casa a convida - se Dona Benta sem saber que estava convidando uma bruxa manda a mulher entrar e a convida para um chá quente. As crianças sobem la para cima e dizem que iria expulsa-la do sítio o menino bruxo diz que não tem jeito como Dona Benta convidou Morgana a bruxa vai embora só quando quiser e pode ficar morando no sítio para sempre as crianças ficam apavoradas.


Capítulo 6 - Tia Nastácia sofre!


Zé Carijó vai pegar alguns ovos no galinheiro. Dona Benta mostra para Morgana onde ela irá dormir. Cuca fica curiosa e manda seu morcego espião saber o que está acontecendo no Sítio. Morgana conta a Dona Benta e Tia Nastácia que está no sítio atrás de sua filha, que havia fugido. A avó diz que Lua Cheia estava mesmo ali, mas já foi embora há algum tempo. A ex-presidenta fica desespera e olha para a biblioteca, mas não encontra a bruxinha. As crianças dizem que vão derrotar Morgana. Lua Cheia fica triste e sai voando pela janela com sua vassoura. Peninha pega um pergaminho antigo para encontrar algo que ajude a derrotar a bruxa, mas não encontra nada. Emília manda Visconde ficar de ponta cabeça para as ideia irem logo para a cabeça. Muito tempo depois, o sabugo tem a ideia de usar alho para derrotar Morgana. Tia Nastácia está na cozinha fazendo café. Morgana faz a panela com o leite quente cair em cima da cozinheira. A bruxa também faz o pó de café flutuar e também cai em cima de Nastácia. A amiga de Dona Benta grita, desesperadamente.


Capítulo 7 - Morgana toma um vidro de vinagre!


Tia Nastácia vai correndo para a sala pedir socorro a Dona Benta. A avó pede que ela se sente e se acalme. A cozinheira se assusta mais ainda ao ver Morgana com os olhos pegando fogo e os dentes todos pontiagudos e acaba desmaiando. Pedrinho e Emília entram na cozinha e colocam alho dentro da omelete que irá ser servida a Morgana. Dona Benta vai para a cozinha pegar água para acordar Nastácia. A boneca e o menino se escondem. A avó vai para a sala com uma jarra e escorrega. Morgana desvia da água, que cai tudo em cima de Nastácia. A cozinheira acorda e desmaia novamente ao ver a hóspede pendurada no lustre. Dona Benta levanta-se e Morgana desce, fingindo que não sabe de nada. Zé Carijó anda pelo Sítio e acaba encontrando Lua Cheia. O caipira diz que vai ajudá-la e a leva até a casa de Barnabé até se dar conta que ela sumiu novamente. Tia Nastácia oferece a omelete para Morgana. A hóspede dá uma mordida e, no mesmo momento, ela passa mal causando uma enorme confusão. Dona Benta acha que ela é alérgica à alho e pega um pouco de vinagre para ela recuperar os sentidos. A turma desce, mas se recusa a ajudar. Benta, brava, manda todos subirem. Morgana pega o vidro de vinagre e começa a beber normalmente. Benta e Nastácia se espantam.


Capítulo 7 - Morgana fica cega com o flash!


A turma tenta descobrir outra maneira de acabar com Morgana. Peninha diz que a luz acaba com uma bruxa. A luz acaba na casa. Morgana termina de tomar o vinagre. Benta e Nastácia se preocupam com a falta de luz. Barnabé conversa com Zé Carijó em sua casa. Lua Cheia está no quintal da casa de Barnabé. Saci a encontra. Barnabé e Zé ouvem barulhos vindo de fora e abrem a porta. Eles vêem Saci e Lua Cheia. Cuca e Pesadelo chegam ao Sítio e encontram Rabicó. Os dois querem comer o porco. Pedrinho encontra sua máquina fotográfica com flash. Todos ficam felizes. Barnabé leva lua cheia para dentro. Ele diz que depois de Lua cheia se aquecer vai levá - la ao Sítio. Lua Cheia diz que não quer ir para a casa de Dona Benta. Zé Carijó fica com medo do Saci. Pedrinho, Emília e Peninha descem e encontram Morgana na sala. Pedrinho vai usar a máquina, mas o flash não funciona. Narizinho e Visconde no quarto da menina. A maçaneta se mexe e eles ficam com medo. Benta entra. Eles se acalmam. Visconde vai limpar o sofá para a avó sentar, mas acaba caindo. Benta ri. Morgana vai fazer algo com Peninha. Emília usa o faz de conta e o flash funciona. Morgana fica com dor nos olhos...


Capítulo 8 - Dona Benta é presa em uma gaiola!


Morgana se transforma em um morcego e foge voando pela janela. Cuca e Pesadelo mantém Rabicó preso no quintal do sítio. Dona Benta fica furiosa e pensa que seus netos fizeram algo com a visitante. A avó coloca as crianças de castigo. Lua Cheia diz para Tio Barnabé que fugiu de casa e conta que sua mãe está na casa de Dona Benta. A bruxinha avisa que sua mãe é muito malvada. A foto que Pedrinho tirou de Morgana começa a desaparecer. Um morcego aparece e se transforma na ex-presidenta. Ela começa a brigar com a turminha. Dona Benta chega. Morgana diz que estava brincando com as crianças. As duas descem para a sala. A feiticeira faz um feitiço e encolhe Dona Benta. A avó é presa dentro de uma gaiola. Tio Barnabé e Zé Carijó vão para a casa. A turminha vê Dona Benta engaiolada e começam a bater em Morgana. Eles chamam Tia Nastácia para dar vassouradas na ex-presidenta. Morgana cai em cima do sofá. Narizinho arranca a peruca da bruxa. Nastácia continua dando vassouradas. As crianças e a cozinheira correm rumo à porta. Tio Barnabé arromba a porta da casa e cai em cima de Nastácia. Morgana diz que não quer mais confusão.


Capítulo 9 - Morgana quer devorar Teodorico!


Depois de se perder de Tio Barnabé, Zé Carijó briga com Quindim e Conselheiro. O caipira, o rinoceronte e o burro falante acham que cada um é um estranho. No sítio, Morgana prende todos, mas sente a falta de Peninha e Emília. A bruxa pergunta para Tio Barnabé o que é uma espingarda que estava apoiada ali no canto do sofá. O velho mente e diz que é uma máquina para ver o futuro e para ver o futuro precisaria colocar o olho no buraco e apertar o botão. Morgana acredita e faz conforme a explicação. A cara dela fica toda preta com a explosão. Todos ouvem o barulho. Coronel Teodorico chega no Sítio e Morgana o convida para entrar. Os dois sentam no sofá e conversam. Logo depois, e a bruxa se transforma em um monstro e diz que irá devorar o compadre de Dona Benta. Emília e Peninha desamarram Rabicó do lado de fora da casa. O menino bruxo diz para a boneca que a única coisa que pode derrotar Morgana é o amor. Emília lembra que tem uma flecha do Cupido em sua canastra e comemora.


Capítulo 10 - Morgana encontra sua filha!


Peninha cava para desenterrar a canastrinha. O menino bruxo pega o objeto. Emília abre e pega a flecha e o arco do Cupido. Teodorico tenta fugir de Morgana. Ele grita por socorro. Tio Barnabé consegue se desamarrar e solta os outros. Morgana quase devora Teodorico.. A Turma do Sítio aparece. Cuca e Pesadelo encontram Zé carijó, Quindim e Conselheiro com Lua Cheia. Saci faz a bruxa cair. O rinoceronte derruba o monstro. A bruxinha foge com o caipira em sua vassoura. Morgana faz um feitiço e Tia Nastácia volta a ser criança. Teodorico desmaia. Nastacinha morde a mão da ex-presidenta. Emília aparece com a flecha. Zé Carijó se diverte com a vassoura. Quindim e Conselheiro são obrigados a carregar Cuca e Pesadelo. Lua Cheia e Zé Carijó caem da vassoura. A bruxinha pede desculpas. Morgana se surpreende com a flecha. Teodorico acorda. Emília acerta a flecha do Cupido no coronel. A ex-presidenta pega a flecha. Teodorico se apaixona por Morgana. Ele tenta beijar a bruxa. Tia Nastacinha fica com fome. Pedrinho, Narizinho e Visconde querem descobrir um jeito de fazer tudo voltar ao normal. Morgana tenta fugir de Teodorico jogando maçãs nele. Emília diz que precisa pensar em uma nova maneira de derrotar Morgana. Zé Carijó se assusta ao perceber que Lua Cheia é bruxa. Pesadelo quer comer logo Quindim e Conselheiro, mas Cuca diz que ainda não está na hora. Peninha explica para Saci, Barnabé e Lua Cheia que Morgana só vai embora quando quiser. Emília impede que a bruxinha fuja novamente. Dona Benta fica pasma ao ver Teodorico tentando beijar Morgana. A bruxa joga uma torta na cara do coronel, mas ele não desiste. Barnabé diz que apenas Lua Cheia sabe o segredo de derrotar Morgana. Mesmo amarrado, Teodorico não desiste de Morgana. A bruxa foge e a Turma do Sítio aparece com Lua Cheia.


Capítulo 11 - Morgana fica pasma com a interrupção de Narizinho!


Morgana fica feliz, pois acha que sua filha voltou para ajudá-la a acabar com o pessoal do Sítio. Lua Cheia diz que não voltou para isso. A bruxa fica furiosa e diz que ela tem que ser má como a mãe, a vó, a bisavó e por aí vai. A Turma do Sítio não consegue sair da cozinha, pois Morgana fez um feitiço em toda a casa. Zé Carijó tenta abrir a porta e leva um choque. Rabicó encontra Quindim e Conselheiro e os desamarram. Cuca e Pesadelo espionam Morgana e Lua Cheia. A ex-presidenta diz que faz tudo pela filha e ela só lhe dá desgosto. A bruxinha fica pensativa. Morgana sente o cheiro de Cuca e Pesadelo e os transporta para a sala. O monstro acaba contando que sua patroa quer passá-la para trás. Morgana fica furiosa e manda sua filha transformar os dois em sapos. Zé Carijó e Tio Barnabé conseguem abrir a janela da cozinha e Pedrinho, Peninha e Emília saem. Lua Cheia não quer ser má e Morgana obriga sua filha a se casar com Pesadelo. Do lado de fora da casa, Saci, Quindim, Rabicó e Conselheiro encontram a turminha. Emília vê uma porquinha e começa a correr atrás. Morgana prende todos e começa o casamento. Lua Cheia entra com Pesadelo. Cuca toca piano e Saci violino. A ex-presidenta faz a música parar e pergunta se alguém tem algo contra o casamento. Teodorico diz que precisa se casar primeiro com Morgana, ela bate no coronel e o manda sentar. Morgana refaz a pergunta. Narizinho interrompe e a bruxa fica pasma.


Capítulo 12 - Morgana e Lua Cheia vão morar na Terra do Nunca!


Narizinho interrompe o casamento e diz que o noivo é um monstro. Pesadelo agradece, pois para ele é um elogio. Morgana pergunta se o monstro aceita se casar, ele aceita, mas Lua Cheia recusa. A ex-presidenta não dá atenção. Emília invade o casamento e diz que Pesadelo já é casado com a porquinha. Morgana leva todos para fora e faz Cuca e Pesadelo sumirem. A ex-presidenta joga a gaiola com Dona Benta no lago. Lua Cheia faz o dia voltar a clarear. Morgana fica com medo, pois acha que vai chover quando vê um arco-íris. Emília manda Pedrinho encher um balde de água. Morgana briga com a filha. Emília aparece e provoca a bruxa. Pedrinho e Peninha jogam água em Morgana. Ela grita e acaba sendo congelada. Dona Benta diz que quando ela congelou, tudo voltou ao normal. Lua Cheia quer descongelar a mãe. Tio Barnabé diz que o amor irá descongelar o coração dela. A bruxinha faz a mãe voltar ao normal. Morgana pede para abraçar a filha. Emília usa o faz de conta e ela vira fada. Barnabé diz que o amor venceu o mal. Morgana dá a ideia de irem morar na Terra do Nunca e começar tudo de novo. Lua Cheia gosta da ideia e convida todos para irem visitá-las um dia. As duas vão embora pelo arco-íris. Peninha aproveita o clima de despedida e fica invisível, voltando para a sua escola de magia. Pedrinho encontra a peninha que ele deixou de lembrança. No dia seguinte, Zé Carijó pega uma minhoca para pescar no ribeirão. O caipira acaba pescando uma garrafa com um papel dentro. Ele abre o papel e descobre um mapa. Um peixe aparece e engole o mapa. Zé Carijó entra no rio para ir atrás do peixe e se afoga. Dois piratas chegam nas redondezas do Picapau Amarelo: Long John Silver, o capitão e Billy Osso, o ajudante. Os dois querem encontrar o tesouro do Capitão Flint. Long John pede o mapa e Billy percebe que jogou o mapa fora. O capitão briga com seu ajudante e os dois caem na água. Zé Carijó chega na parte rasa do ribeirão e vê John brigando com Billy.


Capítulo 1 - Pedrinho, Zé Carijó e Saci encontram o mapa!


Zé Carijó salva Billy de continuar apanhando de Long. Os piratas acham que ele sabe do mapa e o persegue. Zé Carijó consegue despistá-los. Long e Billy caem em uma armadilha. Saci observa e quer saber quem colocou a armadilha. Zé Carijó chega com Pedrinho e acha que ele está unido com os malucos. Pesadelo encontra os piratas em sua armadilha e quer comê-los. Long tenta enganar o monstro. Zé Carijó conta para Pedrinho e Saci sobre o mapa e sobre o peixe. Os três ouvem as risadas do Pesadelo. Long fala que pode fazer o monstro ficar bonito. O monstro fica pensativo. No sítio, Emília diz a Narizinho que está sentindo cheiro de confusão. Pesadelo amarra Long e Billy e quer levá-los para a gruta. Tia Nastácia prepara um bolo. Dona Benta experimenta. Pesadelo chega na beira do ribeirão para ver a Iara e pede que os piratas não olhem, pois podem virar estátuas e só ele pode olhar por que é um monstro. Pedrinho, Zé Carijó e Saci chegam no ribeirão. O menino não olha, mas o caipira fica paralisado e cai. Iara percebe a presença de Pesadelo e dos piratas e entra na água. O monstro pede que Long o ajude a ficar bonito para conquistar Iara em troca da liberdade dos dois. Saci encontra uma erva para desencantar Zé. Pesadelo solta os piratas. Long dá uma cacetada com uma madeira no monstro e foge com Billy. Saci passa a erva no rosto de Zé Carijó e ele volta ao normal, mas tonto. Os piratas querem encontrar o mapa. Zé Carijó fica com fome e pesca o peixe. Pedrinho e Saci preparam uma fogueira. O caipira limpa o peixe e encontra dentro o mapa. O menino e o pererê ficam maravilhados.


Capítulo 2 - Emília e Narizinho nas mãos dos piratas!


Zé Carijó afirma que é o mapa do tesouro. Pedrinho lê as instruções e comemora, mas Saci diz que deve haver um dono. Long e Billy aparecem. Pesadelo percebe que sua comida fugiu novamente e ouve barulhos. O monstro vai atrás. Long manda Billy pegar o mapa. O ajudante não consegue e Pedrinho, Zé e Saci enfrentam os piratas. Pesadelo aparece e acha que Billy lhe deu a cacetada na cabeça. O monstro recaptura sua comida. Pedrinho, Zé e Saci param para descansar. O menino e o perneta dizem que precisam devolver o mapa caso ele seja dos piratas. O caipira não concorda. Long e Billy tentam enganar Pesadelo novamente. Pedrinho, Zé e Saci ouvem barulhos. Pesadelo amarra os piratas e quer levá-los para o caldeirão da Cuca. Pedrinho ouve e decide salvá-los. O menino, Zé e Saci enfrentam o monstro e fogem com os piratas. Emília e Narizinho andam pela mata e encontram Long e Billy. O grupo se apresenta. As duas empurram os piratas e fogem, Billy vai atrás. Pesadelo quer se vingar de Pedrinho. O monstro diz a Iara que faz qualquer coisa por ela. A sereia faz ele cair n'água e ri. Billy amarra Emília e Narizinho. Long dita um resgate para seu ajudante escrever. Billy diz que não sabe e Long também não.


Capítulo 3 - Barnabé e Teodorico vão procurar as crianças!


Pesadelo anda pela mata e quer se vingar dos piratas. Zé Carijó esconde o mapa dentro de sua camisa. O caipira, Pedrinho e Saci andam pela mata. Long briga com Billy por ele não saber ler. Emília diz que Narizinho pode escrever a carta de resgate. Billy a desamarra e a menina escreve o resgate. Os piratas planejam ficar ricos. Pedrinho não entende as coordenadas do mapa. Pesadelo aparece e pega o papel e planeja ficar lindo com o dinheiro. O monstro foge. Long cansa de andar com sua perna de pau e acaba caindo. Billy entrega a carta de resgate para Dona Benta e pede o pagamento. Tia Nastácia termina de fazer as almofadas da filha do Teodorico. Benta e Visconde aparecem preocupados. Billy vê a macela e acha que é ouro. Pesadelo anda pela mata. Nastácia consegue acalmar Billy com a sua comida. O pirata guarda comida para o resto do dia. Benta pede para Visconde levar o que Emília pediu na carta de resgate. Benta fica preocupada. Emília e Narizinho ficam com nojo quando descobrem que Long toma banho apenas uma vez por ano. O pirata conta que atirou o Capitão Flint ao mar para ficar com o tesouro dele e diz que quem encontrar o tesouro irá ficar com a coisa mais preciosa da vida dele. Pedrinho pede para Saci ir conversar com Emília e Narizinho. Zé Carijó se assusta ao ver ele sumiu. Saci faz a boneca e a menina sumirem e brinca com Long. Saci percebe que está muito longe do Sítio. Emília e Narizinho ficam assustadas. Cuca rouba o mapa do tesouro das mãos de Pesadelo. Visconde entra na mata com a canastra de Emília nas mãos. O sabugo percebe que pode estar correndo perigo. Nastácia e Benta encontram Billy dormindo em cima da mesa. Teodorico chega ao Sítio e a avó vai recebê-lo. O coronel e Tio Barnabé vão procurar as crianças. Benta fica preocupada.


Capítulo 4 - Visconde perde a memória!


Teodorico e Barnabé saem para a mata. Tia Nastácia diz para Dona Benta que deu um chá de erva cidreira para Billy e ele dormiu debaixo da mesa. Pesadelo tenta recuperar seu mapa. Emília, Narizinho, Pedrinho, Saci, Zé Carijó, Cuca, Pesadelo, Long e Visconde se encontram na mata. Uma enorme confusão começa. Emília sobe em um coqueiro. Barnabé e Teodorico também chegam. A boneca joga um coco na cabeça de Long e Teodorico, eles passam mal. Pesadelo pega um coco, bebe a água e esconde o mapa dentro dele. O monstro joga o coco na cabeça de Visconde, que desmaia. Emília desce do coqueiro e encontra o mapa. A boneca diz para todos irem embora. Billy acorda e acha que seu patrão está furioso, mas irá perdoá-lo se levar comida. O pirata sai para fora da casa e encontra Quindim, Conselheiro e Rabicó. Ele entra novamente na casa. Nastácia dá vassouradas no homem. Billy entra na cozinha e se tranca. A cozinheira fica furiosa. A turma do Sítio chega. Emília e Pedrinho querem pegar o homem. Billy foge pela janela. A boneca e o menino não o encontram na cozinha. Pedrinho vai atrás do pirata, mas não consegue alcançá-lo. Tia Nastácia diz que o pior já passou. Emília diz que não e mostra que está com o mapa do tesouro. Na mata, Long encontra a canastra de Emília. Cuca exige que Pesadelo lhe explique sobre o tesouro e ouve gritos do pirata. Long achava que a canastra era o tesouro e fica furioso. O pirata quebra o espelho da Iara e ela fica furiosa. A Rainha das Águas quer outro espelho e explica que só vira estátua quem ela quer. Cuca e Pesadelo chegam. Iara acha que eles mandaram Long quebrar seu espelho. Pedrinho lê o mapa e descobre que quem roubar o tesouro ficará amaldiçoado. Emília dá um susto em Zé Carijó. Na mata, Visconde acorda acorda e percebe que perdeu a memória. O sabugo não sabe quem ele mesmo é.


Capítulo 5 - Barnabé e Zé se preocupam com o roubo!


Barnabé e Teodorico andam pela mata acompanhados por dois homens. O coronel diz para o velho que o tesouro deve ser invenção das crianças. Visconde está tonto. Billy e Long se encontram na mata. O ajudante do pirata conta sobre o bicho que lhe chifrou e mostra macela, acreditando ser ouro. Long percebe que não é ouro. A turminha arma um plano para pegar o tesouro. Uma sombra passa. Emília fica desconfiada. Visconde tira o mapa do vaso da sala. Pedrinho, Narizinho e Emília não encontram o mapa. Visconde, ainda tonto, pega uma almofada e esconde o mapa dentro. O sabugo sai pela janela. A turma não consegue encontrar o mapa. Emília percebe que Visconde sumiu. Pesadelo está apaixonado pela Iara. A Rainha das Águas mostra o espelho quebrado. Cuca acha que quem quebrou o espelho é amigo da Turma do Sítio. Long briga com Billy. Nastácia e Barnabé percebem o sumiço de duas almofadas. O velho sai e esbarra em Visconde. As almofadas se misturam. Emília quer encontrar o Visconde para pegar a canastra. A turma se preocupa com o sabugo. Pesadelo os surpreende e Pedrinho luta contra o monstro. Barnabé coloca as almofadas na caçamba da caminhonete e percebe que o carro não liga. Os piratas aparecem e furtam o veículo. Zé Carijó tenta ajudar o velho, mas acaba caindo no chão. Dona Benta vê a confusão e desmaia. Saci tenta ajudar a turminha a enfrentar Pesadelo. Billy dirige o carro e algumas almofadas caem no chão. Saci faz Pesadelo cair com a ajuda de Pedrinho. Visconde se aproxima com uma almofada. Iara mexe na canastra de Emília e encontra um bracelete. A Rainha das Águas pega alguns objetos para ela. Quindim, Rabicó e Conselheiro atrapalham os piratas. A caminhonete batem na porteira. Os animais, Barnabé e Zé se preocupam com o roubo.


Capítulo 6 - Pesadelo encontra uma almofada!


Pedrinho consegue fazer Pesadelo cair na própria armadilha. Dona Benta passa mal. Tia Nastácia manda Barnabé e Zé Carijó irem atrás dos piratas. Iara continua mexendo na canastra de Emília. Billy não sabe dirigir o carro. Long cai do carro. O ajudante quase atropela Visconde e bate em uma árvore. O sabugo fica desmaiado. Iara não sabe o que são bolinhas de gude. Pesadelo quer se livrar da armadilha e promete fazer tudo o que as crianças quiserem. Pedrinho fica pensativo. Visconde recupera a memória. Long e Billy ficam interessados ao saberem que ele é um nobre. O capitão manda seu ajudante amarar Visconde. Pedrinho liberta Pesadelo e o monstro diz que tem uma proposta a fazer. Long e Billy levam Visconde para longe. Barnabé e Zé encontram a caminhonete batida na árvore. O velho percebe que as almofadas sumiram. Cuca leva uma almofada para a sua gruta e quer descansar. Teodorico chega em casa com apenas uma das sete almofadas. Rabicó encontra outra almofada e se gaba para a Vaca mocha. Billy sugere para seu capitão que eles peçam um resgate, mas Long não concorda. O capitão cai em cima de Visconde. Os piratas querem encontrar o mapa. O sabugo é pressionado sobre o mapa. Long ameaça com a sua espada. Pesadelo propõe ajudar a encontrar o mapa em troca de metade do tesouro. Emília pergunta sobre a sua canastrinha. Long questiona Visconde sobre o mapa fazendo cócegas com uma pena. O pirata cai por causa da perna de pau. Pedrinho aceita o trato de Pesadelo. Casca e Cascadura observam Iara. Pesadelo leva uma planta carnívora para a Rainha das Águas e a pede em casamento, mas ela nega. Iara pede que ele lhe traga o mais belo dos presentes. Pesadelo quer dar o mapa para ela. Visconde lembra onde escondeu o mapa e conta. Long percebe que Billy está com uma almofada. Pesadelo encontra uma almofada na mata.


Capítulo 7 - Barnabé e Zé procuram por todos na mata!


Após encontrar uma almofada, Pesadelo decide levá-la para Iara. Long acha que o mapa está dentro da almofada de Billy e briga com seu ajudante. Emília conversa com Casca e Cascadura. Os besouros contam para a marquesa que Pesadelo está atrás de um presente para Iara. Long John Silver persegue Billy Osso pela mata. O ajudante, desesperado, entra na caverna da Cuca para se esconder. A bruxa o coloca no caldeirão. Pedrinho e Saci se perdem de Emília e Narizinho. A boneca e a menina estão perdidas no meio da mata. Pesadelo chega na caverna e percebe que Billy tem uma almofada igual à dele. O monstro briga pela almofada. Cuca pega a sua almofada e bate em Pesadelo e Billy. A bruxa, o monstro e o pirata percebem que têm almofadas idênticas. Visconde anda pela mata. Emília ataca o sabugo, pois acha que é um bicho feroz. Narizinho pede para a boneca se acalmar. Os três ouvem um barulho. Long se aproxima e está furioso por sua bússola não estar funcionando. Emília, Narizinho e Visconde se escondem. O pirata vai embora. Ao se levantar, o sabugo bate a cabeça em um galho de árvore. Tio Barnabé e Zé Carijó andam pela mata e querem encontrar as crianças antes do anoitecer. O velho vê uma pegada e as segue, seguido pelo caipira.


Capítulo 8 - A turma ouve um uivo de lobo!


Visconde desmaia após bater a cabeça na árvore. Long anda pela mata. Visconde acorda. Emília vê algo se aproximar. Barnabé e Zé andam pela mata. A boneca joga algo na cabeça do carijó, que sente dores. Long continua andando pela mata. Pesadelo quer levar as almofadas para Iara. Cuca e Billy andam pela mata atrás do monstro. Pedrinho e Saci ouvem as risadas de Pesadelo. Long sobe em cima de uma árvore, pois lá é mais seguro. O pirata vê o monstro. Long cai da árvore em cima de Pesadelo. Os dois brigam pelas almofadas. Pedrinho e Saci observam. Cuca e Billy chegam e também brigam pelos objetos. O menino, sem que ninguém perceba, pega as almofadas e foge com Saci. Visconde conta que escondeu o mapa dentro de uma almofada. Emília, Narizinho, Zé e Barnabé querem encontrá-las. Pedrinho e Saci chegam na pedra pontiaguda, onde pode estar o tesouro. Os dois procuram o mapa pelas almofadas. Cuca percebe que as almofadas sumiram e vai atrás com Pesadelo e os piratas. A bruxa sente cheiro de Saci e segue-o. Depois, Cuca, Pesadelo, Long e Billy encontram Pedrinho e Saci. Iara chega e cobra seu presente. Pesadelo entrega as almofadas, mas ela não aceita e pede que Pedrinho conte o que está acontecendo. Barnabé, Emília, Narizinho e Visconde rasgam as almofadas para encontrar o mapa, mas não encontram. Iara ordena que rasguem as almofadas, mas ninguém encontra o mapa. Cuca pega a almofada e fica invisível. Barnabé e Zé ficam sobre o encanto de Iara. Emília vê a sua canastrinha e a pede de volta e, em troca, dá um novo espelho para ela. Os piratas invadem a gruta atrás do mapa. Long joga uma bombinha e foge. Billy pega a almofada. Os piratas não encontram o mapa dentro da almofada. Cuca faz um feitiço para Pesadelo sumir. A turma volta para o sítio e encontra o mapa dentro da almofada que estava com Rabicó. Depois, Zé Carijó desenterra o tesouro. Long e Billy aparecem e furtam o tesouro. O capitão abre a arca e uma dentadura sai de lá de dentro, indo parar no nariz de Billy. Anoitece. A turma conta a aventura para Dona Benta, quando ouvem um barulho de uivo. Todos ficam assustados. Emília diz que é uivo de lobo.


Capítulo 1 - Um tiro?


Todos ficam pasmos com o uivo de lobo. Tio Barnabé e Zé Carijó andam pela mata para descobrir o que está acontecendo. Saci se assusta com o uivo. Amanhece. Nastácia percebe que várias galinhas sumiram do galinheiro e conta para Dona Benta. Tio Barnabé, Zé Carijó e Pedrinho encontram pegadas de lobo gigantes no chão. O menino encontra um pedaço de tecido com pelos. Visconde examina e avisa que é algo sobrenatural. Casca e Cascadura falam para Emília que algo está rondando a mata. Tia Nastácia e Dona Benta ouvem um grito. Candoca chega na casa do Coronel Teodorico e briga com seu pai. Mazé se assusta com a bagunça da casa. No sítio, o grito é de um homem, chamado Itamar, que se assustou com Quindim, Rabicó e Conselheiro. Ele sobe no telhado. Nastácia consegue fazer ele descer. Itamar conta sua história e diz que está fugindo de Trovoada. Barnabé explica que o nome mencionado é do pior cangaceiro que existe. Dona Benta fica pasma. O velho oferece sua casa para Itamar se hospedar. Pedrinho percebe que a estampa do tecido encontrado pela manhã é igual à camisa do homem. Todos ouvem um tiro. Itamar acha que são os cangaceiros e se desespera. Emília e Zé Carijó observam com olhares desconfiados.


Capítulo 2 - Candoca chega ao Sítio!


Itamar se desespera com os barulhos de tiros. Todos vão ver o que está acontecendo e descobrem que é a caminhonete do Teodorico. Zé e Barnabé percebem que o homem sumiu. Emília vê Itamar em cima de uma árvore. Benta conta para seu neto que a filha de Teodorico chegou. Nastácia comenta que ela não se casou. Teodorico se desespera com as exigências da filha. Candoca pega uma almofada e rasga em cima do pai. Mazé tenta colocar sua patroa contra o coronel. Dona Benta conta para a turminha que o noivo de Candoca desistiu de casar e sumiu. Zé Carijó percebe que o leite da Vaca Mocha secou. Saci aparece e o caipira conta que algo de estranho está acontecendo no sítio. Pedrinho pergunta para Itamar por quê a camisa dele está rasgada. Ele foge. Candoca não quer usar os lençóis de Dona Benta. Teodorico decide arranjar um marido para sua filha. Itamar diz que não pode explicar o por quê de sua camisa estar rasgada. Saci aparece e se assusta ao ver o homem. Ele também se esconde. O diabinho de uma perna só foge. Candoca se assusta quando uma galinha pula na sua cabeça. A mulher exige que Teodorico limpe toda a casa sem a ajuda de ninguém. Pedrinho estranha que Saci tenha se assustado com Itamar. Teodorico visita Benta. Pedrinho e Emília desconfiam que há algo de errado com Itamar. Teodorico vê Itamar e fica feliz ao saber que ele é solteiro. Benta diz para todos que Candoca irá jantar na sua casa. Anoitece. Candoca, Teodorico e Mazé chegam ao Sítio para o jantar. Dona Benta pergunta se a perua lembra de Nastácia. Candoca diz que não. A cozinheira diz para ela parar de cerimônia, pois a conhece desde que andava de fralda suja. A filha do coronel fica envergonhada.


Capítulo 3 - Trovoada, o rei do cangaço!


Um lobisomem ronda a mata. Nastácia serve um doce para Candoca. A mulher não gosta e joga fora. A filha do coronel fica observando os detalhes da casa. Teodorico pede para Benta chamar Itamar para apresentar à Candoca. Emília conversa com Tia Nastácia e Narizinho. Candoca se assusta com um pio de coruja. Pedrinho avisa a avó que Itamar sumiu. Benta estranha. Candoca grita quando ouve um uivo de lobo. Narizinho e Emília roubam um quitute de Nastácia. A cozinheira deixa a bandeja cair ao ouvir o uivo. Zé Carijó fica arrepiado. Pedrinho e Barnabé vão investigar. Emília joga água em Candoca para ela se acalmar. A filha do coronel fica brava e empurra a boneca no chão. Barnabé conta que esqueceu de carregar a arma. Pedrinho coloca sal grosso na espingarda. Zé Carijó anda pela mata. O velho atira no caipira pensando ser o lobo. Candoca pede para ir embora. Teodorico diz que era um uivo de lobo. Barnabé cuida de Zé Carijó. Saci aparece e conta que tem um lobisomem na mata. Uma poça de água mostra o reflexo do lobisomem. Os cangaceiros dançam no acampamento. A caminhonete de Teodorico atola em uma poça de água. O capitão Trovoada pede para Dominguinhos parar de tocar e ele ouve os barulhos da caminhonete do coronel. O cangaceiro manda Zureia ver o que está acontecendo. Teodorico manda Mazé e Candoca empurrarem o carro para desatolar. Um cangaceiro acha que a volante está rondando o local e se assusta. Candoca se suja toda para desatolar o carro. Zureia observa a beleza da mulher e acaba caindo da árvore. Tio Barnabé e Saci contam a história do lobisomem para Pedrinho, Zé e Visconde. Candoca briga com o pai. Trovoada pergunta para Zureia o que ele encontrou.


Capítulo 4 - Saci e a turminha constroem uma armadilha!


Candoca briga com o pai. Zureia conta para Trovoada que os barulhos eram de uma caminhonete atolada. O líder dos cangaceiros promete encontrar Itamar. Teodorico, Mazé e Candoca andam pela estrada e são surpreendidos pelo lobisomem. A filha do coronel sai do carro desesperada. O lobisomem faz ela desmaiar. Zé Carijó conta para Pedrinho e Barnabé que mais galinhas sumiram. Zureia diz para Trovoada que Ventania está tomando banho no riacho. O líder dos cangaceiros manda levantar acampamento. Itamar acorda no meio da mata e quer voltar para o sítio. O homem levanta e esbarra em Candoca. Zé Carijó conta o que aconteceu para Dona Benta. A avó acha que a culpa é de uma onça. Teodorico anda com Elias e seus homens pela mata atrás da filha. Ventania se diverte no riacho. Candoca beija Itamar à força e a filha de Trovoada vê. Teodorico, Elias, Barnabé, Zé e a turminha se aproximam. Candoca finge que foi beijada à força. Ventania fica furiosa. O coronel protege a sua filha e exige que Itamar se case com a sua filha. Todos vão embora. Trovoada se aproxima. Ventania conta o que viu. Tio Barnabé fala sobre o lobisomem para Dona Benta e Tia Nastácia. Zureia fica confuso ao saber o que aconteceu. Ventania quer acabar com a vida de Itamar. Nastácia prepara um café. Teodorico exige que Itamar se case com Candoca. A filha do coronel beija o homem novamente. Benta fica desconfiada. Saci conta algo para Pedrinho. Os cangaceiros andam pela estrada à cavalo. Saci, Pedrinho, Narizinho e Emília constroem uma armadilha para capturar o lobisomem. Todos ouvem barulhos.


Capítulo 5 - Ventania interrompe o casamento!


Candoca beija Itamar novamente. Benta percebe o plano da mulher. Teodorico quer casar o homem com sua filha. A avó acha que o coronel está tomando uma decisão precipitada. O barulho que a turma ouviu era da Cuca. A bruxa cai na armadilha. A turminha decide ir embora. Cuca grita por socorro e tenta subir. Ventania sente cheiro de emboscada. Trovoada manda Zureia investigar. Cuca fica furiosa dentro do buraco. Zureia anda pela mata e também cai na armadilha. A bruxa fica pasma. Trovoada se preocupa com a demora de seu capanga. Zureia acha que Cuca é uma mulher, pois não consegue ver nada com a escuridão. A turma observa, mas decide voltar para casa. Começa o casamento de Candoca e Itamar. A turma do Sítio chega. Ventania acha que Zureia se perdeu e decide continuar as buscas. Candoca briga com Emília e diz que ela é encalhada. A boneca diz que é casada com Rabicó. A cerimônia reinicia. Visconde interrompe o casamento e diz que é preciso de proclamas. Os cangaceiros andam pela estrada. Cuca canta para Zureia dormir. Os dois se divertem. Os cangaceiros continuam as buscas. Itamar comemora o fim do casamento, mas Teodorico manda continuar. O juiz pergunta se alguém tem algo contra o casamento. Ventania aparece e todos ficam pasmos.


Capítulo 6 - Cuca e Tião Susto se encontram!


Ventania invade o casamento acompanhada pelos cangaceiros. Começa uma grande confusão. A filha de Trovoada briga com Candoca. Emília pega o óculos do rei do cangaço. Itamar aproveita a confusão e foge. Começa uma guerra de tortas na cara. Os cangaceiros decidem ir embora. Itamar anda pela mata. Saci aparece do lado de fora da armadilha para ajudar Cuca e Zureia. Depois de toda a confusão arrumada, Dona Benta vai descansar. A turminha decide procurar Itamar. Enquanto isso, na mata, o homem é preso por Tião Susto, um traidor dos cangaceiros que também é apaixonado por Ventania. Saci tira Cuca e Zureia do buraco. A bruxa coloca o cangaceiro em um saco e vai embora. Tião Susto coloca uma mordaça em Itamar e bate na cabeça do homem. O traidor coloca ele dentro de um saco. A turminha observa e decide seguir o malvado. Candoca briga com o pai. A mulher quer que Teodorico ache o seu amor. Cuca e Tião Susto se encontram na mata.


Capítulo 7 - Ventania invade a casa de Teodorico!


Mazé tenta fazer as unhas de Candoca e fica nervosa com as exigências da mulher. Trovoada e Ventania vão até a casa de Teodorico. A cangaceira acha que Itamar está lá dentro. Candoca ouve os dois batendo palmas e acham que é seu noivo. Teodorico anda pela mata. Candoca joga um balde de água fria em Ventania e Trovoada. Pedrinho acerta uma pedra em uma colmeia de abelhas e Tião Susto e Cuca fogem. Ventania quer se vingar de Candoca. Cuca e Tião Susto vão para o rio fugir das abelhas. A turma pega o saco onde está Itamar. Visconde desamarra o saco. Ventania sobe no cercado da casa. Candoca começa a desparafusar o cercado. Tião Susto pega o saco onde está Zureia acreditando estar Itamar. Itamar sai do saco e diz que não quer voltar para o sítio. Ventania cai do cercado. Mazé se interessa por Trovoada. Teodorico aparece com seus homens e manda todos irem atrás deles. O capitão se perde de sua filha. Cuca volta para sua gruta com coceiras. A bruxa usa seu espelho mágico e descobre que a turma do sítio é a culpada pela atrapalhação de seus planos. A jacaroa quer se vingar. Ventania se preocupa com o pai. Trovoada anda pela mata e não consegue enxergar sem os óculos. Teodorico conta que não conseguiu encontrar Itamar. Candoca pega um vaso e joga no pai, mas acerta em Elias que entra na casa. Ventania foge dos policiais. Mazé faz um curativo na cabeça de Elias. Ventania vence os policiais. Ela invade a casa de Teodorico e, ameaçando todos, pergunta por Itamar.


Capítulo 8 - Ventania sofre por amor!


Ventania pergunta sobre seu noivo. Candoca manda seu pai resolver o problema. Tião Susto anda pela estrada e vê os policiais desmaiados no chão. Itamar diz que não pode contar toda a verdade. Emília conclui que ele esconde algo e exige saber o que é. Benta e Nastácia conversam sobre a filha de Teodorico. Ventania revista a casa de Teodorico atrás de Itamar. Candoca briga com a cangaceira. Mazé, Teodorico e Elias ouvem atrás da porta. Tião Susto observa. Candoca provoca Ventania com o anel de noivado. A cangaceira fica triste e vai embora. Cuca encontra a turma do sítio e Itamar. O homem se assusta. Ventania anda pela estrada triste. Candoca finge que não fez nada para seu pai. Cuca prende a turma do sítio e Itamar. Trovoada anda pela mata. Candoca faz um cheque para Elias comprar os materiais do seu casamento. Tião Susto aparece e diz que está com o noivo dentro do saco, mas ao abrir encontra Zureia. Mazé dá em cima do traidor. Tião Susto rapta Candoca e foge. Cuca tem um plano contra a turma do sítio. Itamar reza para ser solto. Trovoada observa. Zureia mente para Teodorico e diz que é rico. Elias desconfia. Ventania chega no acampamento dos cangaceiros e chora.


Capítulo 9 - Turma e Ventania ouvem os gritos de Cuca e Trovoada!


A turma quer se livrar da Cuca. A bruxa diz que tem um plano, mas Emília diz que ela não tem. Cuca acaba contando que pretende transformar todos em pedra, para depois tornar-se dona do Sítio do Picapau Amarelo. Tião Susto anda pela mata com Candoca no colo. Mazé aparece e se oferece para ir no lugar da filha de Teodorico. O traidor não aceita e continua a andar. Zureia convence Elias e Teodorico que é rico. O cangaceiro conta sobre Tião Susto e se oferece para ajudar a procurar Candoca, pois quer se casar com ela. Ventania chora no acampamento dos cangaceiros. Ela se emociona com uma música de Dominguinhos e conclui que nenhum homem merece as suas lágrimas. Trovoada invade a gruta e pega no rabo da Cuca. Depois o líder dos cangaceiros sobe no lombo da bruxa. A turma consegue se soltar, mas não consegue libertar Itamar. O homem diz para eles irem embora. Ventania anda pela mata á procura de seu pai. Ela ouve barulhos e encontra a turma do sítio. Visconde se assusta com a cangaceira e dá um pulo, ficando enganchado em um galho de árvore. Pedrinho salva o sabugo. Teodorico, Elias, Zureia e os policiais saem para procurar Candoca. Anoitece. Itamar observa a lua cheia e seus olhos mudam de cor. O lobisomem assusta Cuca e Trovoada. O uivo assusta os moradores do sítio. Tião, Candoca e Mazé ficam pasmas com o barulho. A turma e Ventania ficam pasmos com os gritos de Cuca e Trovoada.


Capítulo 10 - Ventania briga com Itamar!


A turma e Ventania se espantam com os gritos de Cuca e Trovoada. O lobisomem tenta derrubar a poção que está dentro do caldeirão. O líder dos cangaceiros foge. Ventania vê e vai atrás com a turma do sítio. Candoca, Mazé e Tião Susto se assustam com o uivo. Ventania não acredita na história do lobisomem. O monstro aparece e rapta a cangaceira. Trovoada grita e não consegue ver nada sem os óculos. Zé Carijó e Tio Barnabé tiram as galinhas do galinheiro para elas não serem atacadas pelo lobisomem. Ventania desmaia nos braços do lobisomem. Ele fica olhando a beleza da mulher. Zé Carijó esconde as galinhas na casa de Barnabé. O velho acha que os uivos são de um lobisomem. Emília diz que acha que sabe quem é o lobisomem, mas não conta. Trovoada fica indignado. A turma decide esperar amanhecer para ir atrás de Ventania. Amanhece. Ventania acorda e fica pasma ao ver Itamar ao seu lado. Candoca acorda e manda Mazé acordar. A filha de Teodorico não gosta da comida que Tião Susto oferece e manda ele arranjar algo para ele comer. Emília começa a mandar em Trovoada. Pedrinho e Narizinho ficam pasmos. Teodorico, Elias, Zureia e alguns homens andam pela mata atras de Candoca. Itamar acorda e se assusta ao ver Ventania. Tia Nastácia não encontra nenhuma galinha no galinheiro. Barnabé explica para Benta que tirou as galinhas para o bicho não comer. A avó fica mais aliviada ao ver as crianças. Ventania briga com Itamar. Ele a beija, mas a cangaceira bate no homem e não entende o que aconteceu.


Capítulo 11 - Teodorico descobre que Zureia não é rico!


Benta agradece Trovoada por ter levado as crianças para casa. O líder dos cangaceiros se despede e está prestes a ir embora, mas Teodorico aparece e manda seus homens prenderem-no. Tião Susto leva frutas para Candoca, mas ela não gosta e briga com o cangaceiro. Itamar e Ventania dançam com uma música de Dominguinhos. O homem se declara para a sua amada e a beija. Ventania exige que ele se vista e se explique para seu pai. Trovoada é encurralado pelos homens. A turma do sítio aparece e protege o homem. Zureia, com medo de ser desmascarado, se esconde dentro de um barril. Quindim, Rabicó e Conselheiro o empurram até a confusão. Ventania e Itamar decidem ir procurar Trovoada pela mata. Candoca briga com Tião Susto e ele, cansado, vai na beira do ribeirão. Mazé vai atrás. O cangaceiro diz que quer o dinheiro de Teodorico para se tornar o líder dos cangaceiros. Itamar e Ventania ouvem. Dona Benta manda todos irem para a varanda para que tudo se esclareça. Teodorico explica que o Zureia lhe disse: é rico e foi capturado pelos cangaceiros. Trovoada desmente, diz que o cangaceiro é de seu bando e que não tem onde cair morto. O coronel fica pasmo.


Capítulo 12 - Emília vê a transformação de Itamar!


Tião Susto leva água para Candoca relaxar os pés. A filha de Teodorico manda ele esquentar a água. Trovoada explica que Zureia é de seu bando. O cangaceiro explica que é rico de saúde. Tião Susto se distrai com um barulho. Ventania briga com o cangaceiro. Itamar desmaia. Teodorico continua brigando com Trovoada e exige que a polícia esteja presente. Ventania acorda Itamar com água fria. Candoca briga com a cangaceira. Emília diz que irá devolver os óculos de trovoada apenas na hora certa. Dona Benta percebe que tudo já está esclarecido. Emília vê Itamar, Ventania, Candoca e Mazé na entrada do sítio. Benta acha que Itamar prometeu casamento para as duas moças ao mesmo tempo. Zureia diz para a turma do sítio que já matou uma onça de 50 arrobas. Visconde percebe a mentira. Nastácia e Mazé disputam pela cozinha. Anoitece. Narizinho decide que Ventania ficará em seu quarto. Trovoada decide dormir na casa de Barnabé para que Itamar fuja. Candoca chega em casa, mas quer voltar para o sítio atrás de Itamar. Ela manda Mazé e Teodorico tomarem banho. Itamar foge da casa de Barnabé. Pedrinho e Visconde esperam a chegada da lua cheia. Ventania flagra Itamar fugindo e o prende no galinheiro, com a ajuda de Emília e Narizinho. A boneca tem um plano. A lua cheia começa a surgir. Pedrinho e Visconde constroem mais uma armadilha para o lobisomem. Emília vê Itamar se transformando em lobisomem.


Capítulo 13 - Ventania desconfia de Emília!


Pedrinho e Visconde amarram Rabicó para fazê-lo de isca para o lobisomem. Eles ouvem um uivo. Trovoada, Barnabé e Zé Carijó querem ir atrás do lobisomem. Na sala, Ventania aprende a brincar com Narizinho. Todos ouvem o uivo e Emília surge, dizendo que é o lobisomem. Ventania vai atrás com a boneca e a menina. Zureia se assusta com o uivo. Emília desiste de procurar o lobisomem e Ventania e Narizinho continuam as buscas. Rabicó grita por socorro. Trovoada, Barnabé e Zé andam pela mata. Ventania, Narizinho e Emília observam. O lobisomem sobe na caçamba do carro de Teodorico. Mazé, Candoca e o coronel saem do carro desesperados. Emília joga pó de mico em Trovoada, Barnabé e Zé achando que o lobisomem estava por perto. Teodorico anda pela mata e procura por sua filha. Candoca anda pela mata e está perdida. Mazé também está perdida. A mulher se assusta ao ouvir o uivo. Tião Susto reúne alguns cangaceiros para fazer algo misterioso. O lobisomem aparece e pega uma espingarda. O monstro destrói e come o objeto. Tião desmaia. Emília pensa em uma maneira de prender o lobisomem. Tio Barnabé explica que eles precisam usar uma cruz ou uma bala de prata e atingir no coração do lobisomem. Rabicó grita por socorro. Pedrinho se preocupa. Amanhece. Dona Benta briga com Visconde, Emília, Narizinho, Pedrinho e Ventania por saírem a noite. O sabugo mostra um pelo do lobisomem e a boneca guarda. Candoca e Teodorico chegam ao Sítio. Itamar acorda no meio da mata. Tião Susto anda pela mata com seus capangas. Eles cercam Itamar. Ventania conversa com Narizinho e Emília e elas encontram o galinheiro arrombado. A menina acredita que o lobisomem pegou Itamar. Emília garante que nada aconteceu e Ventania desconfia que ela saiba de algo.


Capítulo 14 - Saci sabe a cura da maldição!


Emília se recusa a contar o que sabe e percebe que "ele" arrebentou a porta e o cadeado. Ventania tem certeza que o lobisomem pegou Itamar e se sente culpada. A boneca e Narizinho a consolam. Candoca briga com Dona Benta e pede que ela cuide melhor de sua propriedade. A dona do Sítio tenta acalmar a afilhada. Todos ouvem gritos. Tio Barnabé e Zé Carijó tiram Mazé da armadilha. Candoca aparece e pergunta onde ela esteve. A mulher explica tudo e a filha de Teodorico a manda preparar seu banho. Zé cai na armadilha e Barnabé o salva. Ventania chora. Pedrinho, Narizinho e Visconde querem saber o que Emília sabe, mas ela se nega. A menina ameaça colocá-la no banho e a boneca concorda em contar o que sabe, mas em troca quer a armadilha emprestada. Os capangas de Tião Susto amarram Itamar. Zureia observa. O traidor quer entregar o homem para Teodorico e casar com Ventania. Zureia chama a atenção dos cangaceiros e Itamar tenta se soltar. Um capanga pega o cangaceiro por trás. Emília conta para Pedrinho, Narizinho e Visconde que Itamar é o lobisomem. Tia Nastácia empresta um vestido para Candoca, mas ela não gosta. Ventania conta para Dona Benta que seu noivo foi devorado pelo lobisomem. Candoca ouve e desmaia. Emília joga água fria na filha de Teodorico e ela acorda. Benta briga com a boneca. Candoca e Ventania choram juntos por Itamar. Trovoada não acredita que Itamar foi devorado pelo lobisomem. Candoca quer fazer uma festa de velório para arranjar um pretendente. Trovoada fala com Barnabé sobre Pedrinho. O menino aparece. Emília chama Saci para conversar. Trovoada quer que Pedrinho lhe ajude a caçar o lobisomem. Saci fala para Emília e Narizinho que o lobisomem é a pior fera que existe. O diabinho diz que não tem medo, mas Pedrinho o assusta. Zureia também acaba amarrado. Pedrinho conta que Itamar é o lobisomem. Saci diz que para desencantar o lobisomem, é preciso feri-lo. Emília pergunta qual é a cura da maldição.


Capítulo 15 - Itamar começa a se transformar em lobisomem!


 Saci fala com a turma do sítio sobre a cura da maldição do lobisomem. Os traidores do grupo de Trovoada andam pela estrada. Zureia começa a falar da "dinheirama" e Itamar percebe o plano do cangaceiro. Tião Susto quer saber do que ele está falando. Elias devolve o dinheiro da festa de casamento para Teodorico. Candoca manda o vendedor guardar para a festa de velório. Ventania chora por Itamar e quer pegar o lobisomem. Mazé e Tia Nastácia brigam na cozinha. A mãe de Candoca diz que tem um pretendente que se chama Tião. Tião Susto enterra Zureia e Itamar, deixando apenas com a cabeça de fora. O cangaceiro fala que sabe de um lugar onde a dona é muito rica. O traidor quer que ele o leve até esse lugar. Depois, Zureia leva os traidores do grupo de Trovoada até o lado de fora da gruta da Cuca. Itamar diz que ela esconde o dinheiro no caldeirão. Ventania decide caçar o lobisomem. Emília pensa em um plano para impedir que isto aconteça. Tião Susto entra na gruta e se prepara para levar o caldeirão para fora. Cuca chega do lado de fora da gruta e sua comida acaba fugindo. Zureia e Itamar andam pela mata e acabam caindo. Cuca encontra penetras em sua gruta. Itamar e Zureia se perdem na mata. Os capangas e Tião Susto ficam paralisados ao ver a Cuca. Emília convence Ventania a abrir a barriga do lobisomem e tirar Itamar. Cuca corre atrás dos traidores para virá-los como jantar. Pedrinho leva Ventania até a armadilha. Anoitece. Itamar se preocupa ao ver que já está anoitecendo. Candoca e Ventania brigam. Itamar e Zureia andam pela mata amarrados. A lua cheia aparece. O homem começa a se transformar em lobisomem.


Capítulo 16 - O lobisomem pega Zureia!


Itamar se transforma em lobisomem. Zureia acha que o homem está se sentindo mal, pois não consegue vê-lo. A corda arrebenta. O cangaceiro vê o lobisomem e foge. Tião Susto e seus capangas fogem da gruta da Cuca e ouvem um uivo. Nastácia separa a briga de Ventania e Candoca. A cozinheira, a cangaceira, a dondoca, Benta, as crianças, Teodorico e Mazé ouvem o uivo. Zureia anda pela mata. No quintal, Barnabé, Pedrinho e Trovoada montam guarda e esperam pelo lobisomem. Ventania, Emília e Narizinho observam em cima de uma árvore. Zureia e Tião Susto aparecem e se juntam para montar guarda. Zé Carijó se prontifica a cuidar de Dona Benta, Candoca e Teodorico dentro da casa. O caipira ouve mais um uivo e fica com medo. Candoca se interessa por Zé e dá em cima dele. Teodorico diz que ele deve ser bom para casar. Emília desce da árvore. Ventania tenta ir atrás, mas Narizinho não deixa. O lobisomem aparece. Trovoada se prepara para atirar, mas o tiro sai pela culatra e vai parar no olho do líder. Todos voltam para a casa de Barnabé. Emília diz para Pedrinho e Narizinho que logo irá tirar Itamar da barriga do lobisomem. Candoca ouve e começa uma briga, pois quer que um veterinário bem pago por seu pai salve o seu noivo. Ventania dá uma lição na dondoca. Pedrinho manda as duas pararem. Tião Susto prende Zureia. O cangaceiro tenta enganar o traidor novamente, mas não consegue. O lobisomem aparece. Tião foge. O monstro pega Zureia nos braços e o leva para longe.


Capítulo 17 - Emília, Pedrinho e Itamar descobrem sobre a invasão!


 Amanhece. Tião Susto encontra seus capangas na mata. Zé Carijó avisa Pedrinho que alguma coisa caiu na armadilha. Os dois comemoram. Tião Susto decide invadir o Sítio do Picapau Amarelo. Emília, Pedrinho e Zé Carijó vão até a armadilha. Tião Susto arma um plano para a invasão e divide em grupos. Tio Barnabé e Zé Carijó tiram Zureia da armadilha. O grupo de Berilo entra no Sítio. O grupo de Tião Susto sobe no telhado. Mazé e Tia Nastácia brigam na cozinha. Emília percebe que tem mais alguém na armadilha. Barnabé e Zé carijó tiram Itamar lá de dentro. Mazé inventa para Nastácia que está noiva. O telhado desaba e Tião Susto e seu capanga caem na cozinha. Benta e Teodorico ouvem o barulho. Mazé percebe que seu noivo caiu do telhado. Candoca fica furiosa com o barulho. Zureia inventa um monte de coisas e diz que está confuso. Barnabé leva Itamar para a sua casa. Ventania e Trovoada ouvem os barulhos vindos da cozinha. Narizinho e Visconde vão junto ver o que acontece. Nastácia dá vassouradas em Tião Susto e seu capanga. Teodorico manda que a polícia seja chamada. Ventania invade a cozinha. Trovoada pega Visconde pensando ser Tião Susto. O traidor pega Narizinho como refém. Emília diz para Itamar que sabe que ele é o lobisomem. Os cangaceiros prendem todos que estão na casa. Tião Susto toma posse como líder dos cangaceiros. Ventania quer se vingar do novo capitão. Itamar fala com Pedrinho e Emília sobre a maldição e diz que foge de sua amada para evitar que ela carregue a sua sina. Zé, Barnabé e Zureia aparecem e dizem que os cangaceiros invadiram a casa.


Capítulo 18 - Candoca e Ventania brigam por Itamar!


Tião Susto e seu bando estão dentro da casa e mantém várias pessoas amarradas. Na cozinha, Tia Nastácia é obrigada a cozinhar para os cangaceiros. Emília, Pedrinho, Itamar, Zé Carijó, Tio Barnabé e Zureia pensam em uma maneira de libertas os prisioneiros. A boneca tem uma ideia e, com o Faz-de-Conta, faz o dia virar noite de lua cheia. Itamar se transforma em lobisomem e arromba a porta da casa. Os cangaceiros fogem. O lobisomem pega Ventania e vai embora. Os prisioneiros são libertados. Emília usa o Faz-de-Conta novamente e o dia vira noite. Na mata, Ventania acorda ao lado de Itamar. O homem diz que a salvou do lobisomem e a beija. Itamar e Ventania voltam para o Sítio do Picapau Amarelo. Trovoada vê o genro e acredita que é uma assombração, pois todos acreditavam que ele estava morto. O líder dos cangaceiros lembra que estava perseguindo Itamar e corre atrás dele. Candoca ouve e vai para o terraço beijar seu noivo. Ventania fica furiosa e briga com a filha de Teodorico. A turma do Sítio se mete na confusão. Dona Benta aparece e manda todos pararem com a confusão.


Capítulo 19 - Ventania descobre que Itamar virou pedra!


Emília, Narizinho, Visconde e Pedrinho vão para o quarto, mas decidem ouvir o que está acontecendo. Na sala, Dona Benta manda Itamar se decidir com quem quer se casar. Ventania e Candoca brigam novamente. Teodorico e Mazé estão na cozinha conversando com Nastácia. Trovoada manda os dois ficarem quietos, pois quer ouvir o que está acontecendo. Dona Benta entra na cozinha e percebe que o líder dos cangaceiros estava ouvindo atrás da porta. Itamar diz a Ventania que não pode contar a verdade. Emília se mete na briga. Candoca briga com a boneca. Mazé, Teodorico e Trovoada tentam ouvir atrás da porta. Zureia conclui que Itamar é o lobisomem e fica com medo. Visconde manda ele ficar quieto e percebe que um eclipse inesperado está acontecendo. Candoca briga com Emília. A mulher manda ele se decidir. Visconde aparece e avisa sobre o eclipse. Itamar se transforma no lobisomem. Candoca não quer mais se casar com o homem. Emília pega uma linguiça e faz ele ficar como um cachorro. Ventania olha para o lobisomem, diz que ninguém é perfeito e o beija. Amanhece. Emília devolve o óculos de Trovoada. Já está tudo pronto para o casamento de Itamar e Ventania. Narizinho observa a festa. Ventania conversa com Trovoada e se preocupa com a demora de seu noivo. Emília, Pedrinho e Zé Carijó andam pela mata atrás do noivo. No ribeirão, Iara se diverte com a água. Itamar e Zureia bebem a água do ribeirão e vêem a Iara. A Rainha das Águas transforma os dois em pedra. Emília, Pedrinho e Zé chegam. A boneca manda os dois fecharem os olhos. Iara entra no riacho. Emília vê Itamar e Zureia transformados em pedra. Depois, a turma conta tudo para Ventania. A cangaceira fica triste e joga seu véu no chão. Zé Carijó pega o véu e fica preocupado.


Capítulo 20 - Será que Zureia e Itamar serão salvos?


Ventania vê Itamar e Zureia transformados em estátuas. A cangaceira quer fazer algo para desfazer o encanto. Depois, Ventania conta tudo para Benta, Nastácia e Trovoada. Ela quer se vingar de Iara. O líder dos cangaceiros decide levar as estátuas para o acampamento. Pedrinho grita pelo Saci. No acampamento, Ventania manda alguns cangaceiros colocarem Itamar dentro da tenda. Tião Susto e seu bando observam. Ventania percebe que o milho piruá e que um ovo está gorado. Saci ri e ouve o grito de Pedrinho. Ele vai para o Sítio. Tião Susto anda pela mata e tem uma ideia. Saci decide que não vai incomodar a Iara. Emília diz que ele está com medo e ele decide levar todos para o ribeirão. Iara percebe que tem alguém por perto e tenta fugir, mas pisa em um espinho. Emília pega um alicate em sua canastrinha e se prepara para tirar o espinho, mas quer que ela desencante duas pessoas. Cuca encontra o bando de Tião Susto do lado de fora da gruta e os prendem. O traidor fala de um plano contra o Sítio do Picapau Amarelo. Pedrinho e Narizinho cuidam para não olhar para a Iara. Emília conversa com a Rainha das Águas como velhas amigas. Tião Susto propõe um trato a Cuca: ela fica com o Sítio e ele fica com Ventania. No acampamento, Ventania se preocupa com seu noivo. Iara dá um fio de seu cabelo para o desencantamento. A rainha das águas ensina como desencantar as estátuas. Cuca tira uma maçã de seu caldeirão. Emília mostra o fio para Pedrinho, Narizinho e Saci. Tião come a maçã e cai desmaiado. Trovoada e Ventania observam as estátuas. A turma chega no redemoinho do Saci. A cangaceira fica com medo. Pedrinho explica que ele é amigo. Depois, os cangaceiros trazem uma caldeira com água quente. Emília joga o fio de cabelo da Iara. A água começa a borbulhar. Todos ficam pasmos.


Capítulo 21 - Mais uma maldade da Cuca!


Ventania ordena que alguns cangaceiros joguem a água nas estátuas. Cuca explica que quem morde a maçã dorme por cem anos. Os cangaceiros querem saber como desfazer o encanto. A bruxa diz que um deles terá que beijá-lo para que Tião acorde. Os cangaceiros jogam a água em Itamar e Zureia e eles voltam ao normal. Berilo sugere que Cuca beije Tião Susto e ela fica pensativa. Zureia fica bravo por terem jogado água nele. Ventania briga com Itamar por olhar para Iara. Cuca ameaça os cangaceiros se eles contarem para alguém que ela vai beijar Tião. Os cangaceiros prometem. A bruxa beija o cangaceiro e ele acorda, sem entender nada. Emília conta para Ventania e Narizinho que prometeu um noivo para Iara. Anoitece. Zureia mostra sua mula para Pedrinho e Visconde. O sabugo explica que uma mula não pode ter filhotes e o cangaceiro fica confuso. Cuca entrega a maçã para Tião e se esconde próximo ao acampamento. Emília, Narizinho e Ventania brigam em uma tenda no acampamento. A boneca ouve a risada da bruxa. Tião manda Cuca ficar quieta. Emília procura pela bruxa, mas ela foge com os cangaceiros. Ventania vê que a mata está pisada. Na mata, Tião manda seu bando procurar por Ventania. Cuca se transforma em Narizinho para dar a maçã para Ventania. Emília pede para Trovoada reunir os cangaceiros para escolher alguém para ser namorado de Iara. O líder dos cangaceiros nega. Amanhece. Berilo chama Cuca de jacaroa casquenta e a bruxa faz ele ficar sem voz. Ventania está no ribeirão. Cuca transformada em Narizinho aparece e se junta à menina. A bruxa oferece a maçã e a cangaceira estranha a voz dela. Dois cangaceiros do grupo de Tião encontram Rabicó na mata. Emília e Visconde vêem Narizinho no ribeirão com Ventania e estranham, pois a verdadeira ficou no acampamento. Ventania morde a maçã e cai desmaiada. Cuca ri.


Capítulo 22 - Trovoada não permite que Itamar beije Ventania!


Cuca, transformada em Narizinho, ri. Emília e Visconde se aproximam. A bruxa volta ao normal e vai embora. A boneca guarda a maçã envenenada. Depois, Ventania está dormindo profundamente no acampamento. Trovoada sofre ao ver a sua filha. Emília fala sobre a maçã. Tião se preocupa com a demora da sócia. Cuca aparece e diz que Ventania acordará apenas quando o traidor a beijar. Itamar chora ao ver Ventania dormindo. Emília tem uma ideia e sugere que ele dê um beijo para que ela acorde. Os dois cangaceiros preparam a fogueira para assar Rabicó. Casca e Cascadura aparecem e o porco pede que eles avisem Emília. Trovoada não permite que Itamar beije Ventania e diz que para beijar, é preciso casar. Pedrinho diz que ninguém pode beijar as mulheres de família. Trovoada concorda. Os besouros contam para Emília sobre o rapto do Rabicó. A turma e Itamar andam pela mata procurando pelo marquês. Tião Susto, Feioso e Berilo encontram os cangaceiros com Rabicó. Dona Benta pede que Zé Carijó vá atrás das crianças. Tião prende os cangaceiros por não terem convidado-o para o banquete. A turma vê. Pedrinho joga uma pedra em uma colmeia, que cai nas mãos de Itamar. O homem joga a colmeia nos cangaceiros e eles fogem. Rabicó se solta e foge com a turma. Tião e Berilo vão ao ribeirão fugir dos marimbondos. Iara fica brava. Zé Carijó procura pela turma na estrada e acaba pisando em uma flor. Uma caminhonete chega e passa por uma poça de lama e molha o caipira. Emília manda Itamar beijar Ventania antes que Trovoada chegue, mas não dá tempo. A boneca exige que o homem beije a sua amada, mas o líder dos cangaceiros ainda não permite.


Capítulo 23 - Iara cobra um noivo de Emília!


Emília exige que Itamar beije Ventania, mas Trovoada não permite. Iara não gosta de Tião Susto e Berilo em seu riacho e diz que vai transformá-los em estátuas. Teodorico percebe que o pneu da caminhonete furou. Candoca briga com o pai. Zé Carijó aparece e o coronel pede que ele encha o pneu. Pedrinho sugere que eles façam uma votação, mas Trovoada não gosta. O líder dos cangaceiros pega sua espada. Iara enterra Tião e Berilo, deixando apenas a cabeça de fora. Cuca anda pela mata e encontra os cangaceiros que prenderam Rabicó. Candoca briga com Zé Carijó. Mazé dá em cima de Teodorico. O caipira pede para comer uma coxinha. Cuca observa. Itamar beija Ventania na testa e nada acontece. Todos ficam preocupados. Pedrinho pede para tentar, o homem não gosta. Visconde diz que eles precisam encontrar o antídoto. Cuca desamarra os cangaceiros para que eles a ajudem, mas eles fogem. A bruxa fica brava e chama a atenção. Tião Susto vê seus capangas fugindo. Cuca prende Candoca, Mazé, Teodorico e Zé Carijó. A dondoca quer fazer uma bolsa com o couro da jacaroa. Os fugitivos desenterram Tião e Berilo. Visconde examina a maçã envenenada. Emília decide pedir a ajuda de alguém que entenda de feitiçaria e tem uma ideia. Cuca prende os prisioneiros na gruta. A bruxa quer comer Candoca primeiro e sai para pegar um ingrediente. Candoca pede que Zé a salve e propõe que eles se casem. A turma vai para o ribeirão falar com a Iara. Pedrinho e Narizinho usam óculos solares para poderem olhar para ela. Iara cobra um noivo de Emília.


Capítulo 24 - Tião Susto quer beijar Ventania!


Emília tira um soldadinho de chumbo da sua canastra. Iara fica esperançosa. Um mal-entendido faz Zé Carijó ser obrigado a se casar com Candoca. Os cangaceiros reclamam do chulé de Tião. O traidor acorda e percebe que sua botina sumiu. Saci se assusta com o chulé da botina. Zé Carijó vê um casal de bicho carpinteiro e pede que eles desamarrem a corda. Emília dá o soldadinho de chumbo para Iara como seu noivo. A Mãe das Águas diz que eles podem confiar nela. Trovoada e Itamar choram diante do corpo de Ventania. Os traidores observam. Zé Carijó se solta liberta Candoca, Mazé e Teodorico. Cuca aparece. Emília pede que Iara a ajude a desfazer o feitiço da Cuca e ela aceita. Cuca corre atrás de seus prisioneiros. Candoca pega a varinha de condão da bruxa. Os cangaceiros fogem do Saci e vão parar no acampamento. Trovoada pega Tião Susto e o coloca contra a parede, mas ele consegue fugir. Tião e Berilo pegam Ventania e correm. Trovoada prende três traidores. Cuca tenta recuperar a sua varinha. Candoca faz um feitiço e Mazé fica chocada. A filha de Teodorico usa a varinha novamente e joga um feitiço na Cuca. Itamar e Trovoada querem se vingar de Tião Susto. Iara se arruma para ir desencantar Ventania. Cuca acaba se apaixonando por Zé Carijó e pede ele em namoro. Candoca fica brava e briga com Mazé. Trovoada e seus cangaceiros saem pela mata atrás de Tião. Na mata, Tião Susto se prepara para beijar Ventania. Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde e Iara chegam, vêem e ficam pasmos.


Capítulo 25 - Quem Emília acertará?


Pedrinho joga uma pedra em Tião e ele não consegue beijar Ventania. O traidor corre atrás da turma com seu bando. Iara fica confusa. Candoca e Cuca brigam por Zé Carijó. O caipira sofre e grita por socorro. Trovoada ouve o grito e segue o som. Zé encontra os cangaceiros. Cuca aparece. Iara manda Tião e seu bando pararem de perseguir seus amigos. Candoca tenta recuperar seu amado. Iara não sabe o que fazer com os cangaceiros. Tião tem uma ideia ao ver o noivo. Teodorico e Mazé se perdem na mata. O coronel se assusta com o barulho de uma arara. Tião pega o noivo de Iara e ameça cortar a cabeça do soldadinho de chumbo. Todos ficam pasmos. Emília derruba o traidor. Itamar decide ir atrás de Ventania. Trovoada tenta salvar Zé Carijó de Candoca e Cuca. Enquanto Emília e Tião brigam, Iara tenta recuperar seu noivo, mas não consegue. Itamar vê e ataca com a ajuda de um cangaceiro do grupo de Trovoada. Tião pega o noivo de Iara e foge. Candoca culpa Cuca pelo sumiço de Zé. O caipira está escondido atrás de uma árvore. A turma prende os cangaceiros. Iara e Itamar choram pelos seus respectivos noivos. Trovoada encontra Zé na mata e o caipira o ajuda a procurar Ventania. Iara se preocupa com seu noivo. Tião anda pela mata com o soldadinho na mão. Candoca e Cuca voltam para a gruta e, após brigarem, vêem Zé na bola de cristal. Trovoada e Zé Carijó atacam Tião Susto. O Soldadinho de chumbo cai no ribeirão. O líder dos cangaceiros prende o traidor. Emília ouve um barulho e sobe em uma jaqueira com Pedrinho e Visconde. Trovoada, Zé e Tião se aproximam. A boneca se prepara para jogar uma jaca.


Capítulo 26 - O casamento de Itamar e Ventania!


Emília erra e acerta a jaca em Trovoada. O líder dos cangaceiros desmaia. Tião Susto briga com Zé Carijó e foge. O caipira levanta o pai de Ventania. Candoca e Cuca vêem Zé pela bola de cristal. A filha de Teodorico pega a bola nas mãos. Tião desamarra seus capangas. Iara e Itamar choram e não percebem. Narizinho consola os dois. Um peixe come o soldadinho de chumbo. Cuca corre atrás de Candoca. A bruxa percebe que Zé está machucado e vai atrás dele, acompanhada por Candoca. Tião e seu bando armam um plano para capturar Iara. A turma, Zé e Trovoada encontram Candoca e Cuca na mata. A bruxa e a filha de Teodorico vêem o caipira e tentam agarrá-lo. Emília estranha. Narizinho vê Tião e seu bando se aproximando e avisa Iara. Ela entra nas águas. O traidor joga uma rede no riacho e captura a Mãe das Águas. Candoca e Cuca tentam agradar Zé Carijó. As duas brigam e o caipira pede ajuda para a turminha. Emília manda o caipira se comportar, pois a bruxa pode ajudar a acordar Ventania. Tião venda os olhos de Iara para que ela não o transforme em pedra. Zé tenta fugir, mas Trovoada o obriga a casar com Cuca. Anoitece. Itamar, Narizinho e Iara estão amarrados na beira do ribeirão. Tião se prepara para beijar Ventania. Trovoada chega e não deixa. Itamar se transforma em lobisomem. Candoca desmaia. Emília desvenda Iara. Ela transforma os cangaceiros traidores em pedra. Por amor, Cuca faz Ventania acordar. A filha de Trovoada acorda e beija Itamar, transformado em lobisomem. Essa é a cura da maldição. Amanhece. Candoca e Mazé vão embora da casa de Teodorico. Nastácia prepara um peixe para a festa do casamento e encontra o soldadinho de chumbo dentro. Emília o leva até Iara. Depois, Trovoada leva Ventania até o altar. Iara namora seu soldadinho. Itamar e Ventania se casam. Com sua magia, Iara faz seu soldadinho ficar grande e deseja um Feliz Natal para todos. Os cangaceiros vão embora do Sítio. Itamar e Ventania se beijam.


Capítulo 1 - Iara briga com Saci!


Dona Benta está na varanda e se prepara para contar mais uma história. Emília vê uma estrela cadente no céu e ela cai perto do Sítio. A estrela cadente, na verdade, é Tupã, que veio à Terra pedir a ajuda do Saci. Emília fica interessada na estrela cadente. Tupã diz para Saci que vai ficar alguns dias fora e pede que ele cuide de sua pedra mágica. O perneta concorda e Tupã vai embora. Emília estranha ao ver a estrela subindo pelo céu. Amanhece. As crianças vão até a casa de Tio Barnabé. O velho conta que Tupã tem uma pedra mágica, chamada Muiraquitã, que realiza os desejos de quem a possui. Saci esconde o Muiraquitã em sua carapuça. Cuca chega e vê ele escondendo algo. A bruxa volta para a sua gruta e encontra Cabeça de Cuia, Pé de Garrafa e Barba Ruiva, os monstros da mitologia indígena. Os monstros dizem que Tupã viajou e que deixou o Muiraquitã com alguém. Cuca diz que não sabe com quem ele deixou e os expulsa. Tio Barnabé conta a história dos monstros que querem pegar a pedra mágica para as crianças. O velho desconfia que Tupã deixou a pedra com alguém. Saci pede para o beija-flor guardar a pedra, mas ele nega. O diabinho pede para Iara guardar a pedra, mas ela diz que não porque Tupã confiou nele. Emília vigia tudo com o binóculos de Dona Benta. A boneca vê a Cuca pedindo a pedra para o Saci. Ele foge com o redemoinho. Os monstros aparecem e a bruxa decide ajudá-los. Saci chega na casa de Tio Barnabé e pede para ele guardar a pedra. Depois, o velho vai até a cozinha e pede um café para Nastácia. Emília diz para Narizinho que Saci estava na casa de Barnabé. Barnabé aproveita a distração de Nastácia e esconde a pedra dentro da massa de panetone. Saci conta para Iara que Barnabé está com a pedra. A Rainha das Águas fica furiosa, pois Tupã confiou a missão nele.


Capítulo 2 - Cuca e Barba Ruiva vão ao Sítio disfarçados!


Iara convence Saci a tentar recuperar a pedra mágica. Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa mandam Barba Ruiva comprar roupas para ficar parecido com gente. O barbudo entra na venda e compra as roupas, mas dá de cara com uma mulher e tenta beijá-la. A mulher dá um tapa na cara dele e o monstro sai sem pagar pela roupa. Cuca não confia em Barba Ruiva e decide ir com ele para o Sítio. A bruxa se transforma em Angélica e encolhe o seu rabo. Emília pergunta para Tia Nastácia se o muiraquitã está na cozinha. A cozinheira nega. Tio Barnabé conta para o Saci onde escondeu a pedra e Emília ouve, escondida. Rabicó aproveita a distração de Nastácia e rouba um panetone. O leitão foge e Nastácia vai atrás. Saci e Tio Barnabé entram e desmancham os panetones procurando a pedra. Emília vigia a entrada da cozinha. Cuca e Barba Ruiva chegam ao Sítio disfarçados. Dona Benta e Tia Nastácia recebem as visitas. Emília chega e puxa a barba do monstro. A avó manda a boneca ir para o quarto e pedir desculpas. Angélica diz que não se importa com o mal-comportamento e acaba falando com a voz rouca da Cuca e disfarça. Tia Nastácia encontra Saci e Tio Barnabé revirando os panetones e os expulsa da cozinha. No quarto, a turma desconfia que Angélica seja a Cuca. Barba Ruiva aparece na cozinha e beija Tia Nastácia. A cozinheira sai correndo para a sala. O monstro tenta beijar Dona Benta também. Rabicó morde algo duro no panetone e cospe no chão da varanda. Cuca e Barba Ruiva voltam para a gruta. Tia Nastácia encontra o muiraquitã na varanda e faz dele um pingente. A turma acha que a pedra caiu na cozinha. Emília manda o Saci fazer um redemoinho no meio da cozinha. Tia Nastácia se prepara para fazer novos panetones. A turma chega. Saci faz um redemoinho e leva tudo para os ares. Dona Benta chega e manda todos pararem com a confusão. Um saco de farinha cai em sua cabeça, deixando-a nervosa.


Capítulo 3 - Os bigodes de Pedrinho causam confusão!


Dona Benta fica decepcionada com o comportamento das crianças. A avó manda todos se retirarem. Tia Nastácia fica triste por ter que arrumar a bagunça e deseja ser famosa. A pedra realiza o desejo. A cozinheira sente algo estranho. Um carro da TV Globo de Produções para na entrada do Sítio. A repórter Penélope pergunta para Dona Benta onde está a Tia Nastácia. A avó leva a repórter até a cozinha. Ela convida Nastácia para ser famosa na televisão. Depois, todos se despedem da cozinheira. Nastácia e Penélope vão embora. Dona Benta decide que vai cozinhar junto com Narizinho. Zé Carijó se oferece para cozinhar. Narizinho, Pedrinho e Visconde sofrem com saudades de Nastácia. Emília diz que quer saber do muiraquitã. Iara manda Saci ficar de olho em quem tiver os desejos realizados. A turma percebe que tem pedra no feijão e pimenta na carne. Zé Carijó come quase toda a comida da casa. No dia seguinte, Penélope avisa Tia Nastácia que ela vai aparecer no programa da Ana Maria Braga. Todos vêem a cozinheira no Mais Você. Nastácia mostra a sua receita de bolinhos de chuva. Depois que o programa acaba, Cuca e Barba Ruiva vão ao Sítio pedir desculpas para Dona Benta. Zé Carijó chega e serve café com sal para as visitas. Nastácia fica com saudades das crianças e pergunta quando vai voltar para o Sítio. Penélope diz que nunca mais ela vai voltar para o Sítio e a cozinheira decide voltar para o lugar que tanto adora. A pedra realiza o desejo. Nastácia volta para o Sítio. Todos recebem a cozinheira com alegria. Emília desconfia. Pedrinho diz para Nastácia que estava com saudades dela. A cozinheira dá a correntinha com a pedra para o menino. O neto de Dona Benta deseja ter um bigode. Todos ouvem Nastácia gritando e percebem que Pedrinho está com bigode. Emília puxa o bigode e percebe que não é falso. O menino fica furioso e corre atrás dela. Cuca e Barba Ruiva aparecem. O monstro manda a sua aliada esconder o rabo, pois está aparecendo. A bruxa obedece e percebe que o muiraquitã está por perto.


Capítulo 4 - Zé Carijó em perigo!


Pedrinho dá ordens na casa e exige ser chamado de senhor. Todos do Sítio ficam pasmos. Depois, Dona Benta leva o neto até a venda do Elias para comprar um terno e uma gravata. Teodorico fica pasmo ao vê-lo com bigodes. Na caverna, Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa acham que Cuca e Barba Ruiva irão lhes passar a perna e decidem ir ao Sítio. Pedrinho percebe que o vestido de Narizinho está curto e manda ela aumentar a barra. A menina sai com Emília, furiosa. Cuca, disfarçada, pede para se casar com Pedrinho. O menino fica pensativo. Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa observam Cuca e Barba Ruiva. A bruxa promete descobrir onde está a pedra. Pedrinho decide noivar. Dona Benta fica inconformada. Nastácia prepara um bolo para o noivado. Emília e Narizinho perguntam se algo de estranho aconteceu antes de Pedrinho ganhar bigodes. Pedrinho expulsa Rabicó, Quindim e Conselheiro do noivado. Cuca, disfarçada, pede um anel de noivado. Nastácia conta que deu uma pedrinha verde para Pedrinho. Emília e Narizinho percebem que é o muiraquitã. Pedrinho mostra a pedra mágica. Cuca pega a pedra, mas Pedrinho a beija e ela volta à forma normal. Todos tentam pegar a pedra. Nastácia joga o bolo na cara da bruxa. Zé Carijó consegue pegar a pedra e foge. Os monstros vêem e correm atrás dele. O caipira deseja ter asas. Pedrinho pede desculpas a todos. Teodorico fica inconformado e vai embora. Zé Carijó cansa de voar e deseja voltar ao normal. O caipira começa a cair.


Capítulo 5 - O plano da Emília!



Saci diz que precisa encontrar o muiraquitã. Todos ouvem os gritos de Zé Carijó. O caipira cai no galinheiro. Ele conversa com a sua galinha Carijó e esconde a pedra mágica embaixo dela. Zé sai do galinheiro e encontra a turminha. Saci pergunta sobre o muiraquitã, mas o caipira não conta, pois acha que a pedra pode servir para o mal. Cabeça de Cuia, Barba Ruiva e Pé de Garrafa planejam pegar a pedra quando Zé estiver sozinho. Zé Carijó vai tirar leite da Vaca Mocha. Os monstros aparecem e perguntam sobre a pedra. O caipira não conta e é levado pelos monstros. A galinha Carijó deseja ser um pavão. A pedra brilha e realiza o desejo. Visconde avisa a turma que quem estiver com os desejos realizados está com a pedra. A turma sai para procurar a pedra e encontra Dona Benta na sala. A avó sente dores de reumatismo. Narizinho fica preocupada. Os monstros ameaçam jogar Zé Carijó na água se ele não contar onde está a pedra. Barba Ruiva diz que se ele se afogar, não contará sobre a pedra. Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa fazem cócegas no caipira. Narizinho vai até o galinheiro e encontra um pavão. A menina encontra o muiraquitã no ninho do pavão. O pavão volta a ser a galinha Carijó. Saci, Pedrinho e Emília perguntam aos moradores do Sítio se alguém viu a pedra. Zé Carijó vai até o galinheiro e não encontra a pedra mágica. A galinha conta que Narizinho pegou a pedra. Os monstros ouvem e decidem pegar a menina do nariz arrebitado. Narizinho vai até a sala e abraça a avó. A menina deseja que Dona Benta volte a ser jovem, para não ter mais dores. A pedra realiza o desejo. Os monstros amarram Zé Carijó em uma árvore. A turma volta para a sala e encontra Dona Benta jovem. Os monstros querem entrar na casa ao anoitecer. Dona Benta diz para sua neta que não quer ficar jovem. Cuca desconfia que os monstros querem traí-la. Saci encontra Zé Carijó amarrado e o salva. O caipira fala sobre a invasão. Dona Benta pega a pedra e deseja voltar ao normal. A avó abraça Narizinho. Emília pega a pedra. Anoitece. Os monstros aguardam para atacar o Sítio. Emília manda Visconde fabricar piche. A boneca manda Narizinho pegar um vestido velho de Tia Nastácia. Depois, Emília prepara uma boneca de piche e coloca na varanda. Todos entram na casa. Visconde apaga a luz. Os monstros aparecem na varanda.


Capítulo 6 - Os monstros invadem o Reino das Águas Claras!


Barba Ruiva sente vontade de beijar e fica grudado na boneca de piche. Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa vão ajudar e também ficam presos. Emília vê e comemora. A boneca sai com Pedrinho, Narizinho e Visconde para esconder o muiraquitã. Cuca manda o seu morcego espião descobrir onde as crianças estão indo. A bruxa não aceita libertar os monstros, mas propõe um negócio. Saci leva Zé Carijó para a mata e os dois encontram a turminha. O diabinho de uma perna só pede a pedra, mas Emília não aceita. A boneca usa o muiraquitã e some. O morcego vê. Cuca diz que só libertará os monstros se ficar cem anos com a pedra. Os monstros concordam. A bruxa pega uma tesoura e os liberta. Amanhece. A turma procura por Emília pela mata. Narizinho diz que sabe onde está a boneca. Emília vai até o ribeirão e encontra Iara. A boneca pede para a Rainha das Águas não contar para ninguém que ela esteve ali. Emília pula na água e chega no Reino das Águas Claras. A boneca pede que o Príncipe Escamado guarde o muiraquitã. Dona Benta conta para Tia Nastácia que as crianças sumiram durante a noite. Cuca espera pelo seu morcego espião. A turma vai até o ribeirão. Saci pergunta se Iara viu Emília passar pelo ribeirão. A mãe das águas acaba contando. Escamado esconde a pedra mágica dentro de uma concha. Pedrinho, Narizinho e Zé Carijó entram na água. O morcego vê. Dona Aranha leva Emília para sua sala de costura, pois fará um vestido novo para ela. O morcego conta para a Cuca onde está a pedra. A turma encontra Emília no reino. Os monstros amarram Saci e Visconde. Iara entra nas águas. Príncipe Escamado pega a pedra e devolve para Emília. O rei diz que já sabia que aquilo é o muiraquitã. Emília fica brava e deseja que Zé Carijó vire um caramujo. Narizinho briga com a boneca. Doutor Caramujo aparece e avisa que o Reino está sendo atacado. Todos se preocupam.


Capítulo 7 - Adeus ao Muiraquitã!


Cuca e os monstros invadem o Reino das Águas Claras. Visconde e Saci foram amarrados pelos malvados e Iara aparece para socorrer. Cabeça de Cuia prende o Príncipe Escamado em uma rede. Barba Ruiva pega Narizinho. Pé de Garrafa prende Pedrinho. Cuca pede para Emília devolver a pedra, senão os amigos irão sofrer. A boneca deseja que Zé Carijó volte ao normal e que Cuca se transforme em uma princesa do bem. A Bruxa se transforma em uma princesa, mas do mal. Zé pega Emília e foge. Saci e Visconde ficam pasmos com o que aconteceu no Reino das Águas Claras. Cuca e os monstros voltam para a gruta com os prisioneiros, a bruxa deseja que Cabeça de Cuia fique com cara de sapo, Pé de Garrafa para não falar e Barba Ruiva para ficar com a barba loira. Emília, Visconde, Zé e Saci aparecem fora da gruta e gritam. A Bruxa aparece e deseja que o o céu fique escuro. Cuca volta para a gruta e desfaz tudo. Dona Benta e Nastácia estranham as mudanças no céu. Emília tem um plano para salvar todos e pegar o muiraquitã. Zé entra na caverna e leva uma caixa para Cuca, o caipira beija a malvadona e pega a pedra. Emília sai da caixa e liberta todos, que fogem. Cuca e os monstros correm atrás, mas sofrem com os desejos da Emília. Os monstros vão parar em cima de uma árvore que são atacados por marimbondos. Cuca fica presa em seu caldeirão. A Turma espera por Tupã, o Deus aparece e pede a pedra, ele avisa que cada um tem seu muiraquitã, o coração. Todos voltam para o Sítio e contam a aventura para a avó e para a cozinnheira. Saci e Iara observam Tupã indo embora. Todos do Sítio ficam felizes, pois é Ano Novo e desejam a todos muita alegria!